Curiosidades do mundo animal

História de Balto, o cão-lobo que se tornou um herói

História de Balto, o cão-lobo que se tornou um herói
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

A história de Balto e Togo é um dos sucessos reais mais cativantes dos Estados Unidos e prova como os cachorros são capazes de fazer coisas incríveis. A história foi tão mediática que a aventura protagonizada por Balto se converteu em filme, em 1995, narrando sua história. Entretanto, outras versões contam que o verdadeiro herói foi Togo.

Neste artigo do PeritoAnimal, contamos qual é a história de Balto, o cão-lobo que se tornou um herói e a de Togo. Você não pode perder a história completa!

Também lhe pode interessar: A história do gato da sorte: Maneki Neko

Índice

  1. O cachorro esquimó de Nome
  2. A história de Balto e Togo
  3. Os últimos dias de Balto
  4. A estátua de Balto no Central Park

O cachorro esquimó de Nome

Balto era um cachorro misturado com husky siberiano que nasceu em Nome, uma pequena cidade do Alasca, em 1923. Esta raça, originária da Rússia, foi introduzida nos Estados Unidos, em 1905, para trabalhar no mushing (esporte onde cachorros puxam trenós), já que eram mais resistentes e leves que os malamute do Alasca, os cachorros típicos daquela zona.

Nessa época, a corrida All-Alaska Sweepstakes era muito popular e decorria desde Nome até Candle, o que correspondia a 657 quilômetros, sem contar com o retorno. O futuro tutor de Balto, Leonhad Seppala, era um treinador de mushing experiente que participava em diversas corridas e competições.

Em 1925, quando as temperaturas rondavam os -30ºC, a cidade de Nome foi atacada por uma epidemia de difteria, uma doença bacteriana muito grave que pode chegar a ser mortal e que afeta geralmente as crianças.

Naquela cidade não existia a vacina antidiftérica e foi por meio do telegrama que os habitantes conseguiram descobrir onde encontrar mais vacinas. O mais perto que encontraram foi na cidade de Anchorage, a 856 quilômetros de distância. Infelizmente, não era possível ir até lá por via aérea ou marítima, já que estavam no meio de uma tempestade de inverno que impedia o uso das rotas.

História de Balto, o cão-lobo que se tornou um herói - O cachorro esquimó de Nome

A história de Balto e Togo

Uma vez que era impossível receberem as vacinas necessárias, cerca de 20 habitantes da cidade de Nome se comprometeram a realizar um trajeto perigoso, para o qual utilizariam mais de 100 cachorros de trenó. Eles conseguiram transladar o material de Anchorage até Nenana, uma cidade mais próxima de Nome, a 778 quilômetros de distância.

Os 20 guias construíram, então, um sistema de revezamento que tornou possível o translado das vacinas. Leonhard Seppala liderou sua equipe de cães guiada pelo líder do Togo, um husky siberiano de 12 anos. Eles tiveram que viajar o trecho mais longo e perigoso desta jornada. Seu papel foi fundamental na missão, pois eles tiveram que pegar um atalho através de uma baía congelada para economizar um dia de viagem. Naquela área o gelo era extremamente instável, a qualquer momento poderia se quebrar e deixar toda a equipe em perigo. Mas a verdade é que Togo conseguiu guiar com sucesso a sua equipe durante os mais de 500 km deste perigoso trajeto.

Entre temperaturas congelantes, ventos com força de furacão e tempestades de neve, vários cães de alguns dos grupos morreram. Mas finalmente conseguiram trazer os medicamentos em tempo recorde, pois demorou apenas 127 horas e meia.

A equipe encarregada de cobrir o último trecho e entregar o remédio na cidade foi comandada pelo musher Gunnar Kaasen e seu cão-guia Balto. Por este motivo, este cão foi considerado um herói em Nome em todo o mundo. Mas por outro lado, no Alasca, todos sabiam que o Togo era o verdadeiro herói e, anos depois, foi revelada a verdadeira história que hoje podemos contar. Todos os cães que empreenderam aquela difícil jornada foram grandes heróis, mas Togo foi, sem dúvida, o principal protagonista por ter guiado sua equipe no trecho mais difícil de toda a jornada.

História de Balto, o cão-lobo que se tornou um herói - A história de Balto e Togo

Os últimos dias de Balto

Infelizmente, Balto foi vendido, tal como os outros cachorros, ao zoológico de Cleveland (Ohio), onde viveu até completar 14 anos. Morreu no dia 14 de março de 1933. O cachorro foi embalsamado e, atualmente, podemos encontrar o corpo dele no Museu de História Natural de Cleveland, nos Estados Unidos.

Desde então, em todos os meses de março, se celebra a corrida de cães de Iditarod. O trajeto vai desde Anchorage até Nome, em memória da história de Balto e Togo, os cães-lobo que se tornaram heróis, assim como a de todos os outros que participaram nessa perigosa corrida.

História de Balto, o cão-lobo que se tornou um herói - Os últimos dias de Balto

A estátua de Balto no Central Park

A repercussão midiática da história de Balto foi tão grande que decidiram erguer uma estátua no Central Park, Nova Iorque, em sua homenagem. A obra foi feita por Frederick Roth e dedicada exclusivamente a este herói de quatro patas, que salvou a vida de muitas crianças da cidade de Nome, o que é até hoje é considerado um tanto quanto injusto com Togo. Na estátua de Balto na cidade estadunidense, podemos ler:

"Dedicada ao espírito indômito dos cães da neve que conseguiram transportaram a antitoxina ao longo de quase mais de mil quilômetros de gelos ásperos, água traiçoeiras e tormentas de neve ártica em Nenana para levar alívio ao desolado povo de Nome durante o inverno de 1925.

Resistência - Fidelidade - Inteligência"

Se você gostou desta história, provavelmente também te vai interessar a história do Super-gato que salvou um recém-nascido na Rússia!

História de Balto, o cão-lobo que se tornou um herói - A estátua de Balto no Central Park

Se deseja ler mais artigos parecidos a História de Balto, o cão-lobo que se tornou um herói, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
13 comentários
A sua avaliação:
Fabiano
Até agora estou indignado com essa história. Togo fez toda a jogada e quem leva fama é sempre quem faz o gol. Deveriam corrigir a história! Sou #TeamTogo
A sua avaliação:
KELSEN SMITH
Assisti o filme contado pela Disney,o herói dessa história verídica foi o Togo,pois ele percorreu a maior e mais perigosa atravessia que foi a da baia congelada.
Jdomingos
Concordo plenamente
A sua avaliação:
Rodrigo Barcelos
Tiramos foto na estatua quando visitamos o central Park
A sua avaliação:
Valfredo Gomes da Silva
E o nome é Balto e não Baldo.... Desculpas
A sua avaliação:
Valfredo Gomes da Silva
O pessoal está se enganando, mas o Togo era Líder do trenó de Sepalla e Baldo era Líder do trenó Gunnar Kaasen. Eram duas equipes distintas e não a mesma. Sepalla e Togo fizeram o trajeto mais longo e perigoso mais ou menos 500Km e Gunnar e Baldo fizeram os quilômetros finais, mais ou menos 80Km. Baldo ganhou as glórias por ser o líder que chegou na cidade, mas todos os cães inclusive o Togo merecem todo o crédito dessa linda história verídica.
A sua avaliação:
Joyce
Togo percorreu boa parte do trajeto, o Balto finalizou e por isso teve toda a fama. Togo, Balto e todos os outros cães foram Heróis ❤
A sua avaliação:
Paulo Cezar de Oliveira
gostei muito dessa historia de balto,o cão-lobo
A sua avaliação:
Marcos Gabriel
O verdadeiro herói foi Togo, além do filme lançado pela Disney, existem inúmeros artigos que evidenciam a injustiça da história colocada pela mídia. Será interessantíssimo se o texto de vcs fossem corrigido. Balto não foi o herói, mas sim Tigo.
A sua avaliação:
Renato
O filme da Disney " Togo " de 2019 , parece contar a verdadeira história do que aconteceu , Togo e Balto eram dois cães distintos e Balto acabou levando toda a fama , vale a pena assistir .
A sua avaliação:
FLÁVIO OLIVEIRA
Na verdade, o cão herói desta linda história, nunca foi Balto e sim Togo, e que recentemente concertaram o erro, sendo inclusive a história contada em filme.
Wagner Faria Coutinho
LHEONARD SEPPALA.
HERÓI DOS CÃES DE TRENÓS QUE SALVOU A CIDADE DE NOME, ESTE SAOS OS SIBERIANOS E BALTO ESTA NO MEIO.
A sua avaliação:
Rose
Vi o desenho.É lindo e desde então,só chamo o Kevin Bacon de Balto.
Ele dublou o cachorro-lobo.
A sua avaliação:
Wagner Faria Coutinho
O artigo sobre Balto é maravilhoso, porém existem erros que leigos podem achar que seja verdade, por exemplo do Balto ser mestiço. Não é verdade, Balto era cão puro, Husky Siberiano, fato este que em 1930 quando a AMERICA KENNEL CLUBE, reconheceu a raça como pura, um dos cães com registro fora o Balto.
Outra coisa que neste artigo está errado, Togo e Balto não são o mesmo cão, pois Togo era o líder do trenó do Sepalla, e o Balto era o segundo na linha de comando. Togo cansou e Balto assumiu a corrida.
Chegando em Nome como descreve o artigo. Façam esta correção pois nós criadores e pesquisadores da raça Husky sofremos pelo fato de Wall Disney ter feito o filme e atestar que o Balto era Lobo x husky, ou seja Híbrido ( duas espécies diferentes, porém da mesma família, no caso Lupus Canidae, lobo e Canis Lupus Familiaris., Husky Siberiano).

Desde já agradeço, Wagner Faria Coutinho, criador de Husky Siberiano e pesquisador da raça.
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Wagner! Você me poderia enviar as fontes dessas informações para podermos rever e atualizar o artigo? Muito obrigada pelo comentário.
Rose
Wagner Faria Coutinho,o desenho Balto,não é dos Estúdios de Walt Disney,eu assisti muito e acabei comprando o DVD.Ele é dos Estúdios Universal.
Valfredo Gomes da Silva
Boa Tarde. Desculpa, mas o Togo era Líder do trenó de Sepalla e Baldo era Líder do trenó Gunnar Kaasen. Eram duas equipes distintas e não a mesma. Sepalla e Togo fizeram o trajeto mais longo e perigoso mais ou menos 500Km e Gunnar e Baldo fizeram os quilômetros finais, mais ou menos 80Km. Baldo ganhou as glórias por ser o líder que chegou na cidade, mas todos os cães inclusive o Togo merecem todo o crédito dessa linda história verídica.
1 de 5
História de Balto, o cão-lobo que se tornou um herói