Alimentos proibidos para o hamster

Alimentos proibidos para o hamster

Se decidiu adotar um hamster é muito importante conhecer bem a sua alimentação para não sofrer carências nutricionais, e fica já sabendo que a fibra e as proteínas são a base da sua alimentação.

Para além disso, também deverá conhecer quais são os alimentos proibidos para o seu hamster, pois não se trata apenas de um alimento que pode ser difícil para ele digerir, alguns podem mesmo causar transtornos gastrointestinais assim como deixá-lo mais predisposto a sofrer de vários tipos de doenças. Informe-se no PeritoAnimal de quais são esses alimentos proibidos.

O que deve saber

Encontrará à venda uma grande variedade de alimento para o seu hamster, além disso, este estará classificado segundo a sua raça e, por isso segundo as suas necessidades. Mas se for mais além e investigar, verá que a alimentação do seu hamster requer:

  • Cereais
  • Frutas e verduras
  • Carne ou insetos

O seu hamster tem uma alimentação perfeita? Estes três elementos são fundamentais e devem ser proporcionais às suas necessidades físicas uma vez, por exemplo, uma quantidade excessiva de verdura pode causar-lhes diarreia. A base proteica e de fibra já a recebem com os alimentos comerciais, embora deve estar especialmente atento a oferecer-lhe fruta e verdura fresca. É muito provável que o seu pequeno hamster devore tudo aquilo que lhe dê, mas não aceitar algo não significa que não se trate de um alimento bom para ele.

Não lhe deve proporcionar comida de consumo humano pois tem altos níveis de sal e gordura, muito prejudiciais para o seu pequeno pet, uma vez que não os pode tolerar. Também não lhe deve dar chocolate (açúcar), legumes temperados, aipo, salsa ou feijão cru.

Alimentos como a uva, cenoura ou beterraba devem ser doseados a uma ou duas vezes por semana e sempre em pouca quantidade.

Deve saber que é importante retirar a fruta e verdura que sobrar do prato do seu hamster. Se não o fizer, esta poderia acumular germes e bactérias de todo o tipo que depois acabariam no estômago do seu roedor. Informe-se mais sobre os cuidados do hamster no nosso artigo.

Frutas e vegetais proibidos para o seu hamster

É verdade que o hamster tolera uma infinidade de frutas, embora se devam dar sempre com moderação. Nunca dê ao seu pequeno hamster laranja, limão e abacate. Nenhuma destas três frutas é boa para a digestão do seu animal, o abacate proporciona gordura em excesso e o limão e a laranja causam-lhes uma grande acidez.

Também é importante que retire as sementes ou caroços das frutas que lhe der.

Os vegetais são outro tipo de alimento que um hamster pode digerir sem qualquer dificuldade e existe uma grande variedade de opções que lhe pode dar. Mas deve ter cuidado com aqueles vegetais que não lhe deve dar como por exemplo o alho, a cebola, o aipo, orégano, salsa, manjericão e rabanetes.

O seu sistema digestivo é mais fraco que o do ser humano, por esse motivo, se não se lembrar dos alimentos proibidos para o seu pet pense naqueles que são difíceis para a digestão do ser humano (cebola e alho por exemplo) e não lhos dê.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Alimentos proibidos para o hamster, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de alimentação.