menu
Partilhar

Alimentos para cães sem dentes

 
Por Cristina Pascual, Veterinária. 14 julho 2022
Alimentos para cães sem dentes

Ver fichas de  Cachorros

A perda das peças dentais é algo relativamente comum nos cães de idade avançada, especialmente quando sua saúde e higiene bucal não foram mantidas em boas condições durante sua vida. Estes animais requerem uma dieta adaptada às suas necessidades, que permita o consumo de alimentos sem nenhum tipo de dor, desconforto ou lesão.

Se você deseja conhecer mais sobre os alimentos para cães sem dentes, não deixe de nos acompanhar neste artigo do PeritoAnimal em que falaremos sobre os aspectos mais importantes da dieta destes cães, os tipos de ração e muito mais. Boa leitura.

Também lhe pode interessar: Alimentos proibidos para cães

As melhores rações para cães sem dentes

Frequentemente, os cães que não tiveram uma correta higiene bucal ao longo de sua vida sofrem a perda de dentes quando chegam em sua idade madura.

A falta de peças dentais pode dificultar a apreensão e a mastigação dos alimentos, especialmente quando se trata de rações secas. Por isso, nestes casos é fundamental adaptar a dieta dos cães, com o objetivo de facilitar a ingestão e evitar qualquer dor ou desconforto ocasionado pelo alimento.

Na realidade, existem duas alternativas de ração para cães sem dentes:

  • Ração úmida: muitos das rações comerciais que se encontram no mercado são comercializadas tanto em versões úmidas como secas. Se a ração que você oferece habitualmente ao seu cão se encontra em versão úmida, pode optar por trocar de forma gradual. Se, ao contrário, a ração habitual não está disponível em forma úmida, deverá optar por trocar a marca, sempre que seja adequada para a raça e para idade do seu cachorro. Neste caso, é importante realizar a troca de forma gradual (mesclando ambas as rações e aumentando a quantidade da ração nova aos poucos) para evitar problemas gastrointestinais. Em qualquer dos casos, é importante que corte a comida úmida em pedaços pequenos, para evitar asfixia.
  • Ração seca umedecida: se deseja seguir servindo a mesma ração, pode optar em umedecer com água ou com caldo de carne, frango ou verduras (sempre que seja sem sal) até conseguir uma textura em forma de purê. Se preferir, pode misturar ao líquido (água ou caldo) temperos leves, para o tornar mais apetitoso.

Neste outro artigo te mostramos como escolher a melhor ração para cachorro.

Alimentos para cães sem dentes - As melhores rações para cães sem dentes

Receita de comida caseira para cães sem dentes

No caso em que deseje administrar uma comida caseira para seu cão, saiba que também existe a possibilidade de adaptá-la à perda de dentes.

Geralmente, você pode administrar os mesmos alimentos que podem ser incluídos na dieta dos cães (carne, peixe, ovos, hortaliças, arroz, etc), mas é importante que você os ofereça cozidos. Desta forma, os alimentos terão uma textura mais branda e serão mais fáceis de deglutir e digerir.

Uma vez cozidos, pode optar por cortar em pedaços pequenos ou triturar. Te recomendamos que prove várias texturas (mais ou menos triturada) e escolha aquela que o seu cão preferir.

Como é lógico, você deve evitar que estes cães consumam ossos e outros alimentos úmidos, pois podem favorecer mais perdas de dentes e provocar lesões na mucosa oral.

Alimentos para cães sem dentes - Receita de comida caseira para cães sem dentes

Como ajudar um cão sem dentes a comer?

A melhor maneira de ajudar um cachorro sem dentes a comer é adaptando a dieta às suas necessidades, tal como explicamos nos parágrafos anteriores.

Oferecer uma dieta como uma textura branda e suave permitirá que o animal consuma os alimentos sem sofrer dores, desconfortos, nem lesões na boca. Da mesma forma, oferecer os alimentos cozidos e triturados facilitará a deglutição e ajudará numa melhor digestão dos mesmos.

Uma informação a mais: saiba que alguns cães podem demorar um tempo a se acostumar a consumir os alimentos sem mastigação prévia. Nestes casos, o recomendável é que prove várias texturas já que, por exemplo, alguns cachorros rejeitam a comida muito triturada, em forma de purê. Da mesma forma, pode tentar oferecer a comida temperada, para que fique mais palatável e apetitosa.

Como evitar que meu cão perca os dentes?

Você já viu os alimentos que um cão sem dentes pode comer. A perda de peças dentais pode estar associada ao cuidado de saúde e higiene bucal inadequadas durante a vida dos cães. Por isso, é importante levar em consideração uma série de cuidados para evitar que nossos mascotes percam os dentes quando ficarem em idade madura.

  • Higiene dental: a limpeza dos dentes deve ser realizada rotineiramente desde que a erupção da dentição definitiva, ou seja, a partir dos 7-8 meses de idade. Para isso, devem ser utilizadas escova de dente e pastas específicas para uso veterinário, pois os produtos para pessoas podem provocar gastrite. Para manter uma higiene bucodental correta é necessário realizar a limpeza 2 a 3 vezes por semana. Como limpar os dentes de um cão? Descubra a resposta neste artigo que te recomendamos.
  • Lanches mastigáveis: este tipo de produto ajuda a tirar a placa bacteriana, evitando assim a aparição de doença periodontal. Além disso, fortalecem o ligamento periodontal, o que ajuda a prevenir a queda de peças dentais.
  • Evitar brincadeiras com objetos duros: como pedras, paus, etc. que podem causar lesões na mucosa oral, ou provocar a queda ou fratura de dentes.
  • Revisões veterinárias: os check-ups veterinários periódicos permitem detectar patologias bucodentais nos primeiros estágios e instaurar tratamentos em tempo oportuno, que ajudam a prevenir complicações como a queda de dentes. Além das revisões periódicas, é importante procurar um centro veterinário sempre que se detectam sinais como halitose (mal hálito), anorexia (por falta de apetite), sangramento de gengivas, dentes moles ou fraturados, etc.
  • Limpeza dental: este procedimento consiste na eliminação dos tártaros e da placa aderida na superfície dos dentes utilizando um equipamento de ultrassom. Mesmo que não seja necessário realizar este tipo de limpeza rotineiramente, alguns cães com maior tendência a acumulação de tártaro podem necessitar realizar anualmente.

Agora que você já viu tudo sobre os alimentos para cães sem dentes, não perca este outro artigo em que te contamos o que fazer se o seu cachorro perder os dentes.

Alimentos para cães sem dentes - Como evitar que meu cão perca os dentes?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Alimentos para cães sem dentes, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de alimentação.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Alimentos para cães sem dentes
1 de 4
Alimentos para cães sem dentes

Voltar ao topo da página