Curiosidades do mundo animal

Animais sem pelo

 
Nick A. Romero H.
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 14 fevereiro 2023
Animais sem pelo

O pelo é um dos traços que caracterizam os mamíferos. Na verdade, eles são os únicos animais que possuem pelos verdadeiros. Existem diferentes tipos de pelos nestes animais que, em geral, têm a função de isolar termicamente, ajudar a se esconder através da camuflagem, proteger da incidência solar e, em certos casos, são úteis para a percepção de seu ambiente.

O pelo é sem dúvida uma estratégia evolutiva que, como podemos ver, oferece muitas vantagens no grupo dos mamíferos, no entanto, há espécies que não têm pelo e se desenvolvem adequadamente. Convidamos você a continuar lendo este artigo da PeritoAnimal para aprender sobre 20 animais sem pelo, escamas ou penas.

Índice

  1. Mariposas
  2. Sapos
  3. Polvos
  4. Escorpiões
  5. Lagartos
  6. Peixes
  7. Caranguejos
  8. Tartarugas
  9. Aves
  10. Aranhas
  11. Outros animais sem pelo
Ver mais >>

Mariposas

As mariposas e borboletas são insetos que pertencem à ordem Lepidoptera. Dentro destes animais encontramos várias espécies que têm estruturas normalmente chamadas de pelos urticantes, mas não são realmente pelos, pois estes são característicos dos mamíferos.

Neste caso, são um tipo de cerdas utilizadas para defesa e muitas vezes causam irritação. Alguns são até muito perigosos para os humanos, como as das larvas da taturana-oblíqua (Lonomia obliqua), que possuem um veneno que pode ser mortal para uma pessoa.

Descubra os tipos de mariposas ou traças que existem neste outro artigo.

Animais sem pelo - Mariposas

Sapos

Rãs e sapos são anfíbios, e ambos correspondem a animais com pele sem pelo. Dependendo da espécie, estes vertebrados têm pele lisa ou com verrugas, o que geralmente secreta uma substância que pode ser leve ou muito tóxica, causando até mesmo a morte.

A pele dos sapos, desprovida de pelos, penas ou escamas, é geralmente umedecida e usada para controle de temperatura, troca de água e oxigênio, assim como para camuflagem em certos casos. Em alguns países existe um ditado que diz "quando o sapo soltar pelo", para aludir a algo que nunca acontecerá.

Animais sem pelo - Sapos

Polvos

Os polvos são moluscos que pertencem à classe dos cefalópodes. Todos são marinhos e aqui temos outro exemplo de animais sem pelo e com pele. Externamente, eles são compostos por uma pele constituída por vários tipos de células e tecidos, o que lhes permite mudar de cor em certos casos. O corpo é macio, o que permite que os polvos façam alterações como alongamento e contração, mas eles também são capazes de passar por pequenas fendas. Algumas espécies são altamente venenosas, mesmo mortíferas para os seres humanos.

Discutimos sobre quantos corações tem um polvo neste outro artigo.

Animais sem pelo - Polvos

Escorpiões

Escorpiões são animais artrópodes da classe dos aracnídeos. Eles também são animais sem pelo, sem escamas e sem penas, e seu corpo externamente é constituído por um exoesqueleto, que é uma cutícula que consiste principalmente de quitina. Embora este tipo de pele seja sem pelos, sua ausência não limita os escorpiões, que são capazes de resistir à escassez de água e às variações extremas de temperatura.

Animais sem pelo - Escorpiões

Lagartos

Outros dos animais sem pelo são os lagartos, répteis cobertos com escamas, compostas por queratina, uma proteína. Graças a estas escamas, muitos lagartos podem viver em áreas muito áridas porque são capazes de reter umidade, o que os torna resistentes à dessecação. A pele deles é dura e se divide em partes à medida que o animal cresce.

Descubra os tipos de lagartos que existem neste artigo do PeritoAnimal.

Animais sem pelo - Lagartos

Peixes

Os peixes são animais sem pelo vertebrados. Seus corpos estão cobertos por escamas que variam tanto na forma quanto no tamanho, embora existam peixes sem escamas, como as enguias. Tais escamas são importantes para os peixes porque proporcionam proteção e a possibilidade de camuflagem.

Entretanto, algumas espécies de peixes, como os bagres (Siluriformes), têm estruturas semelhantes a pelos na cabeça, perto da boca ou das narinas, que têm uma função sensorial para identificar alimentos ou perigos.

Animais sem pelo - Peixes

Caranguejos

Os caranguejos são um tipo de crustáceo, pertencente ao grupo dos decápodes. Como outros artrópodes, seu corpo consiste de um exoesqueleto, que é constituído de quitina, que é altamente mineralizado, tornando-o uma casca dura. Esta concha é comumente trocada pelos caranguejos porque limita o crescimento, de modo que, à medida que eles crescem, vão mudando de de exoesqueleto. Assim, os caranguejos também são animais sem pelo com pele.

Tartarugas

A ordem dos testudines agrupa as diversas tartarugas que existem. As tartarugas são animais sem pelo, mas com a peculiaridade de ter uma carapaça que faz parte de sua espinha dorsal, o que proporciona proteção. Algumas espécies, como a tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea), carecem desta carapaça, e sua pele é toda de couro, que é semelhante ao couro. As tartarugas com carapaças têm o resto de sua pele revestida de couro.

Te contamos algumas das curiosidades sobre as tartarugas neste post do PeritoAnimal.

Animais sem pelo - Tartarugas

Aves

Os peculiares parentes dos dinossauros são as aves atuais, que também são animais sem pelos e, em vez disso, têm penas, mas também escamas compostas de queratina, localizadas principalmente nas patas. As penas são uma das características das aves, que servem para auxiliar no vôo, proporconar termorregulação, camuflagem e também é utilizada para atrair parceiras para acasalamento. As penas são crescimentos epidérmicos que ocorrem na pele destes vertebrados e também ocorreram em alguns dinossauros.

Falamos sobre as características das aves aqui.

Animais sem pelo - Aves

Aranhas

Outro dos animais sem pelos verdadeiros são as aranhas, um dos tipos de aracnídeos que existem hoje em dia. As aranhas, como artrópodes que são, têm um exoesqueleto, que não é mineralizado como em outros animais, portanto, não tem a mesma dureza.

Alguns tipos de aranhas, como as tarântulas, têm seus corpos cobertos com estruturas muito semelhantes a pelos, que são comumente conhecidas como aranhas peludas. Estes "pelos" são usados como defesa, que são jogados como dardos porque causam irritação na pele ou nas membranas mucosas, incluindo dos humanos. Eles também são deixados em tocas para repelir os predadores.

Animais sem pelo - Aranhas

Outros animais sem pelo

Além dos anteriores, há também muitos outros animais sem pelo. Podemos citar:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Animais sem pelo, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Animal Diversity Web. (2020). Disponível em: <https://animaldiversity.org/>. Acesso em 13 de fevereiro de 2023.
  • Hickman, C., Roberts, L. y Parson A. (2000). Principios integrales de zoología. McGraw Hill Interamericana.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 10
Animais sem pelo