menu
Partilhar

Como saber se o meu coelho é macho ou fêmea?

Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. Atualizado: 18 abril 2019
Como saber se o meu coelho é macho ou fêmea?

Ver fichas de  Coelhos

Os coelhos são animais adoráveis e muito inteligentes, por isso cada vez são mais populares como animais de companhia. A sua aparência adorável e o seu pequeno tamanho fazem com que sejam bons companheiros para apartamentos.

Quando adota um coelho, ou quando nasce uma ninhada de coelhinhos, é possível que desconheça o sexo de cada um, por isso fizemos este artigo para ajudar você. Se quer descobrir como saber se o seu coelho é macho ou fêmea, continue lendo este artigo do PeritoAnimal.

Também lhe pode interessar: Como saber se o gato é macho ou fêmea

Quando se pode ver o sexo do coelho?

É importante destacas que em coelhos recém nascidos é quase impossível saber o sexo, sobretudo se não temos experiência nisso. No entanto, se tem um casal ou uma ninhada é muito importante saber se são fêmeas ou machos, tanto se pretende dá-los para adoção como se pretende evitar um gravidez não desejada, visto que os coelhos se reproduzem muito rapidamente e desde tenra idade.

A partir da oitava semana será um bom momento para examinar os seus coelhinhos em busca dos indicadores do seu sexo. Os coelhos são muito nervosos e se estressam facilmente, por isso deverá manipulá-los com muito cuidado a todo o momento.

Passado mais algum tempo, com 3 meses serão muito mais evidentes os sinais que distinguem as fêmeas dos machos. Se apesar das indicações que verá em seguida continuar a não ter a certeza do sexo do seus coelhos, recomendamos que recorra a um veterinário.

Conheça 10 raças de mini coelhos, anões ou toy nesse artigo do PeritoAnimal.

Como saber se o seu coelho é macho?

O ideal é colocar o coelho de barriga para cima para o examinar com mais comodidade. Pode sentar-se e colocá-lo sobre os seus joelhos, ou colocá-lo em uma mesa na mesma posição. Primeiro verá o estômago e o ventre, e mais perto do rabo dois orifícios.

Nos machos, estes orifícios encontram-se consideravelmente separados entre si. Muito perto do rabo conseguirá identificar o ânus, e se se trata de um macho o orifício que se segue terá a forma de um círculo e estará separado do anterior. Isto poderá ser suficiente para ter a certeza, às 8 semanas, que é um macho.

Se tem um pouco mais de experiência com crias de coelhos, pode puxar com muito cuidado o rabo e pressionar com muita delicadeza sobre o segundo orifício. Se se tratar de um macho, isto deixará o pênis visível, um pequeno cilindro. Se não acredita ser capaz de fazer esta operação com o tato necessário, é melhor que o evite fazer para não magoar o coelho.

Ao cumprir os 3 ou 4 meses, será mais fácil distinguir o macho, por isso poderá confirmar as suas suspeitas. Nessa idade são visíveis os testículos na maioria dos casos, embora em raras ocasiões estes não baixem e se veja apenas o pênis. Um veterinário deve revisar o animal nestas ocasiões.

Image: backyardchickens.com

Como saber se o meu coelho é macho ou fêmea? - Como saber se o seu coelho é macho?

Como saber se o seu coelho é fêmea?

O processo é o mesmo para as fêmeas. Deverá colocar o coelho de barriga para cima de forma que fique confortável, evitando estressar o coelho com movimentos bruscos ou insistentes. No final da barriga estará a região genital. O ânus, como já sabe, situa-se próximo do rabo, e se se trata de uma fêmea o orifício que se segue corresponde à vulva, que estará muito perto deste.

Uma diferença significativa é que, em comparação com os machos, este segundo orifício tem uma forma mais ovalada que circular. Ao aplicar a mesma técnica de pressionar um pouco no rabo e sobre o segundo orifício, tornará mais visível o aparelho reprodutor feminino, caracterizado por uma protuberância ovalada e uma separação no meio.

Como saber se o meu coelho é macho ou fêmea? - Como saber se o seu coelho é fêmea?
Imagem: backyardchickens.com

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como saber se o meu coelho é macho ou fêmea?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de O que precisa saber.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
A sua avaliação:
Daniela Nogueira Alves
Minha coelha está reagindo estranho desde o dia que eu comprei uma outra coelha no começo ela foi pra cima da minha outra coelhinha achando que era macho daí até agora ela fica em cima da minha outra coelhinha o que eu faço se eu tiro ela de perto ela fica estranha levei pro veterinário ver ela eles me disse que ela está no cio ela não sai de cima da minha coelhinha ela só tem meses está coelhinha que eu peguei e essa que eu já tinham ela tem 8 meses o que eu faço pra ela não ficar em cima da coelhinha menorzinha
A sua avaliação:
Thais Delgado Rodrigues
estou na duvida da minha. peguei ela com 35 dias e a moça me falou que era fêmea... mas agora ela com 3 meses reparei 2 bolinhas.... e acredito que possa ser macho.... levei no veterinária antes de perceber isso e a veterinária examinou e não me disse nada...ficou coo fêmea mesmo.. mas olhei a foto abaixo.
macho ou fêmea?
A sua avaliação:
john
muito bom
A sua avaliação:
Laura
O meu coelho tem uma "bola" perto da parte intima, mais não sei se é normal, eu acredito que ele seja macho.
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Adriana
Boa noite! Identificou o que é a bola? O nosso Coelho ou coelha tambem está com uma bola assim. Será que devo me preocupar?
Lu
Seu coelho parece realmente ser macho. Pois eu tive um e já aparecia duas bolinhas (testiculos)
A sua avaliação:
isa
e agora? é fêmea ou macho fiquei na dúvida
RAYSSA PIRES
Parece ser machinho pelas fotos mostradas no artigo
john
é um macho
A sua avaliação:
Alexandre Magno Mesquita Mélo
Me foi muito útil este tema . Pois estou começando a criar agora . E mesmo para muitos que já criam e não sabiam como fazer tal distinção.
Elaine Smaniotto Santos
Parece não ser tão difícil verificar o sexo dos coelhos filhotes mas fica uma dúvida: será que vi direito? Ser´s que não me enganei? Por

Como saber se o meu coelho é macho ou fêmea?
Imagem: backyardchickens.com
1 de 3
Como saber se o meu coelho é macho ou fêmea?

Voltar ao topo da página