Outros problemas de saúde

Dentição dupla em cães - Causas e o que fazer

 
Cristina Pascual
Por Cristina Pascual, Veterinária. 23 setembro 2022
Dentição dupla em cães - Causas e o que fazer
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

A dentição dupla em cães, também conhecida como dentes duplos ou persistência dos dentes de leite ou também dentes decíduos, consiste em uma alteração do processo de troca dos dentes dos cachorros. Normalmente, os dentes de leite são substituídos pelos dentes definitivos em um processo que ocorre desde os 3 aos 7 meses de vida. No entanto, em algumas ocasiões os dentes de leite não caem e ocorre a coexistência de ambos os tipos de dentes na boca dos cachorros.

Se você se interessa em conhecer mais sobre a dentição dupla canina, continue lendo este artigo do PeritoAnimal para saber as causas e o que fazer nesta situações.

Índice

  1. O que é a dentição dupla em cães?
  2. Causas da dentição dupla em cães
  3. Diagnóstico da dentição dupla em cães
  4. Tratamento para a dentição dupla em cães

O que é a dentição dupla em cães?

Assim como acontece com as pessoas, os cachorros são animais que possuem duas dentições ao longo de sua vida:

  • Uma dentição decídua ou primária: são os chamados "dentes de leite", uma dentição formada por 28 peças dentais.
  • Uma dentição permanente ou definitiva: formada por 42 pesças dentais.

O processo de troca dos dentes primários para os permanentes começa aproximadamente no terceiro mês de vida e finaliza entre o sexto e o sétimo mês de vida do animal. Quando, passado esse tempo, os dentes de leite não caem e nascem os dentes definitivos, ocorre a coexistência de ambos os dentes na boca do animal, processo que se conhece como dentição dupla ou persistência dos dentes decíduos.

As presas são os dentes que são afetados com maior frequência, por isso também é comum se referir à este processo como "presa dupla". Depois das presas, os dentes mais afetados são os incisivos ou os pré-molares.

Mesmo que a dentição dupla possa ocorrer com qualquer raça de cachorro, é uma alteração especialmente frequente em raças de pequeno porte e toy, como os yorkshire, os lulus da pomerania e os bichons.

Cabe destacar que a persistência da dentição decídua deve ser diferenciada da poliodontia. Na poliodontia também se observa um maior número de dentes na boca dos cachorros, mas neste caso não se deve à persistência dos dentes de leite, mas sim que existe um número maior de dentes permanentes.

Talvez você se interesse em visitar o seguinte artigo do PeritoAnimal sobre a troca de dentes do cachorro.

Causas da dentição dupla em cães

As causas que podem favorecer a aparição da dentição dupla em cães, tais como das fotos que você vê neste artigo, são:

  • Crescimento do dente permanente em uma direção incorreta: quando o dente definitivo não cresce na direção correta, não exerce pressão suficiente sobre a raiz do dente de leite, o que impede que este caia.
  • Migração do germe dentário permanente: os germes dentários é o conjunto de células que se formam durante o período embrionário para dar lugar ao futuro dente permanente. Quando este germe muda para uma posição anormal, não empurrará a raiz do dente de leite, o que vai impedir que caia, gerando a dentição dupla canina.
  • Agenesia dental: consiste na ausência congênita de um ou vários dentes devido à falta de formação do germe dentário durante o período embrionário. Por não existirem dentes permanentes, não pressiona a raiz do dente de leite e não é produzida sua reabsorção.
Dentição dupla em cães - Causas e o que fazer - Causas da dentição dupla em cães

Diagnóstico da dentição dupla em cães

O diagnóstico da dentição dupla é simples e se baseia nos pontos seguintes:

  • Avaliação da cavidade oral: pode ser observada a coexistência de dentes de leite e dentes permanentes. Não necessariamente tem que existir duplicidade em todas as peças dentais, pois pode afetar somente alguns dentes. Como mencionamos, o mais comum é que afete as presas do cachorro.
  • Radiografias dos dentes: permitem realizar um diagnóstico preciso ao conhecer o estado e a coloração das diferentes peças dentais (de leite e definitivas) na cavidade oral.

Tratamento para a dentição dupla em cães

A existência da dentição dupla em cães predispõe à aparição de diversas patologias e alterações buco-dentais. Algumas das mais relevantes são:

  • Doença periodontal.
  • Má oclusão dolorosa.
  • Traumatismos gengivais, palatinos e/ou dentais.
  • Fraturas dentais.

Por isso, é importante revisar com frequência a cavidade oral dos cachorros durante o processo de troca dentária e, no caso de detectar a presença dos dentes de leite coexistindo com os definitivos, procurar um veterinário. Inicialmente, deve-se esperar que finalize o período de troca de uma dentição para outra, pois os dentes de leite aparentemente persistentes podem chegar a cair sozinhos. No entanto, se passou um certo tempo, e os dentes de leite não caíram, é importante extrair os mesmos mediante anestesia geral.

Em muitos casos, as cirurgias para a extração de dentes persistentes são complicadas, pois é comum que se frature a raiz dos dentes de leite e lesionem os dentes permanentes. Por isso, é fundamental que a extração seja realizada por um veterinário/a especialista em odontologia canina.

A extração dos dentes persistentes deve ser realizada o quanto antes, pois com o tempo diminuem as probabilidades de que os dentes permanentes se posicionem adequadamente, sendo necessário um tratamento de ortodontia. Além disso, retardar a extração agrava progressivamente as consequências negativas da persistência dos dentes de leite.

E agora que você já sabe tudo sobre a dentição dupla em cães, talvez o vídeo a seguir possoa te interessar. Nele falamos sobre como tirar o mau hálido dos cachorros:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Dentição dupla em cães - Causas e o que fazer, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Bibliografia
  • Asociación de Veterinarios Españoles Especialistas en Pequeños Animales. (AVEPA). Dentición en cachorros: determinación de su edad.
  • Castejón, A., de la Morena, M., San Román, F., Fernández, J.M., San Román, F. (2016). Odontopediatría canina y felina. Clin. Vet, Peq, Anim; 36(2);79-89
  • Fernández, J.M. (2014). La odontología en la clínica diaria. Asociación de Veterinarios Españoles Especialistas en Pequeños Animales.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Dentição dupla em cães - Causas e o que fazer