O que precisa saber

Como saber se o labrador é puro?

 
Cristina Pascual
Por Cristina Pascual, Veterinária. 8 janeiro 2022
Como saber se o labrador é puro?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

O labrador retriever é uma das raças mais populares do mundo, na verdade, é a raça de cachorro mais comum nos Estados Unidos. Se você acabou de adotar um labrador como um novo membro da família, você pode estar se perguntando se ele é ou não um animal de raça pura. Na realidade, você só pode ter certeza de que é um labrador de raça pura se ele tiver um pedigree para provar isso. Caso contrário, você só poderá comparar suas características com as de seu padrão de raça para adivinhar se é ou não de raça pura.

Independentemente de estar ou não em conformidade com um padrão de raça, é preciso lembrar que o que é realmente importante ao adotar um novo companheiro é garantir que possamos nos adaptar às suas necessidades e torná-lo um membro da família. Se você está se perguntando como saber se o labrador é puro, continue lendo o seguinte artigo do PeritoAnimal.

Também lhe pode interessar: Como saber se o maltês é puro?

Índice

  1. É importante que seu labrador seja de raça pura?
  2. Características físicas do labrador: padrão oficial
  3. Personalidade do labrador
  4. Como saber se o labrador é puro?
  5. E se seu labrador for de raça mista?

É importante que seu labrador seja de raça pura?

O fato de seu labrador ser de raça pura só é relevante se você pretende participar de uma exposição canina ou competição que exije isso. O labrador ser de raça pura implica que seus antepassados também eram de raça pura, o que garante que ele manterá em grande parte as características de seu padrão oficial. Por esta razão, algumas competições ou exposições tornam um pré-requisito que os participantes sejam de raça pura.

Entretanto, se você não planeja participar de tais competições ou exposições, é irrelevante se seu labrador é de raça pura ou não. Lembre-se de que o que é realmente importante ao adotar um novo companheiro não é que ele cumpra qualquer padrão racial, mas que possamos incluí-lo como um membro da família e adaptá-lo às suas necessidades para que ele seja feliz e possamos ter uma boa convivência.

Em todo caso, se você tem curiosidade de saber se um labrador é de raça pura, talvez, para entender melhor estas necessidades e adaptar-se a elas, continue lendo as seções seguintes nas quais explicamos como saber se o labrador é puro.

Características físicas do labrador: padrão oficial

Os padrões oficiais das diferentes raças caninas são estabelecidos pelas sociedades caninas, sendo a FCI (Federação Cinológica Internacional) a mais prestigiosa sociedade canina em nível internacional. A FCI descreve e atualiza os diferentes padrões de raça, usando-os como referência para a perfeição de uma raça em suas exposições e competições caninas.

As características mais importantes de um labrador retriever puro publicadas pela FCI são as seguintes:

  • Aparência geral: cachorro de médio porte, de estrutura forte.
  • Tamanho: os machos têm uma altura ao garrote de 56-57 cm e as fêmeas 54-56 cm.
  • Peso: o peso de um labrador adulto pode variar de 27-36 kg para o macho e 25-32 kg para a fêmea.
  • Cabeça: tem um crânio largo com stop definido (depressão fronto-nasal). O nariz é largo e o focinho é poderoso, mas não afiado. Os olhos são de cor castanho ou avelã, de tamanho médio e de expressão inteligente. As orelhas não são muito longas ou grossas e devem ser penduradas ligeiramente para trás em ambos os lados da cabeça.
  • Pescoço e corpo: o pescoço é robusto e poderoso. Termina em um peito largo e profundo, com costelas bem salientes. O lombo é largo, curto e forte.
  • Rabo: é uma característica distintiva da raça; de fato, é descrita como um "rabo de lontra" por causa de sua aparência particular. É muito espesso na base e vai progressivamente em direção à ponta. É de tamanho médio e não é franjado, embora deva ser muito bem revestido com pelos curtos e grossos. Pode ser carregado mais ou menos alto, mas nunca enrolado sobre a garupa.
  • Extremidades: bem desenvolvidas, com joelhos bem angulados e com jarretes bem angulados. As patas são redondas com almofadas bem desenvolvidas.
  • Pelo: deve ser curto, denso, duro e livre de ondas e franjas. Além disso, tem um subpelo resistente à água. A cor da pelagem pode ser inteiramente preta, chocolate/fígado ou amarela. A cor amarela pode variar de creme claro a avermelhado. Eles podem ter uma pequena mancha branca no peito.
Como saber se o labrador é puro? - Características físicas do labrador: padrão oficial

Personalidade do labrador

Uma importante maneira de como saber se o labrador é puro é através de sua personalidade, o que também está incluída no padrão da raça FCI. Assim, o labrador é um cachorro de muito bom temperamento, de personalidade afável e dócil. É uma raça muito sociável e ideal para famílias com crianças de todas as idades e outros animais, pois nunca mostra sinais de agressão ou timidez.

Ela se destaca por sua inteligência e capacidade de adaptação a diferentes situações e tarefas. Na verdade, é um cachorro usado em muitas atividades diferentes, tais como cão-guia, cão de terapia, cão policial para rastrear explosivos e drogas, cão de rastreamento e resgate de pessoas, etc. Embora ainda em estudo, estes cachorros foram até mesmo treinados para detectar doenças como câncer ou diabetes em pessoas. Por todas estas razões, não há dúvida de que o labrador é um dos cachorros mais inteligentes, dóceis e obedientes que existem.

Entretanto, deve-se notar que é uma raça de cachorro muito ativa. Sua agitação característica significa que se não receber atividades diárias suficientes através de caminhadas, exercícios ou jogos, pode se tornar bastante destrutivo em casa. Portanto, antes de adotar um labrador é importante ter certeza de que você pode se adaptar às suas necessidades e dar a ele o tempo necessário no dia-a-dia. Da mesma forma, você deve ter o cuidado de lhe proporcionar uma educação adequada desde cedo para evitar comportamentos indesejados em sua fase adulta. No vídeo a seguir falamos sobre mais características do labrador:

Como saber se o labrador é puro?

Se você está se perguntando como saber se o labrador é puro, você deve saber que o único documento que pode provar que ele é de raça pura é o pedigree. Este documento garante que os ancestrais do animal são de raça pura e que eles foram cruzados com outros cachorros de raça pura.

No Brasil, a Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC) pode reconhecer e realizar o processo de verificação e emitir o pedigree. O tutor, após o nascimento da ninhada de cachorros de raça pura, deve informar a CBKC e registar oficialmente os filhotes. Se estiver tudo ok, a instituição vai emitir ao tutor um número de RG e o certificado de Pedigree para cada um dos cachorros. O pedigree também pode ser feito pelo próprio criador, que transferirá este documento para o tutor final do cão.

Com tudo isso em mente, a realidade é que você só pode garantir que seu labrador seja de raça pura se o criador lhe tiver dado prova de registro na Confederação ou, se não for o caso, o pedigree. Caso contrário, não se pode ter certeza de que é de raça pura, embora se possa adivinhar se cumpre com a maioria das características incluídas em seu padrão oficial.

E se seu labrador for de raça mista?

Como já mencionamos, o fato de seu labrador ser de raça mista é irrelevante, a menos que você pretenda inscrevê-lo em uma exposição ou competição onde sejam necessários animais de pedigree. O fato de seu labrador não ter um pedigree significa apenas que um de seus antepassados pode não ter sido de raça pura e, portanto, suas características podem diferir de alguma forma do padrão oficial.

Não devemos esquecer que o valor do pedigree é relativo. Os padrões da raça são traços subjetivamente selecionados por certas organizações para definir uma raça em particular. Além disso, estes padrões mudam com o tempo, o que significa que os traços que são considerados como traços de raça hoje podem mudar no futuro. Também é importante ter em mente que existem criadores que não cumprem com as liberdades do bem-estar animal e, é claro, que abrigos e refúgios têm muitos cachorros, entre os quais podemos encontrar labradores puros e mestiços, prontos para receber uma segunda chance.

Definitivamente, você não deve se preocupar se seu labrador é de raça pura ou mestiça, pois o que é realmente importante é que quando você o adote, ele se torne um membro da família com quem com quem você compartilhará as melhores experiências. Quando se tratar de adotar, lembre-se de fazê-lo sempre com responsabilidade e tendo em mente que o amor não entende de raças, muito menos de padrões raciais.

Agora que você viu como saber se o labrador é puro, não perca o vídeo a seguir em que apresentamos sugestões de nomes para labrador:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como saber se o labrador é puro?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de O que precisa saber.

Bibliografia
  • Asociación española del labrador retriever. Estándar. Disponível em: <http://www.aelr.es/estandar/>. Acesso em 22 de dezembro de 2021.
  • Federation Cynologique Internationale. (2011). Estándar FCI Nº122: Labrador retrieve. Disponível em: <http://www.fci.be/Nomenclature/Standards/122g08-es.pdf>. Acesso em 22 de dezembro de 2021.
  • Real Sociedad Canina de España. Pedigree. Disponível em: <https://www.rsce.es/es/tramitaciones/pedigree.html>. Acesso em 22 de dezembro de 2021.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Como saber se o labrador é puro?