menu
Partilhar

Vitamina C para porquinhos-da-índia - Importância, dosagem e alimentos

 
Por Cristina Pascual, Veterinária. 8 março 2022
Vitamina C para porquinhos-da-índia - Importância, dosagem e alimentos

Ver fichas de  Porquinho-da-índia

A vitamina C é uma vitamina essencial para porquinhos-da-índia porque seus corpos são incapazes de sintetizá-la de forma endógena. Por esta razão, é essencial fornecer a estes animais uma dieta rica em vitamina C para cobrir suas necessidades nutricionais e evitar o aparecimento de hipovitaminose ou deficiência desta vitamina. O suprimento diário desta vitamina é obtido suplementando a ração com vegetais crus ricos em vitamina C, embora às vezes possa ser necessário suplementar este composto por meio de suplementos vitamínicos ou complexos vitamínicos.

Se você quiser saber mais sobre a importância da vitamina C para porquinhos-da-índia, as doses e os alimentos que contêm essa vitamina, recomendamos que leia o seguinte artigo do PeritoAnimal no qual explicamos como e em que quantidade esta vitamina deve ser fornecida para que haja uma boa nutrição nestes animais.

O que é a vitamina C

A vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico, é uma vitamina hidrossolúvel envolvida em numerosos processos fisiológicos. Entre outras coisas, é necessária a síntese e a reparação do colágeno, elemento essencial na formação dos ossos, ligamentos e tendões.

É uma vitamina essencial para humanos, primatas, morcegos e porquinhos-da-índia, pois lhes falta o mecanismo necessário para sua síntese. Todos os outros mamíferos são capazes de sintetizar esta vitamina naturalmente no fígado.

Importância da vitamina C para os porquinhos-da-índia

A vitamina C é um nutriente essencial para os porquinhos-da-índia. O fato desta vitamina ser um nutriente essencial para os porquinhos-da-índia significa que ela não pode ser sintetizada pelo organismo e deve, portanto, ser fornecida através da alimentação em quantidades suficientes para atender às suas necessidades diárias.

Assim, a importância da vitamina C para os porquinhos-da-índia reside em sua incapacidade de sintetizá-la de forma endógena. A causa específica da incapacidade dos porquinhos-da-índia de sintetizar vitamina C é a ausência da L-gluconolactona oxidase, uma enzima responsável pela síntese da vitamina a partir da glicose, que está presente na maioria dos mamíferos, mas não nos porquinhos-da-índia.

Dosagem de vitamina C para porquinhos-da-índia

A necessidade diária de vitamina C em porquinhos-da-índia adultos se estima entre 5-30 mg por kg de peso corporal. Entretanto, estas exigências aumentam em algumas situações fisiológicas ou patológicas:

Que alimentos contêm vitamina C para porquinhos-da-índia?

A maneira mais simples de atender às necessidades de vitamina C é através da alimentação dos porquinhos-da-índia. Especificamente, a vitamina C é fornecida suplementando a ração com pequenos pedaços de vegetais crus ricos em vitamina C.

Os alimentos para porquinhos-da-índia com vitamina C são:

  • Pimentas: a pimenta verde é um dos vegetais com maior teor desta vitamina, embora a pimenta vermelha também seja uma boa fonte de vitamina C.
  • Folhas verdes de cenoura.
  • Frutas: tais como morangos ou kiwis.
  • Cítricos: tais como laranjas e tangerinas. Embora sejam uma boa fonte de vitamina C, elas não fazem parte da dieta natural do porquinho-da-índia. Além disso, o ácido cítrico nessas frutas pode causar inflamação no canto dos lábios, portanto é preferível optar por outras fontes de vitamina C para porquinhos-da-índia.

Aqui está outro artigo com uma lista completa de frutas e legumes recomendados para porquinhos-da-índia.

Vitamina C para porquinhos-da-índia - Importância, dosagem e alimentos - Que alimentos contêm vitamina C para porquinhos-da-índia?

Como dar vitamina C para porquinho-da-índia

Há várias maneiras de fornecer vitamina C para porquinhos-da-índia. Vejamos algumas delas:

  • Vegetais frescos que são fontes de vitamina C: conforme listado na seção anterior. Tanto frutas como verduras devem ser dadas lavadas, secas e em temperatura ambiente.
  • Alimentos comerciais: alimentos para porquinho-da-índia, sejam pellets ou misturas, geralmente são enriquecidos com vitamina C. Entretanto, é importante cumprir as condições de armazenamento detalhadas em suas embalagens, bem como prestar atenção à sua data de validade, pois a vitamina C é um composto que se degrada facilmente.
  • Suplementos de vitamina C ou complexos vitamínicos: Os suplementos de vitamina C são geralmente gotas efervescentes ou comprimidos adicionados à água potável. Também estão disponíveis complexos vitamínicos especificamente projetados para porquinhos-da-índia combinando vitaminas de diferentes grupos.

A melhor maneira de fornecer vitamina C a porquinhos-da-índia é combinando vegetais crus ricos em vitamina C com ração para porquinhos-da-índia contendo vitamina C. Isto porque os suplementos vitamínicos ou complexos vitamínicos têm alguns inconvenientes associados a eles:

  • Necessidade de uma dosagem exata: requerem um cálculo exato e preciso do produto.
  • Fonte de estresse: para o animal já que, com alguns suplementos, é necessário manusear o porquinho-da-índia para administrar a vitamina, que pode ser uma fonte de estresse para o animal.
  • Recusa de consumo de água: os produtos diluídos em água potável podem alterar o sabor ou odor, levando a uma recusa de consumo de água.
  • Diminuição da eficácia: devido a fatores como luz, contato com plástico, vidro ou metais, que podem oxidar o composto.

Por todas essas razões, é preferível suplementar vitamina C através da dieta do porquinho-da-índia e reservar suplementos vitamínicos ou complexos para situações em que eles são prescritos por um veterinário(a).

Você pode também estar interessado neste outro artigo do PeritoAnimal sobre Alimentos Proibidos a porquinhos-da-índia.

Deficiência de vitamina C em porquinhos-da-índia

A deficiência de vitamina C ou escorbuto em porquinhos-da-índia é uma doença causada por uma deficiência desta vitamina. A deficiência de vitamina C em porquinhos-da-índia pode ser causada por períodos prolongados de jejum ou por dietas com deficiência de vitamina C que não atendem às necessidades vitamínicas desses animais.

Os sinais clínicos associados à deficiência de vitamina C em porquinhos-da-índia incluem:

  • Sinais gerais: tais como anorexia, perda de peso, letargia e mau estado do pelo.
  • Anemia e hemorragias generalizadas devido à alteração do mecanismo de coagulação.
  • Cicatrização ruim de feridas.
  • Resposta imunológica reduzida: todos os processos infecciosos em porquinhos-da-índia estão ligados a uma hipovitaminose C.
  • Corrimento nasal.
  • Gengivite: com sangramento nas gengivas e dor na cavidade oral.
  • Alterações dentárias e dentes móveis.
  • Alterações musculoesqueléticas em recém-nascidos.
  • Aumento das junções costocondrais e das epífises dos ossos longos em termos radiológicos.

O tratamento é baseado em mudança alimentar e suplementação oral de vitamina C (30-50 mg por kg de peso corporal, a cada 12 horas). Além disso, o tratamento sintomático pode ser necessário, dependendo dos sinais ou lesões presentes no animal.

Como saber se meu porquinho-da-índia está doente? Confira este artigo e descubra a resposta para esta pergunta.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Vitamina C para porquinhos-da-índia - Importância, dosagem e alimentos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de alimentação.

Bibliografia
  • Asociación de Veterinarios Españoles Especialistas en Pequeños Animales (AVEPA). (2012). La clínica impresscindible en pequeños mamíferos para veterinaries generalistas.
  • National Research Council (US) Subcommittee on Laboratory Animal Nutrition. (1995). Nutrient Requirements of Guinea Pig. National Academies Press.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Vitamina C para porquinhos-da-índia - Importância, dosagem e alimentos
1 de 2
Vitamina C para porquinhos-da-índia - Importância, dosagem e alimentos

Voltar ao topo da página