Primeiros socorros

Passarinho machucado - o que fazer?

Passarinho machucado - o que fazer?

Quando a primavera começa a chegar ao fim e o verão tem início, as altas temperaturas fazem com que os pássaros saltem de seus ninhos, mesmo que ainda não estejam prontos para voar. Existem outras razões pelas quais um pássaro pode saltar antes do ninho, como o ataque de um predador.

A maioria de nós já encontrou um passarinho quando estávamos andando na rua, levamos para casa e tentamos alimentá-lo com pão e água, ou mesmo com leite e biscoitos. Mas depois de alguns dias ele morreu. Essa triste situação já aconteceu com você?

Mesmo se nunca aconteceu, mas você quer estar preparado, preste atenção a este artigo do PeritoAnimal e você vai descobrir como alimentar um pássaro corretamente, o que fazer com um pássaro recém-nascido machucado ou o que fazer se você encontrar um pássaro perdido que não pode voar, entre outras situações.

Também lhe pode interessar: O meu gato caiu da janela - O que fazer?

Índice

  1. Desenvolvimento das aves
  2. O que passarinho come
  3. Como cuidar de um passarinho machucado?

Desenvolvimento das aves

O tempo que decorre desde a eclosão do ovo até a maturidade varia entre as diferentes espécies de aves. As menores geralmente amadurecem mais rápido e vão de pequenos filhotes recém-nascidos a jovens aventureiros em poucas semanas. Por outro lado, as aves de rapina ou espécies maiores permanecem no ninho com seus pais por vários meses.

Para atingir a maturidade sexual, no entanto, geralmente leva mais tempo. Em pequenas aves pode demorar entre um e dois anos, enquanto que as espécies de grande longevidade podem não se tornar sexualmente maduras por vários anos. O processo de maturação sexual é o mesmo em todos os casos.

Quando a cria sai dos ovos, ela pode ser altricial ou precocial:

  • Altricial: sem penas, olhos fechados, totalmente dependentes dos pais. São aves altriciais os canoras, beija-flores, corvos, etc.
  • Precocial: nascem com os olhos abertos, são capazes de andar quase que imediatamente. São aves precociais os patos, gansos, codornas, etc.

Durante os primeiros dias de vida após a eclosão, todos os pássaros precisam de muito cuidado de seus pais, incluindo as aves precociais. Os pais dão calor, proteção, comida ou os guiam para a comida e os defendem dos predadores.

No início, os filhotes comem várias vezes por hora. Os altriciais são desajeitados, fracos e não conseguem se mexer muito, para pedir comida eles abrem o bico. À medida que crescem e se fortalecem, desenvolvem as primeiras penas. Os filhotes precociais são desde o início mais independentes, podem caminhar ou nadar imediatamente, mas cansam-se facilmente e ficam muito mais perto de seus pais.

À medida que os pássaros altriciais crescem, eles desenvolvem as penas, vão abrindo os olhos e ficam maiores, ganham peso e podem se mover mais. No final, eles estão cobertos de penas, mas pode haver áreas sem penas, como a cabeça e o rosto. Ao mesmo tempo, as aves precociais tornam-se cada vez maiores e mais fortes e desenvolvem penas mais maduras.

Uma vez que os filhotes tenham atingido o tamanho adulto, várias coisas podem acontecer. Em algumas espécies, os jovens ficam com os pais até a próxima temporada de reprodução. Em outros casos, as famílias podem ficar juntas por toda a vida. Em outras espécies, os pais abandonam seus filhotes no momento em que são autossuficientes.

Passarinho machucado - o que fazer? - Desenvolvimento das aves

O que passarinho come

Quando encontramos um pássaro abandonado, a primeira coisa que queremos fazer é alimentá-lo, por isso, tentamos dar pão ou biscoitos molhados com água ou leite. Ao fazer isso, estamos cometendo vários erros que causarão a morte do animal. Tanto o pão quanto os biscoitos normalmente consumidos pelos seres humanos são alimentos ultra processados, ricos em açúcar e óleos refinados, que são prejudiciais à nossa saúde e mortais para as aves.

Misturar a comida com água não representa nenhum risco, muito pelo contrário, porque assim nos certificamos de que o animal está hidratado, mas o leite vai contra a natureza da ave, porque as aves não são mamíferos e os únicos animais que devem e podem tomar leite são os filhotes de mamíferos. As aves não possuem em seu sistema digestivo as enzimas necessárias para degradar o leite, o que provoca uma diarréia severa que mata o animal.

O que passarinho come depende da espécie dele. Cada espécie de ave tem uma alimentação específica, algumas são aves granívoras (que se alimentam de grãos), como os pintassilgos ou verdilhões, que têm um bico curto. Outras são aves insetívoras, como as andorinhas e andorinhões, que abrem muito a boca durante o vôo para capturar suas presas. Outras aves têm um longo bico que lhes permite capturar peixes, como as garças. As aves com bico curvo e pontudo são carnívoras, como as aves de rapina, e por fim, os flamingos têm um bico curvo que lhes permite filtrar a água para pegar comida. Existem muitos outros tipos de bicos relacionados a um determinado tipo de alimentação.

Com isso já sabemos que, dependendo do bico que a ave que encontramos tem, sua alimentação será diferente. No mercado podemos encontrar diferentes alimentos formulados especificamente para aves de acordo com suas características de alimentação e podemos encontrá-los em clínicas veterinárias de animais exóticos.

Como cuidar de um passarinho machucado?

A coisa mais normal é pensar que, se encontramos um pássaro no chão, ele está abandonado e precisa de nossa proteção e cuidado, mas este nem sempre é o caso, e retira-lo do lugar onde o encontramos pode significar a morte do animal.

A primeira coisa que devemos fazer é verificar se ele não está ferido. Se for esse o caso, devemos rapidamente levá-lo para um centro de recuperação de vida selvagem, e se não soubermos de nenhum, podemos conversar com a polícia ambiental 0800 11 3560.

A aparência do pássaro que encontramos nos dirá sua idade aproximada e, de acordo com essa idade, o que de melhor podemos fazer. Se a ave que encontramos ainda não tiver penas e tiver olhos fechados, é um recém-nascido. Nesse caso devemos procurar o ninho de onde ele poderia ter caído e deixá-lo lá. Se não encontrarmos o ninho, podemos construir um pequeno abrigo perto de onde o encontramos e esperar até que os pais venham. Se depois de muito tempo eles não aparecerem, devemos chamar os agentes especializados.

Se já tiver os olhos abertos e algumas penas, os passos a seguir serão os mesmos que no caso de um pássaro recém-nascido. Por outro lado, se o pássaro tem todas as penas, anda e tenta voar, em princípio não devemos fazer nada pois estamos diante de um pássaro jovem. Muitas espécies de aves, uma vez que saem do ninho, praticam no solo antes de voar, escondem-se em arbustos e os pais os ensinam a procurar comida, por isso nunca devemos pegá-los.

Se o animal estiver em um lugar potencialmente perigoso, podemos tentar colocá-lo em um lugar um pouco mais seguro, longe, por exemplo, do tráfego, mas perto de onde o encontramos. Vamos nos afastar dele, mas sempre observando-o de uma distância considerável para ver se os pais voltam para alimentá-lo.

Se você encontrar uma ave ferida, por exemplo um passarinho machucado por gato, deve sempre tentar levá-la a um centro de recuperação, onde eles oferecerão assistência veterinária e tentarão salvá-la.

Passarinho machucado - o que fazer? - Como cuidar de um passarinho machucado?

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Passarinho machucado - o que fazer?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Primeiros socorros.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
19 comentários
A sua avaliação:
Kelvin
Meu periquito foi mordido por gato feriu mais nao parece ser tão grave o que eu faço
A sua avaliação:
Renata
Um filhote já com penas que os pais fizeram ninho na minha varanda caiu, eu tentei recolocar no ninho, mas ele cai, está machucado. Acredito que meu cachorro andou mordendo. Eu o coloquei em uma gaiolas, na esperança da mãe vir tratar, e pra proteger tbm. Não sei o que fazer. Na minha cidade não tem veterinário que atende pássaros. Não queria que morresse. Só dei um pouco de agua pra ele
A sua avaliação:
Rania Brito de souza
Ola Boa tarde... tenho um periquito que nao sei como machucou a pata e ela ta inchada e nao sei oq fazer ja coloquei gelo e massageei mas nao funciona!!!!!😓😓
A sua avaliação:
Hinata Uzumaki
Gente meu papagaio foi pisando pelo cachorro do meu irmão é eu não sei ó que fazer agora !!!
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Hinata. Recomendamos que você o leve a um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Toca
Bom dia! Minha passarinha morreu, mais não sei o porque. Eu tenho outro passarinho, mas estou sentindo ele meio tristinho, tento brincar com ele. Fica até mais alegre. Eu acho que ele está sentindo falta da amiguinha. Tenho medo que ele morra de tristeza. O que eu faço?


curiosidade animal
acho que vc tem que encontrar um novo amigo para ele (mas consulte um vet antes )
A sua avaliação:
Lacy
Tenho um filhote de bem-te-vi e o galo beliscou o olho dele. O que fazer? ( ficou inchado e gelatinosa o local.)
A sua avaliação:
Glória Costa Sielski
Oi,eu resgatei hoje um pássaro,acho que é filhote,não sei a espécie,nem o sexo,meu gato quase matou ele,mas eu salvei,me ajudem por favor a descobrir a espécie,o sexo e a idade.Mas estarei agradecida por qualquer ajuda.
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Glória. Tudo bem? Temos este artigo que talvez possa te ajudar sobre os tipos de aves: https://www.peritoanimal.com.br/tipos-de-aves-caracteristicas-nomes-e-exemplos-23325.html
Talvez se você enviar uma foto do pássaro por aqui nós ou alguém da comunidade do PeritoAnimal possa te ajudar!
Um abraço
A sua avaliação:
Paulo Monteiro
O meu pássaro (ficher), parece não ter equilíbrio e tomba frequentemente para o lado direito quando anda no chão, inclusive a cabeça, o que nos leva a crer que terá o lado direito afetado. Consegue deslocar se na gaiola agarrando as grades com as patinhas e o bico, e também consegue comer, mas sempre com uma pata agarrada à gaiola, uma vez que nao se equilibra no lado direito. O dorso do passarinho, do lafo direito, revela ter um inchaço, o que los levou a pensar que poderá ter magoado a asa. Que poderei fazer? Como posso trata-lo??
Agradeço ajuda.
A sua avaliação:
Mara
Cocota machucada no pescoço oque eu faço? Não tenho fotos cocoto da minha amiga
A sua avaliação:
JACILANE DO COUTO
Boa tarde! meu gato pegou um pintasilgo, ele está bem come, bebe, pula só não consegue voar, percebi que apenas uma asa bate. O que devo fazer?
A sua avaliação:
Jaqueline
Tenho periquito australiano, e a mãe machucou a cabeça do filhote de quase 1 mês. Onde moro não acho veterinário q atenda aves, o que devo fazer. Cheguei em casa hj e vi isso.
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes e que busque um especializado em aves para oferecer orientação pelo telefone.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Rodrigo
E pq eu tenho um perequito de dedo aquele verde ele e novo ainda tá comendo papinha mais sozinho agora ae ele ia pula da gaiola pra cama q eu crio solto ae ele ia pula pra cama mais caiu no chão e ele machucou a patinha dele agora ele fica só deitado ele se levanta mais passa pouco tempo ele deita de novo queria sabe um remédio ou alguma coisa pra mim da a ele pra ele melhora
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Rayane
Faz uns dias que essa ave machucou a asa chamei um rapaz pra olhar e me ajudar ele disse que não quebrou que não precisava ser encaixado porém ela tá com a asa muito ferida parece que ela tá gozando muito e sentindo dor coloco remédio na água dela e não aguento ver ela sofrendo tanto assim oque eu posso fazer ? Ela ta se alimentando mas não o suficiente para ganha peso.
Luísa Savala
Oi Rayane! Você deve levá-lo em um médico veterinário de confiança o quanto antes. Apenas um profissional é capaz de avaliar o estado de saúde do animal e passar o tratamento mais adequado.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Raiane
Meu filho achou um coleiro no mato mais ele esta com a assinha td machucada o que eu posso dar pra ele ou passa nele
A sua avaliação:
Vitor Vinharski
Achei um Bem-te-vi na minha casa, ele parece estar com a asa quebrada tentei achar um veterinário (a) mas todos recusaram... Até mesmo as universidades, não sei oque fazer ele não reclama de dor, mas não come nada coloquei uma banana com água para ele, e hoje (23 de novembro de 2019) fui pesquisar mais sobre isso e sempre dizia para deixar ele imobilizado com a asa na posição certa mas não sei qual é a posição, então vi que a asa tava do lado contrário e enrolei ele com um pano muito fino com a asa do lado certo mas a posição ainda não sei se está certa... ele é um animal silvestre e aq sempre faz calor nos outros artigos diz para colocar uma fonte de calor mas não acho necessário,Preciso de ajuda! :(
Taina
Encontrei um passarinho caído na calçada um pardal ,
Ele nn conseguir se mover o que eu faço se eu deixar ele em qualquer canto ele pode morrer
Rodrigo flores de vasconcelos
Bom dia meu filhote de coleiro nao tá fechando uma das patas o que devo fazer qual procedimento eu não sei se ele quebrou a pata ou torceu o dedo da pata esquerda não tá fechando o que devo dar a ele o que devo passar na pata o que eu possa fazer pra ele voltar a fechar a pata ou se ela volta o normal sozinha
Luísa Savala
Oi Rodrigo! O mais indicado é buscar ajuda de um médico veterinário de confiança o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Maria sueli da silva
Meu coleira a linha capa da goiala ficou preso no dedinho dele e cortou o que faço ?
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Maria! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do passarinho para obter um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.

A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Juliana
Se tiver sangrando pode limpar o local com soro e contonete, tentar alimentar com frutas (nunca dá leite, biscoitos, pães) e pode dá água com seringa sem agulha , mas o mais indicado é levar até o veterinário e se for animal silvestre levar ao Ibama.
A sua avaliação:
Julia Nobre
Qual remedio para passarinho machucado?
Viviane Sales
Estou aplicando rifocina spray na asa de um sanhaço filhote q está machucado. Recolhi pq na rua tem muito gato e cachorro mas, infelizmente no BR não adianta ligar no Ibama, levar no Vet, se for pra denunciar, autuar aparece gente mas pra auxiliar nós cuidados não acha ninguém.
1 de 3
Passarinho machucado - o que fazer?