Partilhar

Schnauzer Gigante

Atualizado: 28 novembro 2018
Schnauzer Gigante

Por causa de seu parentesco com o schnauzer e seu passado como cão pastor, os Schnauzer gigantes são cães grandes, robustos e fortes, que servem tanto para tarefas de vigilância e proteção, como para pastoreio, embora neste último aspecto eles sejam usados ​​cada vez menos. Sendo tão grandes, eles precisam de uma boa dose de exercício diário, então eles não são recomendados para pessoas que não têm tempo para fazer longas caminhadas ou brincar com elas. São cães independentes, uma raça de cachorro muito inteligente, ativa e leal, que com treinamento e exercício corretos, são capazes de desenvolver muitas habilidades.

Neste artigo da PeritoAnimal, te daremos todas as informações necessárias se você está pensando em adotar um Schnauzer gigante.

Origem
  • Europa
  • Alemanha
Classificação FCI
  • Grupo II
Características físicas
Altura
  • 15-35
  • 35-45
  • 45-55
  • 55-70
  • 70-80
  • Mais de 80
Peso adulto
  • 1-3
  • 3-10
  • 10-25
  • 25-45
  • 45-100
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-12
  • 12-14
  • 15-20
Atividade física recomendada
  • Baixa
  • Média
  • Alta
Clima recomendado
Tipo de pelo

Schnauzer gigante: origem

Esta raça teve origem na Alemanha, começando pelo seu primo Schnauzer. Os criadores alemães ficaram tão impressionados com as qualidades do Schnauzer que decidiram criar uma nova raça que tivesse as mesmas qualidades, mas que fosse maior. O tamanho era necessário para lidar com o gado. Não há registro dos cruzamentos feitos para obter o Schnauzer gigante, mas acredita-se que nesta raça haja o Dogue alemão, Boiadeiro Flandres, entre outros.

Com o passar do tempo, o Schnauzer gigante demonstrou suas qualidades como cão de guarda e deixou de ser um cão pastor. Com a Segunda Guerra Mundial, a raça perdeu popularidade mas no final da guerra sua fama cresceu novamente.

Hoje é uma raça bem conhecida, mas não muito difundida. É um cachorro muito apreciado pelas forças policiais, pois pode mostrar suas maiores qualidades.

Schnauzer gigante: características físicas

De acordo com o padrão da FCI da raça, a altura na cernelha, tanto para machos quanto para fêmeas, varia entre 60 e 70 centímetros e o peso ideal para homens e mulheres é entre 35 e 47 quilogramas. A aparência geral deste cachorro é exatamente a mesma que a do Schnauzer, mas em um tamanho muito maior. É um cachorro grande, forte e robusto, com uma altura na cruz aproximadamente igual ao comprimento do corpo, suas costas são curtas e fortes. A parte de trás é curta e o traseiro ligeiramente arredondado. O peito é moderadamente largo e profundo, chegando até os cotovelos. Os flancos são recolhidos na barriga, embora não excessivamente.

A cabeça do Schnauzer gigante é muito característica. É forte e alongada, tem a extensão aproximada de metade do corpo, medida da cruz até a base da cauda. A testa é plana e o osso occipital não é muito marcado. O stop, ou depressão naso-frontal, é bem marcada sob as sobrancelhas. O focinho é reto e em forma de cunha truncado. É coberto com pelo espesso, bigodes e barba. Os lábios são pretos e a mordida deve estar em tesoura. Os olhos são ovais, médios e escuros, têm uma expressão vivaz. As orelhas, por outro lado, são de alta inserção e em forma de "V". Anteriormente, elas foram cortados para atender o padrão da raça, mas felizmente hoje o padrão exige que eles sejam completos, por isso não há necessidade de mutilar os cães. De qualquer forma, o Schnauzer gigante com orelhas amputadas ainda pode ser visto.

A cauda deve ter a forma de um sabre ou foice. Hoje, o padrão FCI da raça exige que a cauda seja natural. No entanto, antigamente a cauda era amputada e ainda há muitos cachorros desta raça com rabo cortado. Felizmente, esta prática está desaparecendo.

O pelo é composto por uma lã densa e um revestimento externo duro e bem preso ao corpo. O resultado é um pelagem em geral dura e denso. Este pelo forma uma barba sobre o focinho e sobrancelhas muito espessas nos olhos, característica da raça. As cores aceitas são preto puro e "sal e pimenta".

Schnauzer gigante: personalidade

O Schnauzer gigante é um cão de temperamento estável, muito inteligente, leal, corajoso e ativo. Eles gostam de brincar e desfrutar de atividades físicas ao ar livre em grande estilo. São geralmente territoriais e reservados, por isso, se não forem bem educados podem se tornar agressivos. Essas características indesejáveis ​​em um pet podem ser bem canalizadas para transformar o Schnauzer gigante em um dos melhores cães de guarda e defesa.

Por outro lado, quando eles são devidamente socializados desde filhotes, estes cachorros podem se dar bem com outros de sua raça, com pessoas e com outros animais. No entanto, eles não são tão sociáveis como um Golden Retriever ou outro cachorro semelhante. Quando eles vivem no ambiente certo e são educados e socializados corretamente, o Schnauzer gigante pode se tornar um animal excepcional. Seu temperamento permite que eles sejam grandes companheiros de pessoas dinâmicas que gostam de atividades físicas, bem como, famílias com crianças grandes, adolescentes e jovens. Eles não são tão recomendados para serem animais de estimação de famílias com crianças pequenas, uma vez que estes cães gostam de muitos jogos difíceis e podem se tornar muito desajeitados com as crianças.

Schnauzer gigante: cuidados

A pelagem destes cães não é difícil de manter, mas exige certos cuidados. É necessário escová-la duas a três vezes por semana para evitar ficar embaraçada. Além disso, é importante limpar a barba após as refeições, para remover restos de comida que podem gerar maus odores e também, é bom levar os cães ao petshop cerca de três vezes por ano. De qualquer forma, vale a pena o esforço para cuidar do pelo do Schnauzer, já que ele perde muito pouco pelo.

Essa raça de cachorro gigante precisa de muito exercício para se manter feliz. É necessário levá-lo para passear três vezes ao dia e permitir que ele faça uma boa quantidade de exercícios. Ele também precisa de jogos e socialização com outros cachorros, esportes caninos como: canino freestyle e a agilidade são úteis para esta raça, pois permitem liberar energias de maneira controlada. No entanto, esportes para cães protetores, como o Schutzhund ou IPO, tendem a ser melhores, pois permitem que o Schnauzer gigante cubra suas necessidades de jogo e desenvolva seu potencial como cão de defesa (mesmo que ele seja apenas um animal de estimação adorável).

Como o Schnauzer e o Schnauzer miniatura, o gigante é um cão independente. No entanto, não deve ficar sozinho por longos períodos. Este pet não está apto a viver em apartamentos, pois pelo seu tamanho e dinamismo tende a causar problemas. Porém, pode se adaptar à vida em apartamento se receber muitos passeios e for bem educado. De qualquer forma, é mais recomendável que viva em uma casa com jardim e que o tempo dele seja dividido entre dentro e fora de casa.

Schnauzer gigante: educação

O schnauzer gigante responde bem a diferentes estilos de treinamento, mas pode ser teimoso quando tratado com punições excessivas. Nesses casos, ele se revolta ou é completamente inibido. Portanto, é melhor adestrá-lo através do treinamento positivo, com técnicas como o treinamento do clicker.

Devido ao seu tamanho e dinamismo, esses cachorros podem desenvolver comportamentos problemáticos. Eles podem se tornar destruidores se ficarem sozinhos por muito tempo ou se não receberem exercício suficiente. Eles também podem apresentar um comportamento agressivo se não forem socializados corretamente.

Schnauzer gigante: saúde

Como muitas raças de cães atuais, o schnauzer gigante está predisposto a certas doenças caninas. Os problemas de saúde mais frequentes nesta raça de cachorro são: câncer, a torção gástrica, a epilepsia e a displasia da anca. Também podem machucar suas articulações com saltos e jogos brutos quando são filhotes, então é bom evitar jogos muito energéticos e saltos altos quando os cachorros ainda não estão totalmente desenvolvidos.

Fotos de Schnauzer Gigante

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Schnauzer Gigante

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário sobre Schnauzer Gigante

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Schnauzer Gigante
1 de 9
Schnauzer Gigante

Voltar ao topo da página