Cio

Com quantos meses os cachorros podem cruzar?

Maria Besteiros
Por Maria Besteiros, Auxiliar técnica veterinária. 14 setembro 2022
Com quantos meses os cachorros podem cruzar?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Neste artigo do PeritoAnimal trataremos de um assunto que sempre desperta a preocupação dos tutores, como todos os aspectos relacionados à reprodução de cães. O fato é que a possibilidade de nosso cachorro ou cadela cruzar se torna frequentemente um problema.

Saber com quantos meses os cachorros podem cruzar nos ajudará a tomar as precauções corretas para evitar o nascimento de ninhadas indesejadas. Continue lendo.

Índice

  1. Com que idade os cachorros começam a montar?
  2. Com quantos meses o cachorro fica fértil?
  3. O cio dos cachorros, indicativo de maturidade sexual
  4. Com quantos meses os cachorros podem cruzar?
  5. Com que idade os cachorros podem ter filhotes?
  6. É necessário cruzar um cachorro?

Com que idade os cachorros começam a montar?

A primeira coisa a saber sobre a questão de com quantos meses os cachorros podem cruzar é que o acasalamento nem sempre envolve reprodução e, quando eles se relacionam, isso só ocorrerá em dias férteis. Assim, é possível que, especialmente se tivermos a oportunidade de observar o comportamento dos peludos desde que nascem, possamos ver que, desde muito cedo, os cães tentam montar uns nos outros. Este comportamento não tem nada a ver com a sexualidade em cachorros filhotes e é um comportamento de brincadeira normal.

Com quantos meses os cachorros podem cruzar? - Com que idade os cachorros começam a montar?

Com quantos meses o cachorro fica fértil?

Analisando apenas a ação de montar não podemos precisar a idade em que os cães podem procriar. O critério a ser levado em conta é a fertilidade, pois é neste ponto que o cão será capaz de se reproduzir.

Um cachorro é fértil quando atinge a maturidade sexual. No caso dos machos, é quando o esperma começará a ser produzido. As fêmeas manifestarão tal maturidade quando entrarem no cio pela primeira vez. Não há uma idade de maturidade fixa que se aplique a todos os cães e há diferenças de acordo com o tamanho. Os cães pequenos atingirão a maturidade mais cedo, enquanto os cães maiores atingirão a maturidade mais tarde. A idade média para um cão de tamanho médio é de nove meses. Usualmente, um cachorro macho ou fêmea pode ficar fértil entre os seis e os doze meses de vida.

Embora não possamos fixar uma idade exata, podemos dizer que há sinais que podem indicar que a maturidade sexual se aproxima. Os cães machos começarão a levantar suas pernas e nas cadelas começaremos a notar sinais de cio.

O cio dos cachorros, indicativo de maturidade sexual

Os cães só vão querer se reproduzir quando estiverem fisicamente capazes e isto é limitado a um período de tempo específico que chamamos de cio. Se quisermos saber com quantos meses os cachorros podem ter filhotes, o aparecimento do cio não deixa margem para dúvidas. Assim que aparecer, o animal estará fértil, portanto, poderá se reproduzir.

Uma cadela no cio mostrará, como sinais mais proeminentes, um inchaço da vulva e uma secreção vaginal sangrenta. Mas, além disso, notaremos mudanças em seu comportamento, ela urinará mais vezes, ficará alterada, mostrará sua vulva se um cachorro se aproximar dela e vai atraí-los. As cadelas passam por este período de cio cerca de duas vezes por ano.

Os machos, por outro lado, não têm um período de fertilidade marcado. Assim que atingirem a maturidade, podem acasalar sempre que detectarem a presença de uma cadela no cio. Neles esta etapa se mostra mais com sinais de comportamento, ou seja, o cão está no cio e chora, fica nervoso, tenta montar na cadela, etc. Além disso, ele pode lutar com outros machos para se aproximar dela.

Com quantos meses os cachorros podem cruzar?

Esta pergunta deveria realmente ser reformulada como com quantos meses os cachorros machos podem acasalar. Isto porque a reprodução é devida a um instinto de perpetuar a espécie. Os cães não procuram se reproduzir por prazer e, portanto, é um erro extrapolar a sexualidade humana para a sexualidade canina. Os cães tentarão cruzar desde o início da maturidade sexual, ou seja, entre seus 6 ou 12 meses, dependendo da raça e tamanho do cão, esomente quando detectarem uma cadela no cio.

As fêmeas, por outro lado, só acasalarão em seus dias de cio receptivo. A idade média em que o acasalamento é possível, portanto, corresponde àquela mencionada para o cio, ou seja, cerca de nove meses, sendo mais cedo nas raças pequenas e mais tarde nas raças maiores.

Com que idade os cachorros podem ter filhotes?

Vimos com quantos meses os cachorros podem cruzar e esta idade coincidirá com a idade em que eles podem produzir descendência. Uma vez que o acasalamento ocorre, é muito provável que ocorra a fertilização e a subsequente gestação. Mas só porque um cão tem idade suficiente para ter filhotes não significa que seja aconselhável tê-los tão cedo. Na verdade, os criadores profissionais não permitem o cruzamento dos cães antes deles terem completado seu desenvolvimento físico. As cadelas não antes do segundo ou terceiro cio. Os machos, por volta de 18-24 meses.

Saber quando um cachorro se torna fértil deve nos fazer pensar sobre a importância de controlar a reprodução. Começar tão cedo, com dois cios por ano e ninhadas de cerca de cinco filhotes, explica a escala do problema de superpopulação de cães. Não podemos contribuir para uma situação que leva ao abandono, abuso e morte. A posse responsável de cães envolve a castração precoce tanto de machos quanto de fêmeas. Isto também manterá os cães longe de uma cadela em cio.

Com quantos meses os cachorros podem cruzar? - Com que idade os cachorros podem ter filhotes?

É necessário cruzar um cachorro?

Como explicamos na seção anterior, cruzar não é algo de que o cão precise para permanecer saudável ou feliz. Portanto, devemos ter em mente que o mito de que toda cadela deve ter pelo menos uma ninhada em sua vida é totalmente falso. De fato, castrar ou esterilizar cães e cadelas em tempo hábil traz múltiplos benefícios à saúde, como a prevenção do aparecimento de tumores mamários ou testiculares, piometra, mastite, gravidez psicológica, etc.

Agora que você já sabe com quantos meses os cachorros podem cruzar e tudo relacionado a isso, não perca este outro artigo sobre os sintomas do primeiro cio da cadela.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Com quantos meses os cachorros podem cruzar?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cio.

Bibliografia
  • Carlson y Giffin. (2002). Manual práctico de veterinaria canina. Madrid. Editorial el Drac.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Eunice
Com que idade pode castrar o cachorro? Meu tem 4 meses
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Eunice. Temos este post que explica Qual a melhor idade para castrar um cão? - Machos e Fêmeas: https://www.peritoanimal.com.br/qual-a-melhor-idade-para-castrar-um-cao-machos-e-femeas-21634.html
Esperamos que seja útil! 🐶
A sua avaliação:
Camily
Minha cadelinha teve filhotinhos, o filhotinho já está com 3 meses e 16 dias, ele já está fazendo xixi com a perna levantada é já tentou pegar a mãe com o pên1s para fora. Isso é normal??!
1 de 3
Com quantos meses os cachorros podem cruzar?