Partilhar

Dicas para encontrar um gato perdido

Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. Atualizado: 6 novembro 2018
Dicas para encontrar um gato perdido

Ver fichas de  Gatos

Perder o nosso gato é sem dúvida uma experiência terrível e desoladora, no entanto é crucial começar a trabalhar o quando antes para o poder trazer de volta a casa. Lembre-se que, quanto mais tempo passar, mais difícil será encontrá-lo. Os gatos são autênticos sobreviventes e aproveitam qualquer oportunidade para começar uma nova vida.

No PeritoAnimal vamos tentar ajudar você a encontrar o seu melhor amigo, por essa razão partilhamos consigo as melhores dicas para encontrar um gato perdido.

Continue lendo e não se esqueça de partilhar a sua fotografia no final para que outro usuário o possam ajudar. Boa sorte!

Procure perto de sua casa e pelas redondezas

Se o seu gato sai e entra livremente de casa ou pensa que pode ter fugido para ver outro gato do gênero oposto, é provável que possa voltar a qualquer momento. Por essa razão, antes de começar a procurá-lo, será muito recomendável que alguém espere em casa com uma janela aberta.

Comece a busca do seu gato rastreando as zonas mais próximas da sua casa. Especialmente se se lembrar de o ter visto ai pela última vez, comece por procurar ai. Depois comece a explorar a região de forma progressiva abarcando cada vez uma área superior. Pode utilizar uma bicicleta para se movimentar com maior facilidade.

Não se esqueça de levar consigo guloseimas saborosas para o seu gato, grite pelo seu nome e procure em buracos e outros lugares em que se possa esconder. Se o seu gato não está acostumado a sair para a rua provavelmente estará assustado e irá procurar um abrigo em qualquer lugar. Verifique bem todos os cantos.

Dicas para encontrar um gato perdido - Procure perto de sua casa e pelas redondezas

Utilize as redes sociais para difundir a mensagem

Aproveitar o alcance das redes sociais é uma forma estupenda de chegar a muito mais pessoas. É sem dúvida um dos melhores truques para encontrar um gato perdido. Por essa razão recomendamos-lhe que prepare uma publicação em que inclua a sua fotografia, nome, descrição, celular de contacto, dados, etc... Tudo o que acredite que possa ajudar a encontrar o seu gato.

Difunda a publicação no facebook, twitter e outras redes sociais que tenha ativas e não se esqueça de pedir que difundam a sua publicação para chegar a mais pessoas.

Além disso nos seus próprios perfis, não duvide em partilhar a publicação com associações animalistas, grupos de gatos perdidos ou páginas de difusão animal. Tudo que que fizer pode ajudar a encontrar o seu gato.

Dicas para encontrar um gato perdido - Utilize as redes sociais para difundir a mensagem

Fale com associações protetoras da sua localidade

Deve colocar-se em contacto com uma associação protetora de animais ou canil da sua cidade para dar os seus dados e número de chip do seu gato, para que desse modo possam verificar se chegou um gato com a descrição do seu fugitivo.

Não se esqueça que além de lhes ligar deverá visitá-los. Muitos destes lugares encontram-se na sua capacidade máxima e têm dificuldades para atualizar as entradas e saídas de animais. O melhor é que, passados dois ou mais dias da sua perda, vá a todos estes lugares pessoalmente.

Dicas para encontrar um gato perdido - Fale com associações protetoras da sua localidade

Cole cartazes pela região

Esta é uma forma eficaz de chegar a mais pessoas, especialmente aquelas pessoas que não usam as redes socais ou que não são do seu círculo de amigos. Não se esqueça que deverá acrescentar a seguinte informação:

  • A fotografia do seu gato
  • O nome do gato
  • Uma pequena descrição
  • O seu nome
  • Dados de contacto
Dicas para encontrar um gato perdido - Cole cartazes pela região

Vá às clínicas veterinárias da sua localidade

Especialmente se o seu gato sofreu um acidente e uma pessoa de bem o tenha levado poderá ter acabado em uma clínica veterinária. Confirme se o seu amigo está por ai e não se esqueça de deixar um cartaz pelo sim pelo não.

Se o gato tem chip, recomendamos-lhe que consulte com eles para o poder encontrar.

Dicas para encontrar um gato perdido - Vá às clínicas veterinárias da sua localidade

Continua sem encontrar o seu gato perdido?

Não perca a esperança. O seu gato poderá voltar a qualquer momento e as suas estratégias de difusão podem funcionar. Tenha paciência e volte a seguir todos os passos anteriormente mencionados para o poder encontrar: procure em lugares próximos, espalhe a mensagem, vá a refúgios e clínicas veterinárias... Não tenha medo de ser insistente, o mais importante é encontrar o seu gato!

Muita sorte, desejamos que o encontre rapidamente!

Dicas para encontrar um gato perdido - Continua sem encontrar o seu gato perdido?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Dicas para encontrar um gato perdido, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Conselhos
  • Deixe a foto do seu gato nos comentário. Este pode ser mais um meio de divulgação para encontrar o seu gato.

Escrever comentário sobre Dicas para encontrar um gato perdido

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
71 comentários
A sua avaliação:
Alda
Boa noite. Nosso gato sumiu na madrugada de 09/06 no bairro Alto Rio Preto, aproximadamente 3 quadras acima da churrascaria Farroupilha.
É um gato macho, cinza, peludo, de olhos alaranjados. Atende pelo nome de Ringo. Tem 10 anos e problemas nos rins. Está em tratamento.
Estamos desesperados procurando por ele.
Se alguém encontrá-lo por favor entre em contato com Lourdes 17-996227542.
A sua avaliação:
Ruth Jeane Lima Santos
Minha gatinha, que atende por "SAFIRA", sumiu no horário do almoço de hoje (08/05/2020) aqui na Samambaia - Norte, Brasília - DF.
Ela é branca com manchas acinzentadas, rabo preto e olhos azuis.
Me ajude a achá-la! Ela nunca saiu de casa antes!
Ruth Jeane
N° de Telefone: (61) 99358-4222
Ruth Jeane
Samambaia - Norte, QR 208, Brasília - DF
A sua avaliação:
CELY
Meu gatinho se chama Osmar e sumiu ontem (26/04/2020) a noite, por volta das 21:00 no bairro Jardim Ana Emília - Taubaté/SP. Ele sempre sobe no telhado e depois de 10 minutos volta e dessa vez não retornou. Já rodei o quarteirão, já chamei o nome dele. Ele é castrado e está bem gordinho. Se alguém souber algo pode ligar no (12) 98100-0294.
A sua avaliação:
Ana Cristina
Minha gatinha Belinha está desaparecida desde 19/04/20. Moramos em Senador Vasconcelos ,Rio de Janeiro. Nós a amamos muito. Telefone de contato : 988598809.
A sua avaliação:
Diego
Olá! Estou procurando minha gata chamada Mel (também atende por Melzinha), vimos ela em casa pela última vez na manhã de hoje (sábado, 18/04). Moramos na rua Luiz Ricardo Maffei, a rua ao lado da do presídio do Mineirão, em Sorocaba/SP. Ela é castrada e um pouco gordinha, tem quase 5 anos de idade, é toda laranjinha e bastante assustada com quem não conhece. Não deixamos ela sair devido aos perigos das ruas e das pessoas ruins, mas ela aparentemente escapou em um momento de distração e não vimos. Deve estar pelo jardim São Lourenzo, São Conrado ou nas proximidades, na zona norte. Agradeço a quem compartilhar para ajudar ou se alguém tiver alguma informação. Ou se estiver com ela, por favor, nos devolva. Pago gratificação, se for preciso. Amamos muito ela e queremos encontrá-la. Obrigado! Meu WhatsApp: (15) 99621-9529
A sua avaliação:
Monica de Carvalho Almeida
Gata tricolor desaparecida
Atende pelo nome de Mel
Tem pelos e rabo bem peludo de cor escura tronco de cor clara, uma patinha traseira preta nariz com mancha preta
A sua avaliação:
Bianca Vasconcelos
Gato preto macho desaparecido
Atende pelo nome : Félix
Tem pêlos cheios e rabo bem peludo
A sua avaliação:
Camila
Preciso de ajuda meu gato sumiu aqui no canto do forte praia grande sp ... No domingo dia 29/03 as 20 horas tenho um filho com tdh e não para de chorar me ajude
A sua avaliação:
Françuá
Meu gato desapareceu desde 30 de janeiro de 2020. Ajudem a encontrar meu gato Françuá
A sua avaliação:
Desdêmona Gonsalves de Freitas
As irmãs Emma e Lorelei sumiram desde o dia 28/12/19. No bairro Hauer em Curitiba-PR
Estou muito triste, preocupada! Não quero perder as esperanças

Dicas para encontrar um gato perdido
1 de 7
Dicas para encontrar um gato perdido

Voltar ao topo da página