PARTILHAR

Como saber se o gato é macho ou fêmea

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 13 junho 2019
Como saber se o gato é macho ou fêmea
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Os gatos se reproduzem com uma facilidade assustadora. Por esse motivo, não é difícil encontrar nos abrigos de animais uma grande quantidade de pequenos filhotes recém-nascidos esperando serem acolhidos. Muitas pessoas decidem adotar um pequeno gatinho mesmo sem saber qual o sexo, mas com a esperança de conseguir que na etapa adulta seja um animal bastante sociável, que consiga aprender truques e ordens.

Para facilitar a identificação do sexo do novo membro da família, neste artigo do PeritoAnimal vamos explicar como saber se o gato é macho ou fêmea. Continue lendo e descubra!

Como saber se o gato é macho: características físicas

Na hora de ver um gatinho bebê, é natural que surja a dúvida: "como saber se o gato é macho ou fêmea?" Embora possa parecer uma tarefa fácil, pode ser difícil determinar o sexo do gato filhote e, mais ainda quando se trata de um exemplar muito pequeno ou que está castrado.

Como saber se o gato é macho?

Nos genitais, o gato conta com o ânus, o escroto e o pênis:

  • O escroto está coberto por pelo e podemos observar dois pequenos testículos do tamanho do caroço de uma cereja ou de uma cereja inteira no caso de um adulto. Estas duas saliências deveriam ser bastante evidentes à vista e ao tato. No caso de um gato castrado, não existirá qualquer testículo, mas podemos ver o escroto como uma pequena bolsa de pele suave e vazia.
  • O pênis nasce entre um montinho de pelos em cima dos testículos e sai entre as coxas do felino.
  • O ânus e o pênis estão bastante separados, pelo menos por uns 3 centímetros (1 cm no caso dos bebês).
Como saber se o gato é macho ou fêmea - Como saber se o gato é macho: características físicas

Como saber se o gato é fêmea: características físicas

Saber se o gato é fêmea é mais fácil, uma vez que terá menos elementos para analisar. Se você já tiver descartado a hipótese do seu gato ser um macho, então continue lendo para entender como saber se o gato é fêmea. A gatinha fêmea tem nos genitais o ânus e a vulva:

  • Ânus: localizado debaixo da cauda, é muito fácil de reconhecer.
  • Vulva: ao contrário do gato macho, a vulva tem uma ranhura de forma vertical. A distância entre estes dois será sempre a menor possível, cerca de 1 centímetro.

Como você pode ver, a anatomia da gata é mais simples e fácil de identificar, na idade adulta costumam ter um tamanho médio e comum.

Como saber se o gato é macho ou fêmea - Como saber se o gato é fêmea: características físicas

Gato macho ou fêmea: conseguiu identificar?

Se você não tiver conseguido identificar qual é o sexo do seu gato, deve consultar um veterinário, o especialista irá ajudá-lo a diferenciar se o seu gato é macho ou fêmea. Mas, se você já tiver conseguido identificar corretamento o sexo do seu gato, já pode começar a escolher um nome para o seu gato macho ou um nome para a sua gata fêmea.

Como saber se o gato é macho ou fêmea - Gato macho ou fêmea: conseguiu identificar?

Como saber se o gato é macho pela personalidade

Se está pensando em adotar um gato, para além das diferenças físicas também deve considerar as diferenças relacionadas ao comportamento que, neste caso, estão ligadas ao sexo da espécie.

Os gatos macho têm uma personalidade mais independente do que as fêmeas embora, como em todos os casos, existam exceções. Se o seu gato macho for bem socializado, pode conseguir um membro da família que suba no seu colo e peça carinho sempre. O caráter costuma ser mais marcado, brusco e desconfiado com pessoas desconhecidas que no caso das gatas fêmeas.

São exploradores por natureza e não hesitarão em percorrer longas distâncias ao redor da sua casa, como resultado deste fenômeno, costumam ter brigas com outros gatos macho que podem ser causadas pela dominância do território ou por fêmeas no cio próximo da sua região, por esse motivo e para evitar problemas, recomendamos que castre o seu gato macho o quanto antes. Assim, evitará que volte a casa com meia orelha ou com a transmissão de alguma doença.

O gato que não está castrado dará prioridade à vida sexual ao invés de outros fatores. O fato de não poder abandonar a casa pode gerar irritabilidade e inquietação no gato, podendo até chegar a perder o apetite, o sono ou mostrar-se agressivo. Também é habitual urinarem pela casa.

Como saber se o gato é macho ou fêmea - Como saber se o gato é macho pela personalidade

Como saber se o gato é fêmea pela personalidade

Costuma-se dizer que as fêmeas são mais sociáveis, carinhosas e caseiras. É verdade que as gatas possuem, no geral, mais qualidades relacionadas com o afeto e a necessidade de contato físico, ainda assim existem gatas muito independentes e de rua.

As gatas, como possíveis mães, sentem-se ameaçadas por mudanças bruscas no ambiente que podem considerar como perigoso para a sua segurança, irão defender o que é seu sem hesitar. Os felinos são conhecidos por serem animais muito corajosos, possessivos com os tutores e o meio onde vivem.

Muitas gatas, embora sejam muito caseiras e gostem de estar em casa, passam mal nas épocas do cio, você mesmo poderá comprovar isso. Sofrem uma ansiedade grave e, por esse motivo, costumam fugir e voltar com uma surpresa. Emitem sons durante longos períodos especialmente à noite.

Embora seja menos comum, também costumam urinar pela casa e podem chegar a desenvolver cistos nos ovários ou outros transtornos relacionados com o cio, é por isso que também recomendamos a esterilização para eles. Assim, evitará uma gravidez não desejada, que a gata fuja ou que tenha problemas de saúde.

Em suma, independente do sexo do animal, você estará perante uma espécie maravilhosa e com muitas qualidades pelas quais você vai se apaixonar. A aparência fina e nobre e a paixão por brincar e descobrir coisas novas irão cativar você e toda a sua família.

Gato macho ou fêmea: mais conselhos

Para além de saber se o gato é macho ou fêmea, você também pode se interessar por informações a respeito da alimentação do gato para conhecer as necessidades nutricionais do bichano, assim como descobrir por que meu gato arranha os móveis e ainda conhecer todos os cuidados com um gato em 10 passos.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como saber se o gato é macho ou fêmea, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de O que precisa saber.

Vídeos relacionados com Como saber se o gato é macho ou fêmea

1 de 3
Vídeos relacionados com Como saber se o gato é macho ou fêmea

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
12 comentários
A sua avaliação:
Simone Feitosa
Não sei identificar de jeito nenhum . quando peguei me dizeram que era femea agora tenho duvidas . alguem me ajuda com a imagem da foto por favor
Carla
Olá, bem, não sou profissional, mas me parece que é uma fêmea, também acho isso por parecer com minha gata..
ARTHUR DE ALMEIDA FERREIRA
SEMPRE OUVI FALAR QUE GASTOS LISTRADOS SÃO FEMEAS . É VERDADE?
A sua avaliação:
Elaine
Tenho 9 gatos e 3 são machos, os 3 são super tranquilos, não ficam bravos, são super sociáveis com os outros gatos e carinhosos, já as fêmeas são mais ciumentas com outros gatos e bravas
Isabelle
A minha tbm é assim comigo
A sua avaliação:
Lorena
Minha gata está grávida e já já, ela vai ter seus filhotinhos...
A sua avaliação:
Odimay
Como saber o sexo do gato
Eduardo
Meu gatos são irmãos e começaram a se estranhar o que deve ser ? Eu tentei adotar um terceiro gato eles estranharam o terceiro gato então o devolvi para a dona depois disso ele não são mais o mesmo não sei o que fazer eles se estranham o tempo todo
Luísa Savala
Oi Eduardo! Você pode saber como fazer dois gatos se darem bem nesse artigo: https://www.peritoanimal.com.br/como-fazer-dois-gatos-se-darem-bem-22690.html
De qualquer maneira, se esse comportamento permanecer, recomendamos que você busque ajuda de um profissional especialista em comportamento felino.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Joyce
Em agosto meu gato vai completar quatro anos que está comigo há três anos e meio a minha vizinha me deu ele como macho só que de um tempo para cá descobri que era fêmea mas agora estou em dúvida lendo esse texto pode me ajudar?
Maria
Um de meus gatos só descobrir que era macho quando ele completou um ano de vida. Ele tem todas as características de uma fêmea. Sempre achei que fosse fêmea, aí descubro que é macho.
Victoria
O mesmo comigo, só que o meu tem 2 mês de vida
A sua avaliação:
xsfdgh
obrigado
Maria Luiza
Achei ótimo o site, me ajudou muito. Meu gato é um bebê ainda, mas ele não tem forma física de uma gata sim de um gato.
Igor
sou mais cachorro
Cristina
Quem e mais brincalhão a gata ou o gato?
A sua avaliação:
xena
eu encontrei esse nome ele e bonito
Vanessa Lopes (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi! Que bom saber que encontrou um nome do seu agrado :) Muito obrigada pelo comentário!
Como saber se o gato é macho ou fêmea
1 de 5
Como saber se o gato é macho ou fêmea

Voltar ao topo da página ↑