Partilhar

Espécies de hamster

 
Por Liliana Ramos, Jornalista especializada em mundo animal. 9 maio 2018
Espécies de hamster

Ver fichas de  Hamsters

Existem diferentes espécies de hamster distintas, todas elas com qualidades e atributos diferentes e que as tornam especiais. Se você está pensando em adotar um destes pequenos roedores, é fundamental que primeiro você se informe e, dessa forma, pode descobrir qual o tipo de hamster que mais se adapta ao que você está procurando.

Em primeiro lugar você deve ter bem claro aquilo que procura num pet: um amigo divertido e sociável, um pequeno roedor que você possa apenas observar ou um pet para ensinar truques e adestrar. Continue lendo este artigo do PeritoAnimal e descubra as diferentes espécies de hamster.

Também lhe pode interessar: Nomes para hamster

Hamster Roborovski

O hamster Roborovski é timido e independente. Embora existam alguns exemplares simpáticos e doces, o mais provável é que a maioria tente escapar de suas mãos quando você o tenta apanhar. Se trata de um hamster que necessita de muita confiança para interagir bem com você. Em algumas ocasiões podem chegar mesmo a morder. Mas não se preocupe, eles não costumam machucar muito!

O hamster Roborovski é originário das Rússia, China e Cazaquistão. É o pet ideal se você adora ver um hamster correndo na roda. Ele é muito pequeno, atingindo apenas 5 cm na idade adulta.

Espécies de hamster - Hamster Roborovski

Hamster Chinês

Este é um dos hamsters preferidos dos amantes dos roedores. O hamster chinês é um exótico exemplar asiático que, embora existam exemplares de cor marrom, o mais comum é serem cinza.

É bem maior de tamanho que o roborovski, possuindo uns 10 centímetros de longitude. Para além disso, é um hamster amigável e brincalhão. Ele disfruta muito saindo da jaula e correndo pela casa atrás de vocês. Muitos tutores referem até que eles chegam a se aninhar para dormir no colo deles.

O carácter doce e ativo deste hamster vai conquistar o seu coração se o que você procura é um hamster para lhe fazer companhia e adestrar através de brincadeiras e prêmios como reforço positivo.

Espécies de hamster - Hamster Chinês

Hamster Sírio

O hamster sírio, tal como o seu nome indica, provém da Síria e é um exemplar que se encontra num estado ameaçado na maioria dos países (sim, é surpreendente)!

Esta espécie de hamster mede entre 15 e 17 centímetros, dependendo do sexo do animal. É uma das espécies, para mim, mais bonitas devido ao seu suave e felpudo pelo. São animais bastante amigáveis com quem os alimenta mas precisam de algum tempo até se adaptarem ao tutor e confiarem nele.

É uma espécie apta para crianças já com alguma idade porque embora sejam frágeis, são sociáveis e é raro que mordisquem.

Espécies de hamster - Hamster Sírio

Hamster anão russo

O hamster anão russo é um pet especialmente doce e sociável, também recomendado para crianças já com alguma idade que queiram ter o primeiro pet deles. Não é uma espécie de hamster muito grande, mede entre 7 e 10 centímetros de longitude e por isso é importante que exista muito cuidado ao interagir com eles, devido à fragilidade por serem tão pequenos.

Uma curiosidade muito interessante sobre esta espécie de hamster é que podem hibernar. Quando isso acontece, após 16 horas de hibernação, a pelagem deles passa a ser toda branca.

Espécies de hamster - Hamster anão russo

Você gostaria de saber mais sobre os hamsters?

Se você adotou recentemente um hamster ou está pensando em adotar um destes maravilhosos animais, não se esqueça de ler tudo sobre os cuidados e alimentação do hamster. E se você ainda não escolheu um nome para o seu novo amigo, dê uma olhada na nossa lista de nomes para hamsters. Com certeza você vai achar o nome perfeito!

Se deseja ler mais artigos parecidos a Espécies de hamster, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Comparações.

Escrever comentário sobre Espécies de hamster

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Espécies de hamster
1 de 5
Espécies de hamster

Voltar ao topo da página