O que cachorro com diabetes pode comer?

O que cachorro com diabetes pode comer?

Um dos principais problemas do sedentarismo dos nossos animais de estimação é o sobrepeso. Os cachorros não realizam exercício suficiente para a quantidade de comida que ingerem diariamente. Uma das consequências desses quilos a mais é a diabetes em cachorros.

Trata-se de uma doença que exige do tutor determinadas medidas especiais. Entre elas, pedir ao veterinário que dê orientação para que seja possível criar dietas para cachorros diabéticos. Se você não sabe muito bem como cuidar da diabetes em cachorros, neste artigo do PeritoAnimal explicamos tudo o que precisa de saber sobre a dieta para cachorros diabéticos:O que cachorro com diabetes pode comer? Continue lendo!

A água, muito importante para os cachorros com diabetes

Neste artigo, daremos algumas recomendações gerais sobre como alimentar o seu cachorro, caso ele seja diagnosticado com diabetes. No entanto, não se esqueça que cada animal de estimação pode ter necessidades nutricionais específicas, por isso, o veterinário é quem deve recomendar as regras para você seguir.

Uma recomendação geral para qualquer animal de estimação é que este tenha sempre à sua disposição água fresca. Este conselho tem uma maior importância no caso de um cachorro com diabetes. Lembre-se que o cachorro diabético precisa beber muito mais água, por isso, se vai sair de casa, certifique-se de deixar sempre a quantidade necessária.

Se você suspeita que seu cão possa estar com diabetes, confira este artigo do PeritoAnimal Diabetes em cães - Sintomas e tratamento.

O que cachorro com diabetes pode comer?

A dieta de um cachorro com diabetes deve incluir alimentos com altas doses de fibra. Isto ajuda a reduzir um possível aumento de glicose repentino. Este tipo de aumento pode afetar bastante a saúde do cachorro. Por isso mesmo, nestas dietas também se adicionam carboidratos de assimilação lenta (batata, arroz ou massa).

Alimentos recomendados

  • Cereais
  • Aveia
  • Massa
  • Trigo
  • Arroz
  • Painço
  • Soja
  • Legumes
  • Feijão verde
  • Batatas

As vitaminas na dieta para cães diabéticos

Não é de estranhar se o seu veterinário recomendar algum complemento vitamínico especial. As vitaminas C, E e B-6 ajudam a controlar essas subidas de glicose que nos referimos antes.

Agora que você já tem uma ideia do que cachorro com diabetes pode comer, conheça as receitas passo a passo que você pode preparar para ele.

Receita caseira para um cachorro diabético passo a passo

Para começar, você deve reunir todos os ingredientes desta dieta para cachorros diabéticos:

  • Arroz integral
  • Carne magra (frango sem pele, peru ou vitela)
  • Feijão verde
  • Cenouras
  • Iogurte 0% em gorduras

1. Cozinhe o arroz integral

Modo de preparo:

Comece por preparar o arroz. Por ser integral, precisa de mais água que o arroz normal. Se normalmente usamos duas xícaras de água por uma de arroz, com o integral precisamos de três de água.

Dica: para que o arroz fique mais macio, coloque de molho em água fria durante uma hora. Assim, a água vai penetrando nos grãos de arroz.

Coloque o arroz para ferver. No momento em que a água estiver fervendo, diminua a temperatura para que cozinhe em fogo lento. Lembre-se que deve cozinhar com a tampa da panela colocada. O arroz integral demora mais a cozinhar, por volta de 40 minutos.

2. Cozinhe a carne

A primeira coisa a fazer é cortar a carne em pedaços pequenos. Se o seu cachorro for muito pequeno, também tem a opção de picar em pedacinhos. Frite a carne em uma frigideira até ficar bem dourada. Se houver gordura que possa retirar, elimine por completo.

3. As cenouras e o feijão verde

Lave tudo muito bem e corte em pedaços. Neste caso, vamos deixar os vegetais crus pois, ao cozinhar, perdemos grande parte dos seus nutrientes. Ainda assim, se o seu cachorro não estiver habituado, você pode colocá-las para ferver junto do arroz.

4. Misture todos os ingredientes e e adicione o iogurte

Assim você já tem uma deliciosa receita que o seu cachorro diabético irá gostar!

Recomendação: não deixe de ler nosso artigo no qual indicamos as frutas e legumes recomendados para cachorros. As frutas são ótimos complementos para a dieta do seu animal de estimação.

Receita de petisco para cachorro diabético

O que cachorro com diabetes pode comer como guloseima ou prêmio? Uma das principais recomendações para um cachorro com diabetes é regular o consumo de açúcar dele. No entanto, não precisamos deixar o nosso cachorro sem guloseimas, confira esta receita muito simples:

Vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 2 ovos
  • 1/2 xícara de farinha de trigo integral
  • 700 g de fígado

Preparação

  1. Passe o fígado pela picadora para ficar em pedaços muito finos
  2. Misture com os ovos e a farinha
  3. Deixe a massa bem homogênea
  4. Coloque a mistura de forma uniforme em um prato especial para o forno
  5. Pré-aqueça o forno a 175 graus e deixe por 15 minutos.

Conselhos

  • Mais refeições e menos quantidade. Se você diminuir a quantidade de alimento e aumentar o número de refeições por dia, será mais fácil para o seu cachorro digerir a comida.
  • Controle o peso do seu cachorro com exercício moderado, o seu cachorro deve estar no peso ideal.

Ração para cães diabéticos

Segundo o estudo realizado pelo Veterinay Medicine dvm 3601, o efeito das fibras alimentares não demonstra mudanças significativas na concentração da glicose no sangue. O mais importante é estabelecer uma dieta equilibrada, estipular horários específicos preferencialmente sempre antes da insulina.

Ração que cachorro com diabetes pode comer

A ração para cachorro diabético é aquela que em sua composição apresenta várias substâncias essenciais para o organismo. Entre elas estão as vitaminas A, D3, E, K, C, B1, B2, B6, B12, Carbonato de Cálcio, Cloreto de Potássio, Óxido de Zinco, Sulfato Ferroso, Fibra de Ervilha, Polpa de Beterraba, Fibra de Cana, Psyllium em Grão e Proteína Isolada de Soja. A alimentação dos cachorros diabéticos deve ser bastante balanceada para que eles consigam absorver todos os nutrientes necessários para obter uma menor oscilação da glicemia, prevenindo assim, a redução excessiva do nível de açúcar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a O que cachorro com diabetes pode comer?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas caseiras.

Referências
  1. Audrey K. Cook, BVM&S, Msc Vet Ed, DACVIM, DECVIM, DABVP (Feline). The latest management recommendations for cats and dogs with nonketotic diabetes mellitus. Acessado a 29 de novembro de 2019. Disponível em: https://veterinarymedicine.dvm360.com/latest-management-recommendations-cats-and-dogs-with-nonketotic-diabetes-mellitus?id=&sk=&date=&%0A%09%09%09&pageID=5
Bibliografia
  • LAMPREIA GROU, Isabel Maria (2008). Diabetes Mellitus em canídeos p. 19-20. Acessado em 29 de novembro de 2019. Disponível em: https://www.repository.utl.pt/bitstream/10400.5/900/4/Diabetes%20mellitus%20em%20Can%c3%addeos.pdf