Remédios naturais para a gastroenterite em cães

Remédios naturais para a gastroenterite em cães

Os cachorros são suscetíveis a diferentes tipos de doenças que são bastante comuns em nós humanos. Em algumas ocasiões, essas doenças não são graves e são apenas uma resposta do organismo que procura fazer frente a uma determinada situação através dos seus próprios recursos curativos.

Para que um tutor perceba essas reações no organismo do seu melhor amigo peludo é imprescindível conviver com ele, observando seu comportamento e conhecendo-o bem para, assim, poder determinar aqueles sinais que manifestam que algo não está bem.

Se você prefere lidar com estes casos de forma natural, neste artigo do Perito Animal, mostramos-lhe os remédios naturais para a gastroenterite em cães. Boa leitura.

O que é a gastroenterite?

A gastroenterite canina é uma doença leve, a não ser que se complique. Caracteriza-se por um estado inflamatório que afeta tanto o estômago como o intestino e pode provocar vômito e diarreia.

Na maioria das ocasiões, a gastroenterite obedece a uma reação do organismo que tenta limpar o sistema digestivo, quer seja devido a uma comida em mau estado ou devido a um agente patogênico. Assim, em muitos casos os sintomas desaparecem sem que nenhum tipo de medicamento seja necessário.

Precisamente porque a gastroenterite é na realidade um mecanismo de defesa, é importante apoiar o cachorro oferecendo a ele meios naturais ao invés de tratamentos farmacológicos, como remédios caseiros para gastroenterite. No entanto, sabemos que essas medicações podem ser extremamente necessárias nos casos graves.

O jejum

Os animais são muito instintivos e precisamente a conservação dos seus intestinos tem uma grande "sabedoria". Por este motivo, diante de uma doença, o animal costuma deixar de comer para que assim toda a energia do organismo possa dirigir-se para o processo digestivo.

Por outro lado, alguns animais de companhia habituados às facilidades da vida doméstica são verdadeiros comilões e não deixam de comer nada, mesmo que se encontrem mal.

Neste caso, o dono deve aplicar um período de jejum de 24 horas, que obviamente, faz referência à privação de comida mas não de hidratação.

Durante este período o cachorro deve ter água ou, melhor ainda, um soro caseiro de reidratação oral.

O jejum controlado durante 24 horas permite que o sistema digestivo se limpe com maior facilidade e procure naturalmente uma recuperação da gastroenterite mais rápida, por isso o jejum pode ser considerado uma importante medida ou mesmo uma espécie de remédio caseiro para gastroenterite.

No entanto, muitos especialistas têm questionado a eficácia do jejum para o tratamento da gastroenterite, afirmando que o período de privação do alimento não pode se prolongar por muito tempo. Por isso, como sempre falamos no PeritoAnimal, é importante conversar com um veterinário nestas situações.

Remédios naturais para a gastroenterite em cães

Além da importância do jejum e da recuperação paulatina da alimentação normal depois do período de privação de alimento, você tem outros remédios naturais que são muito úteis para aliviar os sintomas associados à gastroenterite canina.

  • Alho: a toxicidade do alho nos cachorros tem sido muito discutida e o certo é que na quantidade está o segredo. Quando o cão começar a recuperar a sua alimentação normal, pique um dente de alho diariamente e coloque em sua comida. O alho é altamente antibacteriano e fará com que o sistema digestivo possa combater de forma eficaz uma possível infecção. Por esse motivo o alho é considerado um remédio caseiro para infecção intestinal de cachorro.

  • Probióticos: os probióticos são produtos que contêm estirpes de bactérias presentes na flora intestinal benéfica para o organismo. Por este motivo, é muito importante que adquira um probiótico específico para cães. Este produto ajudará a aliviar os sintomas e permitirá melhorar as defesas intestinais.

  • Nux Vomica ou Noz-vómica: A Nux Vomica é um remédio homeopático amplamente utilizado para as doenças gastrointestinais. Neste caso utilizaremos uma diluição 7CH, ou seja, deve diluir 3 grãos em 5 ml de água. Administre via oral com uma seringa de plástico. Se você adquirir a solução já pronta, é preciso seguir a recomendação prescrita, que usualmente é de 3 vezes ao dia, com as doses variando de acordo com o porte do cachorro. Há opções com borrifadas ou gotas.

Outros conselhos para o tratamento natural da gastroenterite canina

Se o seu animal apresenta gastroenterite e você quer tratar esta doença de forma natural, você deve fazê-lo com responsabilidade e com o consentimento de um veterinário. Os seguintes conselhos ajudarão a melhorar a saúde do seu cão:

  • Se em 36 horas a gastroenterite não melhorar, você deve levá-lo ao veterinário imediatamente
  • Se o cão apresenta febre, letargia ou debilidade nos seus movimentos, a assistência veterinária será imprescindível
  • Passado o período de jejum, o cachorro deve regressar à sua alimentação habitual de forma progressiva, começando primeiro por uma dieta mole
  • Em nenhum ocasião você deve medicar o seu cão com fármacos aprovados para o uso humano, mesmo que funcionem com você em casos de gastroenterite, uma vez que a sua fisiologia é completamente diferente.

Agora que você conhece algumas opções de remédios caseiros para infecção intestinal de cachorro, ou também conhecida como gastroenterite canina, é importante saber quais são os alimentos proibidos para cachorros. Neste vídeo listamos quais deles são tóxicos para os nossos amigos peludos:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Remédios naturais para a gastroenterite em cães, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas intestinais.

Bibliografia
  • SILVA, Mariana Salas Monteiro, et al. Etiologia de gastroenterites primitivas agudas em cães: estudo retrospetivo de 158 casos clínicos. 2019. PhD Thesis. Universidade de Lisboa, Faculdade de Medicina Veterinária. Disponível em: <https://www.repository.utl.pt/bitstream/10400.5/17884/1/Etiologia%20de%20gastroenterites%20primitivas%20agudas%20em%20c%c3%a3es_estudo%20retrospetivo%20de%20158%20casos%20cl%c3%adnicos.pdf>. Acesso em 1º de dezembro de 2020.
  • OLIVEIRA, João Cezar Varotto de, et al. AGENTES ETIOLÓGICOS QUE CAUSAM GASTROENTERITE EM CÃES COM MAIS DE UM ANO DE IDADE NO MUNICÍPIO DE MARINGÁ. 2011. Disponível em: <http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4768>. Acesso em 1º de dezembro de 2020.