Comparações

Rottweiler americano e alemão - Diferenças e características de cada um

Aline Nunes
Por Aline Nunes. 15 maio 2018
Rottweiler americano e alemão - Diferenças e características de cada um
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

O Rottweiler é uma raça proveniente da Alemanha, ainda que as suas origens remontem ao distante Império Romano. É um animal imponente que foi treinado por muito tempo como pastor de ovelhas ou como guardião. Atualmente ele é um excelente cão de companhia.

Se você está pensando em adotar um animal desta raça, em algum momento enfrentará a polêmica que existe sobre as variedades alemãs e americanas. Existem diferentes tipos de Rottweiler ou é apenas um mito? Continue lendo este artigo de PeritoAnimal para saber tudo sobre o rottweiler americano e o alemão, as suas principais diferenças e as características de cada um.

Índice

  1. Características do rottweiler puro
  2. Rotweiller Alemão - características
  3. Rotteiler Americano - Características

Características do rottweiler puro

A aparência atual do Rottweiler vem da variedade da raça que foi aperfeiçoada durante o século XIX. Inicialmente era destinada ao pastoreio e, durante a Primeira Guerra Mundial, serviu como cão policial.

É uma raça de corpo sólido, musculoso e compacto, que atinge um peso médio de 45 quilos. Apesar da sua aparência e peso, eles têm a agilidade típica dos cães pastores. Esses cães possuem muita energia e amam o exercício físico.

A pelagem é curta e em tons que combinam o preto com marrom avermelhado. Quanto à personalidade, essa raça é bastante inteligente, o que leva-o a ser muito independente. Contudo, isso não será um problema na hora de treiná-lo, pois o Rottweiler desenvolve um forte vínculo com os membros da família. Também se caracteriza por ser protetor e leal.

Tudo isso, falando de características gerais. Por muito tempo, tem se sustentado uma controvérsia sobre o Rottweiler nascido e criado fora da Alemanha. A tal ponto que variedades como o americano e o alemão competem pela posição de favorito entre os fãs desta raça. É por isso que, se você quiser aprender a diferenciá-los, reunimos abaixo as diferenças e características de cada um.

Rotweiller Alemão - características

O rottweiler alemão não é apenas aquele nascido no território germânico, mas todo aquele que cumpre os estritos parâmetros que determinam a pureza da raça. Você está se perguntando quem estabelece esses parâmetros? Desde o ano de 1921 existe o ADRK ou Allgemeiner Deutscher Rottweiler Klub, o clube alemão encarregado de preservar a pureza dessa raça.

O ADRK é altamente rigoroso com respeito a reprodução do rottweiler. Na Alemanha só se permite a cruza de pais cuja árvore genealógica tenha sido cuidadosamente estudada, para evitar variações nas características da raça.

De acordo com os padrões que estabelece esta associação, o rottweiler macho, desde o menor até o gigante, deve medir entre 61 e 68 centímetros, com um peso ideal de 50 quilos; enquanto as fêmeas devem medir entre 52 e 62 centímetros, com um peso ideal de 43 quilogramas.

A cauda é longa e o focinho curto, com o corpo robusto, compacto e maciço, mais encurtado que o americano. Para um rottweiler ser considerado "alemão" puro, deve apresentar estas características. Além disso, o ADRK é responsável por realizar suas investigações para conceder ou não o certificado de pedigree, que o credita como um exemplar de rottweiler sem mistura com outras raças.

Descubra mais sobre o padrão do rottweiler segundo o ADRK.

Rottweiler americano e alemão - Diferenças e características de cada um - Rotweiller Alemão - características

Rotteiler Americano - Características

Neste ponto, entramos no campo da controvérsia, pois, muitas pessoas afirmam que o rottweiler americano não existe realmente como uma variedade separada, enquanto outros dizem que é um ramo da raça com particularidades claras e definidas.

Sendo assim, o rottweiler americano superaria em tamanho o alemão. Não só pela sua altura que pode atingir os 68 ou 69 centímetros, mas também se sabe que muitos indivíduos atingem até 80 quilos de peso.

O americano se caracteriza por seu rabo curto e focinho longo. Apesar de forte e grande, tem um corpo bastante estilizado. No entanto, isso significa que realmente existe uma sub-raça Rottweiler?

De fato, para muitos especialistas a diferença entre alemão e americano reside principalmente no local de nascimento e nos diferentes controles (ou falta deles) que são implementados no momento da criação. Nos Estados Unidos não existe um clube encarregado de monitorar a reprodução desses cães, o que leva ao cruzamento com outras raças e à propagação dos genes daqueles indivíduos que não atendem às características segundo o padrão da ADRK.

Além disso, a cauda curta tem a ver com a mutilação do mesmo, optada por muitos criadores. Felizmente, esse procedimento não é praticado na Alemanha, já que foi proibido em muitos países da Europa, considerado como um ato desnecessário e cruel.

Da mesma forma, o gigantesco tamanho e peso do americano, que às vezes, chega a dobrar o tamanho do alemão, se dá pelo fato de que, geralmente, os americanos preferem emparelhar os filhotes maiores das ninhadas, propagando essas medidas, distanciando dos padrões normais.

Rottweiler americano e alemão - Diferenças e características de cada um - Rotteiler Americano - Características

Se você está pensando em adotar um Rottweiler ou se já tem um, lembre-se que ele é considerado um cão potencialmente perigoso em diferentes países, e que a sua posse requer um seguro de responsabilidade civil e o uso de focinheira em espaços públicos. Não esqueça de verificar esses detalhes antes da adoção.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Rottweiler americano e alemão - Diferenças e características de cada um, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Comparações.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Elisangela
Potencialmente Perigoso?
Pelo amor de Deus... Eu tive uma Rottweiler legítima à criei desde bebê junto com 9 gatos e um monte de crianças, ela foi a melhor coisa que tive em minha vida. O cachorro só é perigoso se vc maltratar, bater... vai da criação.
Altair
Boa tarde
Eu tenho uma fêmea que é rottweiler americano e tenho um rottweiler alemão.
Fala um pouco da raça do americano.
Eu acho cabeça pequena maia o padrão da cor e das patas e as duas pintas no olho.
Tudo comfirma a raça rottweiler.
Muito obrigado.

Fala um pouco desta raça.
Thiago Esteves
Não existe Rottweiler Americano . Busque no site da ADRK da Alemanha ou no site da CBKC no Brasil . Pesquise e verá que isso não existe .
Guilherme Magalhães
Rottweiler americano é papo furado de criador fundo de quintal
altair
Rottweiler americano.

TEM SIM......
1 de 3
Rottweiler americano e alemão - Diferenças e características de cada um