menu
Partilhar

O que lagartixa come?

 
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. 29 março 2021
O que lagartixa come?

As lagartixas são animais esquivos, ágeis e muito comuns em qualquer parte do mundo. Apesar do seu tamanho pequeno e de quão indefesas possam parecer, a verdade é que são excelentes caçadoras, mas também são presas de muitos animais, como gatos e aves.

Você já se perguntou o que lagartixa come? Com certeza você se surpreenderá! Descubra alguns tipos de lagartixas e do que elas se alimentam neste artigo do PeritoAnimal. Falaremos ainda sobre suas principais características e mais. Boa leitura.

Também lhe pode interessar: O que o escorpião come?

Tipos de lagartixas

Antes de saber o que lagartixa come, a primeira coisa que você precisa saber é que existem diversas espécies de lagartixas. E elas são classificadas de acordo com suas características, como tamanho, cor ou lugar onde vivem. Você quer conhecer alguns dos tipos mais comuns de lagartixas? Confira a seguir:

Lagartixa-de-dedos-denteados

A lagartixa-de-dedos-denteados ou também chamada de lagartixa-da-cauda-vermelha (Acanthodactylus erythrurus) é uma lagartixa que mede entre 20 e 25 centímetros de comprimento. Como seu outro nome sugere, ela é caracterizada por sua cauda de cor vermelho intenso, o restante do corpo, por outro lado, é marrom com linhas brancas. Este tipo de lagartixa vive em solos arenosos com pouca vegetação.

Lagartixa-do-mato-ibérica

A lagartixa-do-mato-ibérica (Psammodromus hispanicus) é muito pequena, atingindo apenas 5 centímetros de comprimento. No entanto, as fêmeas podem ser um pouco maiores. Também são caracterizadas por ter uma cabeça achatada e pontiaguda.

O corpo da lagartixa-do-mato-ibérica é coberto de escamas cinza com listras amarelas nas costas. Essa espécie prefere habitar os arbustos baixos, áreas gramíneas e lugares pedregosos.

Lagartixa-noturna

A lagartixa-noturna (Lepidophyma flavimaculatum) é um exemplar que alcança até 13 centímetros de comprimento. É caracterizada principalmente por seu corpo preto acompanhado de pontos amarelos que se distribuem desde a sua cabeça até a ponta da cauda.

Um fato curioso dessa espécie é que as fêmeas têm a capacidade de se reproduzir sem serem fecundadas por um macho, dessa forma perpetuam a espécie em condições adversas. Essa habilidade reprodutiva é conhecida como partenogênese.

Lagartixa-preta

A lagartixa-preta (Tropidurus torquatus) é um tipo de calango comum em praticamente todo o Brasil, principalmente nas áreas de caatinga e ambientes secos. É um animal de sangue frio e possui escamas atrás do rosto, como se formasse um colar escuro. Nesta espécie, o macho é maior que a fêmea. A lagartixa-preta possui, ainda, manchas na face ventral das coxas e na aba pré-cloacal.

Agora que você conheceu alguns tipos de lagartixas, talvez possa se interessar neste outro artigo em que explicamos se lagartixa tem veneno.

O que lagartixa come? - Tipos de lagartixas

Como cuidar de uma lagartixa?

Agora, se você tem uma lagartixa como animal de estimação, deve dar cuidados e atenção para que ela se sinta confortável e permaneça saudável. A primeira coisa que você deve levar em consideração é que as lagartixas são animais muito pequenos, o que as torna seres muito delicados. Para tê-la em casa, recomendamos que você adote uma lagartixa em um centro adequado, pois se retirá-la diretamente da natureza podem morrer em poucos dias, pois não se adaptam facilmente às mudanças.

Uma vez que você tenha seu pequeno lagarto, você precisa fornecer à ele um bom lugar para viver. Você pode construir um terrário grande o suficiente para ele se sinta confortável e possa se mover com facilidade. Adquira um aquário ou tanque grande e adicione galhos, pedras, terra e água para imitar seu habitat natural.

Quando o terrário estiver pronto, lembre-se de colocá-lo próximo de uma janela para que receba luz natural e sombra.

Se você quer ter a lagartixa em liberdade, você também pode deixá-la no jardim da sua casa para que possa se desenvolver independentemente e encontrar alimento por conta própria. No entanto, lembre-se de que isso representa um risco de fuga ou que outro animal a ataque, já que cobras e aves comem lagartixas e são consideradas suas principais predadoras.

Neste outro artigo explicamos como espantar lagartixas e, a seguir, explicaremos o que lagartixa come.

O que lagartixa come?

Agora que você sabe os cuidados básicos que você deve ter com a lagartixa, é hora de saber o que as lagartixas comem e como se alimentam quando estão em liberdade.

Em primeiro lugar, a alimentação das lagartixas depende do seu tamanho e da capacidade de caçar suas presas. Nesse sentido, as lagartixas são insetívoras, por isso se alimentam essencialmente de insetos, e a seguir está uma lista completa com os principais insetos que a lagartixa come:

  • Moscas
  • Vespas
  • Aranhas
  • Grilos
  • Cupins
  • Formigas
  • Baratas
  • Gafanhotos
  • Besouros

Sem dúvida, as formigas são o alimento favorito das lagartixas. Da mesma forma, também podem comer minhocas e, às vezes, caracóis. Como você pode ver, são animais que se encontram em qualquer jardim e até em algumas casas e apartamentos, por isso é tão comum encontrá-los à espreita em cantos e becos.

Como você viu, muita gente se questiona se lagartixa come barata ou se lagartixa come aranha e a resposta é sim, é bastante comum vê-la se alimentando destes insetos.

Também é importante observar que as lagartixas não se alimentam de insetos mortos, portanto, se você planeja ter um como animal de estimação, você deve fornecer comida viva agora que você sabe o que lagartixa come.

O que lagartixa come? - O que lagartixa come?

Como a lagartixa se alimenta?

Como mencionamos na seção anterior, as lagartixas se alimentam de outros animais vivos, portanto, se você vive com uma não é recomendado oferecer alimento morto. Por outro lado, são predadores, o que significa que caçam suas presas. Este processo de alimentação serve apenas para mantê-las ativas e incentivar seus instintos, mas também lhes permite manter um peso ideal e evitar a obesidade.

Uma maneira muito simples de saber se uma lagartixa está obesa é observando a área abdominal. Se apresenta um abdômen tão inchado que chega a tocar o chão ao caminhar, isso significa que devemos reduzir sua porção diária de comida. Essa porção deve ser calculada de acordo com o tamanho do lagarto.

Tendo dito tudo isso, e depois de saber o que lagartixa come e de que forma se alimentam, certifique-se que a sua possa caçar suas presas. Neste sentido, cabe ressaltar que eles têm uma predileção por aqueles insetos que podem voar.

O que lagartixa filhote come?

As lagartixas filhotes se alimentam dos mesmo que as adultas, ou seja, de insetos. No entanto, sua dieta varia um pouco em termos de porção, pois ingerem de acordo com seu tamanho. É por isso que, para alimentar uma lagartixa filhote, as presas devem ser menores, caso contrário não poderão comer e é bem provável que se engasguem. Neste sentido, alimentar uma em casa poderia implicar em oferecer-lhe um grilo sem patas, fato que deve ser levado em consideração antes de decidir adotar um animal como este.

É importante ressaltar também que nunca se devem dar frutas ou verduras à elas, pois não só não gostam, como também podem ser prejudiciais ao organismo desses répteis.

E se depois de conhecer todas essas informações sobre a alimentação das lagartixas pequenas e grandes você quiser descobrir mais curiosidades de outros répteis, não perca estes artigos:

O que lagartixa come? - O que lagartixa filhote come?

Se deseja ler mais artigos parecidos a O que lagartixa come?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas equilibradas.

Bibliografia
  • FIOCRUZ. Lagartixa preta. Disponível em: <http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=539&sid=2>. Acesso em 29 de março de 2021.
  • MUSEU VIRTUAL DO CERRADO - Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação/Universidade de Brasília. Calango: Tropiduros torquatus. Disponível em: <http://www.mvc.unb.br/pesquisa/especies/conheca-as-especies/jag/47-tropiduridae/166-calango-tropidurus-torquatus>. Acesso em 29 de março de 2021.
  • ARRUDA, Jeferson Luis. Ecologia de Tropidurus torquatus (squamata: tropiduridae) no bioma Pampa, extremo sul do Brasil. Disponível em: <https://repositorio.ufsm.br/handle/1/5257>. Acesso em 29 de março de 2021.
  • CARDOSO, Rebecca Martins. Efeito da fragmentação dos hábitats sobre a diversidade e a abundância de endoparasitas de lagartos no Cerrado. Disponível em: <https://pgeclunb.net.br/pt-br/dissertacoes-defendidas/2007-2009/600-rebecca-martins-cardoso-2008/file>. Acesso em 29 de março de 2021.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

O que lagartixa come?
1 de 4
O que lagartixa come?

Voltar ao topo da página