Partilhar
Partilhar em:

Coton de Tulear

Coton de Tulear

O Coton de Tulear é um bonito cachorro nativo de Madagascar. A sua principal característica é o pelo branco, suave e com textura de algodão, dai o motivo do seu nome. Trata-se de um cão capaz de se adaptar a qualquer situação, carinhoso, sociável e ideal tanto para famílias como para pessoas solteiras ou de idade avançada, sempre e quando se dispõe do tempo que esta raça requer.

Se procura um cachorro com o qual possa passar grande parte do seu tempo a brincar e a oferecer todo o seu carinho, sem dúvida que o Coton de Tulear é o companheiro que procura Mas se o seu futuro cachorro passará longas horas sozinho em casa, o melhor é que procure outra raça de cachorro. Continue lendo e descubra com o PeritoAnimal tudo o que deve saber sobre o Coton de Tulear.

Origem
  • África
  • Madagascar
Classificação FCI
  • Grupo IX
Características físicas
Altura
  • 15-35
  • 35-45
  • 45-55
  • 55-70
  • 70-80
  • Mais de 80
Peso adulto
  • 1-3
  • 3-10
  • 10-25
  • 25-45
  • 45-100
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-12
  • 12-14
  • 15-20
Atividade física recomendada
  • Baixa
  • Média
  • Alta
Clima recomendado
Tipo de pelo

Origem do Coton de Tulear

A origem desta raça é confusa e não se tem um registro fidedigno da mesma, mas acredita-se que o Coton de Tulear provém de cães europeus da famílias dos bichons que teriam sido levados para Madagascar pelas tropas francesas ou talvez pelos marinheiros portugueses e ingleses.

Seja como for, o Coton de Tulear é um cachorro de Madagascar, desenvolvido na cidade portuárias de Tulear, hoje conhecida como Toliara. Este cachorro, tradicionalmente muito apreciado pelas famílias de Madagascar, demorou a dar-se a conhecer ao mundo. Foi recentemente em 1970 que a raça obteve o reconhecimento oficial da Federação de Cinofilia Internacional (FCI) e foi nessa década que se exportaram os primeiros exemplares para a América. Atualmente, o Conton de Tulear é um cachorro pouco conhecido no mundo inteiro, mas a sua popularidade está crescendo gradualmente.

Características físicas do Coton de Tulear

Este cachorro tem o corpo mais comprido que alto e a linha superior é ligeiramente convexa. A cruz é pouco acentuada, o lombo é musculado e a garupa é oblíqua, curta e musculada. O peito é longo e bem desenvolvido, enquanto que o ventre é recolhido mas não excessivamente magro.

Vista de cima, a cabeça do Coton de Tulear é curta e tem forma triangular. Vista de frente é larga e ligeiramente convexa. Os olhos são escuros e de expressão alerta e vivaz. As orelhas são de inserção alta, triangulares e penduradas.

O rabo do Coton de Tulear é de inserção baixa. Quando o cachorro está em repouso ela está pendurada para baixo, mas com a extremidade dobrada para cima. Quando o cachorro está em movimento leva o rabo encurvado por cima do lombo.

A pelagem é característica da raça e a causa do seu nome, uma vez que "coton" significa "algodão" em francês. é suave, solto, denso e, especialmente esponjoso. De acordo com os padrões FCI, a cor de fundo é sempre o branco, mas sobre as orelhas aceitam-se traços de cinza. Padrões raciais de outras organizações permitem outras cores.

Por outro lado, de acordo com o padrão FCI da raça, o tamanho ideal para o Coton de Tulear é o seguinte:

  • De 25 a 30 centímetros os machos

  • De 22 a 27 centímetros as fêmeas

O peso ideal é o seguinte:

  • De 4 a 6 Kg os machos

  • De 3,5 a 5 Kg as fêmeas

Caráter do Coton de Tulear

Os Coton são cachorros doces, muito alegres, brincalhões, inteligentes e sociáveis. Adaptam-se com facilidade a diferentes situações e tendem a ser muito divertidos. Mas... precisam de companhia para se sentirem bem.

É fácil socializar estes cachorros, uma vez que costuma dar-se vem com as pessoas, outros cachorros e outros pets. No entanto, um socialização fraca dos cachorros pode transformá-los em animais tímidos e esquivos, por isso é importante prestar atenção à socialização dos Coton desde tenra idade.

Também é fácil adestrar o Coton de Tulear, uma vez que se destaca pela sua inteligência e facilidade de aprender. No entanto, o adestramento canino deve ser feito através do reforço positivo, visto que desta forma se pode desenvolver todo o potencial do cachorro e porque esta raça nõ responde bem ao adestramento tradicional. O Coton de Tulear pode desempenhar sair-se muito bem em esportes caninos como o agility e a obediência competitiva.

Regra geral, estes cães não apresenta problema de comportamento quando foram corretamente socializados e educados. No entanto, visto que são animais que precisam de estar acompanhados a maior parte do tempo, podem desenvolver ansiedade por separação com facilidade se passarem longos períodos de tempo sozinhos.

Os Coton são excelentes animais de estimação para quase qualquer pessoa. Podem ser grandes companheiros para pessoas solitárias, casais e famílias com crianças. Também são excelentes cachorros para proprietários novatos. No entanto, devido ao seu pequenos tamanho são susceptíveis a lesões e contusões, por isso não é aconselhável que sejam pets de crianças pequenas que ainda não podem cuidar adequadamente de um cachorros.

Cuidados do Coton de Tulear

O Coton não perde pelo, ou perde em muito pouca quantidade, por isso é um excelente cachorros hipoalergênico. No entanto, é importante escová-lo diariamente para evitar que o seu pelo de algodão de embarace e fique em mau estado. Não é necessário levá-lo ao cabeleireiro canino se conhecer as técnicas de escovagem e também não deve dar-lhe banho com muita frequência. Se não sabe como remover os nós do pelo do seu cachorro, recorra ao cabeleireiro. Também lhe recomendamos que recorra a um profissional para lhe cortar o pelo. Por outro lado, o ideal é dar-lhe banho apenas quando se suja e a frequência recomendada é de duas ou três vezes ao ano.

Estes cachorros precisam de mais exercícios que outras raças de cães pequenas. No entanto, adaptam-se muito bem a diferente situações, uma vez que o seu tamanho lhes permite exercitarem-se dentro de casa. Ainda assim, há que dar a oportunidade de praticar algum esporte como o agility, que eles tanto gostam.

O que é inegociável nesta raça é a sua demanda por companhia. O Coton de Tulear não pode viver isolado em um quarto, um pátio ou um jardim. Este é um cão que precisa de passar a maior parte do dia com os seus e pede muita atenção. Não é um cachorro para pessoas que passam a maior parte do dia fora, e sim para aquelas pessoas que têm tempo para dedicar ao seu pet.

Saúde do Coton de Tulear

O Coton de Tulear tende a ser um cachorro saudável e não se conhecem doenças específicas da raça. No entanto, não é por isso que se deve descuidar a sua saúde. Pelo contrário, é importante fazer revisões veterinárias periódicas e seguir os conselhos do veterinário, tal como todos os cachorros. Por outro lado, devemos manter em dia o seu calendário de vacinação e desparasitação para evitar que contraia doenças de caráter viral ou infecciosas, como a parvovirose canina ou a raiva.

Fotos de Coton de Tulear

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Coton de Tulear

Suba a foto do seu Pet
Fotos e comentários (0)

Escrever comentário sobre Coton de Tulear

Adicione uma imagen
Clique para selecionar uma imagem

Coton de Tulear
1 de 6
Coton de Tulear