Cuidados básicos

Como saber se o cachorro está triste?

 
Marta Sarasúa
Por Marta Sarasúa, Etóloga e auxiliar veterinária. 13 dezembro 2023
Como saber se o cachorro está triste?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Os cães não podem se comunicar através da linguagem oral da mesma forma que nós, seres humanos. Isso implica que, muitas vezes, nos seja difícil compreender por que nosso pet se comporta de uma maneira ou de outra em certas situações. No entanto, o fato de eles não poderem falar conosco não significa que os cães não expressem suas emoções, muito pelo contrário! Os cães estão constantemente tentando se fazer entender por meio de seus movimentos corporais, vocalizações e expressões faciais. Portanto, é essencial aprender sobre a linguagem canina para atender adequadamente às necessidades de nosso melhor amigo.

Pode ser que seu cão esteja tentando dizer que está deprimido. A depressão em cães está muito associada a outras emoções, como medo, estresse e ansiedade. Um cão pode estar triste devido à dor física, falta de estímulos ou a um processo educacional deficiente que o levou a desenvolver um transtorno de desamparo aprendido, entre outras causas. Como sabemos que uma das principais preocupações dos tutores é garantir que seu cão seja feliz, neste artigo do PeritoAnimal, preparamos um pequeno guia para que você saiba identificar algumas posturas corporais e comportamentos que os cães expressam quando estão tristes. Continue lendo e descubra como saber se o cachorro está triste.

Índice

  1. Deitado por horas
  2. Realiza movimentos repetitivos
  3. Andar com cabeça e rabo para baixo
  4. Encolhe o corpo ou se esconde
  5. Cabeça levantada para gemer ou uivar
  6. Orelhas abaixadas e outros sinais de calma
  7. Postura corporal tensa e outros sinais de ameaça

Deitado por horas

Os cães são animais sociais, brincalhões e curiosos, que geralmente adoram passear, explorar o ambiente ou passar um bom tempo brincando e interagindo com seu tutor ou outros animais. Claro que o nível de atividade de um cão será determinado por sua idade, raça e estado físico. Não podemos esperar que um animal idoso, com algum problema nas articulações, ou, por exemplo, de uma raça pequena ou braquicefálica tenha tanta energia e resistência física quanto um cão jovem, saudável ou mesmo cão de trabalho (como o border collie, o pastor-belga ou o setter, entre muitos outros).

No entanto, independente dos fatores mencionados, não é normal que um cão passe o dia inteiro deitado em sua cama e recuse repetidamente realizar atividades que costumava gostar, como passear, brincar ou comer. Um cão que passa muitas horas deitado e mostra apatia diante de qualquer proposta de atividade está provavelmente deprimido. O mais comum nesse caso é que o animal evite quase qualquer tipo de interação e passe muitas horas dormindo. No entanto, em muitas ocasiões, também vemos casos de cães que, apesar de passarem horas deitados na cama, ficam constantemente atentos ao ambiente, dormem pouco e não descansam adequadamente.

Como saber se o cachorro está triste? - Deitado por horas

Realiza movimentos repetitivos

Em algumas situações, a tristeza pode estar associada a um estado ansioso que leva o cão a desenvolver estereotipias, ou seja, movimentos repetitivos que não têm uma finalidade aparente. Isso pode incluir caminhar de um lado para o outro seguindo sempre a mesma trajetória, latir "para o nada", perseguir o próprio rabo, lamber-se ou morder-se nas patas ou outras áreas do corpo, balançar a cabeça ou o corpo, entre outros. Portanto, neste caso, não devemos apenas observar as posturas de um cão triste, mas também prestar atenção em seu comportamento geral.

As estereotipias costumam surgir quando os animais não conseguem realizar os comportamentos típicos de sua espécie, o que leva a uma grande frustração canalizada por meio desses comportamentos repetitivos. No caso do cão, isso poderia ocorrer se o animal não for autorizado a socializar adequadamente com outras pessoas ou membros de sua espécie, se passar muito tempo sozinho trancado em casa ou em um canil sem poder fazer a atividade física necessária, ou se for impedido de realizar outros comportamentos naturais dos cães, como mordiscar objetos, farejar, cavar, marcar território, etc.

Caso você esteja vivenciando essa situação, recomendamos a leitura do seguinte artigo: "O que é uma estereotipia em animais?".

Como saber se o cachorro está triste? - Realiza movimentos repetitivos

Andar com cabeça e rabo para baixo

Alguma vez você repreendeu seu cachorro e ele abaixou automaticamente a cabeça e colocou o rabo entre as pernas? Isso é um sinal que os cães usam para indicar que não querem problemas e tentar acalmá-lo quando te veem alterado ou com uma atitude ameaçadora em relação a eles.

Nessa situação específica, é normal ver esse comportamento, que desaparece depois de um tempo, e o cachorro volta ao seu estado normal. No entanto, se o seu cão tende a se aproximar de você ou de outras pessoas sempre com a cabeça e o rabo abaixados e andando lentamente, mesmo que não esteja sendo repreendido, ele está indicando que algo não está certo.

O primeiro passo, nesse caso, seria descartar que ele esteja sofrendo algum tipo de dor e, por isso, esteja se comportando dessa maneira. Uma vez certos de que o animal está fisicamente saudável, o ideal seria consultar a situação com um especialista em comportamento canino, pois o fato de o cachorro interagir com os outros com uma postura corporal caída pode significar que ele está muito triste ou assustado por algum motivo.

Como saber se o cachorro está triste? - Andar com cabeça e rabo para baixo

Encolhe o corpo ou se esconde

Esta é outra das posturas de um cão triste. Se o seu cão se encolhe formando uma bola ou se esconde frequentemente atrás dos móveis ou debaixo da sua cama, é porque quer que você se afaste e o deixe sozinho, o que também pode indicar um estado deprimido no animal.

Assim como no caso anterior, é importante garantir que um cão que se encolhe ou arqueia o corpo habitualmente não está sentindo dor. É bastante comum que os animais adotem essas posturas quando sofrem de alguma patologia abdominal que lhes causa desconforto, então uma visita ao veterinário deveria ser obrigatória. Uma vez descartada a possível doença, é hora de avaliar por que seu cão se curva e se esconde pela casa. Observe atentamente se ele realiza esses comportamentos apenas na presença de uma pessoa ou animal específico, ou se o faz mesmo estando sozinho. No primeiro caso, pode ser um caso de medo, enquanto o segundo caso pode estar mais relacionado ao estresse e à tristeza. Da mesma forma, um etólogo será sempre a pessoa mais indicada para diagnosticar seu peludo e trabalhar com ele.

Além disso, em filhotes, é comum adotar essa postura para dormir como uma forma de manter o calor corporal e nem sempre por tristeza, como indicamos neste vídeo:

Cabeça levantada para gemer ou uivar

Embora não falem a mesma língua que nós, os cães têm um repertório muito amplo de vocalizações que utilizam, juntamente com posturas corporais, para transmitir mensagens variadas, tanto aos membros de sua própria espécie quanto a nós, seus tutores.

Se alguma vez você teve um filhote em casa, provavelmente viu como, nos primeiros dias após a chegada, o filhote tende a gemer e chorar durante a noite ou quando fica sozinho. Eles usam esse chamado de atenção para pedir ajuda quando estão desorientados ou assustados, o que os leva a um estado de tristeza. Sabendo disso, você entenderá que, assim como acontece com bebês humanos, não é uma boa ideia ignorar os gemidos do filhote, pois isso pode ser o início do desenvolvimento de um apego inseguro aos tutores. Ensinar ao filhote a ser independente é um processo gradual, e seu estado emocional não deve ser negligenciado.

Da mesma forma, choros e uivos podem ocorrer em um cão adulto que, por exemplo, tem ansiedade de separação. Novamente, vemos que a tristeza e a ansiedade estão muitas vezes ligadas, e, nesse caso, o cão mostrará uma série de posturas e comportamentos ansiosos (ofegar, arranhar portas, comportamento destrutivo, micção involuntária, movimentos repetitivos, etc.) para expressar e tentar reduzir a tristeza que sente ao ficar sozinho.

Como saber se o cachorro está triste? - Cabeça levantada para gemer ou uivar

Orelhas abaixadas e outros sinais de calma

Os sinais de calma são uma série de posturas corporais e expressões faciais que os cães utilizam para indicar a outro indivíduo que se sentem desconfortáveis com sua presença ou comportamento e preferem que se afastem ou se acalmem um pouco.

Os cães podem usar sinais de calma em várias situações, mas uma delas é para expressar o desejo de não interação, ou seja, o cão diz ao outro indivíduo (que pode ser seu tutor) que não está com vontade de brincar, passear ou receber carinho naquele momento. É comum que um cão triste esteja apático e não queira se mover muito, então ele usará esses sinais quando o tutor insiste em interagir com ele.

Alguns sinais de calma que um cão triste pode mostrar incluem:

  • Olhar de lado;
  • Bocejar;
  • Lamber repetidamente o nariz ou os lábios;
  • Baixar as orelhas;
  • Virar o rosto, evitando contato visual;
  • Lamber o rosto ou as mãos do tutor quando este se aproxima demais.
Como saber se o cachorro está triste? - Orelhas abaixadas e outros sinais de calma

Postura corporal tensa e outros sinais de ameaça

É essencial conhecer os sinais de calma do cão, visto que, se não forem corretamente interpretados e ignorados de forma repetida, o animal passa para outro tipo de expressão corporal mais brusca: os sinais de ameaça. Quando um cão mostra sinais de ameaça, é porque considera que seus sinais de calma não foram respeitados e, portanto, procura uma forma mais clara de expressar suas intenções. É comum que um cão deprimido que não recebeu a ajuda necessária e não foi manejado de maneira adequada mude seu comportamento e comece a ser mais "suscetível" a certas situações. Dessa forma, é possível que, após o estado de apatia ou letargia, o animal comece a ser reativo ou até mesmo mostre algum sinal de agressividade, como uma forma extrema de indicar que não está bem emocionalmente.

Alguns sinais de ameaça a serem observados são:

  • Rosnados altos;
  • Olhar fixo;
  • Levantar os lábios mostrando os dentes;
  • Marcação territorial;
  • Pelos eriçados;
  • Postura corporal tensa.

Se um cão chegar a esse ponto, é crucial trabalhar com um profissional que o ajude a entender por que o seu cão está triste e como pode ajudá-lo, para que assim ele retorne a um comportamento mais estável e, acima de tudo, para voltar a ser feliz. Portanto, se você detectar qualquer uma das posturas de um cão triste descritas ao longo deste artigo, não pense duas vezes antes de procurar ajuda.

Como saber se o cachorro está triste? - Postura corporal tensa e outros sinais de ameaça

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como saber se o cachorro está triste?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 7
Como saber se o cachorro está triste?