menu
Partilhar

Cachorro pode comer linguiça?

 
Por Cristina Pascual, Veterinária. 25 março 2022
Cachorro pode comer linguiça?

Ver fichas de  Cachorros

A linguiça é um alimento com uma grande riqueza gastronômica e nutricional que as pessoas podem incluir em sua dieta como parte de uma alimentação variada e equilibrada. Para muita gente, ela é o destaque do churrasco de fim de semana, afinal, quem não resiste a um pão com linguiça e vinagrete, não é mesmo? A linguiça fornece proteína de alto valor biológico e é uma boa fonte de minerais como ferro, zinco e magnésio. Entretanto, algumas de suas características nutricionais a tornam um alimento impróprio para a dieta de um cachorro.

Se você estiver se perguntando se cachorro pode comer linguiça, recomendamos que leia o seguinte artigo do PeritoAnimal no qual explicamos as razões pelas quais a linguiça não é um alimento adequado para cães.

Também lhe pode interessar: Alimentos humanos que um gato pode comer

Cachorro pode comer linguiça?

À primeira vista, podemos pensar que a linguiça, sendo um derivado da carne, é um alimento adequado para cães. Na verdade, se o seu companheiro peludo já provou este embutido, você com certeza notou que ele gosta não apenas do cheiro, como também do sabor.

No entanto, você deve saber que a linguiça não é um alimento adequado para cães. Sua composição e características nutricionais não são benéficas para a dieta de nossos animais de estimação. De fato, seu consumo às vezes pode ser prejudicial à sua saúde. Portanto, a melhor opção é manter este alimento fora do alcance dos cães porque não, cachorro não deve comer linguiça.

Cachorro pode comer linguiça de frango?

Assim como a linguiça tradicional de outras carnes, a linguiça de frango também não é recomendada para cachorros.

Cachorro pode comer linguiça calabresa?

Não, cachorro não pode comer linguiça calabresa assim como ocorre com os outros tipos de linguiça. Explicaremos os motivos a seguir.

Não hesite em dar uma olhada neste artigo sobre outros alimentos proibidos para cães, aqui.

Por que linguiça faz mal para cachorro?

Como já destacamos na seção anterior, a linguiça não é um alimento adequado para cães. Sua composição nutricional, longe de proporcionar quaisquer benefícios à saúde, pode ser prejudicial ao cachorro.

A seguir, explicamos as principais razões pelas quais comer linguiça faz mal aos cães:

  • Alto teor de gordura: a linguiça é um embutido feito de carne e gordura, geralmente carne de porco, mas também pode ser feita com frango, carneiro, bovinos e mesmo peixes ou frutos do mar. Dependendo da espécie animal de onde é feita, sua composição nutricional pode variar ligeiramente. Entretanto, em todos elas o teor de gordura é muito alto, variando de 30 a 50%. Em animais com obesidade ou excesso de peso, diabetes, problemas hepáticos ou digestivos, é essencial restringir a quantidade de gordura na dieta, portanto a linguiça deve ser um alimento proibido para esses animais. Da mesma forma, em cães com boa saúde, também é aconselhável evitar este alimento para evitar o excesso de peso e as doenças associadas. Veja este outro post com Receitas para cachorros obesos ou Diabetes em cães: seus sintomas, tratamento e complicações.
  • Alto teor de sal: a linguiça é um embutido que leva uma quantidade significativa de sal para desidratar o produto e assim evitar o crescimento de microorganismos e promover sua estabilidade à temperatura ambiente. Os cães podem tolerar uma certa quantidade de sal em sua dieta, entretanto, alimentos como a linguiça têm um conteúdo excessivo de sódio que pode ter efeitos prejudiciais à sua saúde (poliúria, polidipsia, diarréia e vômito, entre outros sinais). Além disso, este excesso de sal pode ser particularmente prejudicial para cães com patologias renais. Você pode encontrar mais informações sobre Causas de vômito em cães.
  • Condimentos: há um grande número de linguiças e que podem levar diferentes ingredientes, como pimenta e páprica, entre outros, que a maioria dos cães considera intragável. Além disso, outras especiarias e temperos, como o alho, são frequentemente adicionados, que são altamente tóxicos para os cães.
  • Triquinose: assim como acontece com as pessoas, os cães também podem sofrer desta doença parasitária causada por nematódeos do gênero Trichinella. A triquinose é uma doença sujeita a um rigoroso controle sanitário, e o Brasil é considerado um paíse livre da doença mas, por ser um grande exportador, seu controle é intenso. Entretanto, existe um risco específico relacionado à carne de suínos de abate doméstico especialmente no interior do país.

Deixamos para você este vídeo do PeritoAnimal onde falamos sobre a frequência com que um cão deve comer, seja um cachorro ou um adulto.

O que fazer se o meu cachorro comer linguiça?

Como explicamos ao longo deste artigo, há uma série de razões pelas quais o cachorro não deve comer linguiça. A verdade é que se o cão consumir uma pequena porção deste embutido, ele muito provavelmente não sofrerá nenhum efeito adverso. No entanto, comer uma grande quantidade de linguiça ou consumi-la regularmente como parte da alimentação do cachorro pode ser prejudicial pelas razões explicadas na seção anterior. Independentemente da quantidade de linguiça que o cachorro tenha comido, sempre que você detectar ou suspeitar de qualquer alteração associada ao seu consumo, não hesite em visitar um veterinário para realizar um exame completo do animal e estabelecer o tratamento mais adequado.

Neste ponto, você provavelmente está se perguntando como evitar que um cachorro coma linguiça. Como você pode imaginar, a estratégia é simples. Para evitar que o cachorro coma este embutido, você deve impedir que ele tenha acesso às áreas onde normalmente é armazenada (despensas, armários, geladeiras, etc.) ou àquelas refeições que normalmente incluem este ingrediente, como os churrascos de fim de semana em casa que, geralmente com a casa cheia, muitas vezes não conseguimos prestar atenção no cachorro. Desta forma, você evitará o consumo acidental deste alimento e assim evitará a ocorrência de qualquer efeito indesejável sobre a saúde de seu animal de estimação.

Agora que você viu que cachorros não podem comer linguiça, e já que estamos falando de embutidos, deixamos aqui um artigo com sugestões de nomes para cachorro salsicha.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro pode comer linguiça?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas caseiras.

Bibliografia
  • Martín, G. (2013). Tabla de composición de alimentos. Nutricia.
  • Ministerio de Agricultura, Pesca y Alimentación (MAPA). Carnes y productos cárnicos: chorizo. Disponível em: <https://www.mapa.gob.es/es/ministerio/servicios/informacion/chorizo_tcm30-103027.pdf>. Acesso em 16 de março de 2022.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Cachorro pode comer linguiça?
Cachorro pode comer linguiça?

Voltar ao topo da página