Partilhar

Dicas para encontrar um gato perdido

Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. Atualizado: 6 novembro 2018
Dicas para encontrar um gato perdido

Ver fichas de  Gatos

Perder o nosso gato é sem dúvida uma experiência terrível e desoladora, no entanto é crucial começar a trabalhar o quando antes para o poder trazer de volta a casa. Lembre-se que, quanto mais tempo passar, mais difícil será encontrá-lo. Os gatos são autênticos sobreviventes e aproveitam qualquer oportunidade para começar uma nova vida.

No PeritoAnimal vamos tentar ajudar você a encontrar o seu melhor amigo, por essa razão partilhamos consigo as melhores dicas para encontrar um gato perdido.

Continue lendo e não se esqueça de partilhar a sua fotografia no final para que outro usuário o possam ajudar. Boa sorte!

Procure perto de sua casa e pelas redondezas

Se o seu gato sai e entra livremente de casa ou pensa que pode ter fugido para ver outro gato do gênero oposto, é provável que possa voltar a qualquer momento. Por essa razão, antes de começar a procurá-lo, será muito recomendável que alguém espere em casa com uma janela aberta.

Comece a busca do seu gato rastreando as zonas mais próximas da sua casa. Especialmente se se lembrar de o ter visto ai pela última vez, comece por procurar ai. Depois comece a explorar a região de forma progressiva abarcando cada vez uma área superior. Pode utilizar uma bicicleta para se movimentar com maior facilidade.

Não se esqueça de levar consigo guloseimas saborosas para o seu gato, grite pelo seu nome e procure em buracos e outros lugares em que se possa esconder. Se o seu gato não está acostumado a sair para a rua provavelmente estará assustado e irá procurar um abrigo em qualquer lugar. Verifique bem todos os cantos.

Dicas para encontrar um gato perdido - Procure perto de sua casa e pelas redondezas

Utilize as redes sociais para difundir a mensagem

Aproveitar o alcance das redes sociais é uma forma estupenda de chegar a muito mais pessoas. É sem dúvida um dos melhores truques para encontrar um gato perdido. Por essa razão recomendamos-lhe que prepare uma publicação em que inclua a sua fotografia, nome, descrição, celular de contacto, dados, etc... Tudo o que acredite que possa ajudar a encontrar o seu gato.

Difunda a publicação no facebook, twitter e outras redes sociais que tenha ativas e não se esqueça de pedir que difundam a sua publicação para chegar a mais pessoas.

Além disso nos seus próprios perfis, não duvide em partilhar a publicação com associações animalistas, grupos de gatos perdidos ou páginas de difusão animal. Tudo que que fizer pode ajudar a encontrar o seu gato.

Dicas para encontrar um gato perdido - Utilize as redes sociais para difundir a mensagem

Fale com associações protetoras da sua localidade

Deve colocar-se em contacto com uma associação protetora de animais ou canil da sua cidade para dar os seus dados e número de chip do seu gato, para que desse modo possam verificar se chegou um gato com a descrição do seu fugitivo.

Não se esqueça que além de lhes ligar deverá visitá-los. Muitos destes lugares encontram-se na sua capacidade máxima e têm dificuldades para atualizar as entradas e saídas de animais. O melhor é que, passados dois ou mais dias da sua perda, vá a todos estes lugares pessoalmente.

Dicas para encontrar um gato perdido - Fale com associações protetoras da sua localidade

Cole cartazes pela região

Esta é uma forma eficaz de chegar a mais pessoas, especialmente aquelas pessoas que não usam as redes socais ou que não são do seu círculo de amigos. Não se esqueça que deverá acrescentar a seguinte informação:

  • A fotografia do seu gato
  • O nome do gato
  • Uma pequena descrição
  • O seu nome
  • Dados de contacto
Dicas para encontrar um gato perdido - Cole cartazes pela região

Vá às clínicas veterinárias da sua localidade

Especialmente se o seu gato sofreu um acidente e uma pessoa de bem o tenha levado poderá ter acabado em uma clínica veterinária. Confirme se o seu amigo está por ai e não se esqueça de deixar um cartaz pelo sim pelo não.

Se o gato tem chip, recomendamos-lhe que consulte com eles para o poder encontrar.

Dicas para encontrar um gato perdido - Vá às clínicas veterinárias da sua localidade

Continua sem encontrar o seu gato perdido?

Não perca a esperança. O seu gato poderá voltar a qualquer momento e as suas estratégias de difusão podem funcionar. Tenha paciência e volte a seguir todos os passos anteriormente mencionados para o poder encontrar: procure em lugares próximos, espalhe a mensagem, vá a refúgios e clínicas veterinárias... Não tenha medo de ser insistente, o mais importante é encontrar o seu gato!

Muita sorte, desejamos que o encontre rapidamente!

Dicas para encontrar um gato perdido - Continua sem encontrar o seu gato perdido?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Dicas para encontrar um gato perdido, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Conselhos
  • Deixe a foto do seu gato nos comentário. Este pode ser mais um meio de divulgação para encontrar o seu gato.

Escrever comentário sobre Dicas para encontrar um gato perdido

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
58 comentários
A sua avaliação:
PRISCILA CAMPREGHER
Esse é o Darwin! Ele é um gatinho adulto, de cor cinza e olhos bem verdes. No último domingo, dia 24/11 por voltas das 12hs ele se assustou e correu para o mato ao lado do prédio Central Park (Rua Blumenau, 1001, Timbó/SC). Ele não está acostumado a interagir com outros humanos ou animais, é muito assustado. Acredito que ele esteja nas intermediações do prédio. Ele não usa coleira.
Caso você veja esse gatinho peço que entre em contato imediatamente comigo através do telefone 47 99988-6185.
A sua avaliação:
Liziane zanotto
Nossa gatinha jolie sumiu na praia da pinheira, Santa Catarina. Meu contato 51 993723311
A sua avaliação:
Aline
Miau, 8 meses. Sumiu no domingo dia 11/11 e até agora nao retornou. Fazem 5 dias. Se alguem o viu pf falem cmg tabatinga/camaragibe- PE
A sua avaliação:
Silvia
HUGUINHO escapou aqui da ria moras no Pq. Santo Antônio, Guarulhos.
Ofereço uma boa recompensa.
9 71543994.
A sua avaliação:
Gabriela Mello
George é um gato que não é acostumado com a rua, ele escapou de casa na madrugada de sabado 26/10 Sumaré, interior de SP, pessoas que o viram me disse que ele estava muito assustado. Eu e meu filho estamos muito triste.
Jairo Estevam
Gato macho castrado, dócil e muito brincalhão.Desapareceu no último dia 18 de outubro, a 1 da madrugada, quando a chuva começou.
Carla
Olá! Meu gatinho Elvis saiu de casa dia 31/08 a noite e ainda não voltou. Estamos muito tristes. Ele é rajado, tem olho azul e é muito assustado. Moramos no Jardim Fernandes, na Zona Leste de São Paulo. Se alguém do viu, por favor nos avise. Ele é muito importante para nós 💔.
Obrigada
11 97246-6255
caio
Fata fêmea chamada ''corujinha'' fugiu de casa na última segunda feira (26/08), tem 1 ano de idade, cinza escura com partes branca e nariz rosa, se perdeu na região de interlagos, zona sul de são paulo, próximo ao autódromo.
Felipe
O Antonio sumiu ontem (09/07/2019) por volta das 19 horas na região de Santa Cecília/ Higienópolis, São Paulo-SP. Ele é todo pretinho com um pêlo longo. Super dócil e está um pouco tosado, pois foi castrado recentemente. Já coloquei cartazes na redondeza, mas até agora nada. Estou sem chão
Patricia
Meu gato Dakota sumiu há 3 dias, em Jõao Pessoa, na Paraíba, No bairro do Colinas do Sul. Já saímos e procuramos por toda a vizinhança e ninguém o viu. Também chamamos o nome dele e nenhum sinal. Ele é macho e não e castrado. A ultima vez que minha mãe o viu ele estava correndo atras de outro gato, não sabemos se era fêmea.

Dicas para encontrar um gato perdido
1 de 7
Dicas para encontrar um gato perdido

Voltar ao topo da página