Curiosidades do mundo animal

Tipos de salamandras

 
Nick A. Romero H.
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 17 setembro 2022
Tipos de salamandras

Os anfíbios são animais vertebrados em que encontramos, entre outros, a ordem Caudata (Urodela), que engloba mais de 700 espécies que são conhecidas de forma geral como salamandras, mesmo que como veremos, também são utilizados outros nomes segundo o grupo. Sua distribuição principal e de maior diversidade está na região holoártica da América do Norte, embora também estejam presentes na América do Sul, norte da África, Europa e Ásia.

Siga lendo este artigo do PeritoAnimal e conheça quais são os tipos de salamandras e suas características.

Também lhe pode interessar: Animais da França

Índice

  1. Características das salamandras
  2. Salamandras da família Ambystomatidae
  3. Salamandras da família Amphiumidae: amphiumas
  4. As salamandras gigantes da família Cryptobranchidae
  5. Salamandras asiáticas da família Hynobiidae
  6. Salamandras sem pulmões da família Plethodontidae
  7. Família Proteidae: cachorros-de-lama
  8. Salamandras da Família Rhyacotritonidae
  9. Salamandras e tritões da família Salamandridae
  10. Salamandras da família Sirenidae
Ver mais >>

Características das salamandras

As salamandras são um grupo complexo que possui traços peculiares dentro dos anfíbios, como os seguintes:

  • Presença de cauda em todas as suas etapas.
  • Falta de certos ossos do crânio e não ter ouvido médio, mesmo que não sejam surdas.
  • A neotenia (manutenção de traços juvenis na adultez) é uma característica em diversas espécies.
  • O corpo alongado e cilíndrico forma um ângulo reto com as extremidades, que com algumas exceções podem ter o mesmo tamanho.

Por outro lado, mesmo que a maioria tenha fertilização interna, em alguns tipos de salamandras é externa. Também apresentam uma variedade de tamanhos, pesos e cores, algumas são venenosas e também diferem no habitat segundo o grupo.

Dependendo do autor, as salamandras se classificam em nove ou 10 famílias, já que alguns separam a família Dicamptodontidae [1], enquanto outros a incluem como um gênero chamado Ambystomatidae. Aqui utilizaremos a primeira classificação, que é proposta pelo Sistema Integrado de Informação Taxonômica[2].

Salamandras da família Ambystomatidae

Dentro deste grupo de salamandras se encontram certas espécies conhecidas como axolotes. Esta família se distribui exclusivamente na América do Norte, desde o Alaska até o México. Algumas têm hábitos aquáticos no estado de larvas e terrestres quando adultas, voltando para a água somente para se reproduzir. Por outro lado, algumas se mantém toda a vida na água.

Existem 33 espécies do gênero Ambystoma e 4 do Dicamptodon. Algumas não realizam metamorfose, enquanto outras sim, inclusive dependendo das condições, certas espécies podem ou não passar por essa metamorfose. Um exemplo muito representativo deste tipo de salamandras que não realizam metamorfose é o axolote-mexicano (Ambystoma mexicanum), e uma que realiza metamorfose é o axolote-de-cabeça-chata (Ambystoma amblycephalum).

Tipos de salamandras - Salamandras da família Ambystomatidae

Salamandras da família Amphiumidae: amphiumas

Este grupo de espécies de salamandras também é conhecido como 'enguias do Congo', mesmo que não tem nada a ver com esta região, provavelmente é uma interpretação inadequada dos congrios corresponderem a enguias verdadeiras.

Se distribuem exclusivamente nos Estados Unidos, especificamente no sudeste do país. Possuem um aspecto similar à uma enguia, com corpos longos que diferem da maioria dos tipos de salamandras. Se caracterizam por serem neotenias, sem pálpebras, com extremidades muito pequenas e ausência de brânquias externas. A reprodução é através da fertilização interna e são identificados como animais agressivos.

Somente existem três espécies dentro de um único gênero, o Amphiuma:

  • Amphiuma-de três-dedos (Amphiuma tridactylum)
  • Amphiuma-de-dois-dedos (Amphiuma means)
  • Amphiuma-de-um-dedo (Amphiuma pholeter)

Na imagem vemos a amphiuma de dois dedos.

Tipos de salamandras - Salamandras da família Amphiumidae: amphiumas

As salamandras gigantes da família Cryptobranchidae

Outro dos tipos de salamandras são as salamandras-gigantes, chamadas assim precisamente pelos seus tamanhos grandes. Existem somente três espécies:

  • Salamandra-gigante-da-china (Andrias davidianus)
  • Salamandra-gigante-do-japão (Andrias japonicus)
  • Salamandra-Hellbender (Cryptobranchus alleganiensis)

A primeira apresenta os maiores tamanhos, alcançando até 1,8 metro de comprimento e 65 kg de peso. Os nomes das duas primeiras indicam sua origem, enquanto que a terceira está limitada ao leste dos Estados Unidos, desenvolvendo-se em águas bem oxigenadas e de curso rápido.

As formas adultas não têm brânquias e estima-se que os pulmões não são funcionais, de forma que respiram através da pele. Também não possuem pálpebras e sua fecundação é externa. Se caracterizam por expelir um odor muito desagradável, são agressivas e territoriais, inclusive chegam a se mutilarem entre elas mesmas com seus dentes.

Tipos de salamandras - As salamandras gigantes da família Cryptobranchidae

Salamandras asiáticas da família Hynobiidae

As salamandras asiáticas são um grupo antigo que se divide em duas subfamílias, Hynobiinae e Onychodactylinae, com um total de 78 espécies. Se falamos do habitat deste tipo de salamandra, saiba que estão distribuídas desde o Afeganistão e Irã até o Japão. Certas espécies são capazes de viver em habitats com temperaturas menores de 0 graus, de forma que se congelam e se mantém latentes. Mesmo assim, algumas, como por exemplo as salamandras com garras, que pertencem ao gênero Onychodactylus, desenvolveram espécies com garras nos dedos.

A forma de alimentação varia dentro deste grupo, porque algumas espécies se alimentam por sucção dentro da água ou usam a língua simulando um projétil. Por serem um tipo de salamandras primitivas, têm reprodução externa.

Na imagem observamos a salamandra-com-garras-de-Fischer (Onychodactylus fischeri).

Tipos de salamandras - Salamandras asiáticas da família Hynobiidae
Imagem: universoanimal.blogspot.com

Salamandras sem pulmões da família Plethodontidae

Este tipo de salamandra é o mais diverso, pois inclui umas 477 espécies distribuídas principalmente na Améria e, com menor número, na Europa e Ásia. Seu nome se deve ao fato de não possuírem pulmões, por isso a respiração é realizada exclusivamente através da pele e pelas membranas presentes na faringe.

São encontradas em diversos tipos de habitats, tais como aquáticos, terrestres, arbóreos e inclusive algumas são escavadoras e outras habitam em cavernas. Podem apresentar tamanhos bem pequenos, como é o caso das espécies do gênero Thorius, que chegam a medir apenas 30 mm de comprimento. São um grupo muito interessante, onde se incluem espécies de salamandras com boa visão binocular, outras, para escapar de predadores, colocam suas extremidades debaixo do corpo e rolam ladeiras.

Um exemplo deste tipo encontramos na salamandra da Sierra de Juárez, com apenas 20 mm de comprimento.

Tipos de salamandras - Salamandras sem pulmões da família Plethodontidae
Imagem: colombia.naturalist.org

Família Proteidae: cachorros-de-lama

Para estas salamandras se usam nomes como olmos. Os proteídeos são um grupo pouco diversificado, com umas oito espécies no total e são consideradas salamandras avançadas. Se caracterizam por serem neotenias, contam com brânquias externas espessas e de hábitos aquáticos. Sua reprodução é por fertilização interna.

A maior distribuição é na América do Norte e uma espécie na Europa. Habitam tanto cavernas como fora delas. Dentro dos exemplos do grupo podemos mencionar o Necturus lewisi e o olmo ou proteus (Proteus anguinus). Este último é o que vemos na imagem e, como curiosidade, podemos dizer que este tipo de salamandra não tem olhos.

Tipos de salamandras - Família Proteidae: cachorros-de-lama

Salamandras da Família Rhyacotritonidae

Este grupo também é pouco diversificado, do qual foi identificado somente um gênero e quatro espécies, todas endêmicas da costa nordeste dos Estados Unidos. Ainda que realizem metamorfose, mantém certos traços juvenis como os dentes cônicos e alguns ossos reduzidos ou cartilaginosos. São adaptadas para viver em águas correntes rápidas. A fecundação é interna e tem pouca tolerância aos aumentos de temperaturas, de forma que vivem em ambientes frios. Além disso, são muito susceptíveis à alteração do habitat.

Alguns exemplos de salamandras pertencentes a este grupo são:

  • Salamandra-olímpica (Rhyacotriton olympicus)
  • Salamandra-torrent-do-sul (Rhyacotriton variegatus)

Na imagem observamos a salamandra de torrent do sul.

Tipos de salamandras - Salamandras da Família Rhyacotritonidae
Imagem: intrugingnature.photodeck.com

Salamandras e tritões da família Salamandridae

Provavelmente o grupo mais popular seja o das salamandras desta família, onde também se incluem certas espécies conhecidas como tritões. Estão distribuídas particularmente na América do Norte, Ásia e Europa. Se consideram umas 123 espécies em 21 gêneros. Podem ter hábitos anfíbios, mesmo que algumas permanecem na água, outras somente retornam para se reproduzir.

Muitas têm cores brilhantes que advertem sobre sua toxicidade pela presença de glândulas venenosas na pele, como os tritões Taricha da América do Norte, considerados dentro dos anfíbios mais venenosos que existem. Certas espécies são neotenias, a fertilização é interna e, mesmo que a maioria ponha seus ovos, existem alguns casos vivíparos no grupo, como a salamandra de Atif (Lyciasalamandra atifi). Geralmente, este tipo de salamandra tem um complexo processo de cortejo. A salamandra-comum ou salamandra-de-fogo (Salamandra salamandra) é um dos exemplos típicos do grupo.

Na imagem vemos a salamandra de Atif.

Tipos de salamandras - Salamandras e tritões da família Salamandridae
Imagem: panama.naturalist.org

Salamandras da família Sirenidae

Estas são as mais peculiares de todos os tipos de salamandras, até ao ponto de serem consideradas eventualmente fora do grupo. Não possuem patas traseiras, as da frente são muito pequenas e isto, associado com seus corpos alongados, faz com que se assemelhem à enguias. Também não possuem brânquias externas nem pálpebras e são muito boas escavadoras. A boca tem forma de bico e somente possuem pares de dentes que não estão conectados ao osso da mandíbula. São neotenias, com fertilização externa e podem chegar a medis até 95 cm de comprimento.

Se reconhecem dois gêneros e cinco espécies, das quais habitam exclusivamente no sudeste dos Estados Unidos e norte do México. Um exemplo que temos é a siren intermedia (Siren intermedia).

E aí, qual desses tipos de salamandra você achou mais interessante? Conta pra gente nos comentários! E não perca este outro artigo em que falamos sobre as diferenças entre répteis e anfíbios.

Tipos de salamandras - Salamandras da família Sirenidae

Se deseja ler mais artigos parecidos a Tipos de salamandras, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Referências
  1. AmphibiaWeb (2022). Caudata. Disponible en: https://amphibiaweb.org/lists/index.shtml
  2. ITIS (2021). Caudata. Disponible en: https://www.itis.gov/servlet/SingleRpt/SingleRpt?search_topic=TSN&search_value=173584#null
Bibliografia
  • Heying, H. (2003). Caudata. Animal Diversity Web. Disponible en: https://animaldiversity.org/accounts/Caudata/
  • Heying, H. 2003. Ambystomatidae. Animal Diversity Web. Disponible en: https://animaldiversity.org/accounts/Ambystomatidae/
  • Heying, H. (2003). Cryptobranchidae. Animal Diversity Web. Disponible en: https://animaldiversity.org/accounts/Cryptobranchidae/
  • Naish, D. (2013). The amazing world of salamanders. Disponible en: https://blogs.scientificamerican.com/tetrapod-zoology/the-amazing-world-of-salamanders/

 

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: universoanimal.blogspot.com
Imagem: colombia.naturalist.org
Imagem: intrugingnature.photodeck.com
Imagem: panama.naturalist.org
1 de 10
Tipos de salamandras