Partilhar

Complexo B para cachorro - Doses, benefícios e usos

 
Por Maria Besteiros. 8 janeiro 2021
Complexo B para cachorro - Doses, benefícios e usos

Ver fichas de  Cachorros

Como todas as vitaminas, as vitaminas B são micronutrientes essenciais para o bom funcionamento do corpo do cachorro. Escolher uma dieta de qualidade é a melhor maneira de garantir a quantidade certa de vitaminas B para seu cão, mas há situações em que ele pode sofrer com uma deficiência delas, resultando em diferentes sintomas dependendo de qual vitamina B está faltando.

Neste artigo do PeritoAnimal, vamos falar sobre o papel da complexo B para cachorro - doses, benefícios e usos e o que acontece quando há deficiência no organismo. Boa leitura!

Também lhe pode interessar: Diclofenaco para cachorros: doses e usos

O que é a vitamina B?

As vitaminas são micronutrientes, o que significa que elas têm que ser consumidas em pequenas quantidades. Eles desempenham um papel importante no corpo e sua falta terá consequências negativas para a saúde de seu cachorro.

Existem diversos tipos de vitaminas, que são divididas em hidrossolúveis e lipossolúveis. A vitamina B pertence ao grupo das vitaminas solúveis em água, que, como seu nome sugere, se dissolvem na água. Isso favorece sua eliminação e dificulta seu acúmulo no organismo, com algumas exceções. Chamamos de complexo B o grupo de nove vitaminas com esta letra, tais como B1, B6, B9 ou B12.

O complexo B para cachorro é importante para o bom funcionamento do sistema nervoso, do sistema imunológico, do cérebro, do metabolismo, da pele e dos músculos. Ela também atua na diferenciação celular, incluindo a dos glóbulos vermelhos, o que ajuda a prevenir a anemia. A vitamina B desempenha, ainda, um papel importante no crescimento e desenvolvimento, inclusive durante a gravidez e a lactação, e na qualidade da pelagem. Além de tudo isso, ela ajuda a superar os efeitos do estresse.

Para que serve a vitamina B para cachorro

Além da manutenção das funções vitais que revisamos, há casos específicos em que é recomendado suplementar com o complexo B para cachorro para melhorar ou recuperar sua saúde. A vitamina B pode ser indicada nas seguintes situações:

Esses cachorros podem sofrer perdas ou desequilíbrios nutricionais e, em casos extremos, com consequências fatais. Nesses casos, é possível que o veterinário inclua a vitamina B na terapia como parte do tratamento. Portanto, podemos concluir que o complexo B para cachorro é benéfico pois serve para manter funções essenciais no organismo do cachorro, mas também para resolver situações de deficiência pontuais como as mencionadas.

Complexo B para cachorro - Doses, benefícios e usos - Para que serve a vitamina B para cachorro

Sintomas da falta de vitamina B em cachorros

A falta dessas vitaminas, ao serem facilmente eliminadas do corpo, manifesta-se rapidamente. Entre os sintomas de falta de vitaminas B em cães estão alterações a nível neurológico. É importante destacar que a vitamina B12 para cachorro é muito importante pois uma deficiência dela no organismo pode provocar distúrbios neurológicos e alterações psicológicas e hematológicas. Entre os sintomas da deficiência de vitamina B12 em cachorro e das outras vitaminas do complexo B, estão:

  • Perda de peso.
  • Inflamação nas gengivas e lábios.
  • Queda do pelo, pele seca e avermelhada, prurido ou seborreia seca.
  • Diarreia e distúrbios gastrointestinais.
  • Anemia.
  • Infecções.

Doses de vitamina B para cachorros

Naturalmente, a dosagem desta vitamina fica a critério do veterinário. Como exemplo, a administração por injeção geralmente é feita a uma taxa de 10 ml por kg de peso do animal. Se a suplementação for escolhida, a dose dependerá da apresentação do produto. Geralmente ela é vendida em forma de comprimidos e cada fabricante deve especificar a dosagem contida na embalagem, geralmente expressa por kg de peso corporal.

Entretanto, as instruções do cirurgião veterinário também devem ser seguidas. E nunca dê a um cão vitaminas para pessoas, sendo as vitaminas adequadas para humanos um dos remédios humanos proibidos para cães. Os suplementos utilizados devem ser formulados especificamente para eles.

Como dar vitamina B para um cachorro

Um cão saudável e bem alimentado terá suas necessidades vitamínicas perfeitamente cobertas por sua dieta. Duas conclusões podem ser tiradas a partir desta declaração. Primeiramente, oferecer ao seu cachorro uma dieta de qualidade garantirá o fornecimento correto de vitaminas e outros nutrientes. Em segundo lugar, não devemos complementar sua alimentação com vitaminas por conta própria, a menos que o veterinário nos diga expressamente que o façamos. Portanto, a primeira fonte de vitamina B é o alimento.

Alimentos com vitamina B para cachorro

Estes são alguns alimentos para cachorros que possuem vitaminas B e que você pode oferecer ao seu cão se ele precisar:

  • Vísceras, como o fígado.
  • Carnes como a de porco ou de aves.
  • Peixes, especialmente a sardinha.
  • Ovos, principalmente por seu conteúdo de vitamina B12.
  • Levedura de cerveja.
  • Cereais e gérmen de trigo.
  • Produtos lácteos.
  • Legumes e verduras de folhas verdes.

O complexo B para cães pode ser administrado como injeção. Não é estranho que quando um cachorro necessita de terapia com fluidos também precise de um suplemento vitamínico B, sendo muito conhecido o Duphalyte, que inclui várias vitaminas do grupo B, além de aminoácidos e dextrose para fornecer energia.

A Vitamina B para cachorro com alguma doença é geralmente administrada desta maneira, principalmente para aliviar distúrbios neurológicos. Outras formas injetáveis populares são Catosal e Vitabiol. Portanto, neste caso será o veterinário que injetará as vitaminas de forma subcutânea, intramuscular ou lenta, dependendo do estado e das necessidades do cão.

Complexo B para cachorro - Doses, benefícios e usos - Como dar vitamina B para um cachorro

Efeitos colaterais da vitamina B em cachorros

Em geral, essas vitaminas são seguras, pois normalmente não são armazenadas no corpo, de modo que seu possível excesso é eliminado. Mas pode haver algumas reações adversas. Por exemplo, uma dose excessiva ou prolongada de vitamina B6 está associada à falta de coordenação e fraqueza muscular.

Em alguns casos, se a vitamina B for injetada e administrada por via intravenosa muito rapidamente, pode causar náuseas, vômitos e mal-estar geral. Como o veterinário será responsável por esta administração, ele só terá que reduzir a velocidade para controlar os sintomas. Muito raramente, pode ocorrer uma reação alérgica.

De qualquer forma, ressaltamos que você não deve dar vitaminas ao seu cachorro por conta própria. Se você acha que ele precisa delas, verifique primeiro sua dieta ou converse com seu veterinário.

Agora que você já sabe os benefícios da vitamina B para cachorro, especialmente da vitamina B12 para o cachorro, você também pode se interessar por este vídeo com dicas de frutas para cachorros:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Complexo B para cachorro - Doses, benefícios e usos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Medicamentos.

Bibliografia
  • Dlujnewsky, Javier. Los nutrientes que la piel necesita. Revista Ateuves nº 57. pp. 14-16.
  • Villagrasa, María. Cóctel de vitaminas. Revista Ateuves nº 46. pp. 14-19.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Complexo B para cachorro - Doses, benefícios e usos
1 de 3
Complexo B para cachorro - Doses, benefícios e usos

Voltar ao topo da página