Doenças bacterianas

Brucelose canina - Tratamento e sintomas

 
Maria Besteiros
Por Maria Besteiros, Auxiliar técnica veterinária. 23 outubro 2023
Brucelose canina - Tratamento e sintomas
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

A brucelose em cães é uma doença bacteriana que afeta, principalmente, o sistema reprodutivo de nossos amigos peludos e pode causar outras condições, como esterilidade ou aborto. Além disso, essa doença pode ser transmitida aos seres humanos, tornando-se um caso de zoonose, e devemos tomar muito cuidado. Por se tratar de uma doença difícil de erradicar, no seguinte artigo do PeritoAnimal, vamos falar sobre o tratamento da brucelose canina e seus sintomas, como ela é transmitida e quais precauções de higiene devemos adotar.

Também lhe pode interessar: A leptospirose canina - Sintomas e tratamento

Índice

  1. O que é a brucelose canina?
  2. Brucelose canina - Sintomas
  3. Causas da brucelose em cães
  4. Diagnóstico da brucelose em cães
  5. Brucelose canina - Tratamento
  6. Prevenção da brucelose canina
  7. Brucelose canina em humanos - Contágio e sintomas

O que é a brucelose canina?

A brucelose canina é uma doença causada por uma bactéria chamada Brucella canis que causa danos no sistema reprodutivo, como o aborto espontâneo ou a esterilidade, embora também seja possível encontrar cães infectados, tanto machos como fêmeas, que são assintomáticos. Além disso, não afeta o ciclo de cio das fêmeas que a possuem.

Cabe destacar que a brucelose canina tem distribuição global, mas é mais comumente encontrada em canis, onde a higiene não é tão rigorosa, tornando a transmissão mais fácil e rápida. A bactéria Brucella canis pode ser encontrada em:

  • Aparelho reprodutivo em cães adultos.
  • Secreções vaginais em fêmeas: durante o cio, o parto, um aborto ou secreções no pós-parto.
  • Sêmen em machos.

Dessa forma, já podemos ter uma ideia de que a brucelose canina é transmitida por meio de fluidos, mas abordaremos esse aspecto mais adiante. Agora que entendemos o que é a brucelose em cães, vamos nos concentrar em conhecer os sintomas.

Brucelose canina - Tratamento e sintomas - O que é a brucelose canina?

Brucelose canina - Sintomas

Como mencionado na introdução, a brucelose em cães pode ser transmitida tanto para outros animais quanto para seres humanos, por isso que os sintomas serão diferentes em cada espécie. De qualquer forma, vamos nos concentrar nos sintomas da brucelose em cães machos e fêmeas:

  • Aborto espontâneo: os filhotes em gestação que são infectados geralmente são abortados cerca de duas semanas antes da data provável do parto. Se isso acontecer com a sua cadela, a brucelose deve ser uma das condições a considerar.
  • Perda de peso.
  • Nascimento de filhotes fracos: no caso de a sua cadela não sofrer aborto, é possível que os filhotes nasçam mortos, ou, se sobreviverem, que sejam tão fracos que morram em questão de dias ou semanas.
  • Perda de atenção.
  • Dores no pescoço ou nas costas: devido à infecção pela bactéria, o movimento do seu cão pode ficar enfraquecido e ele pode sentir dores.
  • Diminuição do apetite.
  • Linfonodos inchados: que se localizam na região da virilha ou sob a mandíbula e aumentam de tamanho. Em machos, os testículos também podem inflamar no início da doença, mas, à medida que a doença avança, eles podem atrofiar devido à destruição das células espermáticas, resultando em uma redução de tamanho. Geralmente, não há febre. Não deixe de conferir o seguinte post sobre a Linfadenite em cães: sintomas, causas e tratamento, a seguir.
  • Letargia ou fadiga.

Além disso, os seguintes sinais clínicos podem ser observados em machos infectados:

  • Epididimite.
  • Edema escrotal: nesse caso, pode ser causado por feridas auto infligidas.
  • Orquite.
Brucelose canina - Tratamento e sintomas - Brucelose canina - Sintomas

Causas da brucelose em cães

Conforme mencionado ao longo deste artigo, a causa da brucelose em cães reside principalmente na bactéria Brucella canis, um micro-organismo que atua como patógeno intracelular facultativo. Além disso, outras espécies desta mesma bactéria, a Brucella, também podem causar:

  • Brucelose bovina.
  • Brucelose suína.
  • Brucelose caprina.

Diagnóstico da brucelose em cães

Conforme mencionado anteriormente, em alguns casos a brucelose canina pode se apresentar de forma assintomática em cães, portanto, diante de abortos e morte fetal ou quando os machos apresentam epididimite e atrofia testicular, é importante consultar um veterinário para garantir o diagnóstico.

O diagnóstico pode ser feito através de:

  • Cultura a partir de sangue ou tecido abortivo: este teste também pode indicar se o cão já foi infectado em algum momento de sua vida.
  • Testes sorológicos: são realizados por meio de testes de aglutinação em placa, em tubo ou ensaio de imunofluorescência indireta (IFA), entre outros.
  • Testes e PCR: são realizados para detectar anticorpos e material genético das bactérias.

Brucelose canina - Tratamento

Uma vez confirmada a infecção, o tratamento da brucelose consiste na administração de antibióticos por via intramuscular e oral durante cerca de três semanas, embora isso não elimine a bactéria em todos os cães infectados.

De forma espontânea, após um ano da aquisição da infecção, os cães com brucelose podem se recuperar, embora seja mais comum que isso ocorra após 2 ou 3 anos, aproximadamente. É importante destacar que a brucelose canina pode se tornar crônica para alguns cães, embora isso não implique necessariamente na morte do animal.

Portanto, considera-se que a erradicação da doença é difícil. Assim, vale a pena considerar medidas preventivas, como veremos na próxima seção. É recomendável a castração de todos os animais afetados, porque a doença também pode ser transmitida durante o acasalamento.

Brucelose canina - Tratamento e sintomas - Brucelose canina - Tratamento

Prevenção da brucelose canina

A brucelose canina pode estar presente em um cão sem apresentar sintomas, como mencionado anteriormente, a medida preventiva mais importante é a higiene do ambiente onde vivem e revisões periódicas no veterinário. Vamos ilustrar isso com exemplos concretos:

  • Nas infecções agudas: as bactérias estarão presentes no sangue, na urina, nas secreções e nos restos abortados.
  • Nas infecções que se tornam crônicas ou permanecem inativas no organismo do cão: as bactérias podem ser encontradas e transmitidas pelo sêmen ou pelas secreções vaginais, daí a importância da castração em cães.

Um macho com brucelose pode manter a bactéria em seu organismo durante toda sua vida. A urina de cães com brucelose também é uma fonte comum de contágio. Esse dado deve ser levado em consideração, especialmente em cães que vivem em comunidades, como canis ou criadouros, onde a infecção pode se espalhar rapidamente. Em nenhum caso é recomendado criar animais sem saber se eles são positivos ou não para essas bactérias.

Brucelose canina - Tratamento e sintomas - Prevenção da brucelose canina

Brucelose canina em humanos - Contágio e sintomas

A brucelose canina é uma doença zoonótica e, embora a Brucella canis incialmente não seja muito preocupante para os seres humanos, uma vez que a transmissão é possível, é recomendável usar luvas e observar todas as medidas de segurança e higiene ao manejar secreções e restos abortados.

Os humanos podem contrair brucelose quando entram em contato oral e nasal com secreções vaginais infectadas ou outras substâncias líquidas emitidas por cães. Os sintomas de uma pessoa que tem brucelose incluem:

  • Febre.
  • Resfriado.
  • Dores musculares.
  • Fadiga.
  • Inchaço do fígado ou do baço, embora isso ocorra apenas em situações específicas.
  • Inflamação dos gânglios linfáticos.
Brucelose canina - Tratamento e sintomas - Brucelose canina em humanos - Contágio e sintomas

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Brucelose canina - Tratamento e sintomas, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças bacterianas.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 6
Brucelose canina - Tratamento e sintomas