Problemas da pele

Pode usar Nebacetin em gatos?

 
Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. Atualizado: 17 outubro 2022
Pode usar Nebacetin em gatos?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Costumamos ter em casa alguns remédios utilizados com maior frequência por nós, coisas simples, para um curativo ou uma dor de cabeça. E quando nossos animais de estimação precisam de algum remédio com urgência? Podemos utilizar os nossos medicamentos neles? Nem sempre. A verdade é que os cães e gatos geralmente são mais sensíveis aos medicamentos usados pelas pessoas, e até mesmo uma simples pomada pode intoxicar nossos amigos.

Dentre essas pomadas antigas que sempre temos em casa, inclui-se o medicamento Nebacetin, utilizado para ferimentos infeccionados. Você se pergunta se pode usar Nebacetin em gatos? E se eles lamberem a pomada, faz mal? Para tirar todas essas dúvidas e ficar por dentro de outras opções de pomadas para uso em feridas de gatos, continue lendo este artigo do PeritoAnimal.

Também lhe pode interessar: Ferida em gato: o que pode ser e como tratar

Índice

  1. O que é Nebacetin?
  2. Pode usar Nebacetin em gatos?
  3. Como usar o Nebacetin em gatos?
  4. Faz mal o gato lamber Nebacetin? Como evitar isso?
  5. Efeitos colaterais do Nebacetin em gatos
  6. Contraindicações do Nebacetin para gatos
  7. Quais outras opções de pomadas para gatos posso utilizar?

O que é Nebacetin?

Nebacetin é um medicamento indicado para o tratamento de infecções da pele e/ou de mucosas, causadas por diferentes bactérias, como feridas abertas (por exemplo, úlceras na pele) e nas queimaduras. Também é indicado para prevenir infecções cutâneas e/ou de mucosas após ferimentos, cortes (inclusive de cirurgias) e queimaduras pequenas.

A pomada contém dois antibióticos, a neomicina e a bacitracina zíncica, que juntos inibem o crescimento de vários tipos de bactérias, principalmente as que costumam causar infecções de pele e de mucosas. Por isso, é eficaz para tratar e para prevenir a proliferação bacteriana. Os efeitos do Nebacetin em gatos começam logo após sua aplicação, contudo, a resposta ao tratamento depende, dentre outros fatores, do tamanho e tipo da lesão e da defesa do organismo do paciente[1]. Animais muito debilitados apresentarão um processo de cicatrização mais lento.

Pode usar Nebacetin em gatos? - O que é Nebacetin?

Pode usar Nebacetin em gatos?

A pomada Nebacetin possui como um de seus componentes a neomicina, que pode ser tóxica para gatos. Apesar de potencialmente nocivo, esse antibiótico é muito usado topicamente nessa espécie, com algumas cautelas. O risco de intoxicação em gatos está relacionado à duração do tratamento, dose utilizada por dia, uso de outros medicamentos que possam potencializar os efeitos da neomicina (como os diuréticos), doença subjacente e exposição prévia a outros antibióticos dessa classe.

Devido a esses riscos, o uso de Nebacetin nos pets deve sempre ser indicado por um médico veterinário.

Como usar o Nebacetin em gatos?

A pomada Nebacetin deve ser utilizada em gatos de forma moderada, aplicando-se uma fina camada sobre a lesão, no máximo duas vezes ao dia. A aplicação nos ferimentos pode ser realizada com o auxílio de um cotonete ou gaze, espalhando a pomada levemente, para que o bichano não se estresse. Gatos não gostam da textura das pomadas em contato com sua pele, por isso tendem a lamber o máximo possível. No próximo tópico falaremos mais sobre esse costume dos felinos.

Faz mal o gato lamber Nebacetin? Como evitar isso?

Sim! O gato não pode lamber o Nebacetin aplicado na pele. Para evitar que isso ocorra, você deve distraí-lo logo após o uso da pomada (como por exemplo, dar algum petisco, brincar, levar para passear no jardim) ou utilizar um colar elizabetano. A ingestão do Nebacetin pode causar intoxicação no gato, e ainda não será possível identificar a dose ingerida por ele. Caso exista mais de um gato no ambiente, deve ser assegurado que não trocarão lambidas entre eles, retirando a medicação um do outro. Caso seja necessário, separe os bichanos em cômodos diferentes por um tempo, até que o medicamento seja absorvido e possa fazer efeito.

Pode usar Nebacetin em gatos? - Faz mal o gato lamber Nebacetin? Como evitar isso?

Efeitos colaterais do Nebacetin em gatos

A neomicina, um dos constituintes do Nebacetin, é um antibiótico do grupo dos aminoglicosídeos. Esses agentes devem ser utilizados com cautela nos gatos devido ao seu efeito ototóxico. Os gatos parecem ser mais susceptíveis à ototoxicidade e à Síndrome de Horner do que os cães, provavelmente, por causa das diferenças anatômicas da bula timpânica. Além disso, felinos apresentam maiores reações alérgicas aos medicamentos tópicos.

A ototoxicidade por antibióticos aminoglicosídeos é um dano causado, principalmente, nos nervos vestibulares e coclear, resultando em alterações no equilíbrio e na audição dos animais domésticos. O tipo de dano normalmente está relacionado ao tempo de tratamento, dose acumulativa e estado do animal. Os efeitos colaterais não desejáveis dos antibióticos aminoglicosídeos vão desde a perda gradativa de audição e problemas renais, até distúrbios vestibulares, que levam à perda do equilíbrio e morte. Muitas vezes, as perdas auditivas são imperceptíveis e a identificação da ototoxicidade passa despercebida.

Contraindicações do Nebacetin para gatos

O Nebacetin é contraindicado para gatos que utilizaram ou ainda estão em uso de antibióticos aminoglicosídeos, podendo causar intoxicação caso o animal fique lambendo a pomada que foi aplicada.

Quais outras opções de pomadas para gatos posso utilizar?

Várias são as opções de pomadas antimicrobianas no mercado pet. O ideal é que o médico veterinário prescreva o medicamento mais adequando para o tipo de ferimento do gato. Essas são algumas opções oferecidas pelo mercado:

  1. Neodexa F Creme: possui em sua composição neomicina, nistatina, dexametasona e benzocaína. É indicada para o tratamento de lesões de pele complicadas por infecções bacterinanas ou fúngicas provocadas por Malassezia pachedermatis, Staphylococcus spp., Streptococcus spp., Corynebacterium spp., Pseudomonas spp., Trichophyton spp., Microsporum spp., Epidermophyton spp., Aspergillus spp e Candida albicans.
  2. Vetaglós: possui gentamicina, sulfanilamida, sulfadiazina, ureia e vitamina A. Este medicamento contém agentes antimicrobianos eficazes no combate aos diversos microrganismos que podem estar presentes nas infecções dermatológicas. Além de combater a infecção bacteriana, a vitamina A tem ação sobre o epitélio, auxiliando em sua manutenção e regeneração.
  3. Ganadol: composta por ureia, penicilina e diidroestreptomicina. A ureia dissolve e elimina as secreções purulentas e os tecidos mortos, limpando a ferida e permitindo, deste modo, a ação profunda dos antibióticos sobre os germes da infecção. Já a diidroestreptomicina age sobre microrganismos pouco sensíveis à penicilina, resultando em uma sinergia entre esses dois componentes, obtendo bons resultados.
  4. Dermotrat Creme: possui em sua composição a gentamicina, o miconazol e a betametasona. É um agente antibacteriano, antifúngico e anti-inflamatório de uso tópico para afecções cutâneas que acometem cães e gatos.

Agora que você viu que pode usar Nebacetin em gatos e conheceu outras pomadas para gatos que também podem ser utilizadas, recomendamos que assista ao vídeo a seguir sobre como fazer um colar elizabetano caseiro para gatos:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Pode usar Nebacetin em gatos?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas da pele.

Referências

1. Bula do Nebacetin, Consulta Remédios. Disponível em https://consultaremedios.com.br/nebacetin/bula. Acesso em 14/10/2022.

Bibliografia
  • Val, A.P.C. Dermatologia em cães e gatos. Cadernos Técnicos de Veterinária e Zootecnia, n. 71, 2013. Disponível em https://vet.ufmg.br/ARQUIVOS/FCK/file/editora/caderno%20tecnico%2071%20dermatologia%20caes%20e%20gatos.pdf. Acesso em 14/10/2022.
  • Almenara, F.S. et al. Ototoxicidade do aminoglicosídeo. Revista Científica Eletrônica de Medicina Veterinária, n.11, 2008. Disponível em http://faef.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/h6AZHORXHqwlb8d_2013-6-13-15-42-16.pdf. Acesso em 14/10/2022.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Pode usar Nebacetin em gatos?