Partilhar

Dicas para encontrar um gato perdido

Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. Atualizado: 6 novembro 2018
Dicas para encontrar um gato perdido

Ver fichas de  Gatos

Perder o nosso gato é sem dúvida uma experiência terrível e desoladora, no entanto é crucial começar a trabalhar o quando antes para o poder trazer de volta a casa. Lembre-se que, quanto mais tempo passar, mais difícil será encontrá-lo. Os gatos são autênticos sobreviventes e aproveitam qualquer oportunidade para começar uma nova vida.

No PeritoAnimal vamos tentar ajudar você a encontrar o seu melhor amigo, por essa razão partilhamos consigo as melhores dicas para encontrar um gato perdido.

Continue lendo e não se esqueça de partilhar a sua fotografia no final para que outro usuário o possam ajudar. Boa sorte!

Procure perto de sua casa e pelas redondezas

Se o seu gato sai e entra livremente de casa ou pensa que pode ter fugido para ver outro gato do gênero oposto, é provável que possa voltar a qualquer momento. Por essa razão, antes de começar a procurá-lo, será muito recomendável que alguém espere em casa com uma janela aberta.

Comece a busca do seu gato rastreando as zonas mais próximas da sua casa. Especialmente se se lembrar de o ter visto ai pela última vez, comece por procurar ai. Depois comece a explorar a região de forma progressiva abarcando cada vez uma área superior. Pode utilizar uma bicicleta para se movimentar com maior facilidade.

Não se esqueça de levar consigo guloseimas saborosas para o seu gato, grite pelo seu nome e procure em buracos e outros lugares em que se possa esconder. Se o seu gato não está acostumado a sair para a rua provavelmente estará assustado e irá procurar um abrigo em qualquer lugar. Verifique bem todos os cantos.

Dicas para encontrar um gato perdido - Procure perto de sua casa e pelas redondezas

Utilize as redes sociais para difundir a mensagem

Aproveitar o alcance das redes sociais é uma forma estupenda de chegar a muito mais pessoas. É sem dúvida um dos melhores truques para encontrar um gato perdido. Por essa razão recomendamos-lhe que prepare uma publicação em que inclua a sua fotografia, nome, descrição, celular de contacto, dados, etc... Tudo o que acredite que possa ajudar a encontrar o seu gato.

Difunda a publicação no facebook, twitter e outras redes sociais que tenha ativas e não se esqueça de pedir que difundam a sua publicação para chegar a mais pessoas.

Além disso nos seus próprios perfis, não duvide em partilhar a publicação com associações animalistas, grupos de gatos perdidos ou páginas de difusão animal. Tudo que que fizer pode ajudar a encontrar o seu gato.

Dicas para encontrar um gato perdido - Utilize as redes sociais para difundir a mensagem

Fale com associações protetoras da sua localidade

Deve colocar-se em contacto com uma associação protetora de animais ou canil da sua cidade para dar os seus dados e número de chip do seu gato, para que desse modo possam verificar se chegou um gato com a descrição do seu fugitivo.

Não se esqueça que além de lhes ligar deverá visitá-los. Muitos destes lugares encontram-se na sua capacidade máxima e têm dificuldades para atualizar as entradas e saídas de animais. O melhor é que, passados dois ou mais dias da sua perda, vá a todos estes lugares pessoalmente.

Dicas para encontrar um gato perdido - Fale com associações protetoras da sua localidade

Cole cartazes pela região

Esta é uma forma eficaz de chegar a mais pessoas, especialmente aquelas pessoas que não usam as redes socais ou que não são do seu círculo de amigos. Não se esqueça que deverá acrescentar a seguinte informação:

  • A fotografia do seu gato
  • O nome do gato
  • Uma pequena descrição
  • O seu nome
  • Dados de contacto
Dicas para encontrar um gato perdido - Cole cartazes pela região

Vá às clínicas veterinárias da sua localidade

Especialmente se o seu gato sofreu um acidente e uma pessoa de bem o tenha levado poderá ter acabado em uma clínica veterinária. Confirme se o seu amigo está por ai e não se esqueça de deixar um cartaz pelo sim pelo não.

Se o gato tem chip, recomendamos-lhe que consulte com eles para o poder encontrar.

Dicas para encontrar um gato perdido - Vá às clínicas veterinárias da sua localidade

Continua sem encontrar o seu gato perdido?

Não perca a esperança. O seu gato poderá voltar a qualquer momento e as suas estratégias de difusão podem funcionar. Tenha paciência e volte a seguir todos os passos anteriormente mencionados para o poder encontrar: procure em lugares próximos, espalhe a mensagem, vá a refúgios e clínicas veterinárias... Não tenha medo de ser insistente, o mais importante é encontrar o seu gato!

Muita sorte, desejamos que o encontre rapidamente!

Dicas para encontrar um gato perdido - Continua sem encontrar o seu gato perdido?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Dicas para encontrar um gato perdido, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Conselhos
  • Deixe a foto do seu gato nos comentário. Este pode ser mais um meio de divulgação para encontrar o seu gato.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
93 comentários
A sua avaliação:
Susana costa
POR FAVOR ME AJUDEM A DIVULGAR A FOTO DO MEU GATO DESAPARECIDO região Dic V Campinas SP Rua Benedito Zacchi próximo ao bosque dos CAMBARÁS. ELE É BRANCO COM MANCHAS LARANJAS NO ROSTO E CORPO É CASTRADO TEM OLHOS AZUIS POUCO VESGO, PELUDO é arisco. Estou muito triste com o sumiço do mimi meu gato h. Desde já agradeço!
A sua avaliação:
Flavia
Minha gata fugiu anteontem de manha e até agora nada. Estamos no Guarujá, dentro de um condominio, na praia de Pernambuco
A sua avaliação:
Li
7 meses, Gato Chiquinho pellagdm preta. Esta com coleira Peitoral azul royal
LIA MARA MENDES BIASON
Chiquinho ainda nao apareceu.
Estou dando recompensa. Vinha do próximo da rua 24 de Outubro
A sua avaliação:
Siléia de Oliveira
Adorei a matéria. Meu gatinho por sinal está sumido. O nome dele é Naruto. Estou em Contagem/MG - Bairro Amazonas.
A sua avaliação:
Elivania
Levei meu gato ao veterinário, ele escapou do transporte e fugiu para o mato! Ontem o nome dele é José o que faço para encontrar?
A sua avaliação:
Adriana Oliveira
Hj faz 7 dias que meu lindo fugiu 😔 estou desesperada meu coração está em pedaços já fiz tudo que está escrito porém não vou desistir de procurar meu killua 🙏🏻😞❤️
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Adriana, sentimos muito. Qual é a cidade? Nós podemos compartilhar essa imagem nas histórias do nosso Instagram para te ajudar! Um abraço 🐱
A sua avaliação:
Jessica Rodrigues Brillinger
Meu gatinho é muito assustado. Ele fugiu em meio a minha mudança nesse dia 30/10 e foi para uma mata fechada muito extensa no condomínio Spazio Roma na cidade de Vinhedo. Esta sendo tudo muito difícil e doloroso... Se alguém encontra-lo ente em contato por favor!! (11)984593835.

Ele tem um ano, nunca saiu para a rua e não é acostumado com outras pessoas! :(
A sua avaliação:
SUELY EMIKO TSUCHIDA
O meu gato Nick sumiu a 11 dias atrás. Tudo indica que ele entrou no motor do carro da minha vizinha que seguiu sentido Saúde, Planalto Paulista, Ibirapuera. Atravessou toda a Av Indianópolis sentido AACD. no Ibirapuera. Quem tiver alguma notícia, favor nos contactar pelo número 11 952175673.
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Suely. Esperamos que o Nick volte logo para casa. Vamos compartilhar essa imagem no Instagram do PeritoAnimal para difundi-la. Um abraço!
A sua avaliação:
Paloma Borges Bollo
⚠️⚠️⚠️⚠️⚠️⚠️⚠️⚠️⚠️⚠️⚠️⚠️⚠️⚠️
Gente, minha gatinha Cristal subiu numa escada e no telhado e fugiu há mais ou menos 1 hr!!!!! ⚠️⚠️⚠️⚠️⚠️⚠️⚠️⚠️⚠️

Eu nn sei nem oq eu faço, já tentei chamar ela, meu pai procurou por perto e avisou os vizinhos 😔😓
Ela é toda branca (as vezes aparece uma manchinha bem fraquinha na testa) e tem olhos verdes. Ela tem o pelo médio.

Moro em PRAIA GRANDE -SP.
⚠️⚠️**Ela atende por Cricri, Cristal ou neném.**⚠️⚠️

ME AJUDEM A COMPARTILHAR, PRA Q EU ENCONTRE MINHA NENÉM ❤💖

SE ENCONTRAREM, ENTREM EM CONTATO: (13)99744-8864 ⚠️🙌🏻
A sua avaliação:
Jéssica
Procura se, esta gatinha está castrada e está desaparecida à 4 dias na cidade de Viseu concelho de São Pedro do Sul na freguesia de Santa Cruz da Trapa

Dicas para encontrar um gato perdido
1 de 7
Dicas para encontrar um gato perdido

Voltar ao topo da página