menu
Partilhar

Pode dar banho em coelho?

 
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. Atualizado: 9 dezembro 2020
Pode dar banho em coelho?

Ver fichas de  Coelhos

Muitas pessoas perguntam se coelho pode tomar banho. A dúvida tem precedentes, já que, além de serem animais muito asseados e que se limpam constantemente, como o gatos, possuem uma camada protetora na pele que poderia ser removida com o banho e também são muito sensíveis, portanto, mergulhá-los na água pode causar estresse e ansiedade.

No entanto, outras pessoas acreditam que, pelo contrário, é bom dar banho em coelhos, uma vez que isso ajuda a eliminar os pelos soltos e retirar a urina e as fezes que podem se acumular na parte inferior da pelagem, por estarem em seu espaço de descanso.

No PeritoAnimal, consideramos que ambas as partes têm pontos a seu favor, e equilibrar as duas opções é a nossa recomendação. Sim, você pode dar banho em seu coelho, mas precisa levar em consideração alguns pontos importantes e fazê-lo apenas algumas vezes por ano, ou se notar que seu animal está muito sujo. Neste artigo do PeritoAnimal, te ensinaremos tudo a respeito.

Coelho toma banho?

Em geral, não é recomendável dar banho em coelho, a menos que ele esteja extremamente sujo. Como dissemos, os coelhos, como os gatos, são animais que limpam a si mesmos continuamente.

Dar banho em um coelho pode, inclusive, ser prejudicial, pois ele pode entrar em pânico e também em estado de choque na água e acabar se machucando perigosamente. Além disso, seu pelo é tão fino que acaba demorando muito para secar, fazendo com que o pet corra risco de se resfriar e sofrer com outros problemas como hipotermia, pneumonia e infecções respiratórias.[1]

Você só deve banhar o animal quando for claramente instruído por um veterinário experiente especializado em coelhos. Assim, é recomendado avaliar a possibilidade de dar banho em nosso coelho nestes casos:

  • Se o coelho estiver muito sujo.
  • Se estiver mudando de pelo.
  • Se tiver muito pelo e for muito comprido (cai mais facilmente).

Se você não tiver certeza se deve ou não lavar seu coelho, é melhor consultar um veterinário.

Pode dar banho em coelho? - Coelho toma banho?

Como limpar o coelho

Se você quer limpar o seu coelhinho, saiba que há diferentes maneiras de fazer isso. É importante saber como manuseá-lo, sempre com muita cautela e sem movimentos bruscos.

Escová-lo deve ser uma prática constante, pois isso ajuda a manter sua higiene ao evitar o acúmulo de pelos e sujeira. Para isso, você pode usar escovas com cerdas macias - que devem ser sempre lavadas após cada uso.

Uma outra opção para limpar o coelho é usando um algodão úmido. Em um copo ou bacia, misture a água com sabão ou shampoo de pH neutro, daqueles próprios para bebês, umedeça o algodão e passe-o nas regiões sujas do peludo. Evite que a água entre em contato com a pele dele.

Agora, se for realmente necessário dar um banho no coelho, explicaremos a seguir como você deve fazê-lo.

Pode dar banho em coelho? - Como limpar o coelho

Como preparar o banho de um coelho

O banho deve ser um momento relaxante para seu coelho e não deve representar nenhum estresse para o animal. Escolha um momento em que você tenha tempo e paciência. Prepare uma pia, lavatório ou mesmo uma bacia que não seja funda. Nunca force-o, trate-o com muito amor e fale com ele suavemente para evitar traumatiza-lo.

Banhar um coelho não é divertido, tenha cuidado para não mergulhar o pet inteiramente na água, muitos coelhos já morreram devido a este tipo de trauma com água. Por isso, faça tudo com muita cautela. O nível da água nunca deve ser superior ao nível da barriga dele.

A temperatura da água não deve ser nem muito fria nem muito quente, e sim uma água morna agradável, como se fosse para um bebê. Nada de dar banho no coelho em uma estação fria do ano, é preferível fazê-lo quando estiver calor. Evite o contato da água com sua pele ao máximo.

E você também não deve usar itens para "relaxar" o coelho, como sais de banho, bolhas ou substâncias que possam ser tóxicas. Lembre-se que os coelhos têm pele extremamente sensível.

Pode dar banho em coelho? - Como preparar o banho de um coelho

O que fazer durante o banho

Você pode usar um sabonete com pH especial para coelhos, sabonete ou shampoo neutros para bebês (isto ajudará a reduzir a vermelhidão ou irritação nos olhos caso você deixe cair), e então, como nas instruções habituais, enxágue levemente levando poucas quantidades de água com as mãos a cada região do corpo do pet.

Não molhe o rosto diretamente e muito menos as orelhas. Faça isso para evitar que o sabão chegue no nariz e na boca. Nada de usar seu próprio sabonete ou shampoo, mesmo que seja natural!

Outro ponto importante que você deve saber sobre como dar banho em coelho é que você não deve aproveitar este tempo do banho para cortar suas unhas, o pelo ou para escová-lo. O momento do banho é apenas para o banho e evitar mais estresse é fundamental.

Talvez você possa se interessar por este outro artigo do PeritoAnimal em que explicamos as diferenças entre o coelho e a lebre.

Pode dar banho em coelho? - O que fazer durante o banho

Como secar o coelho

Continuando com o nosso passo a passo sobre como dar banho em coelho, após finalizar o enxague retirando todo o sabão ou shampoo, tenha uma toalha seca por perto.

Pegue o coelho e envolva-o com a toalha, abraçando o peludo por alguns minutos. Com isso, você lhe dará segurança e o ajudará a não passar frio.

Em seguida, deixe-o secar naturalmente. E nada de usar um secador de cabelo, pois o aparelho pode ser invasivo, assustá-lo e queimá-lo. Lembre-se mais uma vez de que sua pele é muito sensível. Antes de levar o coelho para a gaiola ou o espaço em que vive, certifique-se de que ele esteja completamente seco.

Como você viu, coelho pode tomar banho, mas apenas se isso for recomendado por um veterinário ou em situações bem específicas. E se você tem um coelho como melhor amigo peludo, que tal assistir ao vídeo abaixo os sinais de que o seu coelho te ama?

Mais informações sobre coelhos

Se deseja ler mais artigos parecidos a Pode dar banho em coelho?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidado da pele.

Referências
  1. PETA. People for the Ethical Treatment of Animals. Disponível em: <https://www.peta.org/living/animal-companions/should-you-bathe-a-bunny/>. Acesso em 3 de dezembro de 2020.
Bibliografia
  • HOUSE RABBIT SOCIETY. The dangers of giving a rabbit a bath. Disponível em: <https://rabbit.org/the-dangers-of-giving-a-rabbit-a-bath/>. Acesso em 3 de dezembro de 2020.
  • MY BUNNY. A well groomed rabbit. Disponível em: <http://www.mybunny.org/info/rabbit-grooming/>. Acesso em 3 de dezembro de 2020.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Pode dar banho em coelho?
1 de 5
Pode dar banho em coelho?

Voltar ao topo da página