menu
Partilhar

Exercícios físicos para cachorros obesos

 
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. 14 outubro 2021
Exercícios físicos para cachorros obesos

Ver fichas de  Cachorros

Os cães com excesso de peso podem parecer engraçados para nós, mas a realidade é que a obesidade tem consequências muito graves para o nosso melhor amigo, algo que devemos remediar o mais rápido possível com um tratamento eficaz.

Se você não sabe o que fazer, o exercício moderado pode ajudar o cachorro a melhorar sua situação e a adotar um peso adequado à sua idade, raça e tamanho. A dieta também será um fator no controle de peso.

Neste artigo sobre exercícios físicos para cachorros obesos, explicamos em termos gerais tudo o que você precisa de saber para ajudar o seu cão a voltar à forma em que ele deveria estar.

Também lhe pode interessar: Exercício para um Bull Terrier Inglês

Causas da obesidade em cachorros

Existem várias causas que podem levar à obesidade ou ao excesso de peso de um cachorro. É muito importante identificar o que está causando este excesso de peso, por isso, recomendamos que analise os seguintes aspectos da vida diária do seu melhor amigo:

  • Estilo de vida sedentário: Os cães devem ter uma rotina ativa onde são levados para passear ao menos duas vezes por dia. Também devem fazer algum exercício, mesmo que seja correr um pouco durante os passeios para fazer xixi. Incentivar o animal de estimação a fazer exercício e a manter-se ativo é a chave para a resolução deste problema.
  • Má alimentação: Os cachorros obesos devem ser alimentados com uma dieta apropriada de acordo com o seu estado de saúde. Lembre-se que os alimentos "light" são indicados para manutenção, enquanto outros com a propriedade "reduced calorie" são indicados para reduzir o volume corporal.


Apenas um veterinário pode prescrever rações para emagrecer, uma vez que podem ter efeitos contrários em cães que sofrem de problemas de saúde.

Seja qual for o alimento que estiver oferecendo atualmente, você deve certificar-se de que está fornecendo a quantidade adequada. Para isso, saiba o peso do cachorro e ofereça a quantidade certa indicada na embalagem do produto. Comida em excesso, petiscos ou comida para humanos pode ser a principal causa do excesso de peso do cachorro.

  • Castração: Muitos cães sofrem de aumento de peso quando são castrados. Nesses casos, é essencial levar em consideração os conselhos dados pelo especialista.
  • Problemas de saúde: O seu cão pode sofrer de obesidade devido a um problema de saúde que o impede de metabolizar os alimentos de forma eficaz.

Mesmo que um cachorro sofra de obesidade devido a excessos ou qualquer outra causa trivial, recomendo fortemente que vá ao veterinário para um check-up geral a fim de descartar qualquer problema de saúde. Além disso, poderá consultar a administração da ração específica que mencionamos anteriormente.

Exercícios físicos para cachorros obesos - Causas da obesidade em cachorros

Consequências e conselhos de tratamento para um cachorro obeso

Depois de descartar qualquer problema de saúde e de conhecer o peso ideal do cachorro, você pode começar o tratamento para prevenir a obesidade e ajudar o cachorro cão a recuperar o seu peso adequado. Além da dieta e dos passeios, será necessário começar a fazer exercício físico, mas não antes de compreender algumas coisas:

  • Um cachorro obeso não pode ser exposto a exercício físico ativo de repente se nunca tiver feito antes, devemos ajudá-lo e oferecer uma atividade moderada de acordo com suas possibilidades.
  • Os cães com excesso de peso podem começar a sofrer de artrose ou displasia, entre outros problemas que podem se agravar com exercício físico muito intenso. Você deve estar ciente de que não vai começar uma dieta e exercícios para o cachorro emagrecer e visualizar resultados em apenas uma semana.
  • Não exercite o cachorro por mais de 20 minutos seguidos, muito exercício pode fazer com que ele sofra e ainda pode causar estresse e desconforto.
  • Um cão obeso pode começar a desenvolver calos e problemas em suas patas devido ao seu excesso de peso. Verifique regularmente os cotovelos e a base das suas patas.
  • Estabeleça uma rotina de intensidade progressiva para que o cachorro receba o exercício de forma positiva e gradual. Ajude-o com uma atitude positiva e amorosa.
  • Nunca o obrigue a fazer exercício ou prolongue sessões de exercício se ele não quiser. Se tiver problemas consideráveis com o processo, você pode pedir ajuda a um profissional, como um treinador de cães.
Exercícios físicos para cachorros obesos - Consequências e conselhos de tratamento para um cachorro obeso

Exercícios para cachorro emagrecer

A seguir apresentaremos alguns exercícios para cachorro emagrecer que podem ser colocados em prática com facilidade.

1. Passeios mais longos

Começamos com o básico do básico dos exercícios para cachorro emagrecer. O primeiro passo para começar a exercitar o seu animal de estimação é prolongar o tempo dos passeios, para que ele se acostume a andar e se sinta ativo. Para que você possa se orientar, no nosso artigo sobre a frequência com que se deve passear com um cachorro, explicamos as chaves de um passeio adequado:

  • Entre 20 e 30 minutos cada passeio
  • 2 ou 3 passeios diários
  • Não puxe seu cão pela coleira
  • Deixe-o farejar
  • Permita que socialize com outros cães
  • Brinque com ele
  • O incentive e faça carinho nele

2. Deixe o seu cachorro ter liberdade de movimento

Independentemente de onde você costuma levar seu cão para fazer xixi ou em algum campo, você deve permitir que ele faça exercícios naturalmente. Rodeado por outros cães ele será forçado a socializar e correr atrás de outros e nas áreas verdes vai explorar em busca de rastros. Um início suave e gradual é essencial para que o animal consiga aceitar bem esses simples exercícios que ajudam o cachorro a emagrecer.

3. Perseguir a bolinha

Outro dos exercícios para cachorro emagrecer é brincar de jogar a bolinha para o cachorro trazer, pois é é uma forma muito divertida de ajudá-lo a se mover e a fazer exercício físico sem que ele perceba. É também excelente para trabalhar a obediência, os reflexos e o relacionamento.

5. Praia e piscina

Como se sabe, a água é uma forma de exercício perfeita tanto para pessoas como para animais e é uma terapia maravilhosa para cães que sofrem de obesidade, uma vez que não só carrega o peso nas patas, como também o distribui em diferentes áreas do corpo permitindo exercitar as costas, abdômen, pernas e pescoço, entre outros.

Levar um cachorro obeso para a praia ou piscina é uma das melhores formas de ajudá-lo a perder peso sem causar problemas articulares e musculares.

6. Footing, agility e outros

Uma vez superada a primeira fase da obesidade, podemos desfrutar de um cão com um ligeiro sobrepeso. Assim que estiver mais habituado ao exercício leve, podemos encorajá-lo a começar a praticar exercício moderado, incluindo footing, ciclismo e outros.

Descubra no PeritoAnimal diferentes tipos de exercício que você pode praticar com o seu cão e encontre o que se adapta melhor às suas necessidades. Você também pode considerar praticar Agility.

Compreender o seu cão e se adaptar ao seu estilo de atividade será fundamental para encontrar a melhor maneira de exercitá-lo, transformando o antes cachorro obeso em um cão mais saudável.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Exercícios físicos para cachorros obesos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Esportes.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Exercícios físicos para cachorros obesos
1 de 8
Exercícios físicos para cachorros obesos

Voltar ao topo da página