Outros problemas de saúde

Os dentes de leite do cachorro não caíram: causas e o que fazer

 
Cristina Pascual
Por Cristina Pascual, Veterinária. 5 novembro 2022
Os dentes de leite do cachorro não caíram: causas e o que fazer
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Os tutores de cães, especialmente os de raças pequenas, vão frequentemente à clínica veterinária com as seguintes perguntas: "por que meu cachorro ainda tem dentes de leite?", com quantos meses o cachorro perde os dentes de leite? Bem, esta condição, conhecida como dentição decídua persistente, geralmente é causada por uma erupção incorreta dos dentes permanentes e requer tratamento a curto prazo para evitar problemas bucais futuros.

Se os dentes de leite do cachorro não caíram e você quer saber as causas e o que fazer, continue lendo este artigo do PeritoAnimal no qual explicaremos tudo sobre este assunto. Boa leitura.

Índice

  1. Com quantos meses o cachorro perde os dentes de leite?
  2. Por que os dentes de leite do meu cachorro não caíram?
  3. Os dentes de leite do cachorro não caíram, o que fazer?

Com quantos meses o cachorro perde os dentes de leite?

Você provavelmente sabe que, como os humanos, os cães têm duas dentições:

  • Uma dentição decídua ou primária, comumente conhecida como a "dentição de leite", que é composta de 28 dentes.
  • Uma dentição permanente ou definitiva, consistindo de 42 dentes.

Mas com quantos meses o cachorro perde os dentes de leite? Bem, o processo de substituição da dentição primária pela dentição permanente começa aproximadamente no terceiro mês de vida e termina entre o sexto e o sétimo mês de vida do animal. A partir deste momento, a persistência dos dentes de leite será considerada uma alteração patológica. Neste outro artigo falamos sobre a troca de dentes dos cachorros.

Por que os dentes de leite do meu cachorro não caíram?

Quando, após o tempo habitual de substituição dos dentes, os dentes decíduos não caem e os dentes permanentes irrompem, há uma coexistência de ambas as dentições na cavidade bucal do cão, o que é conhecido como dentição persistente decídua ou dentição dupla em cães. Esta alteração da substituição dos dentes pode afetar qualquer raça de cão, embora seja particularmente prevalecente em raças pequenas e toys. Os dentes mais frequentemente afetados são os caninos (presas), seguidos pelos incisivos e pré-molares, portanto, se as presas de leite de seu cão não caírem, também estamos diante desta situação.

A causa da persistência dos dentes decíduos é a erupção incorreta dos dentes permanentes, que pode aconteder por diferentes motivos:

  • Crescimento do dente permanente na direção errada: isto significa que ele não exerce pressão suficiente sobre a raiz do dente de leite e, portanto, não é reabsorvido. Assim, uma dupla dentição seria observada no cachorro ou cão adulto.
  • Migração do germe dentário permanente: O germe dentário é a coleção de células que se formam no período embrionário para dar origem ao futuro dente permanente. Quando este germe migra para uma posição anormal, ele não empurrará a raiz do dente de leite, o que impedirá que ele seja reabsorvido.
  • Agenesia dentária ou hipodontia: ausência congênita de um ou mais dentes devido à falta de formação de germes dentários durante o período embrionário. Como o dente permanente não existe, ele não exercerá pressão sobre o dente de leite e não provocará sua reabsorção.

Vale a pena mencionar que a persistência da dentição decídua deve ser diferenciada da poliodontia. Na poliodontia também se observa um número maior de dentes na cavidade bucal dos cães, mas neste caso não é devido à persistência dos dentes decíduos, mas ao fato de que há um número maior de dentes permanentes.

Os dentes de leite do cachorro não caíram, o que fazer?

A persistência de dentes decíduos predispõe ao aparecimento de várias patologias orais:

  • Doença periodontal: a coexistência dos dois tipos de dentição favorece o depósito de placa bacteriana e tártaro dental, dando origem a doença periodontal prematura no cão, com gengivite e periodontite.
  • Má oclusão dolorosa: a persistência dos dentes decíduos impede o posicionamento correto dos dentes permanentes, resultando em uma oclusão inadequada entre os arcos superior e inferior.
  • Traumatismo gengival, palatino e dentário: o encaixe inadequado dos dentes causa traumas repetidos que podem ferir a mucosa oral e os dentes.
  • Fraturas dentárias: o contato inadequado entre os dentes causa desgaste anormal que enfraquece os dentes e os predispõe à fratura.

É por isso que, assim que for detectado que os dentes de leite do cachorro não estão caindo, um diagnóstico preciso deve ser feito por meio de radiografias dentárias. Depois disso, os dentes de leite persistentes devem ser removidos o mais rápido possível sob anestesia geral do paciente. Essas cirurgias são frequentemente complicadas porque a fratura da raiz dos dentes decíduos e a lesão dos dentes permanentes é comum. Portanto, é essencial que a extração seja realizada por um veterinário especializado em odontologia canina.

A extração de dentes decíduos em cães deve ser realizada o mais rápido possível, pois com o tempo a probabilidade de os dentes permanentes entrarem em posição adequada diminui e o tratamento ortodôntico será necessário. Além disso, o atraso na extração irá gradualmente agravar as consequências da persistência dos dentes de bebê.

Finalmente, é importante ter em mente as seguintes recomendações. Até que os dentes de seu cão sejam completamente substituídos, é importante que você explore constantemente sua cavidade bucal para monitorar sua substituição dentária e detectar qualquer alteração neste processo antecipadamente. Se assim for, não hesite em visitar seu veterinário o mais rápido possível para encontrar uma solução antecipada para o problema. Além disso, uma vez concluída a substituição dos dentes, lembre-se da importância de manter uma boa higiene bucal para seu cão, escovando a cada 2-3 dias com escovas de dentes e pastas de dentes especificamente para cães.

Agora que você já sabe o que fazer se os dentes de leite do cachorro não caíram no momento certo, recomendamos a leitura deste outro artigo com algumas dicas para cuidar dos dentes do cachorro.

Os dentes de leite do cachorro não caíram: causas e o que fazer - Os dentes de leite do cachorro não caíram, o que fazer?

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Os dentes de leite do cachorro não caíram: causas e o que fazer, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Bibliografia
  • Castejón, A., de la Morena, M., San Román, F., Fernández, J.M., San Román, F. (2016). Odontopediatría canina y felina. Clin. Vet, Peq, Anim; 36(2);79-89
  • Fernández, J.M. (2014). La odontología en la clínica diaria. Asociación de Veterinarios Españoles Especialistas en Pequeños Animales.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Os dentes de leite do cachorro não caíram: causas e o que fazer