Benefícios do vinagre de maçã para cães

Benefícios do vinagre de maçã para cães

O vinagre de maçã é um dos produtos naturais mais utilizados para complementar tratamentos médicos de determinadas doenças em humanos, assim como para realizar cosméticos caseiros que ajudem a melhorar a qualidade da nossa pele ou cabelo. No entanto, as suas múltiplas propriedades não são apenas benéficas para nós, pois também ajudam a melhorar a qualidade de vida dos nossos companheiros peludos.

No PeritoAnimal somos conscientes da importância de oferecer aos nossos pets os melhores cuidados e atenções, por isso aconselhamos que consulte sempre o seu veterinário antes de utilizar qualquer produto. Informe-se neste artigo dos benefícios do vinagre de maçã para cães e certifique-se com um especialista que o seu cão não tem problemas de tolerância e pode começar a beneficiar-se de todas as suas propriedades.

Vinagre de mação contra parasitas externos

Na composição do vinagre de maçã encontramos o ácido acético, substância que repele por completo tanto os carrapatos como as pulgas. Desta forma, encontramos neste produto um remédio caseiro e natural perfeito para nos livrar-nos destes parasitas que tanto incomodam o nosso pet.

Para o aplicar, terá que pegar num recipiente e misturar nele em partes iguais água e vinagre de maçã. É muito importante que o dilua bem e utilize a mesma quantidade de ambos os líquidos. Uma vez feita a misture, mergulhe nela um pano limpo, escorra-o bem e umedeça com cuidado a pele do seu cachorro. Realize movimentos suaves e evite que o produto entre nos olhos do cachorro. Verá como pouco a pouco os parasitas desaparecem.

Ao ser aplicado de forma tópica, podemos fazer uso deste remédio também em filhotes. Mas sempre sob autorização do veterinário.

Melhora a saúde da pele e pelo dos cachorros

O vinagre de maçã conta com fortes propriedades anti-inflamatórias, antifúngicas e hidratantes que nos ajudam a equilibrar o pH de todo o seu corpo, dando ênfase ao equilíbrio da pele e ao couro cabeludo do nosso cão. Desta forma, ao proporcionar-lhe este produto natural não só conseguimos combater a secura da sua pele, como também conseguimos prevenir o aparecimento de irritações, infecções e melhorar a saúde capilar, fortalecendo o seu pelo, aumentando o seu brilho e evitando a criação de manchas de lágrimas. Para isso, deverá introduzir uma colher de sopa de vinagre de maçã em um recipiente de água e dilui-la. Pode realizar este processo diariamente, mas apenas uma vez por dia.

Aplicá-lo diretamente sobre a pelo ou o pelo também oferece excelentes resultados. Desta forma, se o seu cachorro apresenta zonas localizadas com a pele muito seca, pode diluir também o vinagre em água, umedecer um pano limpo e esfregar suavemente a parte seca para a hidratar. Além disso, pode introduzir em um pulverizados a mistura de vinagre e água, espalhá-la por o pelo do cachorro e escová-lo para lhe proporcionar uma dose extra de brilho.

Por outro lado, temos a opção de misturar o vinagre de maçã com o seu xampu habitual para controlar o odor corporal do cachorro, aumentar ainda mais o brilho do seu pelo e, além disso prevenir o aparecimento de pulgas e carrapatos. Para isso, deverá misturar vinagre e xampu em partes iguais e dar banho ao seu cachorro como faz normalmente. Não se preocupe com o seu aroma, o seu cachorro não ficará a cheirar a vinagre de maçã, ao invés disso ficará com um cheiro a limpo por mais tempo e retardará o mau cheiro corporal.

Favorece a digestão do cachorro

Um dos benefícios mais conhecidos do vinagre de maçã nos cachorros é o de fomentar o seu sistema digestivo. Ao ajudar a regular os ácidos estomacais, aumentar as enzimas do organismo e, por sua vez, exterminar as bactérias prejudiciais, este produto facilita a digestão dos alimentos, alivia os gases e, no geral, mantém em perfeito estado a saúde digestivo do nosso pet. Da mesma forma, ajuda a renovar mais rapidamente a flora do intestino, pelo que favorece o trânsito intestinal sendo um remédio caseiro perfeito para combater a prisão de ventre caso o cachorro sofra dela.

Tratar a infecção urinária nos cachorros

Este produto natural é altamente benéfico para desintoxicar o trato urinário dos cachorros e limpá-lo em profundidade. Desta forma, se o seu cachorro sofre de infecção urinária pode utilizar vinagre de maçã como complemento ao tratamento definido pelo veterinário e favorecer assim, a sua rápida recuperação. Neste sentido, também ajuda a prevenir e a combater problemas renais.

Dilua uma colher de chá de vinagre de maçã no recipiente de água do seu cachorros todos os dias até que a infecção urinária se cure por completo. É fundamental que não ultrapasse esta dose e não incorpore mais de uma colher de chá diária.

Vinagre de mação como desintoxicante natural

Graças às propriedades desintoxicantes já mencionadas, o vinagre de maçã favorece a metabolização das gorduras do organismo, ajudando assim a manter o fígado saudável. Além disso, beneficia a eliminação de toxinas e promove a purificação do corpo do cão, regula os níveis de ácido úrico e reforça a descomposição dos depósitos de cálcio acumulado nas articulações dos cachorros.

Por outro lado, o vinagre de maçã fomenta o pH sanguíneo do cão e influencia no seu equilíbrio, pelo que melhora consideravelmente a circulação do animal e, como referimos, beneficia a desintoxicação do sangue.

Vinagre de maçã para aliviar a artrite canina

Como já referimos antes, o vinagre de maçã conta com fortes propriedades anti-inflamatórias e favorece a decomposição dos depósitos de cálcio criados nas articulações, fatos que somados ao seu elevado conteúdo em vitamina C, convertem este produto em um dos melhores aliados para aliviar a dor causada pela artrite canina. Para o utilizar, a melhor forma é diluindo uma colher de ché de vinagre de maçã no recipiente de água do cão afetado. Lembre-se que não lhe pode dar mais desta dose por dia.

O vinagre de maçã também é rico em potássio, pelo que também é recomendado para aqueles cachorros com displasia de quadril. A dose e forma de uso é a mesma.

Recomendações

Embora o vinagre de maçã seja altamente benéfico para o cachorro e nos ajude a melhorar a sua saúde digestiva, evite o aparecimento de irritações na pele, infecções, combata a prisão de ventre e elimine os parasitas externos, nunca deve ultrapassar a dose indicada referida nos pontos anteriores nem dar-lhe este produto sem antes o cachorro ter comida. Um excesso do seu consumo pode provocar graves consequências no cachorro, tais como danificar o esmalte dental, enquanto que consumi-lo com o estômago vazio pode levá-lo a não o tolerar adequadamente e a provocar vômitos para o expulsar.

Após comprovar todos os benefícios que o vinagre de maçã oferece ao cachorro, vemos que com apenas uma colher de chá deste produto diluída na água por dia já ajudamos a melhorar a sua saúde geral, assim como a prevenir o desenvolvimento de uma série de condições e doenças. No entanto, como já referimos, não se deve utilizar como medicamento, uma vez que não substitui o tratamento médico. Deve ser sempre utilizado como um complemento, sob a autorização do veterinário e seguindo estes conselhos:

  • Deve estar bem diluída na água, certifique-se de que não fica no fundo do recipiente.
  • Evite o contato com os olhos e feridas abertas.
  • Não se deve consumir com o estômago vazio. Pode misturar a colher de chá com a comida ao invés de diluir na água.
  • Não lhe dê mais de uma colher de chá por dia sem a autorização do veterinário.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Benefícios do vinagre de maçã para cães, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.