Tipos de ouriço-terrestre

Tipos de ouriço-terrestre

Gosta dos ouriços-terrestres? No PeritoAnimal somos grandes admiradores deste pequeno mamífero de espinhos curtos e narigudo. Trata-se de um animal independente e bonito que sem dúvida tem um aspecto singular e atraente.

Em seguida mostramos os diferentes tipos de ouriços-terrestres para que possa conhecer o seu aspecto físico, onde se encontram e algumas curiosidades relacionadas com os ouriços.

Continue lendo este artigo sobre os tipos de ouriços de terra e deixe-se surpreender pelos erinaceus e tudo o que está relacionado com estes pequenos mamíferos.

Ouriço Europeu ou Ouriço-cacheiro

O ouriço europeu ou erinaceus europaeus habita em diversos países da Europa como por exemplo, Itália, Espanha, França, Reino Unido, Portugal, entre outros. Também é conhecido apenas como ouriço-terrestre.

Costuma medir entre 20 a 30 centímetros e todo ele tem um aspecto marrom escuro característico. Habita em regiões de bosques e pode chegar a viver até 10 anos.

Ouriço escuro oriental

O ouriço escuro oriental ou erinaceus concolor tem um aspecto muito parecido ao ouriço europeu embora difira por uma mancha branca no seu peito. Pode ser encontrado na Europa oriental e Ásia ocidental.

Ao contrário do ouriço europeu, o escuro oriental não escava, prefere fazer ninhos de ervas.

Ouriço dos Bálcãs

Encontramos o ouriço dos bálcãs ou o ericaneus romumanicus em toda a Europa oriental embora a sua presença se tenha estendido até à Rússia, Ucrânia ou o Cáucaso.

Difere das duas espécies anteriores pela sua mandíbula, um pouco distinta, embora exteriormente nos faça lembrar o ouriço comum europeu possui um peito de cor branca.

Ouriço-de-amur

O ouriço-de-amur ou erinaceus amarensis habita na Rússia, Coreia e China entre outros países. Mede uns 30 centímetros e o seu aspecto físico é de cores claras embora um pouco amarronzadas.

Ouriço-de-ventre-branco

O ouriço-de-ventre-branco ou atelerix albiventris provém da África sub-sahariana e habita em regiões da savana e campos de cultivos das populações.

Podemos observar um corpo totalmente branco onde se realça a sua cabeça escura. Tem as patas muito curtas e surpreende o fato de só ter quatro dedos nas patas posteriores.

Atelerix algirus

Este ouriço (atelerix algirus) é mais pequeno que os anteriores, alcançando uns 20 centímetros de comprimento.

Vive em todo o norte de África incluindo Marrocos e Algeria embora atualmente permaneça em esta selvagem pela costa mediterrânea que inclui a região de Valência ou Catalunha. Tem cores claras e mostra uma bifurcação nos espinhos da crista.

Ouriço da Somália

O ouriço da Somália ou atelerix sclateri é, efetivamente, endêmico da Somália e tem a barriga de cor branca enquanto que as suas paras costumam ser marrom ou pretas.

Ouriço sul-africano

O ouriço sul-africano ou atelerix frontalis é um ouriço de cor marrom que habita em países como o Botsuana, Malawi , Namíbia, África do sul, Zâmbia e Zimbabue, entre outros.

Embora se possa destacar as suas patas pretas e o seu tom marrom, o ouriço sul-africano tem uma franja branca na sua testa muito característica.

Ouriço do Egito ou Ouriço orelhudo

O próximo nesta lista de ouriços é o ouriço do Egito ou ouriço orelhudo, também conhecido como Hemiechinus auritus. Embora habite efetivamente no Egito pode ser encontrado em muitas regiões da Ásia onde se tem vindo a espalhar.

Destaca-se pelas suas longas orelhas e espinhos curtos, fato que faz com que prefira fugir em vez de se enroscar como método de defesa. É mesmo rápido!

Ouriço orelhudo da Índia

Embora o seu nome se pareça muito com o ouriço anterior podemos destacar que o ouriço orelhudo da Índia ou hemiechinus collaris tem um aspecto muito diferente.

É relativamente pequeno e tem cores escuras. Como curiosidade destacamos que este ouriço realiza todo um ritual de baile para conquistar a fêmeas durante dias.

Ouriço de Gobi

O ouriço de Gobi ou Mesechinus dauuricus é um pequeno ouriço solitário que vive na Rússia e no norte da Mongólia. Mede entre 15 a 20 centímetros e encontra-se protegido nesses países.

Ouriço da China central

O próximo da lista é o ouriço da China central ou mesechinus hughi e é endêmico da China.

Ouriço do deserto

O ouriço do deserto ou ouriço etíope ou paraechinus aethiopicus é um ouriço muito difícil de ferir, porque quando se enrosca em forma de bola aponta os seus espinhos em todas as direções. As suas cores podem variar entre marrons escuros e claros.

Ouriço da Índia

O ouriço da Índia ou paraechinus micripus é originário da Índia e Paquistão e tem uma mancha parecida a uma máscara muito parecida à do guaxinim. Vive em regiões de alta montanha em que disponha de água em abundância.

Mede uns 15 centímetros e é bastante rápido embora não tanto como o ouriço orelhudo. Também observamos que este ouriço tem uma dieta muito variada na qual inclui sapos e rãs.

Ouriço de Brandt

O ouriço de Brandt ou Paraechinus hypomelas mede uns 25 centímetros e tem umas orelhas grandes e um corpo escuro. Podemos encontrá-lo em regiões do Paquistão, Afeganistão e do Iémen. Em casos de ameaça tende a enrolar-se com uma bola embora também utilize um ataque de "saltador" para surpreender os seus atacantes.

Paraechinus nudiventris

Por último trazemos-lhe o paraechinus nudiventris ya que se acreditava que estava extinto até há pouco tempo em que se falou que existem ainda exemplares na Índia.

Imagem: rnricci.it

Descubra mais coisas sobre os ouriços e não perca os seguintes artigos:

  • Cuidados básicos de um ouriço
  • O ouriço como animal de estimação

Se deseja ler mais artigos parecidos a Tipos de ouriço-terrestre, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Comparações.