Problemas da pele

Doenças nas almofadas das patas dos cães

 
Cristina Pascual
Por Cristina Pascual, Veterinária. 17 outubro 2022
Doenças nas almofadas das patas dos cães
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

As almofadas plantares são estruturas que, mesmo que formem parte da pele, possuem características especiais e diferenciadas. São formadas por uma coleção de tecido adiposo recoberto por uma pele grossa e ampla camada de queratina. Graças à sua estrutura, as almofadas podem cumprir importantes funções, como o isolamento térmico e o amortecimento dos impactos das extremidades contra o chão.

Como qualquer outra região do organismo, as almofadas não estão isentas de sofrer algumas doenças. Se você acha que seu cachorro apresenta alguma alteração na área plantar e está se perguntando como saber se seu cachorro tem algum problema nas almofadinhas, não deixe de nos acompanhar nesse artigo do PeritoAnimal em que explicaremos 7 doenças nas almofadas das patas dos cães.

Índice

  1. Lesões por agentes externos
  2. Hiperqueratose plantar
  3. Dermatite por contato
  4. Vasculite cutânea
  5. Carrapichos
  6. Vitiligo plantar
  7. Síndrome uveodermatológica
  8. Como prevenir as feridas nas almofadas dos cachorros?

Lesões por agentes externos

As almofadas são estruturas suficientemente resistentes para suportar atrito contínuo contra o solo. No entanto, diante de determinados agentes externos nocivos, podem sofrer lesões como:

  • Queimaduras: tanto por agentes físicos (frio ou calor), como por agentes químicos. No verão, a temperatura do solo pode ficar muito alta (especialmente em solos escuros como o asfalto) e causar queimaduras nas almofadinhas plantares. O mesmo pode ocorrer por contato com solos muito gelados (como gelo ou neve), ou por contato das almofadinhas com substâncias causticas ou corrosivas.
  • Cortes e feridas: durante os passeios, é relativamente frequente encontrar no solo objetos cortantes ou pontiagudos (como vidro, arame, pregos, etc.) capazes de cavar nas almofadas plantares e originar cortes ou feridas muito dolorosas.
  • Erosões e úlceras: os passeios por solos muito abrasivos, como o asfalto, o cimento ou a areia da praia, podem desgastar ou inclusive gerar erosões ou úlceras nas almofadas plantares.

Neste outro artigo falamos sobre a anatomia da pata do cachorro.

Hiperqueratose plantar

A hiperqueratose plantar consiste no aumento da espessura do tecido queratinizado das almofadas plantares. O excesso de queratina provoca um engrossamento e endurecimento da pele, além de favorecer a aparição de ressecamentos e rachaduras nas almofadas.

No cachorros, a hiperqueratose pode aparecer por várias causas, sendo as mais frequentes:

  • Doenças infecciosas/parasitárias: como a leishmaniose ou a cinomose canina.
  • Doenças hereditárias: como a hiperqueratose familiar das almofadas plantares.
  • Doenças autoimunes: como o pênfigo foliáceo.
  • Dietas carentes: por déficit de zinco.
  • Síndrome hepatocutânea.

Em qualquer um desses casos, é comum que a hiperqueratose também apareça no nariz.

Doenças nas almofadas das patas dos cães - Hiperqueratose plantar

Dermatite por contato

Outra doença nas almofadas das patas dos cães é a dermatite por contato, uma reação alérgica que é produzida quando a pele, e neste caso as almofadas, entram em contato com algum produto que atua como alérgeno. A reação pode se desencadear por:

  • Produtos químicos: como produtos de limpeza, vernizes, etc.
  • Alérgenos ambientais: como grama.

Após o contato com o produto desencadeante da reação de hipersensibilidade, ocorre um avermelhamento das almofadas e das zonas interdigitais, podendo evoluir até a formação de lesões erosivas e hemorrágicas.

Você também pode se interessar em saber mais sobre a Dermatite em cachorros: tipos, sintomas e tratamento, aqui.

Doenças nas almofadas das patas dos cães - Dermatite por contato

Vasculite cutânea

O termo vasculite se refere a um processo inflamatório a nível dos vasos sanguíneos. Mesmo que possa ser uma patologia primária, geralmente ocorre de forma secundária à outros processos como:

  • Infecções.
  • Neoplasias.
  • Reações adversas a fármacos ou vacinas.

A vasculite cutânea (as que afetam a pele) podem afetar também as almofadas plantares, ocasionando úlceras nas mesmas. De fato, a presença de uma lesão ulcerativa focal no centro da almofadinha é muito indicativa de vasculite.

Carrapichos

Com a chegada da primavera, os carrapichos se convertem em um dos principais protagonistas das consultas veterinárias. Os carrapichos são capazes de se aderir ao pelo, grudar e entrar quase que em qualquer parte do corpo dos cachorros. Um dos locais mais afetados pelos carrapichos são as almofadas plantares.

Os carrapichos são capazes de grudar nas almofadas, originando úlceras e infecções que drenam ao exterior formando trajetos fistulosos.

Doenças nas almofadas das patas dos cães - Carrapichos

Vitiligo plantar

O vitiligo é uma doença genética em que existe um defeito nos melanócitos ou na síntese de melanina que produz uma falta de pigmentação da pele. Sua importância é meramente estética, posto que sua aparição não afeta o bem-estar nem a qualidade de vida do animal.

Cabe mencionar que o vitiligo é um transtorno que pode afetar distintas partes do corpo. Concretamente, quando afeta as almofadas plantares, se chama vitiligo plantar.

Síndrome uveodermatológica

Outra doença nas almofadas dos cães é a síndrome uveodermatológica, que é uma doença imunomediada que produz alterações oftálmicas e cutâneas. De fato, é uma doença autoimune em que o sistema imunológico ataca os próprios melanócitos do organismo (células encarregadas da síntese de melanina).

Em nível dermatológico, ocasiona despigmentação e erosão cutânea em diferentes regiões corporais, entre elas, as almofadas plantares.

Como prevenir as feridas nas almofadas dos cachorros?

Embora as almofadas sejam estruturas muito resistentes, se deve considerar que está submetidas a abrasão constante pelo contato com o solo. Por isso, é importante prestar atenção aos seguintes cuidados para mantê-las sempre saudáveis e em perfeito estado:

  • Evitar solos muito quentes ou muito frios: como vimos, os solos excessivamente quentes ou frios podem originar queimaduras importantes nas almofadas dos cachorros. Por isso, no verão é recomendável passear em momentos menos quentes e pela sombra. Ao contrário, no inverno é preferível buscar locais com sol e evitar aquelas geladas ou com neve. Em locais em que as geladas ou nevadas são comuns, os tutores podem se perguntar o que poderiam utilizar para proteger as almofadas dos cachorros do frio. Uma boa alternativa é colocar meias especiais para cachorros, que permitem proteger as almofadinhas do solo gelado.
  • Passear por lugares seguros: durante os passeios, é importante prestar atenção à possível presença de objetos cortantes ou pontiagudos (como vidro, arame, pregos, etc.). Devem ser evitados os locais onde frequentemente se encontram esses tipos de objetos e optar por locais mais seguros para passear.
  • Evitar solos muito abrasivos: para manter as almofadinhas dos cachorros saudáveis, os passeios devem ser realizados preferencialmente em solos macios, de gramados. Na medida do possível, devem ser evitados solos abrasivos como o asfalto e o cimento.
  • Manter as almofadas secas: quando as almofadinhas ficam muito tempo submersas na água, se sensibilizam e podem machucar mais facilmente quando entram em contato com o solo. Por isso, é importante secar as almofadinhas após os passeios, especialmente nos dias de chuva. Igualmente, no cachorros amantes de água, deve ser controlado o tempo que ficam no banho (não mais que 15-20 minutos) e assegurar que, ao sair do banho, caminhem por solos macios.
  • Evitar locais com carrapichos: com a mudança de estação, é conveniente evitar locais com plantações de cereais para evitar problemas associados aos carrapichos.

Com estes cuidados, geralmente não será necessário aplicar nenhum produto sobre as almofadinhas dos cachorros para mantê-las saudáveis. No entanto, em casos que perceber que estão secas ou rachadas, podem ser aplicadas pomadas com extrato de centella asiática, aloe vera ou vaselina, que ajudam a devolver ao tecido plantar a hidratação e elasticidade que necessitam.

Além disso, sempre que detectar algum sintoma que foi descrito ao longo do artigo, não deixe de procurar o quanto antes a sua clínica veterinária para poder conhecer a causa e usar um remédio o quanto antes.

Agora que você já conheceu as principais doenças nas almofadas das patas dos cães, não perca o seguinte artigo sobre como curar ferida na pata de cachorro.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Doenças nas almofadas das patas dos cães, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas da pele.

Bibliografia
  • Asociación de Veterinarios Españoles Especialistas en Pequeños Animales. (2013). Problemas dermatológicos.
  • Lee, T., Ihrke, P., Walder, E., Affolter, V. (2008). Skin diseases of the dog and cat. Clinical and histopathologic diagnosis. Blackwell
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Doenças nas almofadas das patas dos cães