Problemas de alimentação

Alimentos proibidos para o hamster

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. 3 outubro 2016
Alimentos proibidos para o hamster
Hamsters

Ver fichas de  Hamsters

Se decidiu adotar um hamster é muito importante conhecer bem a sua alimentação para não sofrer carências nutricionais, e fica já sabendo que a fibra e as proteínas são a base da sua alimentação.

Para além disso, também deverá conhecer quais são os alimentos proibidos para o seu hamster, pois não se trata apenas de um alimento que pode ser difícil para ele digerir, alguns podem mesmo causar transtornos gastrointestinais assim como deixá-lo mais predisposto a sofrer de vários tipos de doenças. Informe-se no PeritoAnimal de quais são esses alimentos proibidos.

Também lhe pode interessar: Alimentos proibidos para gatos

O que deve saber

Encontrará à venda uma grande variedade de alimento para o seu hamster, além disso, este estará classificado segundo a sua raça e, por isso segundo as suas necessidades. Mas se for mais além e investigar, verá que a alimentação do seu hamster requer:

  • Cereais
  • Frutas e verduras
  • Carne ou insetos

O seu hamster tem uma alimentação perfeita? Estes três elementos são fundamentais e devem ser proporcionais às suas necessidades físicas uma vez, por exemplo, uma quantidade excessiva de verdura pode causar-lhes diarreia. A base proteica e de fibra já a recebem com os alimentos comerciais, embora deve estar especialmente atento a oferecer-lhe fruta e verdura fresca. É muito provável que o seu pequeno hamster devore tudo aquilo que lhe dê, mas não aceitar algo não significa que não se trate de um alimento bom para ele.

Não lhe deve proporcionar comida de consumo humano pois tem altos níveis de sal e gordura, muito prejudiciais para o seu pequeno pet, uma vez que não os pode tolerar. Também não lhe deve dar chocolate (açúcar), legumes temperados, aipo, salsa ou feijão cru.

Alimentos como a uva, cenoura ou beterraba devem ser doseados a uma ou duas vezes por semana e sempre em pouca quantidade.

Deve saber que é importante retirar a fruta e verdura que sobrar do prato do seu hamster. Se não o fizer, esta poderia acumular germes e bactérias de todo o tipo que depois acabariam no estômago do seu roedor. Informe-se mais sobre os cuidados do hamster no nosso artigo.

Alimentos proibidos para o hamster - O que deve saber

Frutas e vegetais proibidos para o seu hamster

É verdade que o hamster tolera uma infinidade de frutas, embora se devam dar sempre com moderação. Nunca dê ao seu pequeno hamster laranja, limão e abacate. Nenhuma destas três frutas é boa para a digestão do seu animal, o abacate proporciona gordura em excesso e o limão e a laranja causam-lhes uma grande acidez.

Também é importante que retire as sementes ou caroços das frutas que lhe der.

Os vegetais são outro tipo de alimento que um hamster pode digerir sem qualquer dificuldade e existe uma grande variedade de opções que lhe pode dar. Mas deve ter cuidado com aqueles vegetais que não lhe deve dar como por exemplo o alho, a cebola, o aipo, orégano, salsa, manjericão e rabanetes.

O seu sistema digestivo é mais fraco que o do ser humano, por esse motivo, se não se lembrar dos alimentos proibidos para o seu pet pense naqueles que são difíceis para a digestão do ser humano (cebola e alho por exemplo) e não lhos dê.

Alimentos proibidos para o hamster - Frutas e vegetais proibidos para o seu hamster

Se deseja ler mais artigos parecidos a Alimentos proibidos para o hamster, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de alimentação.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
11 comentários
A sua avaliação:
Pocco e loco
Olá boa tarde.
Comprei a ração para os meus pequenos hamster e na etiqueta do super-mercado dizia: hamster, quando abri a embalagem em casa reparei que era diferente da que questumo comprar, e dei uma olhadela na discrição, e diz porquinho da Índia.... Posso dar esta ração aos meus hamsters?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, não.. é melhor você voltar na loja e comprar a ração específica para hamsters. Cada ração tem uma composição pensada naquela espécie e em sua fase de vida...
A sua avaliação:
Helena Santos de Oliveira
eu tenho um hamster chamado Mickey, e aí a comida dele acabou aí eu gostaria de saber se ele pode comer granola???
Hamster anão russo .
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Helena. Não devemos oferecer açúcar e nem frutas cítricas a um hamster, portanto as granolas convencionais não são indicadas, principalmente pelo teor de açúcar.
A sua avaliação:
Samyra
Olá eu estou desesperada porque meu hamster entrou dentro do copo do meu irmão que tinha Toddy,oque eu devo fazer numa situação dessa ??????????? Porfavor me ajudem.
A sua avaliação:
Mari
eu gostaria de saber se hamster pode comer tomate?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Mari! Pode, sim!
Um abraço da equipe do PeritoAnimal.
A sua avaliação:
Soso
O hamster pode comer granola
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, tudo bem? Neste artigo falamos melhor sobre a alimentação do hamster: https://www.peritoanimal.com.br/cuidados-e-alimentacao-do-hamster-7885.html#anchor_2.
Esperamos que seja útil!
Um abraço
A sua avaliação:
duda
eu sei que o hamster não pode comer alface

A sua avaliação:
Isabel Cristina Nunes Felipe
muito útil.
pelo o menos agora sei oque posso e oque devo dar aos meus hamsters :)
A sua avaliação:
bruna candal
oi, gostaria de saber se hamster anão russo pode comer pinhão cru ou cozido ? sem sal claro ... e outra duvida minha é se é normal a boquinha deles serem fedidas ? pq eu li na internet q esse tipo de hamster , tem duas glândulas nas bochechas q emitem um cheiro forte quando estão nervosos ou com medo , diz q é para afastar predadores e é normal esse cheiro ... queria saber se isso é vdd , pq se ñ for ,vou levar a sisi para dar um checape no veterinário , agora ela ja esta bem calminha , faz 3 dias q estou com ela . gostei do site ^^ beijos
Luísa Savala
Oi Bruna! Temos dois artigos sobre cuidados e alimentação de hamster que podem te ajudar:
https://www.peritoanimal.com.br/cuidados-e-alimentacao-do-hamster-7885.html
https://www.peritoanimal.com.br/frutas-e-verduras-que-hamster-pode-comer-20145.html
De qualquer, o mais indicado é buscar ajuda de um médico veterinário de confiança para que ele elimine qualquer possibilidade de doença no seu pet.
A equipe do Peritoanimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Marcella
Faz mal o hamster anão russo comer marshmallow?
Luísa Savala
Oi Marcela! Os hamsters não podem comer marshmallow pois contém muito açúcar. Se você quiser saber mais sobre os alimentos proibidos para o hamster, confira:
https://www.peritoanimal.com.br/alimentos-proibidos-para-o-hamster-6497.html
Luiz Eduardo
Hamster pode comer chuchu?
A sua avaliação:
sophya
Oque é isso mano isso não presta foto mas o porquinho da Índia ta legal bem mais ou menos
1 de 3
Alimentos proibidos para o hamster