Curiosidades do mundo animal

Golfinhos têm pelo?

 
María Luz Thomann
Por María Luz Thomann, Bióloga e ornitóloga. 28 dezembro 2023
Golfinhos têm pelo?

Os golfinhos fazem parte da família Delphinidae, que inclui mais de 90 espécies, abrangendo uma ampla variedade de cetáceos, desde a imponente orca até o simpático golfinho-roaz. Com sua adaptação ao meio aquático, os golfinhos têm povoado mares e oceanos ao redor do mundo, inclusive rios, desde águas tropicais até as regiões polares.

No entanto, além de sua encantadora imagem, surge uma dúvida que nos convida a explorar sua anatomia: golfinhos têm pelo? Essa questão se torna um enigma biológico das adaptações evolutivas desses cetáceos. Não perca este artigo do PeritoAnimal, no qual abordaremos a pele dos golfinhos e se esses animais têm pelo ou não. Continue lendo!

Também lhe pode interessar: Características dos golfinhos

Índice

  1. Golfinhos têm pelo?
  2. Golfinhos têm escamas?
  3. Como é a pele dos golfinhos?

Golfinhos têm pelo?

Apesar de sua aparência suave e lisa, os golfinhos têm um tipo de pelo em sua fase embrionária que vão perdendo à medida que crescem. Embora alguns golfinhos retenham pequenas quantidades de pelo em áreas específicas de seus corpos, como nas bordas dos lábios, em geral, não têm pelo para nadar de forma mais eficiente. Assim, a pele dos golfinhos é macia, não tendo a densa cobertura de pelo encontrada em outros mamíferos. A adaptação da pele sem pelo contribui para sua hidrodinâmica, permitindo que nadem mais facilmente pela água.

Durante a gestação e no momento do nascimento, os golfinhos apresentam vilosidades dispersas no focinho, que se desprendem pouco depois, revelando os folículos pilosos. Em alguns golfinhos adultos, é possível identificar vestígios desse fenômeno. Esses filamentos são conhecidos como vibrissas ou bigodes, caracterizados por terem bases inervadas e serem muito sensíveis ao toque. São de grande importância, pois fornecem informações adicionais sobre o ambiente em que estão os golfinhos. Geralmente, as vibrissas estão restritas a partes específicas do corpo e, em muitos casos, formam penachos ou grupos compactos. Entretanto, em outras situações, somem completamente ao longo do desenvolvimento do animal.

Golfinhos têm escamas?

Já vimos que os golfinhos não possuem pelos em sua fase adulta, mas e quanto às escamas? Ao contrário dos peixes, que utilizam as escamas como uma forma de proteção e para reduzir a fricção na água, ao longo da evolução, os golfinhos desenvolveram uma pele sem escamas para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades apresentadas pelo ambiente marinho. Isso lhes permite deslocar-se eficientemente através da água com uma resistência mínima.

Essa pele sem escamas também desempenha um papel fundamental na regulação térmica desses animais. Apesar de seu ambiente aquático, os golfinhos são mamíferos de sangue quente, o que significa que precisam manter uma temperatura corporal constante para viverem bem. A pele sem escamas facilita a dissipação do calor produzido pela atividade metabólica dos golfinhos, permitindo-lhes ajustar sua temperatura corporal de maneira eficaz.

Além disso, a ausência de escamas na pele dos golfinhos é essencial para o funcionamento de seus sistemas sensoriais, como as vibrissas. Essas estruturas sensitivas, presentes em diversas partes do corpo, são fundamentais para a percepção tátil e a interpretação do ambiente aquático, fornecendo informações valiosas sobre a presença de presas, companheiros ou mudanças nas correntes marinhas. Se você deseja continuar aprendendo sobre como eles percebem o ambiente e se comunicam entre si, não deixe de ler nosso artigo sobre a comunicação dos golfinhos.

Golfinhos têm pelo? - Golfinhos têm escamas?

Como é a pele dos golfinhos?

A pele dos golfinhos é suave, lisa, livre de escamas e de pelos. É composta por uma camada externa chamada epiderme e uma camada interna mais espessa chamada derme. Ao contrário dos peixes, que geralmente têm escamas, a pele dos golfinhos é semelhante em textura à de outros mamíferos, embora não apresentem a pelagem característica de outras espécies de mamíferos e possuam adaptações específicas para a vida aquática.

Algumas características notáveis da pele dos golfinhos incluem, por exemplo:

  • Hidrodinâmica: a pele lisa contribui para a hidrodinâmica do golfinho, permitindo que se desloque de maneira eficiente através da água com mínima resistência;
  • Termorregulação: apesar de viverem na água, os golfinhos são mamíferos de sangue quente. A pele sem escamas os ajuda a regular sua temperatura corporal através da eficiente dissipação de calor. Para saber mais, não deixe de ler nosso artigo "Mamíferos aquáticos - Características e exemplos";
  • Coloração: a coloração da pele dos golfinhos varia entre as espécies, mas geralmente exibem tons de cinza, azul e branco;
  • Mudança de pigmentação: algumas espécies de golfinhos mostram mudanças na coloração de sua pele em resposta a diferentes condições. Por exemplo, a pele dos golfinhos-pintados pode variar em tonalidade conforme a temperatura da água, a luz solar e outros fatores ambientais. Neste outro artigo, abordamos quais são os tipos de golfinhos;
  • Sensibilidade: embora a pele em si não seja tão sensível quanto as vibrissas (pelos especializados) encontradas em áreas específicas como o focinho, os golfinhos são capazes de detectar mudanças na temperatura e na pressão através de sua pele, auxiliando na navegação e busca por alimentos;
  • Secreções dérmicas: os golfinhos têm glândulas de óleo em sua pele que secretam uma substância gordurosa que ajuda a manter a pele suave e isolada da água, proporcionando uma camada adicional de proteção e contribuindo para a impermeabilização da pele;
  • Padrões e marcas únicas: cada golfinho possui padrões e marcas únicas em sua pele, permitindo a identificação individual. Essas marcas podem incluir cicatrizes, entalhes, manchas e padrões pigmentares distintivos;
  • Renovação celular: a pele dos golfinhos se renova continuamente, um processo essencial para manter a integridade da pele e garantir que esteja em condições ideais para as diversas atividades que realizam, como caça, comunicação e navegação.

Em conjunto, essas características tornam a pele dos golfinhos uma adaptação única e especializada para a vida no meio aquático, permitindo que prosperem e se desenvolvam eficientemente em seu ambiente marinho.

Agora que você sabe que os golfinhos não têm pelo nem escamas e quais são as principais características de sua pele, incentivamos você a continuar aprendendo com os seguintes artigos:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Golfinhos têm pelo?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Cozzi, B., Huggenberger, S., & Oelschläger, H. A. (2016). Anatomy of dolphins: insights into body structure and function. Academic Press.
  • Hassanalian, M., Abdelmoula, H., Mohammadi, S., Bakhtiyarov, S., Goerlich, J., & Javed, U. (2019). Aquatic animal colors and skin temperature: Biology's selection for reducing oceanic dolphin's skin friction drag. Journal of thermal biology, 84, 292-310.
  • Huggenberger, S., Oelschläger, H. A., & Cozzi, B. (2018). Atlas of the Anatomy of Dolphins and Whales. Academic Press.
  • Pavlov, V. V. (2006). Dolphin skin as a natural anisotropic compliant wall. Bioinspiration & biomimetics, 1(2), 31.
  • Van Dolah, F. M., Neely, M. G., McGeorge, L. E., Balmer, B. C., Ylitalo, G. M., Zolman, E. S., ... & Schwacke, L. H. (2015). Seasonal variation in the skin transcriptome of common bottlenose dolphins (Tursiops truncatus) from the northern Gulf of Mexico. PLoS One, 10(6), e0130934.
  • Wainwright, D. K., Fish, F. E., Ingersoll, S., Williams, T. M., St Leger, J., Smits, A. J., & Lauder, G. V. (2019). How smooth is a dolphin? The ridged skin of odontocetes. Biology letters, 15(7), 20190103.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Golfinhos têm pelo?