Gato agressivo - Causas e soluções

Gato agressivo - Causas e soluções

Quando se trata de lidar com um gato agressivo, é essencial compreender que a agressividade é muitas vezes um sinal de que algo está errado. Alguns dos motivos pelos quais um gato pode se tornar agressivo incluem dor, estresse, medo ou até mesmo problemas comportamentais subjacentes. Identificar a causa que provoca a agressividade é fundamental para ajudar a tratar o comportamento problemático do gato e evitar ferimentos ou danos a você e sua família.

Se você está procurando maneiras eficazes de lidar com um gato agressivo, a chave é ser paciente e consistente em sua abordagem, e é sobre isso que falamos neste artigo do PeritoAnimal. Existem várias técnicas que você pode usar, incluindo redirecionamento, treinamento de obediência e terapia comportamental. Com o tratamento adequado, muitos gatos agressivos podem se tornar mais calmos e menos propensos a comportamentos agressivos. Certifique-se de trabalhar com um profissional experiente em comportamento animal para obter a ajuda necessária e garantir a segurança de todos os envolvidos.

Por que meu gato é agressivo?

O seu gato pode reagir de forma agressiva e te atacar do nada por muitos motivos. Ele pode até chegar a morder. Analise o seu dia a dia e determine se é um comportamento isolado ou se segue um padrão. Se a situação for persistente, o melhor será consultar o veterinário ou um especialista em comportamento felino para este lhe dar alguns conselhos que ajudem a melhorar o comportamento do seu gato a longo prazo.

Se o seu gato não costuma ser agressivo mas reagiu de forma violenta, pode ser devido a diferentes causas para um gato agressivo:

  • O gato está protegendo o seu território ou a si próprio porque se sente ameaçado ou com medo. Nestes casos é importante respeitar o seu espaço e tentar melhorar a sua confiança conosco com guloseimas e palavras amáveis.
  • Pode acontecer que, depois de uma longa aventura, o seu gato se tenha prejudicado. Perante uma doença, também é comum que os felinos se tornem mais agressivos. Essa é a sua forma de expressar a sua dor e incômodo.
  • Por último, e não menos importante, o tédio, a falta de atividade e o isolamento, podem ser as causas de um caráter agressivo e imprevisível.

Verifique o seu próprio comportamento

Às vezes quando o nosso gato reage com alguma atitude agressiva, inconscientemente, costumamos mexer as mãos de forma demasiado ativa, afastando-as, para evitarmos sair magoados. Sem saber, estamos incentivando o nosso pet a continuar com este tipo de comportamento. Eles podem vê-lo como uma estimulação para continuar dentro dessa mesma dinâmica.

O que devo fazer se isto acontecer?

Antes de mais, deve tentar manter a calma e separar as mãos da forma mais suave possível, sem sobressaltos. De seguida, responder com um não firme, tantas vezes quantas forem necessárias até que o felino faça a conexão entre os três comportamentos: agredir - separar - corrigir.

Também pode acontecer que, sem querer, tentemos mexer mais do que o gato está disposto a aceitar, incomodamos o gato enquanto dorme ou tentamos forçá-lo perante uma situação incômoda. Lembre-se que o gato é um ser vivo e tem uma personalidade própria e uma linguagem definida. Muitas vezes o ronronar ou os arranhões são uma forma simples de nos pedir que os deixemos em paz. Aprender a comunicar com ele e, o mais importante, a respeitá-lo, é uma boa forma de ajudar a acalmar um gato agressivo.

Desviar a sua energia agressiva

Outra técnica que poderá funcionar muito bem é não dar demasiada importância ao assunto e desviar a energia agressiva. Distrair o gato da sua própria agressividade é por vezes uma ferramenta positiva. Quando o gato iniciar qualquer atitude violenta o melhor será redirecionar a sua atenção para algum brinquedo que goste muito. Pode lançá-lo e verá como o olhar e a atenção do felino irá se dispersar um pouco.

Outra opção é molhar os seus dedos e molhar o seu gato com um pouco de água, mandando-a. No entanto, seja assertivo com esse tipo de ações pois também não queremos que o gato veja isso como um modo de provocação e que o incite a atacar. A maioria dos gatos não reagem a menos que se sintam encurralados ou provocados.

Os gatos gostam de folhas de papel e de brincar com elas, experimente mandar-lhe uma folha de maneira a cair sobre ele. O gato irá sentir-se um pouco afastado de toda a situação e, ao mesmo tempo verá isso como um jogo.

Use alimentos e guloseimas para desviar a sua atenção através do paladar. Abra uma lata com a sua comida favorita, o cheiro irá ficar acima da sua raiva. Coloque-a em um recipiente, deixe-o ali e afaste-se, dê-lhe o seu tempo e espaço.

Um ambiente calmo

Não coloque à prova a tolerância do seu pet. Ofereça-lhe um espaço onde possa se refugiar e sentir-se calmo e relaxado sempre que se sentir mal ou afetado por algo. Dê-lhe tempo para si mesmo. Não o pressione nem o procure demasiado, se com a sua linguagem corporal ele lhe estiver indicando que não é o momento ideal para interagir.

Mais uma vez, não tente dar a um gato agressivo mais carinho do que aquele que ele quer e precisa. Baixe as luzes do cômodo (isto acalmará as emoções) e afaste-se por uns 15 ou 20 minutos. Aproveite o momento para relaxar a sua própria voz e postura corporal.

Coloque-no seu lugar

Os gatos são animais muito sensíveis e reagem também de acordo com a sua linguagem corporal e atitude. Quando o seu gato adotar uma posição agressiva e se encontrar agitado, não fique de pé à frente dele à espera que algo mude.

Isto será ameaçador para o seu felino porque irá vê-lo como uma figura autoritária mais do que uma figura de justiça. Se não estiver em uma situação de perigo imediato, deite-se no solo ou sente-se num banco baixo e coloque ao seu nível. Fique pequeno como o seu pet.

Porque no final, você o ama

Aceite com paciência que o seu gato poderá ter atitudes violentas de vez em quando, pois não estará de acordo sempre com tudo (continua sendo um animal). O que é preciso é reduzir o nível de agressividade para não chegar a um grau extremo. Nunca castigue o seu gato porque se se está comportando de forma agressiva, isto apenas irá piorar a situação e aumentará o seu medo e ansiedade.

Os animais não agem com agressividade porque sim. Lembre-se que esta é a sua forma de expressar que se sentem ameaçados perante algo ou alguém. A melhor forma de acalmar um gato agressivo será eliminando ou afastando a fonte que o deixa nesse estado.

Agora que você já sabe as causas e o que fazer para lidar melhor com um gato agressivo, não perca o vídeo a seguir no qual continuamos falando sobre este tema:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Gato agressivo - Causas e soluções, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.