Partilhar

Cachorros que parecem lobos: 15 raças

Por Aline Nunes. Atualizado: 14 novembro 2019
Cachorros que parecem lobos: 15 raças

Ver fichas de  Cachorros

Muitas pessoas acreditam que os cachorros se parecem com lobos porque descendem diretamente deles. No entanto, alguns estudos começam a mostrar que realmente o cão não descende do lobo1 como se acreditava. Ainda assim, ambos animais pertencem ao gênero Canis (como chacais, coiotes ou dingos), por isso não é de estranhar que eles sejam tão semelhantes fisicamente.

Se você ama os lobos, os cães ou os cães que se parecem com lobos, você veio ao lugar certo! Neste artigo do Perito Animal reunimos 15 raças de cachorros que parecem lobos. Você quer conhecê-las? Então, se prepare. Algumas são de tirar o fôlego!

Também lhe pode interessar: Raças de cachorro cinza

Cão-lobo

O cão lobo é um híbrido de lobos e cachorros que vários criadores estão cruzando em diferentes áreas do mundo. A carga genética de lobo é subdividida em 3 níveis:

  • LC. Nível genético entre 1% e 49%.
  • MC. Nível genético entre 50% e 75%.
  • HC. Nível genético maior que 75%.

Os especialistas debatem sobre este híbrido e se ele deve ou não ser considerado um cão. Em muitos países, a sua posse é proibida. De qualquer forma, nesse animal coincidem as semelhanças físicas com o lobo, devido a sua alta carga genética. Por muitos é conhecido como cachorro lobo.

Nos Estados Unidos, estima-se que existam entre 300.000 e 500.000 lobos convivendo como animal de estimação. Contudo, foram detectadas inúmeras fraudes e existem exemplares que de lobo só têm mesmo a aparência. Existem estados que limitam a sua carga genética.

Os cães-lobo genuínos são animais incrivelmente saudáveis. O seu comportamento tende a ser similar ao comportamento dos lobos, mais que dos cães. Geralmente eles rosnam ou uivam em vez de latir.

Cachorros que parecem lobos: 15 raças - Cão-lobo

Tamaska

O Tamaska é um verdadeiro lobo que alguns de seus criadores (nem todos eles) criam em um ambiente familiar para socializar melhor os espécimes. Segundo os criadores, esses animais são muito longevos, dada a sua pureza genética, eles asseguram que a vida média de um tamaskn é de 15 a 20 anos.

As origens do tamaska genuíno vêm da Finlândia, dando início aos primeiros exemplares de um cruzamento entre o husky siberiano e o malamute do Alasca. Posteriormente, alguns criadores aumentaram a genética (de lobo) do cão nas gerações seguintes.

A aparência do Tamaska é impressionante, é sem dúvida um cachorro que parece um lobo. Originalmente, era considerado um cão de trabalho muito usado para puxar trenós. As fêmeas são menores que os machos. Medem entre 60 cm e 70 cm até a altura da cruz e pesam entre 25 e 40 kg.

Cachorros que parecem lobos: 15 raças - Tamaska

Malamute do Alasca

O Malamute do Alasca é uma antiga raça canina que os Inuítes criaram como cão de tiro e de carga. São cães extraordinariamente fortes, pois, podem carregar até 20 kg por vários quilômetros (praticamente metade do próprio peso).

Esse cão lobo tem uma expectativa de vida de 10 ou 12 anos. Os machos medem até 66 cm na altura da cruz e as fêmeas 61 cm, o seu peso pode chegar a 45 kg e as fêmeas a 38 kg.

O malamute do Alasca é um cachorro que parece lobo de um jeito fiel e espetacular. A sua pelagem é muito especial e requer cuidados específicos e, curiosamente, não perde volume ainda que se molhe.

Saiba mais sobre essa raça de cachorro que parece com o lobo no artigo Características do Mamute do Alasca.

Cachorros que parecem lobos: 15 raças - Malamute do Alasca

Husky siberiano

O Husky Siberiano é um cão lobo branco de grande porte, porém é menor que o Malamute do Alasca. Os machos chegam a medir 60 cm até na cernelha e as fêmeas medem até 56 cm e os pesos respectivos são de até 27 kg e 23 kg. A expectativa de vida do husky é de 12 a 14 anos. A sua pelagem requer uma escovação constante para eliminar pelos mortos.

É um cão gregário de pastoreio que não tolera bem a solidão. Ele é um animal muito carinhoso, ativo e cordial, e precisa de uma boa dose de exercício diário. A obediência não é a melhor das suas virtudes, algo que faz com que seja um dos cães que se parecem com lobos de um jeito mais fiel.

Se você quer saber mais sobre essa raça, descubra também se Tipos de Husky realmente existem.

Cachorros que parecem lobos: 15 raças - Husky siberiano

Cão lobo checoslovaco

O cão lobo checoslovaco é o resultado de um experimento realizado em 1955 no qual se cruzou um pastor-alemão com lobas dos Cárpatos por várias gerações até alcançar um cão lobo bastante equilibrado. O resultado foi mais de uma classe de híbridos que se reproduziram entre si.

Estes cães devem ser devidamente socializados com pessoas e outros animais de estimação desde jovens. A raça foi polida até que em 1982, o cão lobo checoslovaco foi reconhecido como um símbolo nacional da extinta República da Checoslováquia. Se não se socializam adequadamente, tendem a ser tímidos e desconfiados, com repentinas reações agressivas. É um animal muito hierárquico e, se não for bem socializado, pode ser agressivo com animais de estimação menores.

O seu tamanho é grande, medindo até 65 cm em machos e 60 cm em fêmeas, com peso de 28 kg e 20 kg, respectivamente. A sua expectativa de vida é entre 13 e 16 anos, no entanto, com o passar dos anos, se tornou cada vez mais propenso a displasia da anca, devido à genética proveniente do pastor-alemão.

Cachorros que parecem lobos: 15 raças - Cão lobo checoslovaco

Cachorro esquimó canadense

O cão esquimó canadense, também conhecido como qimmiq, é um cão grande que os Inuítes usam para puxar os seus trenós. É considerada a raça canina mais antiga da América do Norte. O Seu tamanho varia de 50 cm a 70 cm até a altura da cruz, sendo os machos maiores que as fêmeas. Pode pesar entre 20 e 40 kg, dependendo do sexo.

Esta raça está em regressão, devido ao uso moderno de snowmobiles no Ártico. Acontece, também, que eles estão sendo substituídos pelas raças Malamute do Alasca e Husky Siberiano, que são mais velozes, contudo, menos resistentes. São uma das raças de cachorros que parecem com lobos mais bonitas e fiéis.

Cachorros que parecem lobos: 15 raças - Cachorro esquimó canadense

Utonagan

O Utonagan é outro exemplar de cachorro que parece lobo, sua semelhança é impressionante. Ele tem origem britânica, e é um híbrido entre 3 raças:

  • Malamute do Alasca
  • Pastor-alemão
  • Husky siberiano

Esse cão é inteligente, amigável, gentil e sociável. A sua expectativa de vida é de 10 a 15 anos. Pode atingir 76 cm de altura e pesar 42 kg e as fêmeas são menores.

Esse cachorro que parece um lobo se dá bem com as crianças e é congenial com os outros animais de estimação, no entanto, ainda não é reconhecido como raça por nenhuma agência oficial.

Cachorros que parecem lobos: 15 raças - Utonagan
Imagem: dog-learn.com

Pastor alemão

Devido a sua inteligência, força, perseverança, obediência e disposição, o pastor-alemão é um dos cães mais populares do mundo. As linhas genéticas de trabalho do pastor-alemão são as mais utilizadas pelos bombeiros e pelas forças mundiais da ordem.

Este cachorro que parece um lobo tem uma expectativa de vida de 9 a 13 anos, pode medir até 65 cm de altura e pesar até 40 kg., sendo que as fêmeas são menores. É um animal com grande apego à família e, especialmente, às crianças. Esse cão é um ótimo guardião e um dos cachorros que mais se parecem com lobos.

Cachorros que parecem lobos: 15 raças - Pastor alemão

Cão lobo de Saarloos

O Cão lobo de Saarloos é um cachorro imponente. Ele mede até 76 cm de altura e tem um peso de 45 kg, sendo que as fêmeas são menores.

Esta raça vem da Holanda e resultou de um cruzamento entre o pastor-alemão e o lobo europeu. Tem pernas muito longas e o seu manto é curto, tem um físico invejável. Em 1975, foi reconhecido como raça. É um cão alegre, curioso, confiante e independente.

Cachorros que parecem lobos: 15 raças - Cão lobo de Saarloos

Samoieda

O samoieda é um cachorro que parece lobo de origem russa. A função original dos cães samoiedos era pastorear as renas, puxar os trenós e manter os tutores aquecidos à noite, dormindo com eles.

O pelo do samoieda é denso e comprido. Os machos podem chegar a 60 cm e pesar até 32 kg. É uma raça muito antiga, se considera que existiram samoiedos há 3.000 anos.

O caráter do samoiedo é animado, brincalhão, amigável e sociável, porém alerta. Essas características o descartam como cão de guarda por sua afabilidade. No entanto, ele geralmente late muito quando percebe algum desconhecido que invade o seu território, para o qual ele é um bom vigia. Se for devidamente socializado, pode ser um bom cão de família e se dar bem com os outros animais de estimação. A sua expectativa de vida é de 12 ou 13 anos.

Assista este vídeo do PeritoAnimal para saber tudo sobre a raça Samoieida, sua origem, características e cuidados:

Inuit do Norte

Essa raça ficou popularmente conhecida após aparecer na série Game of Thrones da HBO, interpretando os Lobos Gigantes. Eles apresentam um temperamento calmo e amigável. São descendentes do Husky Siberiano e assim como eles, o cachorro da raça Inuit do Norte é uma boa escolha para adoção, pois eles adoram o contato com os humanos.

Como são cachorros de grande porte, eles são mais recomendados para viver em locais abertos, como a zona rural. A força dessa raça pode acabar machucando outro animal, mesmo sem a intenção, sendo essencial socializá-lo corretamente.

O cachorro dessa raça parece muito com o lobo. Eles são cachorros calmos, amorosos e super afetuosos com todos da família. Não gostam de ser deixados sozinhos por muito tempo, pois são carentes de atenção. Podem ficar teimosos e dominantes, caso seu tutor não tenha pulso forte. Eles precisam de uma orientação e comandos mais firmes, pois são enérgicos e bastante ativos. Podem chegar a pesar entre 36 a 50 kg (macho), ou entre 25 a 38 kg (fêmeas). A altura do macho é impressionante, pois pode medir até 81 cm. Na sua pelagem, existe uma camada mais grossa e outra mais fina. Deve ser escovado no mínimo 3 vezes na semana, para evitar problemas de pele.

Cachorros que parecem lobos: 15 raças - Inuit do Norte

Pastor Belga Tervuren

Esse cão lobo por ter uma estrutura corporal forte. O Pastor Belga Tervuren chega a pesar até 30 kg, vive entre 12 a 14 anos e sua altura fica entre 60 e 66 cm para os machos e entre 56 a 62 cm para as fêmeas. Apesar do seu tamanho, cachorros dessa raça convivem muito bem em família. São amorosos, gostam de dar e receber carinho. Também adoram brincadeiras ao ar livre.

O Tervuren é bastante atencioso, inteligente e sagaz. Sua pelagem é longa, podendo ser encontrada nas cores encarnado com preto ou cinza com preto. Ao redor dos olhos, orelhas e focinho, o Pastor Belga tem uma sombra escura que contorna essas partes, como uma máscara.

Se você quer saber mais sobre esse lindo cão lobo, confira esse a ficha de raça do Pastor Belga Tervueren.

Cachorros que parecem lobos: 15 raças -  Pastor Belga Tervuren

Lapphund sueco

Esse cachorro que parece um lobo, tem o porte musculoso do Lapphund Sueco, além de contar com uma inteligência sem igual. São espertos e sensíveis a qualquer tipo de som. Eles tem porte médio, sua altura fica entre 45 a 50 cm para os machos e entre 40 e 46 cm para as fêmeas, chegam a pesar 21 kg.

O Lapphund Sueco tem pelos volumosos, possuem uma forma retangular e podem ser encontrados nas cores marrom, pardo e preto. Antigamente eram úteis para os escandinavos para o pastoreio e também ajudavam na guarda das renas. Seu focinho se parece com o da raposa, e tem características próprias que fazem dele um cão muito raro.Os cachorros dessa raça podem dar muito trabalho para serem treinados. Eles geralmente são teimosos e leva um tempo até que eles consigam seguir ordens.

Nunca ouviu falar dessa raça? Veja outras raças de cães que você nunca ouviu falar neste artigo do PeritoAnimal.

Cachorros que parecem lobos: 15 raças - Lapphund sueco

Laika da Sibéria Oriental

O cão da raça Laika da Sibéria Ocidental lembra muito o lobo por seu porte grande e por serem bem peludos. Eles preferem climas frios, mas conseguem se adaptar a qualquer temperatura. Os cachorros da raça Laika chegam a pesar entre 18 a 23 quilos. Sua altura fica entre 56 a 64 cm, possuem orelhas pequenas e pontiagudas.

Podem ser encontrados nas cores vermelho, marrom com todos os seus tons, preto, branco e cinza. O Laika tem peculiaridades, tem muita força e possui patas com pelo impermeável, o que garante uma maior resistência e controle de temperatura.

Conhecidos por ter o temperamento amigável, o cachorro da raça Laika é protetor do seu tutor e da sua família. São apegados, dedicados e muito carinhosos. Ao contrário do que se imagina, eles são super equilibrados e só chegam a atacar caso sintam um acontecimento como ameaça. Gostam de estar em constante movimento e adoram passeios ao ar livre.

Cachorros que parecem lobos: 15 raças - Laika da Sibéria Oriental

Spitz dos Visigodos

O último cachorro que parece lobo dessa lista é o Spitz dos Visigodos. cachorros dessa raça tem pequeno porte. Sua altura chega a 33 cm, e pesam entre 11 a 15 kg. Mesmo sendo menor, o cão lobo Spitz dos Visigodos é um animal raro, somente encontrado no Norte da Europa. São conhecidos por ter um temperamento corajoso, enfrentam qualquer ameaça contra seu tutor, por isso podem ser considerados como cães de guarda.

O Spitz dos Visigodos são bastante independentes, mas adoram a companhia do seu tutor, por isso são ótimos para quem quer uma companhia fiel. Eles costumam ser dóceis, inteligentes, brincalhões e muito carinhosos. Não dispensam brincadeiras ao ar livre, adoram diversão e sua expectativa de vida chega a 15 anos.

Cachorros que parecem lobos: 15 raças - Spitz dos Visigodos

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorros que parecem lobos: 15 raças, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Comparações.

Referências
  1. "Genome Sequencing Highlights the Dynamic Early History of Dogs": PLOS Genetic, 16 Jan. 2014. Acessado em 12 de novembro de 2019. Disponível em: https://journals.plos.org/plosgenetics/article?id=10.1371/journal.pgen.1004016#s3

Vídeos relacionados com Cachorros que parecem lobos: 15 raças

1 de 3
Vídeos relacionados com Cachorros que parecem lobos: 15 raças

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Hanna
esses são os meus eles num são uma gracinha

Cachorros que parecem lobos: 15 raças
Imagem: dog-learn.com
1 de 15
Cachorros que parecem lobos: 15 raças

Voltar ao topo da página