Filhote de pombo recém-nascido: como cuidar e alimentar

Filhote de pombo recém-nascido: como cuidar e alimentar

Os pombos são animais que convivem conosco em áreas urbanas e rurais. Em quase qualquer parte do mundo, é possível encontrar essas inteligentes aves, muitas vezes castigadas por nossa sociedade.

Se você se deparar com um filhote de pombo ou um pombo recém-nascido, deve tentar entrar em contato com um centro de resgate. Geralmente, se o pombo for da espécie torcaz, os centros cuidarão dele, mas se for da espécie comum, é mais provável que não o façam, pois isso é responsabilidade da prefeitura.

Em todo caso, se você decidir cuidar do animal, deve saber de quais cuidados e alimentação um pombo recém-nascido precisa. Nesse artigo do PeritoAnimal, explicamos tudo o que você precisa saber sobre filhote de pombo recém-nascido, como cuidar e alimentar.

Como cuidar de um filhote de pombo recém-nascido

Como qualquer outro animal que na natureza precisa de seus pais para sobreviver, o filhote de pombo exige cuidados quase contínuos. Por esta razão, é essencial fornecer um lugar seguro, tranquilo e quente para que possa descansar e crescer, dar comida específica para sua espécie e, se for cuidar dele nos estágios iniciais, entrar em contato com um centro de recuperação que admite pombos, para que depois dessa etapa ele possa se juntar a outros pombos e aprender com eles.

Onde abrigar o filhote de pombo

Nos primeiros dias da vida de um filhote de pombo recém nascido, quando está com seus pais, eles lhe fornecerão calor e uma ambiente agradável. Quando somos nós que agimos como seus cuidadores, é necessário colocar o filhote de pombo em uma grande caixa de papelão com jornal ao fundo, que proporciona facilidade na hora de limpar, colocar uma espécie de malha na qual o pombo pode segurar suas pernas mantendo-as juntas, sem deformá-las, e também um pequeno cobertor arrumado em forma de tigela para que ele se sinta confortável.

Tanto a malha quanto a manta são essenciais, pois ajudam as pernas a crescer na posição correta sem se deformar. Sob nenhuma circunstância deve-se usar substratos para roedores ou areia para gatos como cama para um filhote de pombo.

A caixa para o filhote de pombo recém nascido deve ser colocada em um local tranquilo da casa, evitando a luz solar direta, correntes de ar e fontes muito fortes de calor, como um radiador. Você deve oferecer um calor suave, como por exemplo uma pequena garrafa de água quente envolta em uma meia.

Leitura complementar: Passarinho machucado, o que fazer?

Alimentação dos filhotes de pombo

Os pombos são aves que se alimentam de sementes e frutos. Filhotes de pombo recém nascidos e pombas com três ou menos dias de vida são alimentados pelos pais com uma substância chamada "leite de papo". Este "leite" não é de todo semelhante ao leite que os mamíferos produzem. É uma secreção epitelial com enzimas que é produzida no papo de pombos adultos. Sob nenhuma circunstância devemos dar leite de mamíferos a uma ave, pois elas não serão capazes de digeri-lo, o que pode causar problemas intestinais e, provavelmente, morte.

Como não podemos produzir este "leite de papo", no mercado é possível encontrar algumas marcas de pasta alimentícia para psitacídeos, que contém essas enzimas necessárias para os primeiros três dias de vida de um pombo.

No início, esse alimento deve ser mais diluído. Devemos engrossá-lo a partir do décimo dia de vida. Antes de dar a comida ao nosso pombo, é necessário que ela esteja em uma temperatura morna (não quente!), e nunca devemos dar o alimento frio, pois dessa forma o pombo não será capaz de digeri-lo e acabará morrendo. Em casos de emergência, você pode alimentar um pombo com mingau de cereais para bebês humanos, misturando-o com água morna (não leite), e se certificando de que ele não contém sólidos lácteos.

Inspire-se: Nomes para pássaros

Como alimentar um filhote de pombo recém-nascido

Na natureza, os filhotes de pombo introduzem o bico no de seus pais, que regurgitam o alimento de seu papo. Nós podemos usar outros métodos:

  1. Seringa e sonda: introduza a papinha quente dentro da seringa, evitando que sobre ar em seu interior. Em seguida, coloque a sonda na seringa e introduza pelo bico até o papo, que está localizado ligeiramente do lado direito do animal. Este método não é para iniciantes, pois pode machucar seriamente o filhote de pombo.
  2. Mamadeira: coloque a papinha em uma mamadeira, corte a ponta do bico da mamadeira. Então, introduza o bico do filhote de pombo recém nascido dentro do bico cortado e ele comerá assim. Depois de ter comido, é necessário limpar o bico e os orifícios nasais do pombo.

Para saber o quanto é necessário alimentá-lo, você deve sentir com os dedos o quanto seu papo está cheio. É preciso ter cuidado para não encher demais, pois isso pode causar danos. Se enchermos demais o papo, bolhas aparecerão nas costas do pombo. A cada 24 horas devemos deixar o papo se esvaziar completamente.

Se você perceber que as horas passam e o papo não esvazia, pode estar diante de um estase de papo, isto é, a comida estagnou e não está continuando seu caminho pelo sistema digestivo. Isso pode acontecer se você alimentar o pombo com alimentos muito frios ou se o animal sofrer de um tumor no proventrículo (parte do estômago) ou de uma infecção fúngica. Nesse caso, você deve ir a um veterinário.

Para terminar, vamos compartilhar com você um vídeo (em espanhol) onde poderá ver como alimentar um filhote de pombo, do Refúgio Permanente La Paloma:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Filhote de pombo recém-nascido: como cuidar e alimentar, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados extra.