Comparações

Tipos de Mastim

 
Equipe editorial do PeritoAnimal
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. 26 dezembro 2020
Tipos de Mastim
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

O mastim é uma raça de cachorro caracterizada por apresentar um corpo musculoso e robusto. A raça Mastim apresenta distintos tipos, variedades com característica próprias que, no entanto, compartilham elementos comuns. Vale destacar que algumas delas constituem raças independentes.

Se voê quiser adotar um destes cachorros ou simplesmente deseja se informar sobre as suas variedades, não perca esta lista completa. Descubra no PeritoAnimal quantos tipos de Mastim existeme muitas curiosidades sobre eles. Boa leitura.

Índice

  1. Quantos tipos de Mastin existem?
  2. Mastim Napolitano
  3. Mastim Tibetano
  4. Pastor-do-Cáucaso
  5. Mastim Italiano
  6. Mastim Espanhol
  7. Mastim do Pirineu
  8. Boerboel
  9. Mastim Inglês ou Mastiff
  10. Outros tipos de Mastim não reconhecidos
Ver mais >>

Quantos tipos de Mastin existem?

O Mastim é uma raça de cachorro do tipo molosso (de físico forte e com traços físicos em comum com um cão bastante antigo e que não existe mais, o Molossus). Há registros de sua existência desde o século II antes de Cristo. Ao longo dos séculos, quer seja de forma natural ou devido à intervenção humana, a raça se desenvolveu até formar distintas variedades definidas.

Pois bem, quantos tipos de mastim existem? A Federação Cinológica Internacional reconhece 8 variedades de Mastim, a maioria das quais originárias de países europeus. Todas constituem raças separadas, contam com características de cachorros molossos e possuem antepassados muito antigos.

A seguir, você conhecerá mais sobre cada uma das variedades do cachorro Mastim.

1. Mastim Napolitano

O Mastim Napolitano é descendente de um cachorro molosso do qual se tem registros a partir do século I depois de Cristo. Esta variedade se reconhece como nativa de Nápoles, no sul da Itália, onde se iniciou sua criação oficial a partir de 1947.

Este tipo de Mastim mede entre 60 e 75 cm até a cernelha e pode pesar entre 50 e 70 quilos. O Mastim Napolitano apresenta uma mandíbula potente, tem um corpo musculoso e uma cauda larga e grossa. Em relação à pelagem, é curta e densa, dura ao toque, em cores avermelhadas, pardas, malhado ou cinza. Por sua personalidade alerta e fiel, é considerado um excelente cão de guarda.

Neste outro artigo do PeritoAnimal, você conhecerá outras raças de cachorro italiano além do Mastim Napolitano.

Tipos de Mastim - 1. Mastim Napolitano

2. Mastim Tibetano

O Mastim Tibetano ou Tibetan Mastiff é originário do Tibete, onde é comumente utilizado como cão de guarda e de companhia. Existem registros desta variedade desde o ano 300 antes de Cristo, momento em que ele convivia com pastores nômades.

Os cachorros desta ração têm aparência poderosa e imponente. Os filhotes do Mastim Tibetano demoram a chegar à maturidade, já que as fêmeas alcançam a idade adulta apenas aos 3 anos e, os machos, aos 4. Em relação à sua pelagem, ela é áspera e grossa, mais abundante no pescoço e nos ombros; pode ser preta, azulada ou avermelhada, podendo ser lisa ou com manchas castanhas ou brancas.

Neste outro artigo você verá que o Mastim Tibetano está na lista dos maiores cachorros do mundo.

Tipos de Mastim - 2. Mastim Tibetano

3. Pastor-do-Cáucaso

O Pastor-do-Cáucaso é um cachorro de personalidade ousada, utilizado durante muito tempo como cão de guarda. Apresenta um corpo grande de aparência pesada, pois sua pelagem abundante lhe dá a impressão de músculos pouco formados. No entanto, possui muita força e é um cachorro fiel.

O pelo é denso e espesso, mais abundante no pescoço, onde também acumula algumas dobras. Apresenta uma coloração variada, sempre em combinação com diversas cores, como preto, castanho e bege; preto e castanho avermelhado, entre outras.

Embora adore a atividade ao ar livre, o Pastor-do-Cáucaso também adora passar tempo com sua família, portanto, com um adestramento adequado, pode ser um acompanhante bem tranquilo.

Tipos de Mastim - 3. Pastor-do-Cáucaso

4. Mastim Italiano

O Mastim Italiano, também chamado cão corso, é descendente do molosso romano. É um cachorro de porte entre médio e grande de aparência musculosa, porém elegante. Apresenta uma cabeça grande de nariz preto e mandíbula quadrada.

Com relação à pelagem, este tipo de cachorro Mastim apresenta uma coloração preta, cinzenta ou parda em uma pelagem densa e brilhante. A personalidade do cão corso é leal e atenta, portanto é um excelente cão de guarda.

Tipos de Mastim - 4. Mastim Italiano

5. Mastim Espanhol

Conhecido também como Mastim Leonês, este é um dos tipos de Mastim Espanhol mais conhecido. Na Espanha sempre foi utilizado como cão de guarda de propriedades ou rebanhos. No que concerne à sua aparência, apresenta um esqueleto compacto que lhe dá uma aparência maciça e forte, com extremidades proporcionais. O manto é semilongo, liso e denso, pode estar presente em tons amarelados, avermelhados, pretos ou uma combinação das três cores em distintas quantidades.

Com respeito à personalidade, este tipo de cachorro Mastim se destaca por demonstrar inteligência e por sua personalidade carinhosa.

Tipos de Mastim - 5. Mastim Espanhol

6. Mastim do Pirineu

Entre os tipos de Mastim, o do Pirineu também tem sua origem na Espanha, onde também é utilizado como cão de guarda. É uma variedade de tamanho médio, cabeça grande, olhos pequenos e orelhas caídas.

Com respeito ao manto, é grosso, denso e de 10 cm de comprimento cada fibra. Se apresenta em cor branca com uma máscara escura no rosto, e é por este motivo que muitas pessoas conhecem esta variedade como "Mastim branco". Não obstante, também existem alguns exemplares do Mastim do Pirineu com tonalidades amarelas, pardas e cinzentas.

Tipos de Mastim - 6. Mastim do Pirineu

7. Boerboel

O Boerboel é uma raça de molossos de origem sul-africana, por isso que também é chamado Mastim sul-africano. Suas origens remontam ao ano 1600, momento em que era utilizado como cachorro protetor nas chácaras. É considerado um raça grande, pois alcança entre 55 e 70 cm até a cernelha.

Quanto ao pelo deste tipo de cachorro mastim, é curto e de aparência brilhante. A cor do Boerboel pode variar, se apresentando em tons arenosos, malhados e avermelhados.

Tipos de Mastim - 7. Boerboel

8. Mastim Inglês ou Mastiff

O Mastim Inglês, também chamado Mastiff, é originário da Grã-Bretanha, que foi o lugar onde passou-se a registrar a raça, isso no século XV. No entanto, existiu um antepassado que foi reconhecido durante as invasões romanas à Inglaterra, por isso que se suspeita que o Mastiff é muito mais antigo.

A raça apresenta uma cabeça quadrada e corpo de ossos grande e imponentes. A personalidade do Mastim Inglês é afetuosa mas, ao mesmo tempo, cumpre o papel de um cão de guarda. Em relação à pelagem, é curta e áspera. Apresenta uma tonalidade parda ou malhada, em conjunto com uma bochecha, orelhas e focinhos pretos, além de manchas desta cor ao redor do olhos.

Além do Mastim Inglês, conheça outras raças de cães ingleses neste outro artigo.

Tipos de Mastim - 8. Mastim Inglês ou Mastiff

Outros tipos de Mastim não reconhecidos

Existem algumas raças de Mastim não reconhecidas oficialmente pela Federação Cinológica Internacional. Elas são as seguintes:

Mastim da Caxemira

Esta raça de cachorro Mastim às vezes recebe o nome Bakharwal e ainda não foi reconhecida pelas federações caninas. Se trata de uma raça de trabalho que se cria nas montanhas do Himalaia, onde é utilizada como cachorro protetor do gado.

Apresenta um corpo musculoso de peito largo e patas longas, definidas por ossos fortes. O pelo é liso e vai de longo a mediano, se apresenta em tons castanhos, preto e manchado.

Mastim afegão

O Mastim Afegão é utilizado desde a antiguidade como cão de guarda das tribos nômades. No entanto, ainda não foi reconhecido pelas federações caninas.

Apresenta um corpo médio de patas longas e finas, as quais contrastam com seu torso musculoso. O focinho dessa raça de Martim é fino e as orelhas se apresentam levemente dobradas. Em relação ao pelo, é de comprimento mediano, mais abundante no pescoço e na cauda e ocorre em tons pasteis e castanho claro principalmente.

Bullmastiff

O Bullmastiff é originário da Grã-Bretanha e embora muitos o classifiquem como um tipo de Mastim, o certo é que não se considera um verdadeiro cachorro Mastim, posto que se desenvolveu a parter do cruzamento entre um Mastim antigo e um cachorro da raça Bulldog. Em suas origens, era utilizado como cão protetor e guardabosques.

A variedade apresenta uma aparência simétrica e forte, mas não pesada. O focinho é curto, o perfil chato e a mandíbula forte com bochechas volumosas. Em relação ao pelo, é curto e áspero ao toque, apresenta cores avermelhadas, pásteis e malhada, claro ou escuro, com manchas brancas no peito e uma máscara preta ao redor de seus olhos.

Com respeito a personalidade, esta raça de cachorro se caracteriza por ser animada, leal e fiel, por isso que se tornou um excelente cão de companhia. Além disso, os filhotes desta raça ganharam popularidade quando certas celebridades, como Bon Jovi e Christina Aguilera decidiram adotar cachorros desta raça.

Tipos de Mastim - Outros tipos de Mastim não reconhecidos

Se deseja ler mais artigos parecidos a Tipos de Mastim, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Comparações.

Bibliografia
  • Estándar FCI N 197. Mastín napolitano. Disponível em: <http://www.fci.be/Nomenclature/Standards/197g02-es.pdf>. Acesso em 24 de dezembro de 2020.
  • Estándar FCI N 91. Mastín español. Disponível em: <http://www.fci.be/Nomenclature/Standards/091g02-es.pdf>. Acesso em 24 de dezembro de 2020.
  • Estándar FCI N92. Mastín del Pirineo. Disponível em: <http://www.fci.be/Nomenclature/Standards/092g02-es.pdf>. Acesso em 24 de dezembro de 2020.
  • Estándar FCI N 230. Dogo del Tíbet. Disponível em: <http://www.fci.be/Nomenclature/Standards/230g02-es.pdf>. Acesso em 24 de dezembro de 2020.
  • Estándar FCI N 343. Cane corso. Disponível em: <http://www.fci.be/Nomenclature/Standards/343g02-es.pdf>. Acesso em 24 de dezembro de 2020.
  • Estándar FCI N 157. Bullmastiff. Disponível em: <http://www.fci.be/Nomenclature/Standards/157g02-es.pdf>. Acesso em 24 de dezembro de 2020.
  • Ripley, Katherine. (2006, diciembre 5). 7 things you didn´t know about the bullmastiff. American Kennel Club. Disponível em: <https://www.akc.org/expert-advice/lifestyle/7-bullmastiff-facts/>. Acesso em 24 de dezembro de 2020.
  • Caucasian shepherd dog. American Kennel Club. Disponível em: <https://www.akc.org/dog-breeds/caucasian-shepherd-dog/>. Acesso em 24 de dezembro de 2020.
  • Estándar FCI N 264. Mastiff. Disponível em: <http://www.fci.be/Nomenclature/Standards/264g02-es.pdf>. Acesso em 24 de dezembro de 2020.

Vídeos relacionados com Tipos de Mastim

1 de 3
Vídeos relacionados com Tipos de Mastim
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 10
Tipos de Mastim