Partilhar
Partilhar em:

Como saber se o meu coelho é macho ou fêmea?

Como saber se o meu coelho é macho ou fêmea?

Ver fichas de  Coelhos

Os coelhos são animais adoráveis e muito inteligentes, por isso cada vez são mais populares como animais de companhia. A sua aparência adorável e o seu pequeno tamanho fazem com que sejam bons companheiros para apartamentos.

Quando adota um coelho, ou quando nasce uma ninhada de coelhinhos, é possível que desconheça o sexo de cada um, por isso fizemos este artigo para ajudar você. Se quer descobrir como saber se o seu coelho é macho ou fêmea, continue lendo este artigo do PeritoAnimal.

Também lhe pode interessar: Como saber se o meu gato é macho ou fêmea

Quando se pode ver o sexo do coelho?

É importante destacas que em coelhos recém nascidos é quase impossível saber o sexo, sobretudo se não temos experiência nisso. No entanto, se tem um casal ou uma ninhada é muito importante saber se são fêmeas ou machos, tanto se pretende dá-los para doção como se pretende evitar um gravidez não desejada, visto que os coelhos se reproduzem muito rapidamente e desde tenra idade.

A partir da oitava semana será um bom momento para examinar os seus coelhinhos em busca dos indicadores do seu sexo. Os coelhos são muito nervosos e se estressam facilmente, por isso deverá manipulá-los com muito cuidado a todo o momento.

Passado mais algum tempo, com 3 meses serão muito mais evidentes os sinais que distinguem as fêmeas dos machos. Se apesar das indicações que verá em seguida continuar a não ter a certeza do sexo do seus coelhos, recomendamos que recorra a um veterinário.

Como saber se o seu coelho é macho?

O ideal é colocar o coelho de barriga para cima para o examinar com mais comodidade. Pode sentar-se e colocá-lo sobre os seus joelhos, ou colocá-lo em uma mesa na mesma posição. Primeiro verá o estômago e o ventre, e mais perto do rabo dois orifícios.

Nos machos, estes orifícios encontram-se consideravelmente separados entre si. Muito perto do rabo conseguirá identificar o ânus, e se se trata de um macho o orifício que se segue terá a forma de um círculo e estará separado do anterior. Isto poderá ser suficiente para ter a certeza, às 8 semanas, que é um macho.

Se tem um pouco mais de experiência com crias de coelhos, pode puxar com muito cuidado o rabo e pressionar com muita delicadeza sobre o segundo orifício. Se se tratar de um macho, isto deixará o pênis visível, um pequeno cilindro. Se não acredita ser capaz de fazer esta operação com o tato necessário, é melhor que o evite fazer para não magoar o coelho.

Ao cumprir os 3 ou 4 meses, será mais fácil distinguir o macho, por isso poderá confirmar as suas suspeitas. Nessa idade são visíveis os testículos na maioria dos casos, embora em raras ocasiões estes não baixem e se veja apenas o pênis. Um veterinário deve revisar o animal nestas ocasiões.

Image: backyardchickens.com

Como saber se o seu coelho é fêmea?

O processo é o mesmo para as fêmeas. Deverá colocar o coelho de barriga para cima de forma que fique confortável, evitando estressar o coelho com movimentos bruscos ou insistentes. No final da barriga estará a região genital. O ânus, como já sabe, situa-se próximo do rabo, e se se trata de uma fêmea o orifício que se segue corresponde à vulva, que estará muito perto deste.

Uma diferença significativa é que, em comparação com os machos, este segundo orifício tem uma forma mais ovalada que circular. Ao aplicar a mesma técnica de pressionar um pouco no rabo e sobre o segundo orifício, tornará mais visível o aparelho reprodutor feminino, caracterizado por uma protuberância ovalada e uma separação no meio.

Fonte: backyardchickens.com

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como saber se o meu coelho é macho ou fêmea?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de O que precisa saber.

Comentários (1)

Escrever comentário sobre Como saber se o meu coelho é macho ou fêmea?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Elaine Smaniotto Santos
Parece não ser tão difícil verificar o sexo dos coelhos filhotes mas fica uma dúvida: será que vi direito? Ser´s que não me enganei? Por

Como saber se o meu coelho é macho ou fêmea?
Fonte: backyardchickens.com
1 de 3
Como saber se o meu coelho é macho ou fêmea?