Alimentos proibidos para cães

Alimentos proibidos para cães

Se quer saber quais são os alimentos proibidos para cães, entrou no sítio certo, neste artigo do PeritoAnimal vamos mostrar-lhe uma lista muito completa de tudo aquilo que não deve dar ao seu animal de companhia.

E se se quer iniciar na dieta BARF ou outras, você deve preparar o alimento, por isso é muito importante que conheça todos aqueles alimentos que podem ser prejudicais para a saúde do seu cachorro.

Continue lendo este artigo para ver a lista completa e não hesite em se informar também sobre a saúde, alimentação e cuidados do seu animal de estimação.

Café

Encontramos no café uma bebida estimulante pelo seu conteúdo em trimeltilxantina. Além de dependência, o consumo desta substância tem fortes efeitos estimulantes no sistema nervoso centro e em outros do sistema cardiovasculares. Também estão presentes no chá ou na cola.

Tal como acontece com os humanos, o excesso de café tem graves consequências para o organismo causando vômitos, agitação e pode inclusive chegar a causar a morte.

Chocolate

Como referimos no nosso artigo sobre por que cachorro não pode comer chocolate, os cachorros são incapazes de metabolizar a teobromina, por isso o chocolate considera-a um alimento proibido para os cachorros.

Oferecer chocolate em doses excessivas pode provocar sintomas como diarreia, vômitos, desidratação e pode provocar inclusive a morte dos cachorros. Ainda assim, embora apenas lhe dê apenas pequenos pedaços, também é um produto prejudicial uma vez que aumenta a contratibilidade cardíaca.

Leite e queijos

Tal como acontece com o chocolate, os cachorros são incapazes de metabolizar o leite, por este motivo não devemos oferecê-los. É um produto não mortal mas prejudicial que provoca vômitos, diarreia e problemas gastrointestinais diversos.

Devemos apenas oferecer ao nosso cachorro leite específico durante a sua fase de crescimento.

O queijo não é tão prejudicial como o leite, no entanto o seu abuso pode levar a problemas como a pancreatite ou a problemas mais graves se o nosso cão for intolerante à lactose. Por isso, devemos evitar este tipo de alimento.

Levedura ou fermento

As leveduras convencionais que utilizamos para bolos e outras receitas convertem-se em um produto tóxico dentro do organismo do cachorro. As consequências podem ser a acumulação de gases, vômitos, dor, mal-estar e letargia.

Frutos secos

Devemos eliminar qualquer rastro de frutos secos da dieta do nosso cachorro pela sua grande quantidade de fósforo. Os efeitos de uma ingestão excessiva podem ser os vômitos, dor muscular, fraqueza, tonturas, tremores, insuficiência renal e inclusive febre no cachorro.

Alguns frutos podem ser realmente letais como é o caso das nozes de macadâmia, além disso podem provocar o aparecimento de cálculos.

Sal

Um excesso de sal é prejudicial para a saúde do seu cachorro, vômitos ou diarreias são os sintomas visíveis, mas existem consequências mais graves que não podemos observar. Os cachorros com problemas de coração podem ficar mais afetados e agravar a sua situação se o ingerirem.

Álcool

Embora não acreditemos que ninguém seja capaz de oferecer álcool, a verdade é que pode acontecer por acidente se não tivermos as garrafas bem guardadas e escondidas do nosso pet. Um excesso provoca sintomas similares ao dos humanos, a toxicidade afeta o cachorro causando vômitos e inclusive um coma etílico.

Ovos crus

Se for utilizar ovos na dieta BARF, deve se certificar da sua qualidade e bom estado antes de os oferecer. A possibilidade de contrair salmonela é a mesma que pode ocorrer conosco.

No entanto, o ovo cozido é um produto bastante benéfico para o nosso mascote, podemos cozê-lo e oferecer uma vez por semana ao nosso cão para melhorar o brilho do pelo. Também é uma fonte de proteína e taurina.

Frutas e legumes

As frutas e legumes devem estar presentes na alimentação do cachorro (cerca de 15%) e o seu consumo deve ser habitual. No nosso artigo sobre as frutas e legumes proibidos para cachorros explicamos quais são os mais prejudiciais.

Sem dúvida que, a mais importante a conhecer é o abacate pelo seu alto conteúdo em persina, toxinas e gordura vegetal que fazem com que o seu consumo seja um autêntico risco para a saúde do nosso cachorro. É um alimento tóxico, as consequências mais graves podem ser pancreatite, deficiências no sistema pulmonar e podem inclusive afetar o coração.

Os cítricos não são alimentos tóxicos mas a verdade é que o seu alto conteúdo em açúcar pode levar à obesidade e o seu excesso pode causar mal-estar intestinal.

Em apenas uma ingestão de cebolas, alhos, alho-poró ou cebolinha podemos causar toxicidade no cachorro junto com um alto risco de anemia. A ingestão repetitiva deste tipo de alimento pode causar problemas muito graves e irreparáveis de saúde.

As uvas afetam diretamente o fígado e os rins do cachorro e podem inclusive desenvolver uma insuficiência renal se o seu consumo for habitual. Lembre-se que as sementes e grainhas devem ser sempre retiradas do alimento, é a parte mais tóxica dele.

Tal como acontece com os humanos, a batata crua é um produto tóxico dentro do nosso organismo. Podemos oferecê-la sem problema sempre que a cozinharmos antes.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Alimentos proibidos para cães, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de alimentação.