Por que meu gato não ronrona e o que fazer?
Ver fichas de Gatos
O gato possui um comportamento social matriarcal, ou seja, os grupos de Felis catus são compostos por uma fêmea mãe, o restante das fêmeas descendentes que irão se ajudar de várias formas para facilitar a sobrevivência, os filhotes e machos jovens. Os machos adultos se dividem entre machos “centrais” que irão se manter vinculados à colônia, e os machos periféricos, que irão vagar amplamente. Esse comportamento explica o comportamento social dos gatos, que convivem em grupos e precisam se comunicar entre si.
O ronronar é uma forma de comunicação entre os gatos, principalmente entre a mãe e os filhotes. Além disso, o bichano pode utilizar esse som para se comunicar com o tutor em várias situações. Geralmente, associamos o ronronar com momentos de prazer e descontração, mas ele pode acontecer em outras situações também.
E quando o seu gato não ronrona? Isso é normal? Se você tem um gatinho e ele não emite o agradável ronrom, não deixe de ler este artigo do PeritoAnimal. Vamos explicar detalhadamente o que acontece com o gato que não ronrona e se isso pode ser um problema. Boa leitura!
Por que meu gato não ronrona?
Vários são os motivos para o gato não ronronar. No entanto, nenhum deles está comprovado ou muito certo. Alguns gatos podem não emitir o barulho do ronronar simplesmente porque não aprenderam a fazer isso quando receberam carinho. Isso pode ocorrer quando os gatinhos são retirados da mãe muito cedo, logo após o nascimento.
Outro motivo pode ser que ele não utilize o “ronrom” como uma forma de comunicação com outros gatos ou outros animais. Ele pode utilizar várias outras formas, como a comunicação química, visual, corporal e outros barulhos emitidos, como miados e grunhidos.
Uma experiência negativa também pode estar associada ao ronronar, fazendo com que o gato evite emitir o som para não se lembrar de algo ruim. Alguns autores acreditam que o gatinho possa ronronar tão baixinho que o tutor não consiga ouvir, mas seria possível sentir a vibração ao tocar o pescoço ou o tórax do animal.
Como ajudar meu gato a ronronar?
Para que ele ronrone, o ambiente deve estar calmo e sem barulhos que possam assustá-lo. Faça bastante carinho no pescoço dele e depois no corpo todo, para que ele se sinta relaxado. Geralmente barulho de água, como abrir uma torneira, desconcentra o bichano e interrompe o ronronar.
Usar a erva-do-gato ou catnip também pode ajudá-lo a relaxar. O cheiro dessa erva deixa os bichanos muito felizes e tranquilos. Os efeitos de euforia e agitação são causados por uma substância chamada nepetalactone, que não prejudica o animal. Quando inalada, ela estimula o bulbo olfatório do pet e ativa a amígdala e o hipotálamo, órgãos responsáveis pelas emoções e reações do corpo.
Mas não fique preocupado se o seu gato não ronronar! O importante é que ele esteja saudável e feliz. Mas se ele ronronava e parou de uma hora para outra, fique de olho. Ele pode estar estressado ou até mesmo doente, sentindo alguma dor. Não deixe de levar o seu amigo para uma avaliação do veterinário sempre que necessário.
Por que os gatos ronronam?
Desde muito cedo, com cerca de dois dias de vida, o gato já é capaz de ronronar. Estudos indicam que o barulho facilita a localização do filhote pela mãe quando está amamentando a ninhada. Esse momento tão prazeroso da amamentação e do aconchego da mãe com o filho faz com que o filhote crie memórias afetivas, reproduzindo o barulho sempre que se sente seguro e feliz.
O ronronar também é uma forma de se comunicar com outros animais e com as pessoas. Os gatos sabem que o ambiente é seguro e agradável quando escutam outros gatos ronronarem. É como se um dissesse para o outro: pode ficar tranquilo, aqui é seguro!
No entanto, o ronronar pode acontecer em situações de dor, medo e ansiedade. O aumento do fluxo sanguíneo na região do pescoço também pode aumentar a vibração na região e resultar no barulho característico. Existe uma teoria para explicar o ronronar em momentos difíceis para o gato: seria uma forma de tentar se acalmar, resgatando memórias agradáveis guardadas junto com o som do ronrom, como os momentos de amamentação com sua mãe.
E ainda existe um detalhe muito interessante: nem todos os gatos conseguem ronronar! Sim! Mas qual seria a explicação para isso? É bem simples: a vibração que resulta no ronrom só é encontrada em gatos domésticos e em alguns gatos selvagens.
Os gatos que ronronam não conseguem rugir e os gatos que rugem não ronronam. Esse fato ocorre porque o pequeno osso encontrado dentro das cordas vocais dos felinos pode ser rígido ou flexível. Os gatos que ronronam possuem esse osso rígido, sendo o caso dos gatos domésticos, que produzem apenas vibrações de ar enquanto respiram. Nos felinos que não ronronam e conseguem rugir, o osso é flexível e mais suave, permitindo aos grandes gatos produzirem um som profundo, na forma de rugido.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que meu gato não ronrona e o que fazer?, recomendamos que entre na nossa categoria de O que precisa saber.
- Scholten, A.D. Particularidades Comportamentais do Gato Doméstico. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2017. Disponível em https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/170364/001050568.pdf?sequence=1. Acesso em 18/06/2024. Costa, T.V. Estudo da vocalização de gatos de abrigo: influência da adoção e da separação do cuidador humano. Universidade Federal Rural da Amazônia, 2023. Disponível em https://bdta.ufra.edu.br/jspui/bitstream/123456789/3196/1/COSTA%2C%20Thiago%20Vieira%20%282023%29%20-%20ESTUDO%20DA%20VOCALIZA%C3%87%C3%83O%20DE%20GATOS%20DE%20ABRIGO%20%20INFLU%C3%8ANCIA%20DA%20ADO%C3%87%C3%83O%20E%20DA%20SEPARA%C3%87%C3%83O%20DO%20CUIDADOR%20HUMANO.pdf. Acesso em 18/06/2024. Porque é que os gatos ronronam? Purina. Disponível em https://www.purina.pt/artigos/gatos/comportamento/porque-gatos-ronronam#:~:text=Sabia%20que%E2%80%A6%3F&text=A%20baixa%20frequ%C3%Aancia%20do%20ronronar,forma%20de%20al%C3%Advio%20da%20dor. Acesso em 19/06/2024. Pioli, A.C.S., Kowalski, T.W. Pesquisa bibliográfica sobre a evolução do comportamento do Felis catus: domesticação do gato e comunicação entre humanos e felinos. Cesuca, Centro Universitário. Anais da XVI Mostra Científica do Cesuca, 2022. Disponível em file:///C:/Users/alvar/Downloads/A+evolu%C3%A7%C3%A3o+do+comportamento+do+Felis+Catus+-+domestica%C3%A7%C3%A3o+do+gato+e+comunica%C3%A7%C3%A3