Síndrome Urológica felina - tratamento e sintomas

Síndrome Urológica felina - tratamento e sintomas

O aparelho urinário do gato tem uma missão: eliminar os resíduos. Os responsáveis principais por esta missão são os rins, a bexiga, os ureteres e a uretra. Desta forma, podemos perceber a importância da excreção de urina nos nossos felinos, tal como nos humanos. Através da urina são expulsas as substâncias tóxicas que provêm do metabolismo e que se podem depositar na corrente circulatória. Através da urina também é eliminada a ureia, daí o nome desta doença. Outras substâncias excretadas são a creatinina, o cálcio e o oxalato. Assim, a produção de urina é essencial para a regulação da quantidade de água e minerais excretados.

Quando o aparelho urinário não está funcionando corretamente, os gatos podem ter diferentes problemas. Por esse motivo, o PeritoAnimal explica quais os sintomas e o tratamento da síndrome urológica felina (SUF).

O que é a SUF?

No Brasil, a SUF é conhecida como como síndrome urológica felina, enquanto que o nome em inglês seria FUS. Dizemos que é uma doença dos tempos modernos, porque os nossos felinos levam uma vida muito sedentária. Esta doença surge esporadicamente e tem um maneio e resolução difíceis.

Como as causas desta doença são difíceis de definir, atualmente são aceites diferentes definições para a síndrome urológica felina, sendo favorecidas por diferentes fatores:

  • Sexo: os machos castrados estão mais predispostos a contrair esta doença devido à baixa quantidade de hormonas e ao tamanho da uretra. As fêmeas também podem ser afetadas, embora não sejam casos frequentes na prática clínica.
  • Alimentação: a ração industrial de má qualidade é uma das principais causas deste problema. Os alimentos muito ricos em minerais são, sem qualquer dúvida, os grandes responsáveis. Optar por ração natural e de qualidade premium ou uma dieta caseira devidamente acompanhada por um profissional pode ajudar a prevenir a formação destes cálculos.
  • Peso: está intimamente relacionado com os hábitos urinários. Um gato com excesso de peso tem tendência para urinar menos vezes e concentrar mais a urina, um grande problema na hora de tratar esta doença. Você deve conseguir que o seu gato visite a caixinha de areia duas a três vezes por dia. Deste modo estará prevenindo que a urina tenha concentrações muito elevadas e consequentemente previne a formação de cristais. Uma reduzida ingestão de água, a caixa de areia constantemente suja e a obesidade são algumas das variáveis que agravam este quadro tão complicado.

Síndrome urológica felina - sintomas

A chave para o tratamento é a detecção precoce do problema. Quanto mais cedo atuarmos, melhor será o prognóstico. Para isso, você deverá prestar atenção aos principais sintomas da síndrome urológica felina:

  • Dificuldade e/ou dor ao urinar
  • Cistite
  • Sangue na urina
  • Micções de pequena quantidade e/ou fora da caixa de areia
  • Apatia ou falta de interesse
  • Deterioração do estado geral
  • Perda de apetite
  • Pode existir obstrução parcial ou completa da uretra (urgência veterinária)

Se você detectar qualquer um destes sintomas, corra para o veterinário para se iniciar o tratamento o mais cedo possível.

Síndrome urológica felina - tratamento e diagnóstico

Se o seu pequeno felino está doente, a primeira coisa que você deve fazer é consultar um médico veterinário. Como explicamos antes, alguns sintomas são uma urgência veterinária e a vida do seu gato é o que mais importa.

Como se diagnostica a SUF?

O diagnóstico pode variar de acordo com o caso e a exploração de rotina do animal. Geralmente, o médico veterinário recolhe uma amostra de urina que observa ao microscópio em busca de cristais. Pode, também, realizar uma ecografia, caso o médico veterinário ache que é útil para chegar ao definitivo.

Tratamento da SUF

O médico veterinário vai avaliar a severidade do caso e decidir se é necessário administrar medicação ou não. Poderá ser necessária uma desobstrução com sonda e, em casos graves, intervenção cirúrgica.

O seu papel como tutor é assegurar que deteta qualquer alteração no comportamento do seu gato para evitar que o caso chegue ao veterinário no pior cenário.

Síndrome urológica felina: medicamentos

Atualmente, existem alternativas menos convencionais à medicina veterinária tradicional, estamos falando, por exemplo, da medicina veterinária holística.

Você poderá consultar um médico veterinário especializado nesta área que receitará um correto medicamento homeopático após o diagnóstico do problema.

Os profissionais desta área costumam auxiliar-se de Florais de Bach para ajudar no tratamento, receitam uma dieta completa para uma alimentação saudável. Em alguns casos, eles até realizam algumas sessões de Reiki para evitar recaídas. A medicina veterinária holística acredita que pode tratar esta doença, entre outras, da forma mais saudável e natural possível. Se tentamos estas alternativas com os humanos, porque não tentar com os nossos animais também?

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Síndrome Urológica felina - tratamento e sintomas, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.