Dietas caseiras

Bolos para gatos - Receitas caseiras

 
Eva López
Por Eva López, Jornalista. 30 dezembro 2022
Bolos para gatos - Receitas caseiras
Gatos

Ver fichas de  Gatos

O aniversário do gato que vive com você está chegando e você quer preparar algo especial? Você adora seu felino e, simplesmente, deseja demonstrar isso por meio de uma comida saborosa? Anime-se e prepare um bolo! Os gatos são animais com um paladar muito apurado, sendo possível que rejeitem uma receita caseira se ela contiver um ingrediente de que não seja do seu agrado. Portanto, recomendamos, antes de tudo, conhecer os gostos de seu melhor amigo para garantir o sucesso da receita e se divertir ao vê-los comer.

No PeritoAnimal preparamos três receitas de bolo para gatos muito simples, rápidas e irresistíveis. Por isso, continue lendo este artigo e descubra como fazer bolos para gatos que eles vão adorar!

Também lhe pode interessar: Receitas de bolos para cachorros

Índice

  1. Receita de bolo de atum para gatos
  2. Receita de bolo de carne para gatos
  3. Receita de bolo vegetariano para gatos
  4. Recomendações para dar bolo para gatos

Receita de bolo de atum para gatos

Majoritariamente, os gatos amam peixe, mas será que podem comê-lo? Claro que sim! Contudo, o alimento deve ser oferecido da forma adequada. Ou seja, esse tipo de alimento não deve constituir toda a dieta do animal, mas pode fazer parte de sua dieta em quantidades moderadas. O peixe fornece uma abundância de proteínas, ácidos graxos como o ômega 3, vitaminas e muitos outros benefícios que seu irão agradar seu gato caso você ofereça peixe ocasionalmente. Para isso, você pode cozinhá-lo, seja cozido ou grelhado, já que servi-lo cru não é aconselhável ou usá-lo para preparar receitas caseiras para gatos como o bolo a seguir.

Ingredientes

  • 1 xícara de farinha de trigo integral
  • 2 latas de atum
  • 60 ml de azeite
  • 1 cápsula de óleo de peixe (opcional)
  • 2 ovos
  • 1 colher de sopa de catnip
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio

Modo de preparo

  1. Pegue uma tigela e bata os ovos com o azeite e o óleo de peixe. Além disso, pré-aqueça o forno a 180 °C;
  2. Escorra as latas de atum e misture o peixe com o que foi preparado no item acima.
  3. Agora, adicione o catnip e continue batendo. Este produto, além de fornecer todos os seus benefícios (como o efeito calmante), deixará o animal com mais vontade de devorar o bolo.
  4. Peneire a farinha com o bicarbonato e integre-a na massa fazendo movimentos suaves de mesclagem. É fundamental que a farinha seja integral para garantir que o animal consiga digeri-la sem problemas.
  5. Unte uma forma com óleo, despeje a massa e asse o bolo por 30 a 45 minutos, ou até que esteja pronto.
  6. Quando estiver pronto, retire do forno, deixe esfriar, desenforme e ofereça ao seu gato.

Com as quantidades indicadas na receita, iremos obter cupcake que será uma boa opção de bolo de aniversário para o gato já que, apesar de ser elaborado com produtos próprios para consumo felino, uma quantidade muito alta pode provocar vômitos ou diarreia, principalmente se o animal tende a comer com voracidade.

Receita de bolo de carne para gatos

Sendo os felinos animais majoritariamente carnívoros, tanto a carne como o peixe são adequados para inclusão na sua alimentação diária, sempre respeitando as necessidades nutricionais do animal. No entanto, que tipo de carne é a mais adequada para eles? Em geral, é a carne de frango, de vitela e de peru, preferencialmente grelhadas ou cozidas para garantir a segurança. Assim, para preparar este bolo para gatos você pode escolher qualquer uma dessas carnes.

Ingredientes

  • 1 xícara de farinha de trigo integral
  • 60 gramas de carne cozida e bem picada
  • 60 ml de azeite
  • Meia cenoura ralada
  • 2 ovos
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio

Modo de preparo

  1. Pré-aqueça o forno a 180 °C.
  2. Em uma tigela, bata os ovos com o azeite.
  3. A seguir, adicione a carne e a cenoura. Continue misturando até incorporar. Se for possível, desfie a carne previamente ou pique-a o menor possível.
  4. Agora, incorpore a farinha peneirada com o bicarbonato e misture com uma colher ou espátula, fazendo movimentos circulares.
  5. Despeje a massa em uma forma untada e leve ao forno por 30-45 minutos, dependendo da potência do mesmo.
  6. Retire do forno quando estiver pronto, deixe esfriar e pronto, hora de comer!

Novamente, as medidas são para um pequeno bolo de carne para gato, um pouco maior que um cupcake, com cerca de 10 a 15 cm de diâmetro.

Receita de bolo vegetariano para gatos

Dissemos acima que os gatos são principalmente carnívoros. Contudo, não o são estrita ou exclusivamente, de forma que também podem consumir vegetais e frutas ocasionalmente. Devido à domesticação da espécie, os gatos evoluíram e o seu sistema digestivo passou a tolerar sem problemas alimentos como abóbora, cenoura, ervilhas, morango, melancia ou maçã, entre muitos outros. Desse modo, selecionamos alguns produtos para esse bolo, mas caso preferira ou se o seu gato não gostar deles, você tem a opção de substituí-los por outros. Para isso, recomendamos consultar nosso artigo sobre alimentos humanos que um gato pode comer. Confira a receita a seguir deste que também pode ser um perfeito bolo de aniversário para gatos:

Ingredientes

  • 1 xícara e meia de farinha de trigo integral
  • 1 pêssego
  • 1 pera
  • 1 ovo
  • 60 ml de azeite
  • 2 colheres de mel
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio

Modo de preparo

  1. Em uma tigela ou outro recipiente, bata o ovo com o azeite e o mel. Além disso, pré-aqueça o forno a 180 °C.
  2. Separadamente, descasque as frutas, retire as sementes, o caroço e o miolo e esmague-as em pedaços, ou pique-as o menor possível.
  3. Misture o purê de frutas com a massa até incorporar bem. Lembre-se que você pode substituir essas frutas por outras anteriormente e, inclusive, usar vegetais.
  4. Agora, adicione a farinha peneirada com o bicarbonato de sódio e integre-os fazendo movimentos circulares.
  5. Despeje a massa em uma forma untada e asse o bolo para gatos por 30 a 45 minutos, apenas em fogo baixo.
  6. Deixe esfriar e sirva.

O mel é um produto que fornece múltiplos benefícios aos gatos, e é por isso que decidimos incluí-lo em nossa receita vegetariana. Entre esses benefícios, destaca-se a alta quantidade de energia que se obtém do mel, além do seu alto poder bactericida, de forma que você também pode oferecê-lo ao seu melhor amigo diretamente da colher.

Recomendações para dar bolo para gatos

Como já apontamos ao longo do artigo, embora todos os bolos para gatos sejam compostos por alimentos naturais e adequados para eles, devemos observar atentamente algumas recomendações:

  • Observe o gato e descubra seus gostos. Os felinos são animais seletivos e muito requintados, com um paladar muito mais delicado do que o canino. Sendo assim, não é de estranhar que alguns deles recusem certos alimentos. Além disso, nem todos os gatos são iguais e, logo, nem todos toleram todos os alimentos da mesma forma. Por tudo isso, conhecer os gostos do seu bichano e saber se ele tem alguma alergia ou intolerância é fundamental para garantir que ele aproveite seu bolo.
  • Fique atento às porções. Um bolo para gatos não deve ser um alimento habitual na dieta do seu felino, devido à quantidade de farinha e ovos que contém. Ele pode ser um bom prêmio ou uma comida para comemorar um dia especial, como seu aniversário, de forma que você pode preparar um bolo para seu gato por vezes, mas não diariamente.
  • Um bolo para cada gato. Se você convive com mais de um felino, já deve ter observado que, em geral, são animais territorialistas. Assim, da mesma forma que não é recomendável usar a mesma caixa de areia para dois gatos, também não é recomendável oferecer o mesmo bolo para mais de um gato. Então, como resolver isso? Muito simples! Você tem a opção de cozinhar dois bolos separadamente, ou cortar metade do bolo para gato já preparado para então colocar cada porção nos comedouros correspondentes.

Agora que você já sabe como fazer diferentes bolos para gatos, não perca a seguir mais uma receita de cupcake para gatos que ele vai adorar:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Bolos para gatos - Receitas caseiras, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas caseiras.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Bolos para gatos - Receitas caseiras