Partilhar

Como saber se o meu gato é macho ou fêmea

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 5 novembro 2018
Como saber se o meu gato é macho ou fêmea

Ver fichas de  Gatos

Os gatos reproduzem-se com uma facilidade assustadora, por esse motivo não é difícil encontrar nos abrigos de animais uma grande quantidade de pequenos recém-nascidos esperando serem acolhidos.

Muitas pessoas decidem adotar um pequeno gato recém nascido sem conhecer o seu sexo, mas com a esperança de conseguir que na sua etapa adulta seja um animal bastante sociável e com a ideia de lhe ensinar ordens e truques.

Por esse motivo, neste artigo do PeritoAnimal vamos lhe dar algumas dicas para que saiba se o seu gato é macho ou fêmea. Continue lendo e descubra!

Caraterísticas físicas do gato macho

Embora possa parecer uma tarefa fácil, às vezes pode ser difícil determinar o sexo do nosso gato e, mais ainda quando se trata de um exemplar muito pequeno ou que está castrado.

Como podemos saber o sexo no caso dos machos? O gato nos genitais conta com o ânus, o escroto e o pênis:

  • O escroto está coberto por pelo e podemos observar dois pequenos testículos do tamanho do caroço de uma cereja ou de uma cereja inteira no caso de um adulto. Estas duas saliências deveriam ser bastante evidentes à vista e ao tato. No caso de um gato castrado não existirá qualquer testículo, mas podemos ver o escroto como uma pequena bolsa de pele suave e vazia.
  • O pênis nasce entre um montinho de pelos em cima dos testículos e sai entre as coxas do felino.
  • O ânus e o pênis estão bastante separados, pelo menos por uns 3 centímetros (1 no caso dos bebês).
Como saber se o meu gato é macho ou fêmea - Caraterísticas físicas do gato macho

Caraterísticas físicas da gata fêmea

Determinar o sexo de uma gata é mais fácil, uma vez que terá menos elementos para analisar. Se já tiver descartado a hipótese do seu gato ser um macho, então continue lendo para tentar identificar se o gato é fêmea. A gata fêmea tem nos genitais o ânus e a vulva:

  • Ânus: Localizado mesmo debaixo da cauda, é muito fácil de reconhecer.
  • Vulva: Ao contrário do gato macho, a vulva tem uma ranhura de forma vertical. A distância entre estes dois será sempre a mais pequena possível, de 1 centímetro.

Como vê, a anatomia da gata é mais simples e fácil de identificar, na idade adulta costumam ter um tamanho médio e comum.

Como saber se o meu gato é macho ou fêmea - Caraterísticas físicas da gata fêmea

Conseguiu identificar o sexo do seu gato?

Se não tiver conseguido identificar qual é o sexo do seu gato deverá ir até um veterinário, o especialista irá ajudá-lo a diferenciar se o seu gato é macho ou fêmea.

Mas se já tiver conseguido identificar corretamento o sexo do seu gato, já pode começar a escolher um nome para o seu gato macho ou um nome para a sua gata fêmea.

Como saber se o meu gato é macho ou fêmea - Conseguiu identificar o sexo do seu gato?

Personalidade do gato macho

Se está pensando em adotar um gato, é claro que para além das diferenças físicas também deve considerar as diferenças relacionadas com o comportamento, que neste caso estão ligadas ao sexo da espécie.

Os gatos macho têm um caráter mais independente que as fêmeas e são maiores, embora como em todos os casos há excepções e pode conseguir um membro da família que suba ao seu colo e peça carinho sem limites. O caráter costuma ser mais marcado ou brusco e desconfiam mais dos desconhecidos que no caso das fêmeas.

São exploradores por natureza e não hesitarão em percorrer longas distâncias ao redor da sua casa, como resultado deste fenômeno costumam ter brigas com outros gatos macho que podem ser devido à dominância do território ou por fêmeas no cio na zona, por esse motivo e para evitar problemas recomendamos que castre o seu gato macho o quanto antes. Assim, evitará que volte a casa com meia orelha ou com a transmissão de alguma doença.

O gato que não está castrado dará prioridade à sua vida sexual ao invés de outros fatores. O fato de não poder abandonar a casa pode gerar irritabilidade e inquietação no gato. Até pode chegar a perder o apetite e o sono ou mostrar-se agressivo. Também é habitual urinarem pela casa e cheirar muito mal.

Como saber se o meu gato é macho ou fêmea - Personalidade do gato macho

Personalidade da gata fêmea

Costuma-se dizer que as fêmeas são mais sociáveis, carinhosas e caseiras. É verdade que as gatas possuem no geral com mais qualidades relacionadas com o afeto e a necessidade de contato físico, ainda assim existem gatas muito independentes e de rua.

As gatas, como possíveis mães, sentem-se ameaçadas por mudanças bruscas no ambiente que podem considerar como perigos para a sua segurança. Irão defender o que é seu sem hesitar, o gato é conhecido por ser um animal muito corajoso. São possessivas com o seu dono e o meio onde vivem.

Muitas gatas, embora sejam muito caseiras e gostem de estar em casa, passam mal nas épocas do cio, você mesmo poderá comprovar isso. Sofrem de uma ansiedade grave e, por esse motivo costumam fujir e voltar com uma surpresa. Emitem sons durante longos períodos especialmente à noite.

Embora seja menos comum, também costumam urinar pela casa e podem chegar a desenvolver cistos nos ovários ou outros transtornos relacionados com o cio, é por isso que também lhe recomendamos a esterilização para eles. Assim, evitará uma gravidez não desejada, que a gata fuja ou que tenha problemas de saúde.

Em resumo, independente do sexo que escolher estará perante uma espécie maravilhosa e de muitas qualidades, da qual não se vai querer livrar nunca mais. A sua aparência fina e nobre, a paixão por brincar e descobrir irão cativá-lo.

Como saber se o meu gato é macho ou fêmea - Personalidade da gata fêmea

Também lhe pode interessar

Para além de saber distinguir se o seu gato é macho ou fêmea, também lhe pode interessar a alimentação do gato para conhecer as suas necessidades nutricionais completas, ou por que meu gato arranha os móveis, assim como saber como cuidar de um gato em 10 passos.

Como saber se o meu gato é macho ou fêmea - Também lhe pode interessar

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como saber se o meu gato é macho ou fêmea, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de O que precisa saber.

Escrever comentário sobre Como saber se o meu gato é macho ou fêmea

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
A sua avaliação:
xsfdgh
obrigado
Maria Luiza
Achei ótimo o site, me ajudou muito. Meu gato é um bebê ainda, mas ele não tem forma física de uma gata sim de um gato.
Igor
sou mais cachorro
Cristina
Quem e mais brincalhão a gata ou o gato?
A sua avaliação:
xena
eu encontrei esse nome ele e bonito
Vanessa Lopes (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi! Que bom saber que encontrou um nome do seu agrado :) Muito obrigada pelo comentário!

Como saber se o meu gato é macho ou fêmea
1 de 7
Como saber se o meu gato é macho ou fêmea

Voltar ao topo da página