Fígado gorduroso em gatos - sintomas e tratamento

Fígado gorduroso em gatos - sintomas e tratamento

Se existe algo que provoca muitos problemas de saúde no seu gato, é a falta de apetite. Em alguns casos, quer seja por estresse como por consequência de alguma outra doença, ou por outros motivos, o gato deixa de comer e isso é bem mais perigoso para ele do que você imagina.

Um dos problemas provocados pela falta de apetite do gato é o aparecimento de doenças hepáticas, ou seja, doenças que comprometem o funcionamento do fígado. Estas patologias podem ser mortais em 90% dos casos. Entre as doenças hepáticas encontramos o fígado gorduroso em gatos. O PeritoAnimal explica, nesse artigo, quais os sintomas e o tratamento para este problema. Continue lendo!

O que é o fígado gorduroso em gatos?

O fígado gorduroso, também chamado de lipidose hepática felina, é a doença desse órgão que mais afeta os gatos, independentemente de serem machos ou fêmeas. Consiste na acumulação de gordura no fígado, impedindo-o de funcionar corretamente. Ao provocar uma falha no fígado, todo o organismo é comprometido, o que faz com que a mortalidade seja muito elevada com esta doença.

Pode afetar gatos em qualquer idade, mas é mais frequente em pets com mais de 5 anos, sobretudo se vivem dentro de casa e têm problemas de peso. Normalmente, é provicadi quando o ciclo alimentar do animal é perturbado, quer seja por ser submetido a uma dieta demasiado estrita (algo que você nunca deve fazer), ou porque, devido a outra condição de saúde ou situações estressantes, o animal tenha perdido o apetite.

O que acontece é que, perante a falta de comida, o corpo começa a transportar as gorduras que consegue até ao fígado para que ele as processe. Contudo, quando a falta de apetite se estende ao fígado, ele fica sobrecarregado de trabalho, sendo incapaz de sintetizar todas as gorduras, acumulando-as no dito órgão. Perante esta acumulação de gordura na zona, o fígado colapsa.

Um gato com mal-estar físico que deixe de comer por um dia não é motivo de preocupação, mas no segundo dia você deve visitar o veterinário de imediato, uma vez que o organismo felino se danifica muito rapidamente com a falta de alimento.

Quais são as causas da lipidose hepática felina?

Em primeiro lugar, a obesidade é um fator determinante na hora de sofrer de fígado gorduroso em gatos, sobretudo quando, por alguma razão, o felino começa a perder quilos extra de uma forma muito rápida. Além disso, qualquer elemento que faça com que o gato deixe de comer representa um perigo para ele, quer se esteja negando a fazê-lo como resposta a uma situação de estresse, quer não goste da comida (se mudou a alimentação habitual ou porque está farto do mesmo sabor), entre outros problemas. Todos estes fatores provocam anorexia, o que implica também uma falha hepática.

Também algumas doenças, como patologias cardíacas ou renais, produzem falta de apetite, assim como a pancreatite, a gastroenterite, o câncer e qualquer tipo de diabetes. Do mesmo modo, problemas relacionados com a boca, como feridas, infecções como a gengivite, traumatismos e qualquer coisa que faça com que comer seja um ato doloroso ou difícil, fazem com que o gato não queira comer.

Do mesmo jeito, a falta de um horário regulado para comer que se traduz na administração do alimento de um jeito inconstante, provoca transtornos alimentares e criam estresse no gato, uma vez que nunca sabe quando será a sua próxima refeição (não esqueça que são animais de rotina), provocando esta doença no fígado.

Quais são os sintomas do fígado gorduroso em gatos?

A falta de apetite e, como consequência, de peso são os sintomas mais evidentes. É possível que o gato tenha vômitos e diarreia ou até prisão de ventre, acompanhados de desidratação e fraqueza geral, pelo que você notará que está cansado.

Ao ocorrer uma falha no fígado, os níveis de bilirrubina aumentam e é possível notar a icterícia, uma coloração amarelada da pele, das gengivas e dos glóbulos oculares. O gato também pode apresentar tremores e adotar uma atitude indolente em relação a ele mesmo, fazendo com que deixe de fazer a sua higiene. O exame do veterinário ao apalpar o abdômen pode revelar o fígado inchado em gatos.

Como é feito o diagnóstico?

Se a doença do fígado gorduroso no gato estiver avançada, o veterinário pode, à primeira vista, identificar os sinais amarelados da icterícia, além de apalpar o fígado inchado. Para confirmar que se trata de lipidose hepática felina, serão necessários outros exames:

  • Análise de sangue.
  • Ecografia do abdômen que permite analisar o tamanho e o estado do fígado.
  • Biopsia hepática que consiste em retirar uma amostra da parede do fígado com uma agulha. Em alguns gatos, pode ser necessária uma cirurgia rápida para tirar uma amostra de maiores dimensões.
  • Raio X ao abdômen.

Além disso, assim como o exame físico e qualquer informação que você possa dar ao veterinário sobre os indícios da doença e estado do felino, serão necessários exames para determinar a origem da doença hepática.

Qual é o tratamento da lipidose hepática felina?

Em um momento inicial, é provável que depois de ser diagnosticado com lipidose hepática (ou fígado gorduroso em gatos), o gato deva ser hospitalizado durante alguns dias, durante os quias receberá uma terapia de fluidos, necessária para combater a desidratação, a carência de nutrientes e a fraqueza no organismo dele.

Depois disso, que é apenas um tratamento de emergência, o mais importante é que o felino volte a comer, mas isto costuma ser complicado na maioria dos casos. Pode não ser suficiente oferecer a comida preferida dele, mas o mais comum é que continue sem comer. Por esse motivo, pode ser necessário recorrer à alimentação assistida. O primeiro é tentar com comida amassada administrada através de uma seringa, mas se isso não funcionar o veterinário colocará uma sonda no nariz ou no pescoço do animal para levar o alimento diretamente ao estômago. O tratamento pode ser necessário durante semanas ou mesmo alguns meses. O especialista vai indicar qual o tipo, as porções e a frequência diária do alimento.

Além disso, a doença que produziu a falha hepática deve ser tratada, sendo recomendados também alimentos que estimulam o apetitem uma vez que o objetivo final não é apenas controlar a doença, mas também fazer com que o pet possa ter uma vida normal, comendo sozinho.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Fígado gorduroso em gatos - sintomas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.