Partilhar

O que deve ter em conta antes de adotar um Pitbull

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 5 setembro 2017
O que deve ter em conta antes de adotar um Pitbull

Ficha do animal: American Pit Bull Terrier

O Pitbull é um cão excelente, tem uma constituição física muito forte, um pelo brilhante, um sentido de fidelidade extremo, é calmo, corajoso e apegado aos seus donos.

Nos dias de hoje são muitas as pessoas que consideram o Pitbull como a melhor raça canina, e motivos não lhe faltam para o ser. Mas o Pitbull não é um cachorro que se adapte a qualquer casa nem a qualquer tipo de família, não entender isto pode fazer de um cão excelente um cão perigoso. Tal como pode acontecer com qualquer outra raça canina.

No PeritoAnimal queremos evitar o sofrimento que muitos cachorros Pitbull passam nas mãos de donos inadequados, por isso neste artigo vamos lhe explicar o que deve ter em conta antes de adotar um Pitbull.

Pode controlar um Pitbull?

O Pitbull não é um cachorro especialmente grande nem pesado, uma vez que os machos costumam chegar a pesar no máximo 28 kg, no entanto, trata-se de um cachorro com uma musculatura bastante desenvolvida, muito forte e enérgico.

Deve entender que sobretudo durante a fase de adestramento vai enfrentar inúmeras situações onde deve controlar o seu Pitbull, especialmente perante outros cachorros na fase de socialização.

Um requisito imprescindível para o dono de um Pitbull é contar com a força suficiente para controlar este cachorro, isto não quer dizer que tem de fazer musculação todos os dias, deve simplesmente comprovar que é capaz com um cachorro destas caraterísticas.

O que deve ter em conta antes de adotar um Pitbull - Pode controlar um Pitbull?

A casa ideal para um Pitbull

A melhor casa para um Pitbull é uma casa adulta onde possam haver crianças com mais de 14 anos. Para além disso, uma boa casa também seria aquela onde vive uma pessoa adulta que precise de companhia.

Isto significa que um casal que planeja ter um bebê um dia não pode adotar antes um Pitbull? Um Pitbull pode ser muito feliz neste contexto, simplesmente, não seria a situação ideal.

Devemos entender que ao se tratar de um cachorro muito enérgico pode machucar sem querer em momentos de euforia ou excitação. As crianças pequenas podem sofrer com um empurrão involuntário e podem não saber como brincar com um cachorro tão ativo. Pelo contrário, as crianças maiores entendem perfeitamente como se comportar e o que esperar dele. Realmente, incluir um Pitbull em um ambiente com crianças dependerá diretamente da sua educação.

Pelo tamanho do Pitbull não é necessária uma casa com muito espaço, mas é muito importante que o cachorro conte com muita companhia durante o dia. Se viverem dois adultos na casa e ambos trabalharem 8 horas por dia fora de casa, escolher outra raça seria o mais adequado.

O Pitbull é um cão apegado aos donos e carinhoso, por isso, precisa de afeto e companhia.

O que deve ter em conta antes de adotar um Pitbull - A casa ideal para um Pitbull

Está disposto a ser um dono responsável?

Apesar da injusta e nada merecida fama que esta raça canina tem, o Pitbull não é um cachorro perigoso, mas sim um cachorro muito poderoso e é imprescindível reconhecer isto antes de adotar uma raça com estas caraterísticas.

Os problemas de comportamento que um cachorro pode sofrer estão diretamente relacionados com as liberdades do bem-estar animal.

O Pitbull precisa de desfrutar de, pelo menos, três passeios por dia. Embora seja um cachorro muito calmo, é importante que canalize a sua energia através do exercício físico incluindo-o em uma rotina clara e definida. É imprescindível que exercite o seu cachorro diariamente para evitar transtornos de comportamento, se não tiver tempo para o fazer, esta não é uma raça adequada para si. Também precisa que lhe proporcione brinquedos, consultas veterinárias, pipetas, esterilização e comida de qualidade, entre muitas outras coisas.

Também deverá ser muito responsável ao educá-lo. Será imprescindível trabalhar a socialização a fundo, as ordens de obediência e uma atitude positiva nele. Proporcionar-lhe uma vida livre de estresse e ansiedade. E se ainda assim surgirem problemas, se possível recorra a um educador canino. Um cão implica responsabilidade com o animal e todo o seu ambiente, devemos ser capazes de contar com tudo o que for necessário ao adotá-lo.

O que deve ter em conta antes de adotar um Pitbull - Está disposto a ser um dono responsável?

O dono do cachorro Pitbull

Por último, vamos resumir quais são as virtudes que o dono do Pitbull deve ter para desfrutar de um animal de companhia feliz e equilibrado:

  • Dono carinhoso e amável com o seu cachorro, que se centra em devolver toda a companhia que o seu pet lhe proporciona.
  • Quer o cachorro pelo companheirismo que este lhe dá e não pela imagem que a raça pode transmitir.
  • Desfruta do cachorro e também do exercício diário que este cão precisa.
  • Pode proporcionar ao cachorro uma rotina regular e a companhia suficiente.
  • Será responsável por proporcionar ao cachorro todas as necessidades que ele precisa, sabendo que este cão não tolera grandes mudanças de rotina.

É este dono? Então não hesite, o Pitbull é ideal para si e terá a grande responsabilidade de mudar todos os preconceitos criados contra esta excelente raça.

O que deve ter em conta antes de adotar um Pitbull - O dono do cachorro Pitbull

Se deseja ler mais artigos parecidos a O que deve ter em conta antes de adotar um Pitbull, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de O que precisa saber.

Escrever comentário sobre O que deve ter em conta antes de adotar um Pitbull

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Suzy bizarri
Quero adotar um filhote de pitbull

O que deve ter em conta antes de adotar um Pitbull
1 de 5
O que deve ter em conta antes de adotar um Pitbull

Voltar ao topo da página