PARTILHAR

Fígado gorduroso em gatos - sintomas e tratamento

Equipe editorial do PeritoAnimal
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. Atualizado: 12 novembro 2018
Fígado gorduroso em gatos - sintomas e tratamento
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Se existe algo que provoca muitos problemas de saúde no seu gato, é a falta de apetite. Em alguns casos, quer seja por estresse como por consequência de alguma outra doença, ou por outros motivos, o gato deixa de comer e isso é bem mais perigoso para ele do que você imagina.

Um dos problemas provocados pela falta de apetite do gato é o aparecimento de doenças hepáticas, ou seja, doenças que comprometem o funcionamento do fígado. Estas patologias podem ser mortais em 90% dos casos. Entre as doenças hepáticas encontramos o fígado gorduroso em gatos. O PeritoAnimal explica, nesse artigo, quais os sintomas e o tratamento para este problema. Continue lendo!

Também lhe pode interessar: Epocler para gatos - O que é e como atua

O que é o fígado gorduroso em gatos?

O fígado gorduroso, também chamado de lipidose hepática felina, é a doença desse órgão que mais afeta os gatos, independentemente de serem machos ou fêmeas. Consiste na acumulação de gordura no fígado, impedindo-o de funcionar corretamente. Ao provocar uma falha no fígado, todo o organismo é comprometido, o que faz com que a mortalidade seja muito elevada com esta doença.

Pode afetar gatos em qualquer idade, mas é mais frequente em pets com mais de 5 anos, sobretudo se vivem dentro de casa e têm problemas de peso. Normalmente, é provicadi quando o ciclo alimentar do animal é perturbado, quer seja por ser submetido a uma dieta demasiado estrita (algo que você nunca deve fazer), ou porque, devido a outra condição de saúde ou situações estressantes, o animal tenha perdido o apetite.

O que acontece é que, perante a falta de comida, o corpo começa a transportar as gorduras que consegue até ao fígado para que ele as processe. Contudo, quando a falta de apetite se estende ao fígado, ele fica sobrecarregado de trabalho, sendo incapaz de sintetizar todas as gorduras, acumulando-as no dito órgão. Perante esta acumulação de gordura na zona, o fígado colapsa.

Um gato com mal-estar físico que deixe de comer por um dia não é motivo de preocupação, mas no segundo dia você deve visitar o veterinário de imediato, uma vez que o organismo felino se danifica muito rapidamente com a falta de alimento.

Quais são as causas da lipidose hepática felina?

Em primeiro lugar, a obesidade é um fator determinante na hora de sofrer de fígado gorduroso em gatos, sobretudo quando, por alguma razão, o felino começa a perder quilos extra de uma forma muito rápida. Além disso, qualquer elemento que faça com que o gato deixe de comer representa um perigo para ele, quer se esteja negando a fazê-lo como resposta a uma situação de estresse, quer não goste da comida (se mudou a alimentação habitual ou porque está farto do mesmo sabor), entre outros problemas. Todos estes fatores provocam anorexia, o que implica também uma falha hepática.

Também algumas doenças, como patologias cardíacas ou renais, produzem falta de apetite, assim como a pancreatite, a gastroenterite, o câncer e qualquer tipo de diabetes. Do mesmo modo, problemas relacionados com a boca, como feridas, infecções como a gengivite, traumatismos e qualquer coisa que faça com que comer seja um ato doloroso ou difícil, fazem com que o gato não queira comer.

Do mesmo jeito, a falta de um horário regulado para comer que se traduz na administração do alimento de um jeito inconstante, provoca transtornos alimentares e criam estresse no gato, uma vez que nunca sabe quando será a sua próxima refeição (não esqueça que são animais de rotina), provocando esta doença no fígado.

Fígado gorduroso em gatos - sintomas e tratamento - Quais são as causas da lipidose hepática felina?

Quais são os sintomas do fígado gorduroso em gatos?

A falta de apetite e, como consequência, de peso são os sintomas mais evidentes. É possível que o gato tenha vômitos e diarreia ou até prisão de ventre, acompanhados de desidratação e fraqueza geral, pelo que você notará que está cansado.

Ao ocorrer uma falha no fígado, os níveis de bilirrubina aumentam e é possível notar a icterícia, uma coloração amarelada da pele, das gengivas e dos glóbulos oculares. O gato também pode apresentar tremores e adotar uma atitude indolente em relação a ele mesmo, fazendo com que deixe de fazer a sua higiene. O exame do veterinário ao apalpar o abdômen pode revelar o fígado inchado em gatos.

Como é feito o diagnóstico?

Se a doença do fígado gorduroso no gato estiver avançada, o veterinário pode, à primeira vista, identificar os sinais amarelados da icterícia, além de apalpar o fígado inchado. Para confirmar que se trata de lipidose hepática felina, serão necessários outros exames:

  • Análise de sangue.
  • Ecografia do abdômen que permite analisar o tamanho e o estado do fígado.
  • Biopsia hepática que consiste em retirar uma amostra da parede do fígado com uma agulha. Em alguns gatos, pode ser necessária uma cirurgia rápida para tirar uma amostra de maiores dimensões.
  • Raio X ao abdômen.

Além disso, assim como o exame físico e qualquer informação que você possa dar ao veterinário sobre os indícios da doença e estado do felino, serão necessários exames para determinar a origem da doença hepática.

Fígado gorduroso em gatos - sintomas e tratamento - Como é feito o diagnóstico?

Qual é o tratamento da lipidose hepática felina?

Em um momento inicial, é provável que depois de ser diagnosticado com lipidose hepática (ou fígado gorduroso em gatos), o gato deva ser hospitalizado durante alguns dias, durante os quias receberá uma terapia de fluidos, necessária para combater a desidratação, a carência de nutrientes e a fraqueza no organismo dele.

Depois disso, que é apenas um tratamento de emergência, o mais importante é que o felino volte a comer, mas isto costuma ser complicado na maioria dos casos. Pode não ser suficiente oferecer a comida preferida dele, mas o mais comum é que continue sem comer. Por esse motivo, pode ser necessário recorrer à alimentação assistida. O primeiro é tentar com comida amassada administrada através de uma seringa, mas se isso não funcionar o veterinário colocará uma sonda no nariz ou no pescoço do animal para levar o alimento diretamente ao estômago. O tratamento pode ser necessário durante semanas ou mesmo alguns meses. O especialista vai indicar qual o tipo, as porções e a frequência diária do alimento.

Além disso, a doença que produziu a falha hepática deve ser tratada, sendo recomendados também alimentos que estimulam o apetitem uma vez que o objetivo final não é apenas controlar a doença, mas também fazer com que o pet possa ter uma vida normal, comendo sozinho.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Fígado gorduroso em gatos - sintomas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
39 comentários
A sua avaliação:
GENESIA SOUZA
Olá essa doença, fígado gorduroso tem cura?
Estou com uma gata internada e estou preocupada pois tem que ser alimentada por seringa.
A sua avaliação:
Thalyta
Minha gata tem 13 anos e sempre foi gorda. Ela já está um dia inteiro sem comer, só quer dormir, aparenta estar cansada e triste, e vomitou uma vez hoje. Acho que ela deve estar com essa doença. Por favor alguém me ajude, o que eu faço para ela voltar a comer de novo? Minha família não tem condições no momento de pagar uma consulta no veterinário e eu não sei o que fazer para ela melhorar 😩
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Marco Aurélio
Meu gato está com 2 anos e meio. Ele apresentou vômitos e dor no abdômem. A veterinária prescreveu antitóxico Ucb e ração hepática. No entanto eu não consigo encontrar. Por favor, vocês poderiam me ajudar?
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Marco Aurélio, recomendamos que você volte a contactar com a veterinária, mesmo que seja apenas por telefone, e explique a situação para ela para saber como encontrar os medicamentos. Sem fazer um exame físico, não podemos recomendar tratamento. Rápidas melhoras!
A sua avaliação:
LAUDELINA
Minha gata está apresentando todos estes sintomas ; olhos e pele amarelados , não quer comer e nem bebe , urina amarelada e por último uma salivação, babando!
Por causa disso o alimento não está parando no estômago, ela até está aceitando o alimento q estou dando com seringas, mas não está parando no estômago devido esta salivação ! Falei c o veterinário q a atendeu, mas ele não receitou nada para ela de remédios!
Gostaria de saber se tem algum remédio q eu possa dar a ela p evitar este mal estar causado pelo fígado?
A sua avaliação:
Suely Bischoff Machado de Oliveira
minha gata de 11 anos e 11meses parou de comer. levei na veterinaria. Fez exames sangue e outros e ultrasson. ALT está alta. Esta medicada. mas ainda não quer comer.estou preocupada.
ciesco
se nao foi diagnosticado nada pode ser stress. Compre o Floral chamado Rescue em gotas e dê 4 gotas 4 vezes ao dia
aNA lUCIA
Meu gato perdeu peso ficou apatico e com as mucosas bem amarelas.A veterinaria deu glicopan,novalgina e internou para fazer exames.E comia e tomava augua,vomitava pouco.Os exames deram uns alterados outros nao.Nao tinha anemia.Ela deu 50% de chance de viver.Na mesma noite o gato morreu.Fiquei surpresa pois ache rápido demais.A veterinaria nem veio me explicar direito o que aconteceu.Fiquei me culpando,pois se tivesse tratado em casa meu Chiquinho estaria vivo!
Antonia Ferreira de Carvalho
Eu não confio em todos os veterinários. Já vi muitos casos que animais aparentemente bem passar por veterinários que cobram um absurdo e depois do nada o bichinho morrer lá nas crinicas que foram internados. Se com os humanos os médicos erram muito constantemente imagine com os animais. Depois vc fica com uma conta enorme que pagou e sem seu animalzinho pq foi diagnosticado errado com exagero e principalmente medicado errado,sem contar que eles inventam doenças pra ganharem dinheiro. Graças a Deus não são todos,mas como ninguém tem 🌟 na testa é bom ficar esperto,bem esperto.
fabiano pedrini
Boa tarde ana lucia,olha infelizmente essa doença é mt forte,eu perdi meu gato sabado agora,deu pela segunda vez,estava internado,nao comia,e estava só no soro,ele apareceu na minha casa já era grandinho e comigo estava fazia 8 anos,não chegou a ficar amarelo pq eu levei antes,mais ele era castrado e era gordo,do nada estava comendo bem e perdendo mt peso,ficou magro e levei na veterinaria,nos finais de semana,no sabado de manha ia buscar ele pra ficar em casa e no domingo de manha levava de volta pra ele nao se sentir sozinho,e sabado agora morreu debaixo da minha cama,mtmt triste,estava mt confiante que ia salvar,mais eu vi no google que cada 100 % 90% nao salva,a quantidade é mt grande,infelizmente nós que amamos gatos,sentimos mt a perca dele,pq tudo é lembrança,aonde dormia,fotos,lugar aonde ficava,não é facil.
Lisiani
Olá, meu gato está com essa doença. Ficou internado um semana não estava aceitando comida na boca. Decidiram colocar sonda. Teve uma recuperação, recebeu alta. Ficou em casa por duas semanas com a sonda. A dois dias foi retirado a sonda. Está bem pelo quadrado está comendo e bebendo água sozinho. O tratamento foi medicamentos Same, remédio para enjoo, tomou amoxilina por causa da colocação da sonda e soro na clinica. Em casa está tomando Same, Helpvet e razapina ( estimular para comer em cada 72h). Alimento para a sonda foi usada um ração com pouca gordura que tivesse alimentos integrais. Um ração super Premium. Colocava um pouco no prato e água morna e deixava inchar e batia no liquidificador (aparece uma massa de bolo) e dava 30ml e 5ml de agua( água pra deixar a sonda assim não entope. Ele era alimentado 4h em 4h. Tinha um intervalo última alimentação era 24h e voltava a dar 6h da manhã.
Tudo com supervisão da veterinária a cada uma semana era levado no veterinário para revisão.
Ps. Não dar comida em lata da Royal na sonda ou deixar o gato comer sozinha elas são muito gordurosa s sem falar de comida para filhote. O meu gato tem 5 anos.
Kátia
Boa noite,gostaria de saber se seu gatinho melhorou .
Levou muito tempo .
O meu gatinho também está em tratamento referente a lipidose hepática.
Gostaria muito de conversar com alguém.
Lisiani
Olá, Kátia!
Meu Gato teve uma recuperação rápida pelo quadro que apresentava. Estava sempre em cima e não descuidava dele. Fico uns 2 meses e meio em tratamento. Com o trabalho e a faculdade foi um correria acabei até emagrecendo de preocupação em atender as necessidades do meu Frederico. Estima melhoras para seu gatinho.
Lisiani
Kátia, caso você queira deixo meu email para relatar como foi receber a notícia que meu gato estava com lipidose, o que aconteceu ao longo do tratamento e o último dia de revisao. Quando fez uma ecografia e apareceu uma redução quase completa da gordura no fígado. Estava 99% curado.
Lidiane
Quando seu gatinho tomou o HelpVet, ele vomitou? O meu está fazendo o mesmo tratamento, mas está vomitando quando dou o HelpVet. Estou alimentando ele por sonda também.
Lisiani
Olá, o Frederico tomou o medicamento HelpVet e não vomitou. Dava misturado na comida e colocava na sonda. Quando for comprar ração para o gato verificar a porcentagem de EXTRATO ETÉREO quanto mais baixo melhor. Tipo de 10% , 9%.... quanto menor é melhor. É um nível de gordura que tem na comida que prejudica gatos com lipidose hepática. O tratamento é demorado e cansativo.....o Frederico está aqui vira e.mexe pedi carinho. Estou sempre na volta perguntando pra ele.. Onde está a comidinha do Gurizinho? Dou uns carinho e coloco na frente da comida. Ele come....estou sempre na volta perguntando sobre comidinha. Não pode deixar de comer e um dos motivos que levou a desenvolver a doença já que ele era gordinho pesava uns 7kg.
Tatiana
Tenho uma gata de 12 anos e 9 meses que tem problema no figado, já por 3 vezes foi internada pelo mesmo problema, agora pq ja esta mais veja esta demorando mt para recuperar, esta sendo medicada e msm assim continua sem apetite, ja levei duas vezes ao veterinário, ja ficou internada por vários dias e pelo jeito nada faz voltar a comer ou beber por si só, estou pensando em fazer eutanásia, ela é como uma filha, mas penso q ela esta infeliz doente. Penso mt que eu sou a egoísta, por gosta tanto dela, eu não deixo ela descansar.
Carla
Boa tarde,minha gata pesava mais de 4k,hoje,pesa 3 e alguma coisa,fiz os exames,e um me chamou atençao:A.L.T(TGP)
Valores de referência
espécie felina
RESULTADO...........: 112,00 U/L De 6 a 83 U/L Método: Cinético UV-IFCC, mas o médico disse que estava tudo normal, Ela brinca,se alimente normalmente!
Gleice Torres
Meu Yuri está com este problema, estou dando remédio para figado 1x ao dia, vitamina Glicopan, remédio liquido para enjoo e alimento ele na seringa (filé do peixe com cenoura e beterraba tudo cozido passado no liquidificador) faço essa pasta e alimento.. ele está bem magrinho. Será q essa medicações é o suficiente para ele? Quando acabar um dos remédios vou comprar uma outra vitamina suplemento que a vet receitou.. Meu bichinho anda tão triste.. a doença surgiu de uma hora para outra. A grande questão é essa doença tem cura? Está foto é ele nos primeiros dias de doença eu não sabia a gravidade ainda. BB com 3 meses. Depois disso ele não quer mais saber do ursinho dele só fica de baixo da cama.
A sua avaliação:
Wanda Vieira da Rocha
minha gata esta com problemas no figado a um ano a primeira crise foi em 16/06/2017 ela ficou muito mal, e agora um ano depois na mesma data apresentou os mesmo sintomas xixi amarelado,falta de apetite, pele e gengive amarelada e muita tristeza. esta tomando medições passada pela veterinária.porem ela não me passou uma ração especial voces poderiam me indicar e onde comprar agradeço desde já e um forte abraço a todos
Jane
Espero que tenha sobrevivido. A minha come hills para gatos K/D, mas mesmo assim está com problemas de fígado.
Maria
Quando o gato ficar amarelo e parar de comer corre pro hospital vet porque e grave se não cuidar ele morre
Lindinalva
Meu gato nao quer comer esta emagrecendo os olhos amarelados e toda boca e lingua estao amarelos esta muito indisposto o que devo fazer?
Thais
Ola, minha gata esta com lipidose e iremos iniciar o tratamento, tem outro metodo de alimenta-la sem ser com o alimento umido a/d? pois não temos condições de pagar 20 reais por dia em casa lata! se tiver poderia informar.
Rosildacareno
Preciso de ração hepática para gatos!!
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Rosilda! Procure numa clínica veterinária próxima de sua casa, geralmente são rações que se vendem em clínicas e hospitais.
Patrícia
Espero que sua/seu gato(a) esteja bem e que vc tenha conseguido uma ração especial para ele(a). Minha veterinária indicou Royal Canin Hepatic.
Sidna kelle
Milha gata comecou a passar mal na sexta feira e hj faleceu sintomas saia um pus meio esverdiado com um odor ruim da xoxota dela e antes d morre vomitou esverdiado
Samara Bernado de oliveira
Meu gato não aceita comer nada,está perdendo peso, será que soro caseiro ajudaria abrir o apetite???
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
O Samara! Você já tentou dar para ele um pouco de sachê?
wesley ferreira trias
ola bom dia
tenho um gato chamado Dom e ele esta muito mal muito magro
era um gato ate 1 mês atras pesava quase 6 quilos hoje ele esta com 3 quilos e 400 gramas .. já levei ele no veterinário e fiz alguns exames .
ele esta . figado aumentado. Pâncreas . Estomago
Baço com dimençoes reduzidas (anemia ). Rins. bexiga .....
ele teve que fica internado em observação mas não tenho condições de manter ele . pois e muito caro ..gostarias de alguma ajuda caso consiga trata ele em casa . esse e o Dom quando estava saudável
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Wesley. Infelizmente, pelo que você descreve o seu gatinho tem demasiados problemas e a resolução apenas caseira é impossível. O melhor conselho que podemos dar para você é que fale abertamente com o seu veterinário explicando as suas limitações econômicas e que não pode manter o seu gatinho mais tempo internado e o que podem fazer. Alguns veterinários têm diferentes protocolos de pagamento espaçado no tempo e inclusive pode reajustar o tratamento para fármacos mais acessíveis. É importante que ele coma a ração que o seu veterinário recomendar, porque a nutrição adequada é chave para o sucesso do tratamento. Desejamos tudo do melhor para o seu gato e que ele se recupere bem rápido.
Vall M
Minha gatinha definhando, com icterícia, vômitos frequentes e sem apetite, tratamento? mais de mil reais, eu sem condições financeiras, me neguei em sacrificar a bichana, eu triste tive fé e pedi sabedoria a Deus, pode até ter sido imprudência, masss não tive escolhas, comprei três flaconetes de epocler, do original, dei uma porção de 2ml pra ela, de manha, uma dose de 2 ml a tarde e outra a noite, no terceiro dia de tratamento, ela voltou a provar a ração, no quinto dia, já se alimentava melhor, e no sétimo encerrei o tratamento, pois até a cor dela já havia voltado ao normal, só os olhinhos q ainda estavam voltando a cor azulada, com banhos diários de sol, ela melhborou o q ainda faltava, msmo sem apetite, nunca deixe seu bicho sem q beba água, então, um ano se passou e ela nunca mais teve esse problema, porém, desde q ocorreu, a dieta dela é rígida, não ponho mais ração a vontade, tem hora pra comer, pelo menos tres vezes ao dia e menores porções q antes, ela era obesa e agora consigo manter o peso certo. Enfim, com fé, paciência e amor, minha gata se recuperou. Eu realmente, não tive outra chance a não ser esta e deu super certo. Mas leve seu gatinho sempre no especialista, tem muito remédio q é toxico e mata na hora o bichano, Paracetamol e AS por exemplo, são fatais. Minha vizinha passou um sarnicida na costa do gato dela q é pra uso em cavalos, a gata se lambeu e morreu. Muito cuidado ..pesquisem, remédios tóxicos para gatos, ou remédios fatais para gatos e tirem as conclusões, obgda!!!
Rose
Meu gato já teve essa doença recentemente, ficou internado e segundo o veterinário, ele já estava curado. Mas depois de 2 meses a doença voltou.. Mas agora não tem condições de internar novamente.. sera que se eu comprasse os medicamentes sem a internação eu conseguiria cura-lo??
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Rose! A supervisão veterinária é essencial já que o que ele tem agora pode não ser exatamente o mesmo que teve anteriormente. O melhor é consultar diretamente o seu médico veterinário de confiança que acompanha o caso e explicar as suas limitações econômicas. Existem muitos médicos veterinários que têm formas de pagamento mais acessíveis e ele com certeza irá informar você que tratamentos menos dispendiosos do que o internamento você pode fazer. Desejamos as rápidas melhoras do seu gatinho!
Juliana Sales
Minha gatinha tem problemas epatico, tive um grande susto com ela, mais agora graças a Deus tá tudo bem graças à ajuda da dr Larissa, agora ela come ração k/d da hills e sache de peixe branco da friskies.
Posso dar ração de peixe e frutos do mar da friskies pra ela?
Fígado gorduroso em gatos - sintomas e tratamento
1 de 3
Fígado gorduroso em gatos - sintomas e tratamento

Voltar ao topo da página ↑