Benefícios do azeite de oliva para os gatos

Benefícios do azeite de oliva para os gatos

Depois de muitos estudos, o azeite de oliva chegou a ser considerado como um "super alimento", ou seja, um alimento que possui uma grande quantidade de nutrientes que, além, de serem necessários para o correto funcionamento do organismo, são excelentes porque conferem múltiplos benefícios adicionais. Estes heróis alimentares têm a característica de serem alimentos naturais não processados.

Assim sendo, todas as pessoas ou criaturas que consumam azeite de oliva (de qualidade) estão tomando suplementos saudáveis. Assim como aos seres humanos nos interessa estar nas melhores condições, podemos sempre estender estes especial interesse ao nosso animal de estimação.

Neste artigo do Perito Animal falamos dos benefícios do azeite de oliva para os gatos. Verá como além de ser uma excelente opção para incluir na dieta do seu felino, irá melhorar e beneficiar a sua saúde.

Adoramos o azeite de oliva!

Alimentar o nosso pet de forma nutritiva e saudável é todo um compromisso, mas que certamente terá resultados muito positivos, não só na saúde do gato mas também no seu estado de ânimo. Vejamos porque no Perito Animal adoramos o azeite de oliva para o seu animal de estimação:

  • Tem a capacidade de ser um poderoso antioxidante, graças a uma grande parte dos seus componentes como os polifenóis (compostos bio-sintetizados das plantas), a vitamina E e a clorofila. Todos estes nutrientes ajudam a impulsionar e melhorar o sistema imunológico.

  • Possui gorduras boas monoinsaturadas, que reduzem o risco de sofrerem de doenças cardiovasculares e diabetes. Queima e metaboliza as gorduras de forma muito eficiente.

  • Facilita a perda de peso do gato graças a essas mesmas gorduras monoinsaturadas que decompõem as gorduras dentro da sua mesma célula. Isto é de suma importância porque uma das razões de maior mortalidade nos gatos é a obesidade

Os alimentos como o azeite de oliva, que têm sabores frutados, frescos e naturais, são sempre agradáveis para o gosto de um gato, além de terem incríveis benefícios para a saúde do seu animal, em especial, se o azeite é extra virgem.

Um grande remédio

É um dos melhores remédios naturais para a prisão de ventre em gatos. Os gatos sofrem muito com este problema, que parece simples mas que pode ser problemático e até causar a morte do animal.

A prisão de ventre em gatos pode ser tanto leve como crônica. Se o seu gato está com prisão de ventre e tem dificuldade para defecar, é porque a sua dieta não contém fibra suficiente e o seu sistema digestivo não está funcionando corretamente. Como remédio pode dar-lhe azeite de oliva, que irá estimular os movimentos do intestino e fará com que as fezes sejam mais líquidas e fáceis de defecar.

Além disso, é excelente para melhorar o brilho e a suavidade do pelo do seu gato graças às suas propriedades hidratantes. Por outro lado, atrasa o envelhecimento, como sabe, existem cremes faciais com azeite de oliva e o motivo é este mesmo.

Incluir um pouco deste "super alimento" na ração do seu pet, é uma grande solução para ajudá-lo a aliviar as bolas de pelo da sua garganta.

Como dar azeite de oliva ao seu gato?

O azeite de oliva além de ter propriedades positivas para a saúde do seu gato, é um alimento econômico e pode obtê-lo em qualquer supermercado ou loja de alimentos orgânicos.

Basta incluir, pelos menos, 3 vezes por semana uma colher de sopa de azeite na ração do seu animal de estimação. Misture bem para que o azeite seja absorvido pela comida, não se perca no prato e possa fazer o seu trabalho. Não é necessário acrescentar mais quantidade.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Benefícios do azeite de oliva para os gatos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas equilibradas.