menu
Partilhar

Epocler para gatos - O que é e como atua

 
Por Carla Moreira, Médica veterinária. 3 abril 2023
Epocler para gatos - O que é e como atua

Ver fichas de  Gatos

O fígado é um órgão de grande importância para os animais, sendo o hepatócito a sua unidade funcional. Os hepatócitos possuem pequenos canais que se unem e formam o ducto hepático, por onde a bile, que é produzida por eles, é secretada para a vesícula biliar. A bile fica armazenada na vesícula biliar até ser liberada no duodeno.

Além disso, o fígado também executa importantes funções metabólicas, participando do metabolismo dos carboidratos, das gorduras e das proteínas e armazenando glicose na forma de glicogênio. Problemas na função hepática podem resultar em sintomas inespecíficos no gato, como anorexia, letargia e perda de peso, o que pode resultar em um diagnóstico tardio para algumas doenças.

Sabemos que vários medicamentos de uso humano podem ser utilizados com segurança nos animais. Mas cuidado! Alguns remédios podem ser bem tóxicos e prejudiciais aos pets. E o Epocler, aquele remedinho muito utilizado pelas pessoas com problemas de má-digestão ou no fígado, também pode ser usado em gatos. E é sobre isso que vamos falar neste artigo: tiraremos todas as dúvidas sobre o Epocler para gatos, sua dosagem e contraindicações.

Também lhe pode interessar: O que é zoonose: definição e exemplos

Para que serve o Epocler?

O Epocler serve para evitar o acúmulo de gordura no fígado, auxiliando na remoção de metabólitos e toxinas, além de prevenir a infiltração (entrada) de gordura no fígado. Esse medicamento é composto por três princípios ativos: citrato de colina, betaína e racemetionina.

A colina é considerada um nutriente essencial aos animais, sendo sua forma usual de suplementação o cloreto de colina. É um dos componentes do Complexo B, sendo precursora de acetilcolina, importante neurotransmissor. Desempenha ainda papel fundamental no metabolismo dos lipídios, principalmente no fígado, sendo referida como fator lipotrófico, impedindo o acúmulo anormal de ácidos graxos no tecido hepático (lipidose hepática). Essa vitamina está presente na gema do ovo, em vísceras e produtos lácteos.

O principal efeito da betaína em todos os organismos em que é encontrada é reter água nas células e combater condições ambientais desfavoráveis. A betaína é um aminoácido necessário para a síntese da proteínas nos músculos e articulações, auxiliando na formação da matriz orgânica do osso, onde há fixação do material inorgânico (cálcio), fazendo parte da formação de tendões e ligamentos. Também é utilizada para evitar problemas como azia e má digestão, auxiliando o estômago na metabolização de gorduras e proteínas, além de facilitar a absorção de vitamina B12. Outro ponto relevante da betaína é a sua função como agente liotrópico, ajudando a prevenir o acúmulo de gordura no fígado e desintoxicando resíduos metabólicos.

A metionina é um aminoácido essencial que atua como acidificante de urina. Além disso, é considerado lipotrópico (substância que se fixa nas gorduras ou que facilitam seu metabolismo), mobilizando e auxiliando na remoção do excesso de gordura das células hepáticas. Como participa da formação dos componentes lipídicos das lipoproteínas plasmáticas, atua facilitando o transporte de gorduras pelo fígado.

Pode dar Epocler para gatos?

Não há contraindicações para o uso de Epocler em gatos. Algumas doenças hepáticas, como a lipidose hepática, muito comum em gatos privados de alimentos ou que passaram por períodos de anorexia, possuem como tratamento o uso de precursores de lipoproteínas, como a colina, componente de fosfolipídios, para aumentar a velocidade na qual os triglicerídeos deixam o fígado, na forma de fosfolipídios. O uso de vitamina B12 e metionina podem prevenir a ocorrência de lipidose por estarem envolvidas na síntese de lipoproteínas.

Posologia do Epocler para gato

O Epocler é um medicamento formulado para seres humanos, possuindo alta concentração para o uso em gatos. Diante disso, aconselha-se a utilização de produtos veterinários específicos para gatos, para que a dosagem correta seja possível.

Efeitos adversos do Epocler em gatos

Normalmente, o Epocler para gatos não causa efeitos adversos, quando utilizado na dosagem correta (somente o médico veterinário poderá dizer qual a quantidade ideal para o seu gato). No entanto, o excesso do medicamento pode causar mal-estar nos felinos, principalmente por causa do gosto do produto. Gatos são intolerantes a vários sabores, salivando em grande quantidade quando o gosto é desagradável para ele. Além disso, qualquer medicação pode causar intoxicação quando utilizada incorretamente.

Epocler para gatos - O que é e como atua - Efeitos adversos do Epocler em gatos

Quais remédios para o fígado são indicados para gatos?

Além do Epocler, vários são os medicamentos com indicação para problemas hepáticos em gatos. No entanto, somente o médico veterinário poderá avaliar qual o melhor remédio para cada hepatopatia.

Aqui listamos alguns remédios indicados para problemas hepáticos em gatos:

  1. Hepvet: produto formulado para auxiliar no metabolismo de gorduras e proteínas, com nutrientes que agem sinergicamente, favorecendo processos fisiológicos. Possui alta palatabilidade devido ao seu sabor bacon.
  2. Nutrafases Hepatic: é um hepatoprotetor e antitóxico natural responsável em proteger o fígado das agressões e toxinas que ocasionam danos no fígado. O Nutrafases Hepatic em gatos auxilia em mecanismos de defesa como a estabilização da membrana do hepatócito, neutralização dos radicais livres (responsáveis por apoptose – morte programada das células), diminuição da inflamação hepática, entre outros.
  3. Silimarina: também conhecida como cardo mariado ou cardo leitoso, é um fitoterápico utilizado para tratar problemas hepáticos em gatos, protegendo o fígado contra substâncias tóxicas. Possui uma mistura de flavonoides derivados da planta Silybum marianum, que possui ação antioxidante (reduz radicais livres), além de inibir a peroxidação lipídica e a oxidação da glutationa, importante em diversas reações metabólicas hepáticas.
  4. Ácido ursodeoxicólico (Ursacol): problemas hepáticos frequentemente estão associados a distúrbios no metabolismo e circulação de ácidos biliares, ocorrendo muitas vezes o acúmulo desses ácidos no fígado. Alguns dos ácidos biliares são extremamente tóxicos, causando a morte das células do fígado. O Ursacol aumenta o fluxo biliar, deslocando os ácidos biliares lesivos de seus compartimentos, protegendo as células hepáticas do dano oxidativo.

Apesar de todos esses benefícios dessas medicações descritas, elas só devem ser utilizadas com a prescrição do médico veterinário, que saberá dizer qual o remédio ideal para os diversos problemas hepáticos.

Agora que você sabe para que serve, dosagem e os efeitos diversos do Epocler para gatos, recomendamos a leitura destes artigos relacionados a problemas de fígado em gatos:

Não perca ainda o vídeo a seguir no qual falamos sobre como saber se um gato está doente:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Epocler para gatos - O que é e como atua, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Bibliografia
  • VetSmart. Racemetionina. Disponível em https://www.vetsmart.com.br/cg/produto/3427/racemetionina. Acesso em 24/03/2023.
  • Bula Epocler. Disponível em https://www.epocler.com.br/bula.php?utm_source=g&utm_medium=&gclid=CjwKCAjwiOCgBhAgEiwAjv5whMSfG_Cyko09HL6mIJ5RlvMJHxdiXmGL6oySeXq8vltnRqVxJ8W63RoCWlUQAvD_BwE. Acesso em 24/03/2023.
  • Nascimento, R.C. Avaliação de fonte herbal de colina como alternativa ao cloreto de colina na dieta para cães. Universidade Federal do Paraná, 2020. Disponível em https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/67522/R%20-%20D%20-%20ROSANDRA%20COLPANI%20DO%20NASCIMENTO.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 24/03/2023.
  • Pinfildi, L. Patogenias e tratamentos na insuficiência hepática em cães. Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade “Júlio Mesquita Filho”, Campus Botucatu, 2010. Disponível em https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/120582/pinfildi_l_tcc_botfmvz.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 24/03/2023.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Epocler para gatos - O que é e como atua
1 de 2
Epocler para gatos - O que é e como atua

Voltar ao topo da página