Remédio caseiro para ferida de gato

Remédio caseiro para ferida de gato

Gatos são animais que gostam muito de se aventurar e, em muitas situações, correm o risco de se machucarem, o que pode causar ferimentos em seu corpo. Os tutores desses pequenos felinos precisam estar atentos de forma a conseguir que o seu gatinho esteja sempre o mais saudável e feliz possível.

Em todos os casos de ferida em gato, é essencial que exista acompanhamento de seu médico veterinário para garantir que a lesão não apresenta riscos à saúde e bem-estar do animal. Caso você não consiga levar seu pet para algum médico veterinário, ou se a ferida for bem superficial e puder ser tratada em casa, existem algumas opções de remédios caseiros para ferida de gato, e nós no Perito Animal vamos te dar mais detalhes sobre eles neste artigo.

Feridas em gatos: passos prévios ao tratamento

Antes de indicarmos todos os remédios caseiros para ferida em gatos, é importante que o tutor conheça algumas medidas prévias caso o seu gato esteja com feridas na pele. Primeiramente, você deve saber que existem dois tipos de feridas, as superficiais e as profundas (expostas ou abertas).

As feridas superficiais são aquelas em que o machucado não perfura a pele, são pouco dolorosas e, na maioria das vezes, podem ser tratadas em casa. Um exemplo de ferida superficial são os arranhões que o gato pode adquirir brincando, ou caçando. Já as feridas profundas são aquelas que cortam a pele e deixam outros tecidos à mostra, como os músculos. As feridas profundas precisam ser tratadas com ponto cirúrgico, e caso não recebam tratamento, podem resultar em infecções.

Em ambos os casos, você deve realizar alguns procedimentos de primeiros-socorros. Tente manter a região do ferimento limpa, livre de impurezas e seca. Se você viu o seu gato com feridas no pescoço, o ideal é a utilização de um colar elizabetano para que, assim, o seu gato evite coçar a ferida, o que pode piorar o machucado.

Dependendo do tipo de ferimento, poderá ser indicada uma pomada cicatrizante para gatos, o que impedirá que o quadro de seu gatinho possa piorar. Caso o ferimento não for grave, ou você não tenha forma de levar o seu gatinho para uma consulta no veterinário em instantes, você poderá utilizar alguns remédios caseiros para ferida em gatos (de novo, apenas em feridas superficiais!).

Remédios caseiros para cicatrizar feridas em gatos

1. Aloe vera

O aloe vera ou babosa é uma planta conhecida por suas diversas propriedades medicinais. Essas propriedades abrangem o processo de cicatrização de feridas em gatos, pois promovem regeneração dos tecidos, o que auxilia no processo de cicatrização. Além disso, o aloe vera apresenta outros benefícios como: ação anti-inflamatória, apoio em processos de regeneração de pele, ação antisséptica, ação antibiótica, ação analgésica, entre outros.

Para realizar a aplicação do aloé vera sobre feridas em gatos, você deverá realizar o seguinte procedimento:

  1. Limpe a região, com água e sabão neutro para uso veterinário.
  2. Aplique o suco de aloe vera sobre a ferida.

Esse procedimento pode ser repetido 3 vezes ao dia. A aplicação de babosa apenas é recomendada para feridas superficiais.

2. Mel

O mel é um produto natural utilizado há séculos. Conhecido pelas suas propriedades e benefícios à saúde, o mel pode ser utilizado como remédio natural. Um de seus benefícios é a capacidade de promover cicatrização em feridas, uma vez que estimula regeneração de tecidos. Além disso, o mel possui propriedades antibacterianas, calmantes e antissépticas.

Para realizar aplicação do mel sobre a ferida do seu gato, você deverá realizar o seguinte procedimento:

  1. Limpe a região com água e sabão neutro para uso veterinário.
  2. Aplique uma camada fina de mel puro de abelhas.
  3. Cubra a ferida com gaze e curativos e deixe agir por 1 hora.
  4. Tire o curativo e lave o local com água e sabão neutro para uso veterinário.

Esse procedimento pode ser repetido 2 vezes ao dia. A aplicação de mel é recomendada para feridas superficiais.

3. Camomila

A camomila é considerada o melhor cicatrizante natural há muito tempo. Esse produto natural tem capacidade de regenerar e curar a pele rapidamente, além disso, apresenta propriedades anti-inflamatórias, antimicrobianas, e cicatrizantes. Porém, você deve estar atento, pois algumas variedades de camomila podem fazer mal ao seu animal, são estas as camomila-romana e camomila-de-Paris, então caso você opte por este tratamento na ferida do seu gato, use a camomila-recutita (também conhecida como camomila-vulgar).

Para aplicar camomila como remédio caseiro para ferida de gato, você deverá realizar o seguinte procedimento:

  1. Limpe a região com água e sabão neutro para uso veterinário.
  2. Ferva 1 sachê de chá de camomila, ou uma colher de sopa de camomila.
  3. Deixe o sachê esfriar, ou coloque as flores com um pouco o do chá de camomila em um papel toalha, e deixe esfriar.
  4. Coloque o sachê ou o papel toalha sobre a região da ferida de seu gato, e faça um pouco de pressão para a água entrar em contato com a pele.
  5. Cubra a região com gaze e curativos, e deixe agir por 30 minutos.
  6. Remova o curativo e lave o local com água e sabão neutro para uso veterinário.

Esse procedimento pode ser repetido 3 vezes ao dia. A aplicação da camomila é recomendada para feridas superficiais.

4. Açafrão

O açafrão da terra, também chamado como cúrcuma, é um remédio natural conhecido há muito tempo. Esse produto tem propriedades antissépticas, anti-inflamatórias, e auxilia na regeneração e cura da pele, o que ajuda a tratar seu gato com feridas. Para aplicar o açafrão sobre a ferida de seu gato, realize o seguinte procedimento:

  1. Limpe a região com água e sabão neutro para uso veterinário.
  2. Prepare uma mistura espessa de açafrão em pó com algumas gotas de água. Misture até ficar com uma consistência de uma pomada cicatrizante para gatos.
  3. Espalhe essa pomada sobre a ferida.
  4. Cubra a região com gaze e curativos, e deixe agir por 24 horas.

Além disse, você pode aplicar o pó de açafrão diretamente na ferida de seu gato. Realize a limpeza do local com água e sabão neutro para uso veterinário, e passe o pó de açafrão sobre a ferida. A aplicação da açafrão é recomendada para feridas superficiais.

5. Óleo de coco

O óleo de coco promove regeneração e cura as feridas, sendo um bom remédio caseiro para ferida de gato. Possui ação antibacteriana e antiviral, o que previne com que a ferida infeccione, além de prevenir e tratar ação de fungos. Para aplicar o óleo de coco sobre a ferida de seu gato, você deverá realizar o seguinte procedimento:

  1. Limpe a região com água e sabão neutro para uso veterinário.
  2. Aplique uma pequena quantidade de óleo de coco na região da ferida.
  3. Cubra a região com gaze e curativos.

Esse procedimento pode ser repetido 3 vezes ao dia. A aplicação da óleo de coco é recomendada para feridas superficiais.

6. Óleo essencial de lavanda

O óleo essencial de lavanda é conhecido por suas propriedades calmantes, porém esse produto também pode ser utilizado como remédio natural para feridas em gatos, pois possui propriedades cicatrizantes, que auxilia na regeneração e cura de feridas, além de ter ação antisséptica. Para aplicar o óleo essencial de lavanda sobre a ferida de seu gato, você deverá realizar o seguinte procedimento:

  1. Limpe a região com água e sabão neutro para uso veterinário.
  2. Aplique algumas gotas de óleo essencial de lavanda até cobrir a ferida em seu gato.
  3. Cubra a região com gaze e curativos.

A aplicação da óleo essencial de lavanda é recomendada para feridas superficiais.

7. Suco de cenoura

A cenoura é um produto natural que pode funcionar como remédio, pois tem potencial de regeneração e cura de feridas, possui ações anti-inflamatórias e antissépticas, além de ser uma opção de remédio econômico para feridas em gatos. Para aplicar o suco de cenoura sobre a ferida de seu gato, você deverá realizar o seguinte procedimento:

  1. Limpe a região com água e sabão neutro para uso veterinário.
  2. Remova o casca de meia cenoura, e limpe com água para remover os restos.
  3. Divida a cenoura em vários pedaços, e bata-os dentro de um liquidificador com meio copo de água.
  4. Depois disso, você terá o suco da cenoura pronto para ser utilizado como remédio caseiro para ferida em gato.
  5. Mergulhe algodão no suco, e aplique-o sobre a ferida de seu gato.
  6. Cubra a região com gaze e curativos, e deixe agir por 15 minutos.
  7. Após os 15 minutos, lave o local com água e seque suavemente com uma toalha.

Esse procedimento pode ser repetido 2 vezes ao dia. A aplicação de suco de cenoura é recomendada para feridas superficiais.

Feridas em gato que não cicatrizam

Caso a ferida do seu gato não cicatrize com os tratamentos prescritos pelo médico veterinário e com a utilização dos remédios caseiros para feridas em gatos, o seu gato pode estar com uma doença chamada esporotricose felina ou outro problema.

Sendo assim, destacamos novamente a necessidade e importância do acompanhamento de seu médico veterinário, para garantir melhor tratamento, saúde e qualidade de vida para o seu gato.

Agora que você já conhece os melhores remédios caseiros para feridas de gatos, não perca o vídeo a seguir o vídeo no qual listamos 10 doenças comuns

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Remédio caseiro para ferida de gato, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Remédios caseiros.