Partilhar

Diferenças entre o Doberman e o Pastor Alemão

 
Por Maria Besteiros. 4 fevereiro 2021
Diferenças entre o Doberman e o Pastor Alemão

Ver fichas de  Cachorros

O Pastor Alemão é um dos cachorros mais populares do mundo graças às suas qualidades fantásticas, o que o torna um cão perfeito tanto para fazer companhia quanto para o trabalho. Por sua vez, o Doberman é outro cachorro de grandes dimensões e excelentes qualidades, embora menos difundido, talvez porque muitos o consideram um cão perigoso. Além disso, ambos são considerados excelentes cães de guarda.

Nós revisamos as características mais importantes e as diferenças entre o Doberman e o Pastor Alemão neste artigo do PeritoAnimal. Portanto, se você estiver pensando em adotar uma dessas raças, esperamos poder te ajudar a tomar a melhor decisão detalhando melhor cada uma dessas belas raças. Boa leitura.

Origem do Doberman e do Pastor Alemão

Para perceber as diferenças entre o Doberman e o Pastor Alemão, a primeira coisa que se deve fazer é conhecer os aspectos fundamentais de cada uma dessas raças. O Pastor Alemão é uma raça alemã originada no século XIX, a princípio com a ideia de que se dedicasse ao pastoreio de ovelhas. A raça logo excedeu esta tarefa e é bem conhecida por sua capacidade para outras tarefas como assistência, trabalho policial ou militar, é um bom cachorro de companhia e, ainda, é considerado um excelente cão de guarda.

O Doberman, por sua vez, é outro dos cães de origem alemã mais conhecidos, embora não seja tão popular como o Pastor Alemão. Sua origem também data do século XIX, mas não é uma raça de pastores, mas projetada para ser um cão de guarda, tarefa que continua até hoje, embora também encontramos muita gente que contam com o Doberman como um cachorro de companhia.

Tanto o Doberman como o Pastor Alemão estão entre os melhores cães de guarda que existem.

Características físicas: Doberman x Pastor Alemão

Basta ver os dois cachorros para apreciar as diferenças entre o Doberman e o Pastor Alemão em termos de aparência física. Mas devemos destacar que tradicionalmente o Doberman sofreu a amputação da cauda e das orelhas. Esta prática, totalmente cruel e desnecessária, é proibida em diversos países, felizmente.

No Brasil, tanto a prática de cortar o rabo dos cachorros como as orelhas foi proibida pelo Conselho Federal de Veterinária em 2013. segundo a entidade, cortar a cauda pode desenvolver infecções na coluna e a retirada da ponta das orelhas - algo que vinha sendo feito costumeiramente há anos entre tutores de Dorbermans - pode levar a perda total da orelha. O órgão também pede que profissionais que ainda fazem essas intervenções sejam denunciados.[1]

O objetivo de tais atos cirúrgicos era dar uma aparência mais feroz à raça, que sempre foi ligada à agressividade, mesmo que isso não corresponda à realidade. Assim, com tais intervenções no corpo do animal, a única coisa que se conseguiu foi fazer o cão sofrer em um período pós-operatório desnecessário, dificultando a comunicação com seus companheiros, já que a posição dos ouvidos é de grande importância para a socialização dos cachorros.

Por outro lado, devemos levar em conta que em alguns países o Doberman está incluído na lista de raças de cães mais perigosos que existem, o que implica a obrigatoriedade de cumprir com uma série de requisitos para ser tutor de um exemplar desta raça. O Pastor Alemão, por outro lado, não é considerado um cachorro potencialmente perigoso.

A seguir, vamos apresentar as diferenças entre o Doberman e o Pastor Alemão em termos de aparência física:

Pastor Alemão

Os pastores alemães são animais grandes, com um peso que pode exceder os 40 kg e uma altura que excede os 60 cm, contando até a cernelha. Eles são de constituição mais robusta que o Doberman e seu corpo é ligeiramente alongado. Eles estão amplamente distribuídos e se adaptaram à vida tanto na cidade como no campo.

Embora sua versão em preto e marcas marrons seja a mais conhecida, podemos encontrar os pastores com pelos longos, curtos e em diferentes cores como preto, creme ou marfim. Além disso, possui uma camada dupla de pelo: a camada interna é como uma espécie de lã, enquanto a camada externa é densa, dura e colada ao corpo. O comprimento pode variar em cada parte de seu corpo, já que, por exemplo, no pescoço e na cauda o pelo é mais comprido.

Conheça todos os detalhes desta raça na ficha de animais do Pastor Alemão.

Doberman

O Doberman também é um cachorro de grande porte, muito parecido com o Pastor Alemão. É um pouco menos pesado, com exemplares entre 30 e 40 kg, e um pouco mais alto, com uma altura que pode atingir 70 cm das patas até a cernelha. Portanto, tem uma formação corporal mais atlética e musculosa. Em geral, sua aparência é mais fina do que a do pastor alemão, que tende a ser mais robusta.

Como o Pastor Alemão, adaptou-se à vida na cidade, mas prefere climas temperados e suporta pior do que o Pastor Alemão um clima muito frio devido às características de seu pelo, que é curto, denso e duro, e ele não tem subpêlo. Quanto às cores, embora os Dobermans mais conhecidos sejam pretos, também os encontramos em marrom escuro, marrom claro ou azul.

Para mais detalhes sobre a raça, não perca a ficha de animais do Dorberman.

Diferenças entre o Doberman e o Pastor Alemão - Características físicas: Doberman x Pastor Alemão

Personalidade do Doberman e do Pastor Alemão

Quando falamos sobre as diferenças de personalidade de Dobermans e Pastores Alemães, este talvez seja o quesito em que eles menos se diferenciem. Ambos são animais inteligentes, muito fiéis e protetores com sua família. Tradicionalmente o Pastor Alemão é considerado uma melhor opção para viver com crianças, mas a verdade é que ambos os cães podem viver com os pequenos da casa sem problemas, desde que tenham sido bem socializados e educados.

O Pastor Alemão aprende de maneira muito rápida e é um excelente cão de guarda. Devido à sua grande inteligência e capacidade, é essencial oferecer uma boa educação, socialização e estimulação tanto física quanto mental a ele.

Já falando sobre o Doberman, ele também é um aluno muito bom, inteligente e com excelentes qualidades para o aprendizado. Como desvantagem, podemos apontar que ele pode ter problemas no relacionamento com outros cachorros, da mesma raça ou não que ele. Por isso, insistimos: a socialização, a educação e o estímulo são aspectos chave e essenciais.

Cuidados do Doberman X Pastor Alemão

Talvez uma das diferenças mais óbvias entre o Doberman e o Pastor Alemão seja o cuidado com sua pelagem, muito mais fácil no caso do Doberman, por possuir pelo curto. O Pastor Alemão precisará ser escovado de maneira mais frequente, especialmente se tiver pelo longo. Você vai notar que ele perde muito pelo durante toda sua vida.

Por outro lado, quanto à atividade física que eles precisam, ambos são cães com energia considerável, mas o Pastor Alemão é o que requer mais exercício físico. Portanto, apenas passeios cursos algumas vezes por dia não são suficientes, será preciso oferecer a ele a oportunidade de correr, saltar e brincar ou fazer longos passeios. Ele é um bom candidato para participar de atividades esportivas caninas.

Em ambas as raças, a estimulação é importante para evitar o estresse e o tédio, que dão origem a problemas comportamentais como a destrutividade. Saiba outras formas de de reduzir o estresse em cães neste outro artigo.

Diferenças entre o Doberman e o Pastor Alemão - Cuidados do Doberman X Pastor Alemão

Saúde do Doberman X Pastor Alemão

É verdade que ambas as raças podem sofrer de problemas derivados de seu grande tamanho, tais como torção gástrica ou problemas articulares, mas existem diferenças em termos de doenças às quais são propensas. Por exemplo, no Pastor Alemão é muito comum a displasia de quadril.

No Doberman, as patologias mais comuns são as que afetam o coração. Por outro lado, o Pastor Alemão, devido à sua criação indiscriminada, sofre de distúrbios gastrointestinais e de visão, entre outros. Além disso, esta criação descontrolada também tem causado problemas comportamentais em alguns cães, como nervosismo, medo excessivo, timidez ou agressividade (desde que não tenha sido devidamente educado ou socializado). No Doberman também pode ser detectado um caráter excessivamente nervoso.

O Pastor Alemão tem uma expectativa de vida de 12-13 anos, muito parecida com a do Doberman, que é cerca de 12 anos.

A partir do que apresentamos, já decidiu qual raça adotar? Lembramos que os dois cachorros figuram na lista dos melhores cães de guarda e certamente serão boas companhias para você.

Diferenças entre o Doberman e o Pastor Alemão - Saúde do Doberman X Pastor Alemão

Se deseja ler mais artigos parecidos a Diferenças entre o Doberman e o Pastor Alemão, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Comparações.

Referências
  1. GAZETA DO POVO. Conselho Federal de Veterinária proíbe amputação estética da cauda de cães. Disponível em: <https://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/conselho-federal-de-veterinaria-proibe-amputacao-estetica-da-cauda-de-caes-0fmesjyxxhuv6ymrbt7e3zosu/>. Acesso em 2 de fevereiro de 2021.
Bibliografia
  • Fogle, Bruce. 1995. The Encyclopedia of the Dog. London. Dorling Kindersley.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Diferenças entre o Doberman e o Pastor Alemão
1 de 4
Diferenças entre o Doberman e o Pastor Alemão

Voltar ao topo da página