Partilhar

10 coisas que o cachorro quer dizer

 
Por Giselly Lillmans. 13 fevereiro 2019
10 coisas que o cachorro quer dizer

Ver fichas de  Cachorros

Os cães são animais muito expressivos, com um pouco de observação é possível saber se estão felizes, tristes ou nervosos. No entanto, para muitas pessoas é difícil compreendê-los ou entender o que acontece com eles em certas situações. O que aconteceria se seu cachorro pudesse falar? Que tipo de coisas você acha que ele diria? No PeritoAnimal imaginamos isso e trouxemos para você 10 coisas que o cachorro quer dizer. Não perca!

Também lhe pode interessar: 5 coisas que deve saber antes de adotar um gato

1. Eu aprendo o que você me ensina com paciência

Ter um cachorro não é uma tarefa fácil, principalmente para quem está adotando um animal pela primeira vez. Quando você leva um amigo peludo para casa pela primeira vez, quer ensinar a ele tudo que é necessário para manter uma convivência harmônica e educá-lo como um bom companheiro. No entanto, muitas vezes as jornadas de treinamento podem ser frustrantes se você não obtêm os resultados esperados de forma imediata ou se aplica métodos errôneos por falta de conhecimento.

Se seu cachorro pudesse falar, te diria que é capaz de aprender tudo o que você quiser, desde que a paciência e o amor sejam elementos essenciais durante o adestramento. O reforço positivo, palavras gentis e brincadeiras são fundamentais em um processo bem-sucedido de ensino, assim como respeitar os tempos adequados por sessão (não mais de 15 minutos) e não estressar o animal com treinamentos longos, monótonos ou chatos.

10 coisas que o cachorro quer dizer - 1. Eu aprendo o que você me ensina com paciência

2. Somos companheiros para sempre

Adotar um cachorro é fazer um compromisso para o resto da vida, não é uma decisão da qual você pode se arrepender da noite para o dia. É por isso que abandoná-lo, ignorar suas necessidades, ter preguiça de cuidar dele ou maltratá-lo são coisas que não devem ocorrer nunca.

Para muitas pessoas é difícil entender isso, porque não vêem que o cachorro é um ser vivo com sentimentos e necessidades semelhantes às de um ser humano. Antes de adotar, avalie bem sua capacidade de oferecer a ele tudo o que é necessário, bem como a perspectiva de que ele estará com você por muitos anos. Além disso, tenha em mente que, se cuidar dele e de todas as suas necessidades, você terá ao seu lado um companheiro fiel que jamais te abandonará e te dará, todos os dias muito amor e carinho.

10 coisas que o cachorro quer dizer - 2. Somos companheiros para sempre

3. Dependo de você para tudo

Essa, com certeza, é uma das coisas que o cachorro quer dizer. Cuidar de um companheiro peludo implica estar disposto a satisfazer todas as necessidades como comida, abrigo, visitas ao veterinário, brincadeiras, treinamento, exercício, espaço próprio, carinho e respeito são algumas delas.

Quando você adota um cachorro, deve entender que ele depende de você para tudo, você deve alimentá-lo, você deve levá-lo ao veterinário quando notar se algo mudar na saúde do pet, você deve dar a ele amor, carinho e etc. Não se preocupe, o cachorro te retribuirá com alegria, lealdade e amor incondicional.

Se você acabou de adotar um cachorro e têm dúvidas sobre qual a quantidade ideal de ração para cachorros confira esse artigo do PeritoAnimal.

10 coisas que o cachorro quer dizer - 3. Dependo de você para tudo

4. Castigar-me n√£o funciona

Muitas vezes as pessoas tentam atribuir aos cachorros atitudes próprias dos seres humanos, como a culpa, a vergonha ou o rancor. Quantas pessoas você já ouviu dizendo que o cachorro fez alguma coisa por vingança por ter sido repreendido? Certamente mais de uma.

A verdade é que os cães não entendem, muito menos experimentam sentimentos parecidos com os que entendemos como "culpa" ou "rancor", por exemplo. É por isso que, quando você grita com ele, nega os brinquedos ou os passeios ao parque como castigo por algo que ele fez, o cachorro não consegue interpretar o que está acontecendo e muito menos relacionar isso com uma consequência direta de algo "ruim" que ele fez.

Castigos desse tipo só trarão confusão, desencadearão episódios de ansiedade e vai abrir uma brecha no carinho entre vocês. Por esse motivo, os especialistas em comportamento canino recomendam sempre optar pelo reforço positivo, buscando premiar os bons comportamentos em vez de "castigar" os maus, já que desta forma o animal consegue entender que um determinado comportamento é adequado e fica motivado a repeti-lo.

10 coisas que o cachorro quer dizer - 4. Castigar-me n√£o funciona

5. Tudo o que faço tem um motivo

Se de um dia para o outro seu cachorro começar a morder os móveis, fazer suas necessidades dentro de casa, morder as patas, tropeçar em outros objetos, entre muitas outras coisas, você deve entender que todas as coisas que ele faz têm um motivo e não são um mero capricho dele.

Diante de qualquer comportamento anormal, comece descartando possíveis doenças, problemas de estresse ou transtornos por diversos motivos. O cachorro não é caprichoso nem mal criado, algo está acontecendo quando o comportamento normal é afetado.

10 coisas que o cachorro quer dizer - 5. Tudo o que faço tem um motivo

6. Preciso que você me entenda

Compreender a linguagem dos cachorros é essencial para interpretar as coisas que o cachorro quer dizer e perceber quando algo negativo acontece. Saber o que significa quando ele levanta a pata, por que às vezes suas orelhas estão inclinadas e, em outras ocasiões, levantadas, o que significam os diversos movimentos do seu rabo ou quando ele te avisa sobre algo que não gosta, entre outras coisas, te permitirá conhecê-lo melhor, evitar conflitos entre vocês, atitudes indesejadas e conservar a harmonia no lar.

Saiba mais sobre como interpretar a linguagem corporal dos cães nesse artigo do PeritoAnimal.

10 coisas que o cachorro quer dizer - 6. Preciso que você me entenda

7. O exercício é fundamental para mim

Por falta de tempo na acelerada rotina, muitas pessoas consideram mais do que suficiente levar o cachorro para fazer as necessidades fora de casa e voltar rapidamente para casa. No entanto, esse é um erro terrível.

Assim como qualquer outro animal, o cachorro precisa fazer exercícios diariamente para se manter saudável, intercalando durante a semana passeios tranquilos com corridas ou brincadeiras no parque, por exemplo.

O exercício não apenas permitirá que se mantenha em forma como também o deixará interagir com outros cachorros, conhecer lugares e odores novos para estimular a mente, distrair-se, drenar sua energia, entre outras coisas. Um cachorro que é privado da atividade física pode desenvolver comportamentos compulsivos, destrutivos e nervosos. Veja os 10 motivos para passear com o seu cachorro neste artigo do PeritoAnimal.

10 coisas que o cachorro quer dizer - 7. O exercício é fundamental para mim

8. Preciso de um espaço só meu

Um cachorro saudável precisa de uma cama protegida no inverno e fresca no verão, um lugar estabelecido para fazer suas necessidades, brinquedos, recipientes de comida e espaço na casa para permanecer integrado à vida familiar, ao mesmo tempo em que tem privacidade nos momentos em que deseja descansar.

Antes de adotar um amigo peludo, você deve levar em conta esse espaço necessário para ele, pois só assim ficará confortável.

10 coisas que o cachorro quer dizer - 8. Preciso de um espaço só meu

9. Preciso ser um cachorro

Nos dias atuais é muito comum humanizar os cães. O que isso significa entres as coisas que o cachorro quer dizer? Tem a ver com atribuir a eles necessidades e comportamentos que são típicos dos seres humanos. Isso se manifesta em ações como, por exemplo, organizar festas de aniversários para cães, semelhantes às que são feitas para crianças, vesti-los com roupas que não os protege do clima, tratá-los como bebês, entre outras coisas.

As pessoas que fazem isso pensam que consentem e dão o melhor aos seu cachorros, quando a verdade é que tratá-los como crianças implica que os comportamentos típicos dos cachorros são limitados, como impedi-lo de correr no campo ou carregá-lo nos braços a todos os lugares para que não caminhe.

Quando isso acontece, o cachorro confunde o papel que tem na família e desenvolve comportamentos compulsivos e destrutivos ao ser impedido de realizar atividades que são naturais para sua espécie. Assim, mais uma das coisas que o cachorro quer dizer é deixá-lo se expressar livremente, à sua própria maneira e seguindo seu instinto.

10 coisas que o cachorro quer dizer - 9. Preciso ser um cachorro

10. O amor que sinto por você é incondicional

Dizem que o cachorro é o melhor amigo do homem, ele é considerado um símbolo de lealdade e nenhuma dessas coisas é em vão. O vínculo que os cães criam com o ser humano é forte e duradouro e é mantido pelo resto da vida, cabe a você corresponder da mesma maneira.

Carinho, amor e uma adoção responsável são os principais elementos quando se trata de dar ao seu cachorro os cuidados necessários para retribuir toda a alegria que ele traz à sua vida.

Acompanhe também o nosso canal no YouTube e veja nosso vídeo sobre 10 coisas que seu cachorro gostaria que você soubesse:

Se deseja ler mais artigos parecidos a 10 coisas que o cachorro quer dizer, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de O que precisa saber.

Escrever coment√°rio sobre 10 coisas que o cachorro quer dizer

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o coment√°rio
O que lhe pareceu o artigo?

10 coisas que o cachorro quer dizer
1 de 10
10 coisas que o cachorro quer dizer

Voltar ao topo da p√°gina