Gengivite em gatos - Sintomas, causas e tratamento

Gengivite em gatos - Sintomas, causas e tratamento

O gato é um dos mamíferos domésticos com menos dentes, tem 30 e, tal como os outros mamíferos perde os seus dentes de leite entre os 4 e os 6 meses. A saúde da boca do gato é fundamental, uma vez que utiliza a sua boca para caçar, limpar-se e, claro, para se alimentar.

A gengivite é a inflamação das gengivas e um problema frequente nos gatos e, se não for tratada adequadamente pode piorar. Este problema pode afetar gatos de todas as idades mas ocorre com mais frequência em jovens ou adultos jovens.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos lhe explicar tudo sobre a gengivite em gatos, os seus sintomas, causas, tratamento e prevenção.

Sintomas da gengivite nos gatos

Para ajudar um gato com gengivite, a primeira coisa a fazer é identificar o problema. Uma gengivite costuma começar por uma linha fina vermelha ao longo das gengivas, para além das gengivas inchadas e vermelhas. Um gato com gengivite terá dor e pode comer, recusando especialmente a ração seca porque este tipo de ração é dura e causa mais incômodos e dor que uma ração úmida e mole, também pode apresentar mau hálito e deixar de se limpar.

A dor gengival pode acarretar mudanças de comportamento como depressão, o seu gato pode se tornar mais irritável e inclusive pode se morder mais. Os sinais mais importantes que podemos observar em gatos com gengivite são:

  • Perda de apetite
  • Perda de peso
  • Dificuldade para engolir (ração seca)
  • Não deixa tocar na boca
  • Mau hálito
  • Excesso de salivação
  • Mudanças de comportamento

É importante ressaltar que muitas outras condições de boca e de dentes, que não sejam a gengivite provocarão estes mesmos sintomas, por isso se observar estes sinais deve consultar um veterinário para que ele realize um diagnóstico e confirme se se trata de uma gengivite.

Causas da gengivite nos gatos

A primeira coisa que queremos evitar é uma má higiene buco-dentária, a placa dental contém toxinas que podem provocar uma gengivite, que costuma estar associada à presença de tártaro.

Mas a causa de uma gengivite não é necessariamente uma má higiene dentária, existem outros fatores que podem favorecer o desencadeamento de uma gengivite no seu gato: uma dieta com ração mole, um problema imunológico associado a atividade bacteriana.

A gengivite felina pode também ser causada por um vírus na boca do seu gato: o vírus mais frequente culpado do aparecimento de uma gengivite é o calicivírus. Pode vacinar o seu gato com regularidade para o imunizar contra o calicivírus.

O vírus da leucemia felina também pode ser uma causa desencadeadora da gengivite felina, assim como uma insuficiência renal. Encontrará no PeritoAnimal algumas dicas para tirar o tártaro nos gatos.

Tratamento da gengivite felina

Nos casos de gengivite leve ou moderada, geralmente o veterinário pode dar alguns analgésicos e depois para controlar a placa bacteriana do gato indicar antibióticos em conjunto com a limpeza da boca e polimentos dentais, além de escovações em casa e enxagues bucais.

Se alguns dentes apresentarem reabsorção odontoclástica, os dentes afetados devem ser extraídos. Nos casos de gatos que sofram de calicivírus será feito um tratamento específico com interferons para lutar contra o vírus.

Nos casos mais avançados ou graves, deve ser realizada a extração completa dos dentes afetados pela gengivite.

Prevenir a gengivite no seu gato

A melhor e única medida realmente eficiente para prevenir o aparecimento de uma gengivite no seu gato é escovar-lhe os dentes.

Escovar os dentes a um gato pode não ser tarefa fácil, por isso aconselhamos habituar o seu gato a isso desde que é um filhote. Escove-lhe os dentes umas 3 vezes por semana, utilizando uma pasta de dentes para gatos, pois a dos humanos contém flúor que pode ser tóxico para o seu gato.

A escovação dos seus dentes também permite prevenir problemas bucais no geral e é uma boa oportunidade para si para comprovar o estado de saúde bucal do seu gato.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Gengivite em gatos - Sintomas, causas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.